Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis

Resenhas -

Livros e Chocolate Quente 11/07/2022

Leitura de Escola
Comecei essa leitura porque minha professora mandou, mas não posso reclamar porque já li outros livros do Machado de Assis e sempre gostei muito.

E com esse livro não foi diferente, mesmo me irritando constantemente com o Rubião. Porém achei bem imersivo, já que você consegue se sentir tanto em Barbacena da época, quanto na própria Corte.

Nathalia.Espindola 11/07/2022

Ao vencedor as batatas
Ela é diferente de como achei que seria. Eu imaginava que realmente se trataria da história de Quincas Borba mas na verdade ele só aparece nos primeiros capítulos.
A história é bem triste e bem realista, traz uma narrativa muito boa embora eu ache cansativa. Não é uma história difícil como a de póstumas de Brás cubas,é bem mais fácil mas ainda assim acho a escrita pouco confusa em partes específicas.
A narrativa das batatas é excelente e de se levar pra vida,o contexto geral é muito bom.
O enredo se trata da herança de Quincas Borba juntamente com alguns critérios que é deixada a Rubiao que conhece um casal e faz uma grande amizade e onde se torna a esposa de seu amigo seu grande amor.

mi 10/07/2022

quincas borba. ?
cheguei a conclusão de que não sou uma pessoa amante de machado de assis

achei a leitura mto arrastada, chata e o vocabulário era uma coisa fora do meu costume. os personagens possuem mtas camadas, mas tds eram escrotos e filhos da [*****], menos a dona fernanda

mas levando em conta que o livro fora publicado durante o período literário do realismo brasileiro, faz mto sentido tds serem babacas, já que era uma crítica à sociedade burguesa brasileira

enfim, achei chato e não leria dnv. dsclp desapontar os amantes da literatura brasileira e fãs do machado de assis :P

Instagram: @leitor_eduardo 01/07/2022

Quincas Borba
Livro: Quincas Borba
| Autor: Machado de Assis
| Ano: 1839-1908
| Editora: Principis
| Minha avaliação: ????

Acho incrível a facilidade de Machado de Assis de só escrever sobre homens que ficam birutas da cabeça: Bentinho, Quincas Borba e Rubião, estes dois últimos nosso foco principal nessa história. Nos primeiros capítulos me encantei pela narrativa, o narrador observador que mostra aos leitores perguntas, questionamentos, elogios e ironias. A escrita fluiu muito bem durante aqueles 25% iniciais, eu estava deslumbrado tentando entender o que aconteceria, mas depois disso eu só me embaralhei com algumas coisas. A partir da chegada de Sofia e Palha a história fica um pouco mais difícil de ser acompanhada com a quantidade de personagens que são introduzidos. Sem muitos spoilers, embora seja um clássico e a maioria das pessoas já deve saber muita coisa da história, eu gostei da forma que começamos o livro, vendo os devaneios de Quincas e terminamos com os de Rubião. E também temos Quincas Borba, o cachorro, que era pra ser o bem mais precioso da história, mas na metade ele se perdeu.

4/5

#MachadoDeAssis
#QuincasBorba
#Romance
#LiteraturaBrasileira

HellenLibrary_ 29/06/2022

Livro paradidático.
Okay, mais um livro que eu li para a escola. Eu fui com uma certa esperança nele porque tipo, nada podia ser pior que sonetos, certo?? E realmente n foi pior, mas também não foi um livro super legal de ler, pois é um português antigo e ele dá muitos detalhes e isso te cansa muito rápido. Eu realmente não entendi o final, ent se alguem puder me explicar eu aceito em! Mas o livro tem um plot até que interessante.

liaramoss 20/06/2022

Ao vencedor as batatas!
Quincas Borba, mais um clássico da literatura brasileira e um terço do trio machadiano. Acho incrível a facilidade de Machado de Assis de só escrever sobre homens que ficam loucos birutas da cabeça: Bentinho, Quincas Borba e Rubião, estes dois últimos nosso foco principal nessa história.

Nos primeiros capitulos me encantei pela narrativa, o narrador observador que a quarta parede e coloca os leitores junto a história com perguntas, questionamentos, elogios e ironias. A escrita fluiu muito bem durante aqueles 25% iniciais, eu estava deslumbrada tentando entender o que aconteceria, mas depois disso eu só me embaralhei com tudo. A partir da chegada de Sofia e Palha a história fica um pouco mais difícil de ser acompanhada com a quantidade de personagens que são introduzidos. Temos Maria Benedita, sua mãe, Carlos Maria, Dona Tonica, o Major, Doutor Camacho e muitas outras pessoas que entram na vida de Rubião para mexer na herança dele.

Sem muitos spoilers, embora seja um clássico e a maioria das pessoa já deve saber muita coisa da história, eu gostei da forma que começamos o livro vendo os devaneios de Quincas e terminamos com os de Rubião. E também temos Quincas Borba, o cachorro, que era pra ser o bem mais precioso da história, mas na metade ele se perdeu.

