Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis




Resenhas -


340 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


Livros e Chocolate Quente 11/07/2022

Leitura de Escola
Comecei essa leitura porque minha professora mandou, mas não posso reclamar porque já li outros livros do Machado de Assis e sempre gostei muito.

E com esse livro não foi diferente, mesmo me irritando constantemente com o Rubião. Porém achei bem imersivo, já que você consegue se sentir tanto em Barbacena da época, quanto na própria Corte.
comentários(0)comente



Nathalia.Espindola 11/07/2022

Ao vencedor as batatas
Ela é diferente de como achei que seria. Eu imaginava que realmente se trataria da história de Quincas Borba mas na verdade ele só aparece nos primeiros capítulos.
A história é bem triste e bem realista, traz uma narrativa muito boa embora eu ache cansativa. Não é uma história difícil como a de póstumas de Brás cubas,é bem mais fácil mas ainda assim acho a escrita pouco confusa em partes específicas.
A narrativa das batatas é excelente e de se levar pra vida,o contexto geral é muito bom.
O enredo se trata da herança de Quincas Borba juntamente com alguns critérios que é deixada a Rubiao que conhece um casal e faz uma grande amizade e onde se torna a esposa de seu amigo seu grande amor.
comentários(0)comente



mi 10/07/2022

quincas borba. ?
cheguei a conclusão de que não sou uma pessoa amante de machado de assis

achei a leitura mto arrastada, chata e o vocabulário era uma coisa fora do meu costume. os personagens possuem mtas camadas, mas tds eram escrotos e filhos da [*****], menos a dona fernanda

mas levando em conta que o livro fora publicado durante o período literário do realismo brasileiro, faz mto sentido tds serem babacas, já que era uma crítica à sociedade burguesa brasileira

enfim, achei chato e não leria dnv. dsclp desapontar os amantes da literatura brasileira e fãs do machado de assis :P
comentários(0)comente



Instagram: @leitor_eduardo 01/07/2022

Quincas Borba
Livro: Quincas Borba
| Autor: Machado de Assis
| Ano: 1839-1908
| Editora: Principis
| Minha avaliação: ????

Acho incrível a facilidade de Machado de Assis de só escrever sobre homens que ficam birutas da cabeça: Bentinho, Quincas Borba e Rubião, estes dois últimos nosso foco principal nessa história. Nos primeiros capítulos me encantei pela narrativa, o narrador observador que mostra aos leitores perguntas, questionamentos, elogios e ironias. A escrita fluiu muito bem durante aqueles 25% iniciais, eu estava deslumbrado tentando entender o que aconteceria, mas depois disso eu só me embaralhei com algumas coisas. A partir da chegada de Sofia e Palha a história fica um pouco mais difícil de ser acompanhada com a quantidade de personagens que são introduzidos. Sem muitos spoilers, embora seja um clássico e a maioria das pessoas já deve saber muita coisa da história, eu gostei da forma que começamos o livro, vendo os devaneios de Quincas e terminamos com os de Rubião. E também temos Quincas Borba, o cachorro, que era pra ser o bem mais precioso da história, mas na metade ele se perdeu.

4/5

#MachadoDeAssis
#QuincasBorba
#Romance
#LiteraturaBrasileira
comentários(0)comente



HellenLibrary_ 29/06/2022

Livro paradidático.
Okay, mais um livro que eu li para a escola. Eu fui com uma certa esperança nele porque tipo, nada podia ser pior que sonetos, certo?? E realmente n foi pior, mas também não foi um livro super legal de ler, pois é um português antigo e ele dá muitos detalhes e isso te cansa muito rápido. Eu realmente não entendi o final, ent se alguem puder me explicar eu aceito em! Mas o livro tem um plot até que interessante.
comentários(0)comente



liaramoss 20/06/2022

Ao vencedor as batatas!
Quincas Borba, mais um clássico da literatura brasileira e um terço do trio machadiano. Acho incrível a facilidade de Machado de Assis de só escrever sobre homens que ficam loucos birutas da cabeça: Bentinho, Quincas Borba e Rubião, estes dois últimos nosso foco principal nessa história.

Nos primeiros capitulos me encantei pela narrativa, o narrador observador que a quarta parede e coloca os leitores junto a história com perguntas, questionamentos, elogios e ironias. A escrita fluiu muito bem durante aqueles 25% iniciais, eu estava deslumbrada tentando entender o que aconteceria, mas depois disso eu só me embaralhei com tudo. A partir da chegada de Sofia e Palha a história fica um pouco mais difícil de ser acompanhada com a quantidade de personagens que são introduzidos. Temos Maria Benedita, sua mãe, Carlos Maria, Dona Tonica, o Major, Doutor Camacho e muitas outras pessoas que entram na vida de Rubião para mexer na herança dele.

Sem muitos spoilers, embora seja um clássico e a maioria das pessoa já deve saber muita coisa da história, eu gostei da forma que começamos o livro vendo os devaneios de Quincas e terminamos com os de Rubião. E também temos Quincas Borba, o cachorro, que era pra ser o bem mais precioso da história, mas na metade ele se perdeu.
comentários(0)comente



Caio.Henrique 18/06/2022

Quincas Borba e a Genialidade de Machado de Assis
Esta obra foi a primeira que li de Machado de Assis, célebre escritor Realista que dispensa apresentações. Lançado em 1891, o livro traz uma intertextualidade com um romance anterior de Machado chamado Memórias Póstumas de Brás Cubas, no qual nos dois livros temos o mesmo Quincas Borba.

