Jurassic Park

Jurassic Park Michael Crichton

Resenhas - O Parque dos Dinossauros

Gabs 01/04/2023

Dinossário, rawr
Levei 4 meses pra terminar por causa de uma ressaca literária que apareceu sem aviso prévio e me deixou doidinha, mas esse livro foi bom pra ajudar a passar pelo processo.

Ao contrário de quem leu o livro porque gostou do filme, eu soube que tinha livro antes de saber que tinha filme. E ainda não assisti o original, só aquele recente com o Chris Pratt e olhe lá. Então não tenho como apontar as diferenças, mas acredite: o livro é melhor.

Eu dei 4 estrelas ao invés de 5 por causa de algumas coisinhas que arrastaram a história. Por exemplo, o autor pesquisou muito mesmo pra fazer esse livro, oq eu admiro, mas em muitas páginas ele deu mais explicações científicas do que roteiro. Ao longo do livro isso foi sumindo, mas nos primeiros capítulos chegava um ponto que não havia mais enredo além de explicações biológicas sobre dinossauros muito específicos que nem tiveram destaque na história e também sobre a teoria do caos do Ian Malcolm, que poderia ter sido reduzida a uma página fácil. Mas tudo bem, porque eu gosto do Malcolm.

Outra coisa foi a construção dos personagens infantis. Por incrível que pareça, a única personagem que era realmente realista era a Lex, aquela menina mimadinha que reclama de tudo. Po, é compreensível considerando que ela é rica e tem 10 anos de idade. Agora, o que não faz sentido é o irmão dela ter 8 anos e ter capacidade pra controlar um computador avançado próprio pro parque e tbm ser super habilidoso pra fugir de dinossauros. Um monte de problema da história foi resolvido por causa do qi e da maturidade desse moleque, o que deixou um pouco a desejar sobre o roteiro em si.

Salvo essas críticas, a história é ótima. Eu amei as cenas de ação, amei as bombas de adrenalina e as perseguições, amei a aflição que eu senti lendo. Acho que dava pro livro ser mais curto, mas eu gostei pacas dele. Só não dei logo 5 estrelas por causa disso que eu falei em cima, mas com certeza é um livro que eu recomendo. Tem vários plots, tem ação, tem raaawr e tudo o mais. Vale a pena ler. Só não decorei o nome do povo todo então eu me perdi bastante. Tirando isso também, é um livro bem do bacana.

Lara1052 28/03/2023

Impressionante
Esperava ser um livro bom ja que amo os filmes, mas me surpreendeu, a narrativa é otima com riqueza nos detalhes mas sem ser massivo

obede.leite 28/03/2023

Fantástico e surpreendente
Michael Crichton nos leva à Isla Nublar, onde um grupo de cientistas, a convite do entusiasta pesquisador John Hammond, se aventura em uma viagem de vistoria e endosso de um parque temático, tido como o empreendimento mais tecnológico do mundo quando aberto ? o Jurassic Park. Porém, durante esse passeio, alguns imprevistos acontecem e os visitantes passam a lutar por sua sobrevivência.

O livro narra toda a história com uma riqueza de detalhes absolutamente incrível. Há algumas passagens que não foram abordadas na obra cinematográfica, o que pode ser um atrativo a mais e, para quem gosta de um thriller, esse romance é um prato cheio para se deliciar.

Aline 23/03/2023

Do início até os 60% parecia que eu ia transcender de tão bom que tava esse livro. Escrita fluida e vários assuntos de biologia, tecnologia e filosofia trazidos de forma interessante e fácil de entender. Eu aprendi mais de biologia aqui do que todo meu Ensino Médio. Eu estava preferindo o livro ao filme, principalmente por tanta cena boa que não foi adaptada. Mas ai, quando foi o parque deu errado, o livro foi junto. O autor tinha uma mania de colocar vários pontos de vista de uma vez só. Duas páginas no T-rex, três na sala de controle, de novo pro T-rex. Isso quebrava a tensão do momento e deixava confuso. Havia cenas também, que o autor prometia e não entregava. Mas do nada acontecia coisas que eu não conseguia respirar de tensão. O livro ia de 8 a 80 muito rápido. Ellie não fez quase nada, o que me incomodou. É muuito bom, mas mal estruturado e precisava de mais gore.

