Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis

Resenhas -

Beatriz 13/04/2023

Tem alguns aspectos diferentes dos outros romances realista do Machado com Memórias póstumas e Dom casmurro?gostei ?!

alex 17/11/2022

Quincas Borba, de Machado de Assis (1891)
Já do período realista do autor e 10 anos depois de "Memórias Póstuma de Brás Cubas", o livro entrega uma boa digressão sobre a superficialidade das relações sociais.

Embora se passe no Rio da época, poderia valer para qq período de tempo.

O sujeito fica rico e chama a atenção de muita gente "de bem", que não seria classificada como golpistas clássicos. Qdo, com os anos, "perde o juízo" e fica "louco", não se vê uma boa alma, das tantas presentes nos melhores tempos, para ampará-lo.

Uma curiosidade que já não lembrava: "Quincas Borba" é uma espécie de spillover de "Memórias Póstumas", já que Quincas (que não é o protagonista, diga-se de passagem) foi um personagem do livro antecedente (um pobre q tb ficou rico e louco). É esse Quincas q morre e deixa a herança a Rubião, que acaba tendo o mesmo desfecho.

Elias 25/05/2022

Rubião, o reflexo de uma moral louca.
O livro em si é de grande nome para a literatura brasileira, obra clássica de Machado de Assis. Particularmente achei muito lento o desenvolvimento, considero-me um leitor ainda em formação para julgar por definitivo tal produção, talvez um eu mais maduro criticamente no aspecto literário seja um melhor apreciador desse reflexo da "loucura moral".

Diego.Rates 02/04/2021

"Ao vencedor, as batatas!"
Mais uma obra excepcional de Machado de Assis, ainda abrangendo sua fase de Realismo brasileiro, somos apresentados a alguns personagens compartilhados com a genial obra "Memórias Póstumas de Brás Cubas", que interagem com o novo protagonista Rubião.

Nessa obra, que até gostei, mas não tanto quanto as outras, alguns dos elementos mais metalinguísticos que foram os principais motivadores do meu amor a obra do autor, aqui são menos presentes, combinados a uma trama menos envolvente do que as que experienciei anteriormente, o que tornou essa leitura um pouco arrastada em alguns momentos. Ainda assim, o estilo Machadiano e as suas características formas de empregar a ironia e de desfiar a sua trama, ainda são empolgantes suficientes pra tornar essa obra deliciosamente única! "Ao vencedor, as batatas!"

agatha 30/03/2023

O querido do quincas
Esse rubião e um safado e ao mesmo tempo um pamonha, pelo amor de deus. amei o quincas dog um queridinho lindo
Lucas 03/04/2023minha estante
Kkkkkkkkkkkk amei

poly 13/07/2021

Uma obra dramática!
A trama de Quincas Borba gira em torno das relações sociais: o ingênuo professor Rubião descobre a maldade humana ao se mudar para a corte. As manifestações de amizade que recebe por parte do casal Palha só são verdadeiras para sua credulidade provinciana.

Solange118 19/07/2023

Ao vencedor, as batatas!
Nenhuma frase é tão boa para se começar a falar de Quincas Borba do que a grandiosa ?Ao vencedor, as batatas!?
Dentre os três livros do Machado que li até agora, Dom Casmurro, Memórias póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba, ou como eu prefiro chamar de a trilogia da elite fracassada. Quincas é o que possui a história que mais me tocou e a filosofia que mais me marcou. A obra realista conta com as mais diversas temáticas que se pode obter dentro de uma vida, amizades parasitárias, as subidas e também as descidas e o principal, valores éticos e morais. Tudo isso com um bom humor e aquele toque maravilhoso de ironia do Machado De Assis.

Vit 20/05/2022

Alguns momentos são previsíveis mas definitivamente, o fim de Rubião não! Esse livro muito me mostrou a hipocrisia da sociedade. O homem muito fez pelos outros e pouco lhe foi feito quando preciso, a sua ruína veio em vários momentos da vida o único ao seu lado foi Quincas Borba.

liaramoss 20/06/2022

Ao vencedor as batatas!
Quincas Borba, mais um clássico da literatura brasileira e um terço do trio machadiano. Acho incrível a facilidade de Machado de Assis de só escrever sobre homens que ficam loucos birutas da cabeça: Bentinho, Quincas Borba e Rubião, estes dois últimos nosso foco principal nessa história.

Nos primeiros capitulos me encantei pela narrativa, o narrador observador que a quarta parede e coloca os leitores junto a história com perguntas, questionamentos, elogios e ironias. A escrita fluiu muito bem durante aqueles 25% iniciais, eu estava deslumbrada tentando entender o que aconteceria, mas depois disso eu só me embaralhei com tudo. A partir da chegada de Sofia e Palha a história fica um pouco mais difícil de ser acompanhada com a quantidade de personagens que são introduzidos. Temos Maria Benedita, sua mãe, Carlos Maria, Dona Tonica, o Major, Doutor Camacho e muitas outras pessoas que entram na vida de Rubião para mexer na herança dele.

Sem muitos spoilers, embora seja um clássico e a maioria das pessoa já deve saber muita coisa da história, eu gostei da forma que começamos o livro vendo os devaneios de Quincas e terminamos com os de Rubião. E também temos Quincas Borba, o cachorro, que era pra ser o bem mais precioso da história, mas na metade ele se perdeu.

Ju Manzatti 06/03/2022

Um clássico.
Conta a história de Rubião, um amo que recebe toda a herança de seu patrão, um filósofo louco, Quincas Borba. Nesse testamento para que Rubião tivesse acesso aos patrimônios tinha que cuidar do outro Quincas Borba, o cachorro.

Após receber o dinheiro decidiu se mudar para a corte, e no trem conhece Sofia e Palha, eles se tornaram grandes "amigos" e sócios. Porém Rubião era apaixonado por Sofia esposa de seu grande amigo.

Pedro 29/10/2022

Fofocas de muito alto nível
Quincas Borba é, como se diria atualmente, um ?spin off? da obra anterior de Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas. Aqui conhecemos um pouco mais do personagem que dá nome ao livro e que nos foi apresentado na obra pretérita. Este, porém, não é o real protagonista da obra, mas sim Rubião, um fracassado que herda a grande fortuna de Quincas após sua morte (fortuna essa que também foi herdada). Apesar de morto, contudo, o filósofo louco e sua metafísica afetam toda a extensão da história.

O foco principal do livro se dá em romances conjugais e extraconjugais, políticas e hipocrisias da burguesia do Brasil Imperial. Nisso a escrita de Machado brilha como nenhuma outra. O texto é bem mais palatável que Memórias Póstumas, por ser menos crítico e contar com menos difrações, apesar de não os excluir.

Na minha opinião, foi o melhor livro de Machado de Assis que li até agora, apesar de entender que seu impacto social não seja tão grande quanto alguns outros. Reitero, como sempre, que talvez o maior privilégio de ser brasileiro seja poder ler Machado em sua língua original.

Duda 29/06/2023

Ao vencedor as batatas
Confesso que o começo do livro foi bem cansativo. Por ser uma clássico , tive um pouco de dificuldade na linguagem mais rebuscada, porém a história faz a gente ter questionamento sobre lealdade , vaidade, interesse e ambição.
Em resumo , o romance de Machado de Assis fala sobre como a nossa sociedade é gananciosa , sendo uma bela crítica social. E mesmo que este livro seja bem antigo, a história se repete até os dias atuais.