O Livro do Cemitério

O Livro do Cemitério Neil Gaiman...

Resenhas - O Livro do Cemitério

isabellamolkoli 18/06/2022

Relido !
Tinha lido o livro em texto no começo do ano e agora comprei o volume 1 e 2 em HQ pra que minha imaginação tivesse mais um vislumbre do que essa história conta.
Eu acho que tinha que virar filme, é uma história linda. O terror somos nós, os vivos.

Meire 08/01/2021

Para todas as idades
Nin mora no cemitério desde bebê. É o lugar mais seguro para ele.
Foi adotado por um casal de fantasmas e seu padrinho é, aparentemente, um vampiro.
Fiquei imaginando uma série infanto-juvenil com Nin tendo suas aulas de história com os fantasmas que a viveram, aprendendo truques com bruxas e ensinamentos com lobisomens e vampiros; convivendo com toda sorte de pessoas e criaturas.
Seria maravilhoso de ver! Assim como o livro é divertido de ler.

É uma leitura para todas as idades!

Amanda.Verissimo 21/04/2020

O livro é "gostoso" de se ler e fluir rápido a leitura.

Duda 28/06/2020

Um novo favorito da vida
O livro começa com uma família sendo assassinada, pelo homem chamado Jack, que apesar de ser muito bom no que faz, deixa o bebê da família escapar, e este bebê por acaso vai parar no cemitério.
Então acompanhamos a vida dele, com o nome que foi lhe dado pelas pessoas do cemitério: Ninguém Owens, que passa por muitas coisas tentando viver no cemitério toda sua vida para fugir do assassino de sua família.
O Silas, seu guardião, foi meu personagem favorito, por todo seu jeito misterioso e seus ótimos conselhos, gostei muito dos outros personagens também, assim como do final.

Suelen 17/06/2023

O Livro do Cemitério
Comecei a ler puramente por causa do autor e por achar todas as obras dele com uma delicadeza e beleza incrível e não foi diferente com esse livro.

Uma narrativa diferente do que estamos acostumados onde um bebê consegue ir sozinho ao cemitério e ser criado por fantasmas.

Não entendi ao certo qual mensagem Neil queria passar nesse livro, mas percebi que é uma forma de lidar com luto: entrando no mundo da imaginação.

Jamerson.Alves 23/09/2022

E Ninguém foi para casa
Tá, o primeiro capítulo é meio macabro e tal, mas só até a ambientação. Depois de um tempo tu nem se dá conta que o protagonista foi adotado por um casal de fantasmas mortos há mais de 250 anos, é cuidado por um ser que não é vivo e nem morto (esse personagem é tipo um Galdalf da vida) e que o cara que matou a família inteira dele em uma noite, na faca, está caçando ele pra terminar o que não conseguiu fazer na noite do crime (tipo Voldemort aqui). Bom, na primeira metade do livro consegui fazer relações com Pinóquio e O Jardim Secreto (já lidos), pois a todo novo capítulo uma nova lição moral era ensinada ao protagonista em sua fase de crescimento. Já na última metade o mistério/suspense é mais forte (mas nada grotesco). Me fez lembrar muitos das minhas leituras do fundamental como, por exemplo, os livro do Marcos Rey. A escrita é padrão Gaiman de qualidade, a história é leve, a ambientação muito bem desenvolvida e personagens tão quanto.

Kath 19/07/2021

Uma fábula sobre a morte e a vida
"As coisas florescem no tempo devido. Elas brotam e dão botões, florescem e desaparecem. Tudo em sua hora."

Em uma noite tenebrosa, a família de um garotinho é brutalmente assassinada por um homem chamado Jack (que na hora eu pensei que era o estripador, mas não era hahaha). Contudo, o destino encarrega-se de salvar um dos membros, um menininho de um ano que acaba saindo do seu berço e, contrariando o perigo, sai caminhando pela noite escura até um velho cemitério considerado patrimônio da cidade. Lá dentro, na companhia dos fantasmas de eras esquecidas, ele é acolhido e salvo da morte por um casal de idosos de sobrenome Owens e um misterioso homem que ludibria seu assassino e o tira do cemitério após a súplica desesperada do fantasma de sua mãe.