Carlitos 23/03/2023

Melhor livro de ficção científica que eu já li
Eu amo dinossauros e amo o filme Jurassic park, então eu já sabia que iria gostar do livro que deu origem ao filme. E não deu outra, amei demais a história, muito diferente do filme, mas um diferente bom. Fala muito sobre a ganância humana e sobre a teoria do caos, os personagens são muito cativantes e os dinossauros... Nossa, aqui eles são muito mais vorazes e aterrorizantes.
Michel Crichton escreveu essa obra prima com maestria.

Edy 22/03/2023

Jurassic
A história é envolvente, e quase me fez acreditar que podemos trazer esses magníficos seres de volta.
Acredito que tem bom embasamento científico por trás.

Regiane.Consulin 21/03/2023

Um clássico é um clássico.
O filme é um dos meus preferidos, sendo assim, resolvi ler para fazer a comparação.
No começo do livro, achei um pouco arrastado e algumas partes de como o parque foi criado eram muito teóricas, mas depois que acontece a clássica parte que os carros param no meio do parque... aí que a história fica mais interessante e me prende até o final.
Várias vezes durante a leitura, fui lembrando de como era no filme e só posso dizer que o livro agora é um dos meus favoritos.

Thainá 20/03/2023

Ficção científica de qualidade
? ?Após descobrir uma impressionante técnica de recuperação e clonagem de DNA pré-histórico, o bilionário John Hammond consegue algo que parecia impossível: criar uma espécie de parque de diversões com criaturas extintas há eras. Para atestar a viabilidade e a segurança de seu empreendimento, convida alguns cientistas renomados para um final de semana no lugar. Mas algo sai do controle. O que parecia ser uma aventura fascinante torna-se uma luta pela sobrevivência.?

? Posso dizer com tranquilidade que Jurassic Park foi uma das melhores leituras que fiz nos últimos anos. O livro é simplesmente INCRÍVEL. Os motivos:
? Escrita fluida;
? Enredo muito bem construído;
? Personagens marcantes;
? Reflexões instigantes sobre a relação do homem com a natureza.

? A história possui uma sequência de fatos muito bem construída. O leitor consegue entender tudo o que acontece, do início ao fim. A narrativa prende e os personagens cativam logo no início. Cada um deles tem uma personalidade diferente e essa riqueza proporciona cenas hilárias e conflitos inevitáveis.

? Meus personagens favoritos são: Ian Malcom, o matemático (as reflexões dele bugam a mente do leitor, e não porque são nonsense, mas sim porque fazem MUITO sentido e chega a ser assustador ?), Tim Murphy, um dos netos de Hammond ? o idealizador do parque ? uma criança extremamente inteligente e pró ativa e, por fim, mas não menos importante, Alan Grant, o paleontólogo, que é praticamente o personagem central do livro.

? Se você gosta de ficção científica, aventura (muita!) e história com crianças inteligentes, esse livro é perfeito. O início é permeado de tensão e suspense, afinal, o parque ainda não havia sido apresentado aos personagens e o leitor fica: QUANDO VÃO DESCOBRIR QUE RECRIARAM DINOSSAUROS?! Todos os personagens são apresentados no início do livro, em uma sequência de cenas. Em seguida, eles são reunidos no parque e a aventura começa. Eletrizante é a palavra que define Jurassic Park. Quem já assistiu ao filme vai amar ainda mais o livro! Favoritadíssimo!

Marcelo1108 18/03/2023

Muito diferente do filme, embora este tenha o autor como roteirista, na minha opinião um complementa o outro, mas claro que o livro tem muito mais detalhes.

obcecada pelo harry 15/03/2023

É tao mágico quanto nos filmes.
Ler esse livro foi uma sensação de nostalgia porque o filme realmente foi inspirado em algumas partes pelo livro, mas o livro também traz coisas novas.
O livro é bem mais agressivo e mostra muito mais mortes. Mas ainda sim os personagens tem a mesma essência e continua sendo uma história que aquece o coração.
Leitura super fluida!! Só não gostei das partes que eles mencionam muitos nomes de pessoas, lugares e comandos de programação, meu cérebro não consegue processar isso. Mas de resto, tudo perfeito.