Caio.Henrique 18/06/2022

Quincas Borba e a Genialidade de Machado de Assis
Esta obra foi a primeira que li de Machado de Assis, célebre escritor Realista que dispensa apresentações. Lançado em 1891, o livro traz uma intertextualidade com um romance anterior de Machado chamado Memórias Póstumas de Brás Cubas, no qual nos dois livros temos o mesmo Quincas Borba.

Na trama, o protagonista ingênuo Rubião, que após ficar rico com a herança do filósofo Quincas Borba, muda-se para o Rio de Janeiro e conhece o casal Cristiano e Sofia Palha - personagens no qual, como outros que aparecem ao longo da obra, vão se aproveitar da inocência de Rubião.

Encantei-me pela escrita de Machado de Assis, pois na narrativa ele trabalha muito bem a psiquê dos personagens ao demonstrar as explorações sofridas por Rubião, expondo de maneira crítica e irônica (e até com um pouco de humor) a hipocrisia e dubiedade da sociedade daquela época. Sem contar as conversas que o autor tem com o leitor durante a obra, permitindo a total imersão na trama.

A leitura superou totalmente minhas expectativas, porque, apesar de Machado de Assis ser considerado o maior escritor brasileiro, não esperava uma história tão rica em elementos e críticas. De fato, eu não estava preparado para tanto

E por fim... ao vencedor, as batatas!

fabricio.furlan 08/06/2022

Machado nunca decepciona
Dos três livros da fase realista de Machado (que também são os mais famosos), achei este o menos brilhante. Ainda assim, foi uma leitura incrível. Machado escreve de uma maneira deliciosa, para ser apreciado sem pressa, e a todo momento conversa com o leitor, o que eu acho incrível e até hoje nunca vi nada parecido. A história pode ser um pouco monótona às vezes, e até previsível, mas se você gosta de Machado ou aprecia uma boa narrativa, com certeza valerá a pena!

vitibiri 25/05/2022

ninguém vence as batatas
Esse livro mexeu comigo de uma forma que eu nunca achei que pudesse acontecer. Eu fiquei fissurada na trama por dias até terminar.

Pra mim, o livro se assemelha a uma novela mexicana até chegar no arco final, no qual tudo se torna vazio. Eu não consigo expressar com palavras a solidão que eu senti ao terminar este livro. Acho que estamos todos fadados a viver uma vida parecida como a de Rubião. Repleta de aproveitadores que nos deixam nos momentos ruins e de alienação. De tristeza, e que não compreendem a solidão de estar vivo. Em algum momento todos teremos nosso arco final de loucura e cólera e acabaremos sozinhos e abatidos, servindo apenas de alimento para abutres vizinhos. Ao vencedor as batatas, mas você nunca será o vencedor ?????

Elias 25/05/2022

Rubião, o reflexo de uma moral louca.
O livro em si é de grande nome para a literatura brasileira, obra clássica de Machado de Assis. Particularmente achei muito lento o desenvolvimento, considero-me um leitor ainda em formação para julgar por definitivo tal produção, talvez um eu mais maduro criticamente no aspecto literário seja um melhor apreciador desse reflexo da "loucura moral".

Vit 20/05/2022

Alguns momentos são previsíveis mas definitivamente, o fim de Rubião não! Esse livro muito me mostrou a hipocrisia da sociedade. O homem muito fez pelos outros e pouco lhe foi feito quando preciso, a sua ruína veio em vários momentos da vida o único ao seu lado foi Quincas Borba.

Luiz 08/05/2022

Por que Quincas Borba?
Machado... Como pode você consegui escrever obras tão excepcionais? É incrível como o Rubião expressa uma vida tão cheia de revira volta. A oniciência do narrado leva a gente para outro patamar com sua descrição cuidadosa do ambiente e dos personagens, além de estabelecer um diálogo com o leitor.
E nítida a crítica aos costumes da sociedade do século XIX, os diálogos de interesse, os relacionamentos falsos que serviam para sustentar uma visão tradicional das famílias.
O Rubião sobre muito do meio para o fim, seu fim é trágico, o do próprio Quincas Borba (o cachorro), ambos têm um fim triste. Mas paira uma pergunta... Por que o livro recebe o nome de Quincas Borba? Sendo que ele não é o personagem principal, ele até morre no início do livro (o filósofo, não o cachorro), o próprio autor brinca com isso no último capítulo, revelando que está ciente desse equívoco, mas opta por não revelar o mistério. Mas creio eu que o Rubião tinha em parte a loucura do Quincas, ou até mesmo outras coisas que não fazem o mínimo de sentindo, mas que me peguei pensando.
Assim como o autor não irei especular e revelar o que eu penso sobre. O livro é extremamente essencial, recomendo com muita força.

Machado... ??

Jessica.Castagnara 02/05/2022

Ao vencedor, as batatas!
Gostei do livro em si, me trouxe grandes reflexões sobre amizades por interesse, como o ser humano lida com a riqueza, o nosso ego, entre outras coisas.

Enfim, acabei me afeiçoando ao Rubião no início e no fim do livro só me restou pena por ele; a riqueza foi seu deus e seu diabo.
O fim é tão melancólico quanto o estado final de Rubião e de Quincas Borba.