O Parque dos Dinossauros

O Parque dos Dinossauros Michael Crichton

Resenhas - O Parque dos Dinossauros

Ayanny 06/01/2024

"Essa coisas não são dinossauros"
Essa foi a frase que me chamou a atenção e me motivou a ler este livro.
Coloquei uma boa expectativa neste livro....vi muitas pessoas recomendando, dizendo da grande diferença com o filme e como era aterrorizante.(O que eu não achei pra tanto)
Eu achei uma boa história, talvez porque eu não seja chegada á ficção.
Ele é obviamente diferente do filme....a maioria dos personagens são construídos de forma diferente, o que eu gostei bastante.
E uma história bem interessante, vale a pena

Mariana.Furukawa 05/01/2024

O livro é incrível, tão atual. em diversos momentos parece que ele está falando sobre inteligência artificial ou nossa tecnologia atual. extremamente reflexivo sobre o mundo e não só dinossauros atacando.

Alex588 01/01/2024

Quase cinco estrelas
Bem construído, desde a ambientação aos personagens são muito bem feitos com características únicas, o enrredo da história bom também . Não é cinco estrelas pois ele se arrasta em alguns pontos desnecessários.

Thay262 31/12/2023

Diferenças entre livro e filme, mas ainda sim foi uma grata surpresa!
Estrutura do livro:
1º introdução, criando a "tensão" (início do livro).
2º Fase das explicações e introdução dos personagens principais (metade do livro).
3º Hora da ação e conclusões (final).

*** Atenção para algumas comparações entre filme e livro que podem conter um pouquinho de spoiler***

COISAS QUE GOSTEI NO LIVRO:
Enquanto no filme somos, primeiramente, expostos ao fascínio em relação aos Dinossauros, com aquelas cenas que nos encantam, ficamos apaixonados pelos dinossauros num primeiro momento junto com os personagens (para só depois o filme interpor se foi ou não ético fazer aquilo, e só depois tudo sair dos eixos). No livro é bem diferente, o começo já é uma crítica a "bioengenharia genética" que, ao invés de ser usada para o bem estar da humanidade e questões relevantes de saúde, acaba por ser usada pra caprichos mesquinhos e visando lucro de magnatas. E apesar dos dinossauros terem sim elegância e beleza no livro (em alguns aspectos), oque mais chama atenção é quando os protagonistas pisam na ilha e o enfoque está em como o alojamento deles parece uma fortaleza contra oque está lá fora! Os personagens não receberam tanto aquele tom de "deslumbrados" pelos bichos, como no filme. O enfoque é outro no livro (os personagens lidam como os dinossauros como quem pensa "com a ciência como está, já esperava que mais cedo ou mais tarde clonariam dinossauros", ou seja, achei eles mais surpresos no filme).

O começo do livro, as primeiras páginas em si (antes de conhecermos os protagonistas) já é tenso porque as situações demonstram que está tudo saindo do controle desde já. Já expõe como os dinossauros não são animais para viver em cativeiro cercados e que os idealizadores do projeto estão negligenciando os erros que estão cometendo, e estão sendo muito otimistas com seus resultados. Isso já criou, na minha opinião, um clima bem mais pesado, profundo e crítico para o livro (infelizmente esse clima só se manteve no começo).
No início o livro não idealiza os dinossauros tanto quanto o filme, os trata como animais selvagens perigosos desde o começo. Os humanos parecem tolos, achando que podem controla-los, com complexo de Deus e arrogância (mas que faz eles parecerem bobos na narrativa).

E entra a questão da grana: John Hammond, o velho que pôs a ideia em prática, ainda é excêntrico, mas visa dinheiro acima de tudo (ele não é o velho "fofo" do filme, no livro fiquei com raiva dele!). Ele gastou uma fortuna para criar o parque, é de se esperar que queira ver o retorno financeiro o mais rápido possível, o que é mais coerente com a realidade, porque é oque eu esperaria de alguém que fez um investimento tão grande. Ele mal se importa com as pessoas e abafa "acidentes e mortes" apenas para fazer parecer que está tudo dentro dos conformes, como se tivesse sido apenas "incidentes isolados", o que demonstra o descaso dele com a vida humana e sua predominante ganância, ele só se importa com as crianças ricas que vão pagar pra ir ao Jurassic Park, e mesmo com os netos em perigo ele parece um idiota completo mais preocupado com os dinossauros, ele pensa ter o "controle" quando na verdade é um otário (diferente do Harmond do filme que parece ser mais "fofo e idealista" na forma como nos é apresentado, mais "humano", mais "Disney").

