Quincas Borba Machado de Assis

Resenhas -

Sophia.Campos 28/08/2022

Realidade como um espelho!
Machado de Assis sempre muito genial, mas o que me chamou mais atenção nessa leitora foi a maneira como a narração acontece.
Impecável, da pra entrar muito mais na história por causa dela.

Capítulos super curtos então vai bem rápido, porém tem que ler com atenção para pegar todos os pedaços e entender tudinho, principalmente sobre a teoria do Quincas Borba, porque se você entendeu isso, todo o resto faz sentido.

Não gosto de nenhum personagens, tudo meio ruim das ideia, só o cachorro salva!

Murilo 19/08/2022

O livro é muito bom, com análises da sociedade da época que se encaixam perfeitamente hoje em dia. O começo e o final tem uma ligação incrível, porém acabei achando meio parado o desenvolvimento da história.

katnissgirl 13/08/2022

simplesmente sem palavras (e não no sentido bom)
foi uma leitura obrigatória da escola, e por algum milagre e MUITA persistência eu li em uma semana, mas vamos lá;
foi minha primeira experiência com o autor, q me deixou traumatizada. digo com tranquilidade q foi a pior leitura do ano
talvez esse livro seja intelectualmente muito avançado pra mim ou só é ruim mesmo, mas de qualquer forma não teve UM único momento que a leitura me interessou
nenhum personagem me cativou, eram todos entediantes - salvo o quincas borba (o cachorro) q era constantemente chutado por aquele protagonista ridículo ?
as tramas paralelas deixavam a história confusa e sem rumo, e não acrescentavam em nada (só na minha vontade de rasgar o livro)
só sei que chegou certo momento q a única coisa q me incentivava a terminar o livro era poder criticar ele com propriedade pelo resto da minha vida
mas, como sempre há alguma luz até na mais profunda escuridão, eu gostei da escrita do autor, mesmo que rebuscada. bem interessante a maneira q ele "conversa" com o leitor, como se eu fosse o confidente do narrador.
Mabelle2 13/08/2022minha estante
MEODEOS DGASKDGASHGHAS VEI MINHA MÃE É ESPECIALISTA EM MACHADO ENT EU TENHO UNS 8 LIVROS DELE QUE NUNCA LI E ELA TEM SEI LA QUANTOS, EU TENHO QUINCAS BORBA TBM, QUE MINHA LEITURA NAO SEJA ASSIM KKKKKKKKK

Mabelle2 13/08/2022minha estante
vei eu to rindo mt dkhgasjkdgashjda vc acabou com o livro mdss dhgsakdga

katnissgirl 13/08/2022minha estante
KKKKKKKKKKKK desculpa
espero do fundo do coração q o livro funcione melhor pra vc

Dansd1 13/08/2022minha estante
"O alienista" é uma obra do Machado de Assis. Tem 200 e poucas páginas e é uma estória muito boa. Leia alguns contos (são curtos) do autor é bem provável que você irá gostar.

Elizabeth 11/08/2022

Quincas Borba
Já tinha "lido" pra um trabalho da escola mas li de verdade em 2021. Muito bom. Recomendo.

Literatura brasileira é boa demais.

Carolð 07/08/2022

Tá falando da elite, né?
Livro super interessante, parece que a sua cabeça explode conforme a página troca! Recomendo sem pensar duas vezes.

Fernanda :) 02/08/2022

Realismo puro
Quincas Borba foi a minha primeira leitura do Machado de Assis e fiquei muito surpresa por ter gostado tanto.

Geralmente quando tenho que ler livros acadêmicos pra fazer trabalhos eu me desinteresso muito fácil pela leitura, mas essa foi a primeira vez isso não ocorreu (na maior parte do tempo).

O livro retrata muito bem a fase literária do Realismo no Brasil. Machado de Assis consegue abordar diversos temas e críticas dentro do livro, na maior parte das vezes através das ironias, mas também revelado através da profundidade psicológica dos personagens (que é uma outra característica marcante do Realismo), nas entrelinhas, etc.

Não sei se foi porque antes de ler o livro eu vi algumas resenhas na internet só pra ter um parâmetro sobre o assunto principal da obra, mas não foi tão difícil compreender o que o narrador queria passar pro leitor, o que acaba dificultando um pouco é a questão do vocabulário de época, mas pelo contexto até dá pra entender (e nada como um bom dicionário pra ajudar).

