Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis

Resenhas -

lunaa.claraa 14/10/2023

Quincas Borba
"Quincas Borba" é uma obra-prima da literatura brasileira escrita por Machado de Assis. Este romance satírico e filosófico mergulha na psicologia de seus personagens, explorando temas como a insanidade, a moralidade e a busca pelo sucesso na sociedade carioca do século XIX. A história é narrada por Rubião, um professor que herda a fortuna de seu amigo e mentor Quincas Borba. O livro examina a corrupção da sociedade e da mente humana, enquanto nos faz questionar a natureza da insanidade e da razão. Com sua prosa brilhante, Machado de Assis tece uma narrativa rica e complexa que continua a ser relevante e provocativa até os dias de hoje. "Quincas Borba" é uma leitura essencial para quem deseja explorar as complexidades da condição humana e as idiossincrasias da sociedade.
-------
Muito bom ?

agatha 30/03/2023

O querido do quincas
Esse rubião e um safado e ao mesmo tempo um pamonha, pelo amor de deus. amei o quincas dog um queridinho lindo
Lucas 03/04/2023minha estante
Kkkkkkkkkkkk amei

Samara 06/04/2023

Clássico
É um livro de importante leitura, pois nos faz refletie sobre a ganância humano e no que ela nos leva.
Embora não seja o meu favorito do Machado De Assis, foi uma leitura tranquila.

sarah587 28/12/2021

li só por causa da escola lembro que não sabia responder nenhuma pergunta da prova sobre o livro amo como sou boa com interpretação de texto . enfim legalzinho!! até gosto da escrita do machado de assis e como ele critica a sociedade da época

Duda 29/06/2023

Ao vencedor as batatas
Confesso que o começo do livro foi bem cansativo. Por ser uma clássico , tive um pouco de dificuldade na linguagem mais rebuscada, porém a história faz a gente ter questionamento sobre lealdade , vaidade, interesse e ambição.
Em resumo , o romance de Machado de Assis fala sobre como a nossa sociedade é gananciosa , sendo uma bela crítica social. E mesmo que este livro seja bem antigo, a história se repete até os dias atuais.

Ju Manzatti 06/03/2022

Um clássico.
Conta a história de Rubião, um amo que recebe toda a herança de seu patrão, um filósofo louco, Quincas Borba. Nesse testamento para que Rubião tivesse acesso aos patrimônios tinha que cuidar do outro Quincas Borba, o cachorro.

Após receber o dinheiro decidiu se mudar para a corte, e no trem conhece Sofia e Palha, eles se tornaram grandes "amigos" e sócios. Porém Rubião era apaixonado por Sofia esposa de seu grande amigo.

Isabela 28/01/2023

Primeira vez que leio uma obra de Machado de Assis e até que gostei!
No começo demorei muito para continuar a leitura, pq não estava habituada com esse tipo de livro. Mas até que gostei!
A história é MUITO bem trabalhada e sólida, e nos envolve com o drama de Rubião!

Corquiola 15/02/2023

Essa obra tem é claro a marca registrada da época, grandes enchimentos de linguiça, mas tirando essa característica, conseguimos ver um retrato da sociedade da época e de uma "filosofia" que a primeira vista é bem louca, mas que como o próprio nome diz, "Humanitas", demonstra a característica humana mais forte, a da sobrevivência!
Tirando que vc se pega, rindo e ao mesmo tempo sentindo pena do que o ser humano , pode se tornar...
Machado faz com que o personagem que aparece em Memórias póstumas, reapareça aqui, nos mostrando mais um pouco do realismo e ao mesmo tempo da deprimente relação do ser humano com o dinheiro e com a falta de sanidade.

Isa.Barillari 07/04/2022

No fim das contas quem se ferrou foi o Quincas Borba, tadinho! Rubião e Sofia são dois safados sem sentimentos

Vit 20/05/2022

Alguns momentos são previsíveis mas definitivamente, o fim de Rubião não! Esse livro muito me mostrou a hipocrisia da sociedade. O homem muito fez pelos outros e pouco lhe foi feito quando preciso, a sua ruína veio em vários momentos da vida o único ao seu lado foi Quincas Borba.

Elias 25/05/2022

Rubião, o reflexo de uma moral louca.
O livro em si é de grande nome para a literatura brasileira, obra clássica de Machado de Assis. Particularmente achei muito lento o desenvolvimento, considero-me um leitor ainda em formação para julgar por definitivo tal produção, talvez um eu mais maduro criticamente no aspecto literário seja um melhor apreciador desse reflexo da "loucura moral".