O filme é muito bom, creio que fizeram um trabalho visual incrível e a trilha sonora é icônica. Mas o livro é bem mais crítico e mais explicativo nos conceitos básicos (nada de DNA dançante e vídeo-clipe de mosquito, dinossauros e âmbar, porque o filme tinha que explicar os principais conceitos de forma facilmente entendível pra crianças e adultos, o filme foi MUITO inteligente em lidar com a explicação como se lidando com o público leigo que vai visitar o park), o livro vai expor esses conceitos de forma mais explicativa e acadêmica e, as vezes, viram monólogos vastos (oque pra alguns leitores pode ser entediante, e vamos combinar que nenhum dos visitantes do park teriam paciência pra essa explicação detalhada do livro que serve mais pra entusiastas do tema) é algo que funciona no livro, mas o filme adaptou muito bem.

Por outro lado os personagens tem mais introdução (como é de se esperar em livros), temos mais tempo para conhecer e entende-los, oque fazem, suas personalidades, suas emoções e oque pensam. Depois de ler, os personagens do filme parecem um pouco mais caricatos (embora os atores sejam excelentes e eu os imaginei ao ler, haha), a questão é que o filme transformou muitos personagens (Malcolm! Gennaro!) em "paspalhos", meio injusto com eles porque são melhores no livro...
... Sério, o Malcolm é o ÚNICO que desde o começo diz: isso vai dar merd* (não porque ele é pessimista ou fatalista, mas porque ele é o ÚNICO sensato pra chegar a conclusão que os animais deveriam continuar extintos, sim, o único dentre todos os personagens). E o Gennaro, caramba, o cara foi MUITO injustiçado nos filmes. O personagem que ele é no livro não tem NADA haver com quem ele é no filme.
As crianças são parecidas, mas há uma diferença visto que o menino tem 11 anos e a menina 7 (no filme é o contrário). Isso faz a menina ser bem mais infantil e "irritante" no livro.

PONTOS NEGATIVOS DO LIVRO: as vezes, muitas, mais parecia que o autor queria provar aos leitores que ele é um "sabichão", daí tinha MUITOS trechos explicativos que dava tédio. Desde o começo o Malcolm já prediz que tudo aquilo dará errado, mas o livro demora até provar que ele tem razão! Sério, desde o começo se cria aquela tensão de "vai dar merd*", mas o CAOS só começa por volta de 400 páginas (mais da metade do livro).
Isso pode desanimar alguns leitores. Mas não me incomodou não, porque eu gostei da profundidade que o livro deu para questões que o filme só pincelou.

COISAS QUE O FILME FEZ MELHOR:
Apresentação visual (e sonora) de personagens, locais e dinossauros.
1) Obviamente eu imaginei os personagens como eles são no filme, dentre eles, achei o personagem Grant melhor no filme que no livro, com mais personalidade e opinião própria. No livro ele demorou muito para se tornar um dos protagonistas, e mesmo assim, não me conquistou nem antes e nem depois quando a ação começou.

2) Senti falta de um mapa da Isla Nublar no livro, para me localizar melhor e entender onde estavam os personagens e para onde estavam indo ao longo do livro. Sério, foi bem desagradável tentar entender a dinâmica de viagem dos personagens pela ilha. Não sei nem como os personagens sabiam se localizar tão bem. O filme ajuda a imaginar cenários e locais, o livro é ruim descrevendo essas coisas.

3) Eu não entendo muito de dinossauros, daí o filme me ajudou a visualiza-los (e o Google imagens). Fora que os berros e sons peculiares dos dinossauros, eu imaginava como os sons que ouvi no filme, oque agrega demais na experiência. Não fosse o filme, essa parte ia ficar meio sem emoção no livro.