Sem saber o nome do menino (porque a mãe dele não disse), ao lhe conceder a liberdade do cemitério, sua nova família inumana lhe nomeia Ninguém Owens. Silas, o estranho homem, se dispõe a ser seu guardião e todos no cemitério o adotam como uma parte da família fora do comum que habita ali. Conforme vai crescendo, Nin, como passa a ser chamado, é instruído por seu guardião e os demais fantasmas habilitados, em línguas, história e assuntos de fantasmas, lhe é ensinado coisas como desaparecer (literalmente), ver no escuro, atravessar coisas, mas nunca, sob hipótese alguma, ele pode deixar as dependências do cemitério.

Nin foi crescendo como uma criança quase normal, fazendo perguntas sobre tudo, desconhecendo o seu passado e, cada vez mais perto da morte, apreciando cada momento da vida. Contudo, um dia, Scarlett acontece. Ela era uma menininha de cinco anos que havia se mudado com os pais que eram professores universitários. Os dois se tornam amigos e, em uma de suas brincadeiras, vão explorar um túmulo muito antigo e afastado no topo de uma colina, mas algo acaba dando errado e os pais de Scarlett, mortos de preocupação, a proíbem de voltar ao cemitério e logo saem da cidade.

A perda da amiga tem um pequeno impacto sobre Nin que, conforme vai crescendo, com ele aguça a curiosidade sobre o mundo além do cemitério e os segredos que permeiam seu passado. Silas, notando que o conhecimento do cemitério já não satisfaz seu pupulo, decide então que ele está pronto para ir à escola regular, mas o adverte a não chamar atenção para si mesmo e passar o tempo inteiro despercebido. Mas a natureza corajosa e generosa de Nin se sobressai quando ele descobre que um casal de encrenqueiros está intimidando as crianças pequenas da escola e uma enorme confusão recai sobre ele, sobrando para Silas ajudá-lo a escapar do foco das pessoas, com isso, a aventura na escola termina.

O assassino de sua família ainda está a solta, Nin está ávido por respostas e a volta de Scarlett à cidade pode acabar sendo o estopim para um confronto final entre os antigos inimigos. Uma organização de assassinos está disposta a pôr um fim na vida de Nin que precisará mais do que nunca da liberdade e do conhecimento do cemitério para conseguir salvar a si mesmo - e à Scarlett - do mesmo fim que sua família teve.

Quando você começa a ler esse livro ele parece ser um tenso suspense policial. Contudo, logo depois das quatro primeiras páginas, ele ganha um ar de conto dos Grimm. A narrativa é muito pesada, tem uma atmosfera tenebrosa e o mais impressionante é a maneira como Gaiman consegue fazer isso soar... mágico, na ausência de uma palavra melhor. Em nenhum momento somos realmente chocados com nada, e a fantasia é tão sutil que por vezes esquecemos que ela está lá.

A história é dividida em oito partes que acompanha diferentes estágios da vida de Nin e, conforme ele vai crescendo e se desenvolvendo, nós vamos igualmente crescendo com ele, aprendendo juntos sobre a vida e o passado daquele cemitério e seus habitantes, enquanto somos interconectados com os mistérios que cercam o passado de Nin, as razões de ele estar sendo caçado e igualmente a aura curiosa que cerca seu tutor, Silas, uma criatura que o autor vai nos dando pistas sem nunca revelar claramente o que ele é (e cheguei a conclusão que ele é um vampiro).

Mas é claro que, como um livro de Gaiman, a história vai muito além do que mostra a superfície e é cheia de referências, metáforas e morais. Minha favorita, dentre todas, foi a referência à Danse Macabre uma alegoria da Idade Média sobre a universalidade da morte, ela me remeteu imediatamente à composição maravilhosa do compositor Camille de Saint Saëns de mesmo nome e li esse capítulo enquanto ouvia essa peça. Outra coisa muito legal é que lemos uma história inteira sobre morte sem ter uma carga pesada em torno dela, com a sutileza, leveza e delicadeza que apenas Gaiman podia empregar.