Sobre a obra, por incrível que pareça, eu cheguei a refletir muito sobre mim mesma em algumas partes. Não existe vilão ou herói em Quincas Borba. Todos os personagens são retratados com suas falhas e sem toda aquela glamourização que até então se tinha no Romantismo.

O livro pra mim foi um misto de emoções. Eu senti raiva de alguns personagens, fiquei de saco cheio de alguns diálogos, achei algumas atitudes precipitadas, outras que julguei como erradas.. senti de tudo um pouco. E na minha interpretação, talvez o Realismo seja sobre isso, mostrar as facetas do ser humano: ganância, traição, loucura, interesses? de tudo um pouco.

Enfim, superou as minhas expectativas. Acho que vale a pena algum dia todos terem a oportunidade de ler para tirar suas próprias conclusões, com certeza pretendo ler mais obras do autor :)

Caio.Davantel 01/08/2022

Ao vencendor as batatas!
Machado faz uma crítica a sociedade que busca sempre se beneficiar em cima de outras pessoas. A história segue uma linha de trapaças, começando com Rubião que age de interesse com Quincas Borbas e herda tudo do mesmo, no entanto, apesar de ser esperto no interior de Minas, lá no Rio de Janeiro ele era só um bobo da corte, e o casal palha e algumas outras pessoas agem o mantém por perto somente para extorqui-lo até o fim. O realismo e o pessimismo de Machado está bem presente nesse livro, e o fim trágico de Rubião e seu companheiro de duas patas, traz um tom trágico a obra. Pois, ao vencido resta a compaixão ou ódio, e ao vencedor as batatas!
Não é uma leitura fluída, as vezes densa, mas é de fácil compreensão.

Marcelo Purificação 22/07/2022

Breve Resenha de Quincas
O livro é muito interessante nesse aspecto, uma vez que analisa as relações humanas de forma bastante crítica. Machado mostra como muitas vezes o interesse financeiro é o motivador e mantenedor de relacionamentos. Além disso, há uma crítica ferrenha a outros aspectos da sociedade, como o casamento. O autor expõe como, em várias situações, o casamento é promovido apenas por status, e não por amor.

Paola 20/07/2022

Quincas Borba
Leitura obrigatória, sabem como é... Não foi uma experiência tão boa, mas talvez eu goste de ler quando adulta!

Enfim, como eu li depois de Memórias e não tinha visto nada da história do livro antes, pensei que o livro abordaria a vida do humano Quincas Borba. Preferia que tivesse sido assim, para entender melhor a filosofia dele e tudo mais, o que tinha tudo para ser bom!!!

Mas, infelizmente, Machado de Assis deve ter visto algum plot twist por aí e quis imitar.
Sinceramente, só estou escrevendo isto para contar no desafio de leitura. Sinto muito pela resenha inútil. O livro é chato, difícil de ler, daquele jeito mesmo. Mas se você gostar de livro de gente morta vale a pena!!

Lontrosa 18/07/2022

Quincas Borba é seu título, mas o principal, é Rubião
Meu primeiro contato com Machado de Assis. Primeiramente, já no início do capítulo, meu entendimento foi absolutamente raso sobre do que ou de quem era a história. Demorei por umas boas páginas para que minha mente finalmente soubesse reconhecer do que se tratava.
Rubião, um homem simples, inicialmente pobre, mas, com um tiro certeiro que a vida lhe deu, agora era um nobre...
Mudando-se de Minas Gerais para a grande metrópole do Rio de Janeiro, conhecera um casal, do qual ficou amigo. E, dessa amizade, Rubião apaixonara-se pela mulher de seu amigo, a Sofia. Desde então, nosso protagonista passa por grandes aventuras e muitas gafes no decorrer dessa história.
O conto possui uma adversidade narrativa, mudando a de perspectiva de várias formas através através olhos de muitos personagens. E, mencionando-os, os personagens são envolventes, criando uma mistura de emoções durante a narrativa. Gostei do começo (apesar de não entendê-lo tanto), do meio e... bem, acho que nao posso dizer o mesmo do fim.
Não sei por que, mas quando foi chegando no final, fui perdendo um pouco o interesse, passando da rotina de ler alguns capítulos por dia, para ler um ou dois por semana.
Senti que o desfecho foi corrido, simplesmente dando um basta na história quando a criatividade se perdeu, mas, não acho que foi tão ruim, mas, poderia ter sido melhor.