4) No livro parece que, do meio pro final, os dinossauros são MUITO "enfraquecidos" para que os personagens possam sobreviver, do contrário eu acho que todos morreriam. Daí aquela sensação de "perigo" e "tensão" que o livro tentou construir no começo se dilui MUITO e não gostei disso, quando finalmente chega a hora de mostrar o quanto aquilo iria "dar errado", e que os dinossauros são MUITO perigosos, o autor parece mudar de ideia, de uma hora pra outra, e tem medo de matar seus personagens principais, por isso acaba favorecendo-os, mesmo que prejudique a credulidade do leitor e faça os dinossauros parecerem mais fáceis de lidar.
Sério, o começo do livro da a sensação de que os dinossauros farão uma carnificina quando soltos em grande quantidade, da a sensação de que o clima de tensão, mortes e terror será maior que no filme, mas a realidade é que isso não acontece, bem desanimador. O filme também parece temer matar seus personagens queridinhos, mas a apresentação visual dos dinossauros, seus dentes e garras, velocidade e carrancas feias, garantem maior sensação de periculosidade a nós (coisa que o livro não faz porque fica a depender da nossa imaginação apenas).

5) A relação entre os personagens foi mal trabalhada no livro. Eles interagem muito bem juntos, mas senti eles muito "frios" com tudo oque estava acontecendo, meio sem emoções "suficientes". Eles não parecem tão surpresos ou com tanto medo. A relação entre eles parece artificial também, sei lá, senti que faltava algo. Mas não é como se o filme também tivesse muito tempo pra isso, eles estão juntos em prol da sobrevivência e é isso, em geral.

CONCLUSÃO: O livro e filme possuem situações de tirar o fôlego, isso prende qualquer um na história. Eu lia e lia desesperadamente pra saber como as coisas iam se resolver.

O filme e o livro, na minha opinião, se complementam. Obviamente tem várias coisas que são diferentes entre livro e filme. Mas tem coisas que se somam. Eu gostei disso porque daí eu não sabia oque ia acontecer no livro e me impulsionou a ler mais e mais pra saber como os personagens iam sair das situações. Era como ter "cenas extras" que não foram pro filme (essa é a graça de ler, justamente porque o filme não consegue trazer tudo, certo?).

E nas coisas que foram MUITO diferentes entre filme e livro? O livro ganhou! Gostei mais do que li do que vi. O livro se sai muito melhor em várias coisas que surpreendem, onde o filme é mais "suave", seja nas explicações, seja na ação. O livro trás mais impacto em tudo (como é de se esperar, o livro é melhor que a adaptação).

Agora, depois de ler, vejo o filme com outros olhos, já entendendo melhor os personagens e a parte explicativa que o livro proporciona, somando isso com o projeto visual e trilha sonora do filme, mas com características do livro mais sérias e sombrias que o filme não contempla, são coisas que agregam mais para meu imaginário de Jurassic Park 1.
Esse livro foi uma grata surpresa. Li 530 páginas em 2 dias, oque só prova que esse livro me fisgou, prendeu minha atenção!!!

Valeu a pena, na minha opinião, soma mais elementos pra quem já gosta do filme.

site: entulhandoideiasdiversas.blogspot.com/

namgi 31/12/2023

Perfeito
Sempre fui fã de Jurassic Park e fascinada por dinossauros. Quando tive a oportunidade de ler o livro pela primeira vez senti como se estivesse sendo puxado por um mundo ainda mais rico de detalhes e com cenário mais instigantes. Terminei o livro com a sensação de ser possível trazer dinossauros mas com uma certeza que todos os cenários de horror seriam prováveis de acontecer e então fiquei me perguntando? valeria mesmo a pena?

A única certeza é que a vida realmente dá uma jeito.

Manuella310 29/12/2023

Diferente
Uma diferença absurda do filme. Quem conhece a franquia Jurassic Park vai lembrar do bom filme antigo com cenas violentas, mas não se compara com a violência no livro, muitas cenas foram removidas e que bom que foram, pois as crianças que assistiram o filme não iriam ser as mesmas se seguisse exatamente o que o livro fala.

Uma leitura maravilhosa e que me fez repensar certas opiniões da história. Recomendo para maiores de 14 anos.

Madosce 20/12/2023

O que achei de Jurassic Park
O livro em si é ótimo, porém acaba dando muita ênfase a debates que não agregavam mto no foco principal da história. Acho que poderia ser mais "caótico" tendo em vista a ideia da fuga dos dinos ? E se analisar bem, só houve uma aparição caótica do T-rex ? e também acho meio improvável duas crianças conseguirem se sair tão bem estando perdidos numa floresta com seres pré-históricos que facilmente poderiam matá-los, fora as infecções e desidratação. Bom, no geral foi um bom livro e me rendeu umas boas tardes de leitura e chocolate quente. ??

Gabys 20/12/2023

Recomendo se você for uma pessoa paciente
Confesso que pensei em largar esse livro. A construção dele é bem lenta, mas se você levar em consideração o universo que ele estava construindo e a época é compreensível, mas não deixa de ser maçante. Depois dessa construção, discussões filosóficas e aulas sobre biologia, física e matemática realmente começa a ação (depois de cerca de 230 páginas) e olha ela é incrível. As cenas tem um clima diferente do filme e são mais aterrorizantes nos fazendo prender o fôlego em momentos de embate. Ainda bem que não o larguei.

Cunha.Lívia 20/12/2023

Simplesmente incrivel
Jurassic park é a minha saga de filmes favorita desde que eu me conheço por gente. Esse livro mostra várias coisas que aconteceram no filme, o que dá uma nostalgia, e outras coisas um pouco diferentes. Algo que eu achei muito interessante foi a forma que trabalharam com os personagens e também com as informações cientificas tão melhor no livro do que no filme, como eu comecei a assistir a saga desde pequena algumas coisas eu não compreendia, e até parecia que precisavam de mais informações e que agora eu entendo por completo depois de ler esse maravilhoso livro. Estou muito anciosa para começar o próximo.

Danielle535 20/12/2023

Surreal de bom
Esse é um livro que me surpreendeu, eu adoro a franquia dos filmes, mas quando eu li o livro posso dizer que minhas memórias já estavam meio embaçadas sobre os acontecimentos. Já havia visto um pequeno vídeo que dizia que o livro era diferente do filme, sendo mais assustador. Dito e feito, a história é maravilhosa, a ficção e a construção do conceito da criação de dinossauros foram bem executadas. Quanto mais o você lê mais o parque desanda, tem bastante “gore”, grande parte dos personagens morrem de uma forma terrível e tem um grande suspense quando eles encontram ou suspeitam de um dinossauro. Me instigou do começo ao final. Recomendo para qualquer pessoa, me deu uma vontade imensa de reassistir toda a franquia de filmes.

J K 16/12/2023

Eu AMO a franquia de filmes de Jurassic park com todas as minhas forças, e obviamente com os livros não vai ser diferentes, eu AMEI esse livro do início ao fim, mesmo que as diferenças entre os filmes e os livros sejam enormes, os dois não deixam de ser bons e não falham em deixar seu coração a mil nas cenas do T-rex.

Fiquei meio decepcionada com o final, foi bem longe do que a narrativa do livro estava nos levando, mas o epilogo te instiga a ler o segundo livro, e acredito que nele serão encontradas as respostas das perguntas que esse primeiro livro deixa no ar.

Algumas cenas fica óbvio que os protagonistas só sobrevivem graças ao poder do roteiro, nunca que o Grant e as crianças sobreviveriam a situação que eles se encontraram no rio, ou a Ellie com os raptores nos alojamentos, mas qual seria a graça se todos morressem no final, não é mesmo?

O livro é perfeito para pessoas que gostam de filmes de ação e estão começando agora na leitura, eu o recomendaria facilmente pra alguém que está pegando nos seus primeiros livros agora.

Beatriz Almeida ð«ð 14/12/2023

Eu amoooooo os filmes e amei o livro , é genial ver a forma como ambos roteiristas gostam de retratar os heróis e vilões, sem contar a presença dos dinossauros e toda crítica à ciência, amava demais quando era criança....