Raquel622 14/03/2023

Ah, delícias do capitalismo selvagem.
Jurassic Park sofreu mudanças importantes na transposição para o cinema. E gosto de ambos.
As discussões postas por Michael Crichton, médico de formação, em seus livros que expõem os dilemas da Ciência, estão todas lá. E são resumidas por um dos personagens na afirmação de que só porque é possível, não significa que algo deveria ser feito.
Cris Matos @cristhiematos 15/03/2023minha estante
Oi bom.dia. fiz uma solicitação de troca. Obrigada.

Raquel622 15/03/2023minha estante
Ok, já vi lá, Cris.

Isabella Cristina 11/03/2023

Que experiencia
Não me prometeu nada e me entregou TUDO!

Eu não tinha expectativas com esse livro, não tinha assistido ao filme e a única informação que eu sabia era que teríamos um parque de dinossauros e que em algum momento ia dar ruim, mas de resto não tinha informações sobre a história, então com certeza a leitura foi muito boa.

O livro tem diversos personagens, uns incríveis outros detestáveis, e essas pessoas me fizeram passar muita raiva em diversos momentos no livro – eu nunca desejei tanto a morte de personagens como aqui.

A história tem aventura, momentos de terror/suspense, vários diálogos maravilhosos, e uma densidade bem legal, os momentos de explicação da ciência e filosofia da obra me fizeram gostar ainda mais dela, e eu não tiro nada desse livro.

Estou sendo vaga, pois não quero dar spoilers, não conhecer essa história a fez ficar ainda melhor e não quero estragar a experiência de ninguém, a obra tem bastante violência, o que é muito condizente afinal estamos falando de DINOSSAUROS, tem cenas simplesmente angustiantes, enfim como eu disse, esse livro é uma experiencia kkkkkk.

Ian Malcolm é meu protegido supremo! Sempre coberto de razão, John Hammond velho desgraçado – estou sendo caçada pelos órgãos de proteção a idosos de tanto que xinguei esse 🤬 #$%!& – Tim meu protegido também, Lex uma peste – estou sendo caçada pelo ECA também, porque desejei a morte dessa infeliz o livro todo, menina insuportável.

Depois disso, eu assisti ao filme e gostei demais também, é bem diferente, mas muito bom e ainda hoje ele funciona muito, filme é impecável – sim eu prefiro o livro, mas o filme é sensacional, as abordagens são diferentes, mal dá para comparar.

Super recomendo a leitura e quero comprar o box dele agora e ler a continuação.

triz 08/03/2023

O fantástico mundo de Jurassic Park
Quando eu assisti o filme pela primeira vez me deslumbrei com a ideia de conviver com dinossauros e poder ver de perto criaturas tão magníficas, que dominaram a terra por tanto tempo no passado. E, dessa forma, em Jurassic Park, Michael Crichton nos apresenta uma realidade paralela da que vivemos, mas muito semelhante e completamente possível de certa forma.
O livro que originou essa aventura fantástica que acompanhamos nos cinemas, se desenrola de maneira cativante, sendo que sua atenção se volta para todos os detalhes com um desejo de se aventurar cada vez mais por esse universo.
Tenham em mente que, ao entrar nessa aventura que une o jurássico/cretaceo com o atual você precisa estar disposto a aceitar as teorias e longas explicações do famoso Ian Malcom, e também tentar entender como o bilionário Jonh Hammond não enxerga o fracasso eminente de seu investimento.
Jurassic Park é para aqueles que amam dinossauros e para queres que buscam uma aventura cheia de ação. Porém, essa história é para aqueles que buscam amar personagens e não se contentam apenas com mais um capítulo e precisam de todos!
Ao terminar a leitura você se depara com a sensação de "faz todo o sentido essa história ter feito tanto sucesso". Jurassic Park une tudo em seu desfecho e coloca os pontos finais necessários, sem romantização e sem clichês.

Liv 05/03/2023

Simplesmente incrível
Sou muito fã do filme e confesso que estava receosa de começar a ler o livro, mas por incrível que pareça só conseguiu me deixar mais maravilhada por esse universo! O autor consegue explicar as coisas de uma maneira muito tranquila de entender e consegue prender a atenção do leitor a todo momento. Amei muito!!!