O livro do cemitério é uma história sobre a vida, a morte, a amizade e, sobretudo, a força inerente em todos nós, como somos autores do nosso destino e não vítima deles, a forma como as nossas escolhas moldam nosso caráter e, até mesmo, um pouco de determinismo implícito ali no meio. Achei o livro fantástico e, ainda que seu final seja um tanto agridoce, foi muito pertinente com toda a situação criada, deixando apenas aquele gosto de saudade da jornada de Nin que, ao contrário da sua família adotiva, estava apenas no começo. É um livro de fantasia que não parece fantasia e uma verdadeira aula de escrita criativa dada por esse mago das palavras que é Neil Gaiman. Maravilhoso!

lua 24/02/2023

Achei o livro bom, não me encantou mas não é como se eu não tivesse gostado, foi uma leitura de 1 dia e me satisfazeu

mnk0 28/02/2022

deu até vontade de ir no cemitério
me sinto órfã,como se nunca mais eu fosse feliz e como se não existisse mais alegria no mundo.
esse livro acabou e sinto que eu nunca irei superar,o crescimento dos personagens a desenvoltura desse livro,a liza e o silas, conhecer o personagem desde que ele nasceu até a adolescência,me sinto como eu fosse a bestie do nin,mesmo não estando presente as vezes dava vontade de dar um abraço nele e colocar ele num potinho,outras horas dava vontade de dar um tapão na cara dele,
amei,favoritado
isabellamolkoli 18/06/2022minha estante
Me sinto da mesma forma.

mnk0 19/06/2022minha estante
até hj n superei esse livro ?

Murnyx 06/09/2022

Li o Livro do Cemitério mês passado e fiquei completamente apaixonada e não poderia deixar de ler a HQ também! É o mesmo texto do livro, sem as descrições já que temos os desenhos pra isso e cada capitulo foi desenhado por uma pessoas diferente.
Estou achando muito lindinho e vale muito a pena ler independente do formato!

vevê 12/07/2020

Não se assustem com o título
Esse é meu segundo livro de Gaiman e, como no primeiro, me surpreendeu de forma positiva. A leitura é bem simples e gostosa, não dá vontade de soltar o livro. Eu tenho um problema com livros assustadores, pois mexem muito comigo e acaba não sendo uma boa experiência, mas não é esse o caso. O título é apenas um título e, se você tem o mínimo de imaginação e ao menos leva em consideração outras formas de existência, eu te indico esse livro. Com certeza, assim como "O oceano no fim do caminho", esse está na lista de releitura.

Sandra 08/02/2022

Incrível
Não dava nada por esse livro, mas ele se mostrou muito bom. O livro terminou explicando tudo que tinha que ser explicado, e a história é totalmente envolvente.
Patty Amanajás 09/02/2022minha estante
Amo demaaais ???

Patty Amanajás 09/02/2022minha estante
Não posso ver alguém lendo esse livro que eu vou lá dizer que amo kkkkk

Pedro Manso 06/02/2021

A história de ninguém
A leitura você vai acompanhar a história de Ninguém Owens, ou carinhosamente Nin.
Nin enquanto ainda bebê perdeu seus pais que foram assassinados, e enquanto eram mortos fugiu pois já gostava de aventuras, mal sabia ele o que estava acontecendo. Com a fuga foi parar em um cemitério e lá passa a viver e conhecer um lado diferente do mundo.
Toda a história é praticamente ambientada dentro de um cemitério e no mínimo escrever um livro com basicamente esse cenário é genial. Neil Gaiman conseguiu despertar a criança que gosta de aventuras que ainda vive em mim.
Leitura leve para descontrair!

Ana Gouvêa 20/01/2021

Neil Gaiman é sempre uma cartadacerteira quando eu quero zerar a mente, mudar o clima das leituras. Uma delícia de história.