Na trama, o protagonista ingênuo Rubião, que após ficar rico com a herança do filósofo Quincas Borba, muda-se para o Rio de Janeiro e conhece o casal Cristiano e Sofia Palha - personagens no qual, como outros que aparecem ao longo da obra, vão se aproveitar da inocência de Rubião.

Encantei-me pela escrita de Machado de Assis, pois na narrativa ele trabalha muito bem a psiquê dos personagens ao demonstrar as explorações sofridas por Rubião, expondo de maneira crítica e irônica (e até com um pouco de humor) a hipocrisia e dubiedade da sociedade daquela época. Sem contar as conversas que o autor tem com o leitor durante a obra, permitindo a total imersão na trama.

A leitura superou totalmente minhas expectativas, porque, apesar de Machado de Assis ser considerado o maior escritor brasileiro, não esperava uma história tão rica em elementos e críticas. De fato, eu não estava preparado para tanto

E por fim... ao vencedor, as batatas!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



fabricio.furlan 08/06/2022

Machado nunca decepciona
Dos três livros da fase realista de Machado (que também são os mais famosos), achei este o menos brilhante. Ainda assim, foi uma leitura incrível. Machado escreve de uma maneira deliciosa, para ser apreciado sem pressa, e a todo momento conversa com o leitor, o que eu acho incrível e até hoje nunca vi nada parecido. A história pode ser um pouco monótona às vezes, e até previsível, mas se você gosta de Machado ou aprecia uma boa narrativa, com certeza valerá a pena!
comentários(0)comente



vitibiri 25/05/2022

ninguém vence as batatas
Esse livro mexeu comigo de uma forma que eu nunca achei que pudesse acontecer. Eu fiquei fissurada na trama por dias até terminar.

Pra mim, o livro se assemelha a uma novela mexicana até chegar no arco final, no qual tudo se torna vazio. Eu não consigo expressar com palavras a solidão que eu senti ao terminar este livro. Acho que estamos todos fadados a viver uma vida parecida como a de Rubião. Repleta de aproveitadores que nos deixam nos momentos ruins e de alienação. De tristeza, e que não compreendem a solidão de estar vivo. Em algum momento todos teremos nosso arco final de loucura e cólera e acabaremos sozinhos e abatidos, servindo apenas de alimento para abutres vizinhos. Ao vencedor as batatas, mas você nunca será o vencedor ?????
comentários(0)comente



Elias 25/05/2022

Rubião, o reflexo de uma moral louca.
O livro em si é de grande nome para a literatura brasileira, obra clássica de Machado de Assis. Particularmente achei muito lento o desenvolvimento, considero-me um leitor ainda em formação para julgar por definitivo tal produção, talvez um eu mais maduro criticamente no aspecto literário seja um melhor apreciador desse reflexo da "loucura moral".
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Vit 20/05/2022

Alguns momentos são previsíveis mas definitivamente, o fim de Rubião não! Esse livro muito me mostrou a hipocrisia da sociedade. O homem muito fez pelos outros e pouco lhe foi feito quando preciso, a sua ruína veio em vários momentos da vida o único ao seu lado foi Quincas Borba.
comentários(0)comente



Luiz 08/05/2022

Por que Quincas Borba?
Machado... Como pode você consegui escrever obras tão excepcionais? É incrível como o Rubião expressa uma vida tão cheia de revira volta. A oniciência do narrado leva a gente para outro patamar com sua descrição cuidadosa do ambiente e dos personagens, além de estabelecer um diálogo com o leitor.
E nítida a crítica aos costumes da sociedade do século XIX, os diálogos de interesse, os relacionamentos falsos que serviam para sustentar uma visão tradicional das famílias.
O Rubião sobre muito do meio para o fim, seu fim é trágico, o do próprio Quincas Borba (o cachorro), ambos têm um fim triste. Mas paira uma pergunta... Por que o livro recebe o nome de Quincas Borba? Sendo que ele não é o personagem principal, ele até morre no início do livro (o filósofo, não o cachorro), o próprio autor brinca com isso no último capítulo, revelando que está ciente desse equívoco, mas opta por não revelar o mistério. Mas creio eu que o Rubião tinha em parte a loucura do Quincas, ou até mesmo outras coisas que não fazem o mínimo de sentindo, mas que me peguei pensando.
Assim como o autor não irei especular e revelar o que eu penso sobre. O livro é extremamente essencial, recomendo com muita força.

Machado... ??
comentários(0)comente



Jessica.Castagnara 02/05/2022

Ao vencedor, as batatas!
Gostei do livro em si, me trouxe grandes reflexões sobre amizades por interesse, como o ser humano lida com a riqueza, o nosso ego, entre outras coisas.

Enfim, acabei me afeiçoando ao Rubião no início e no fim do livro só me restou pena por ele; a riqueza foi seu deus e seu diabo.
O fim é tão melancólico quanto o estado final de Rubião e de Quincas Borba.
comentários(0)comente



340 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |