O Parque dos Dinossauros

O Parque dos Dinossauros Michael Crichton

Resenhas - O Parque dos Dinossauros

Renan 21/01/2024

Pra mim já é um clássico
A leitura comece despretensiosa, parece apenas mais uma história de ficção científica. Mas conforme vai avançando, você se pega apreensivo com o futuro dos personagens(fiquei o livro todo torcendo pelas crincinhas haha).

Eu gostei bastante porque ele é bem descritivo, tanto sobre os personagens, quanto a história e até mesmo os detalhes científicos sobre a parte de clonagem, mas nada maçante, descreve de um jeito que conseguia imaginar as cores e texturas dos dinossauros.

A narrativa é muito boa também, quando chega na parte que eles encontram o t-rex ?eu simplesmente não conseguia parar de ler. O suspense da trama é muito envolvente. Li durante o recesso entre natal e ano novo e foi divertido demais, recomendo.

Lelettss 20/01/2024

Se vc veio só pelos dinos, vê os filmes. Mas o livro é mlr.
Pela primeira vez na história, eu recomendo uma adaptação. Os filmes fazem muito bem o seu trabalho na adaptação da história em si, mesmo que mudem algumas coisas. Se você não gosta de leituras pesadas ou tá lá só pelos dinossauros devorando gente, vê os filmes, pelo menos lá vc vê algo de verdade.
AGORA, o livro tem uma crítica social e um embasamento científico assustador de completo. Tem muito conteúdo e é muito bem colocado, não achei tão massante, mesmo tendo longas explicações sobre teoria do caos ou poder hereditário

Dito isso Ian Malcom melhor personagem
E 🤬 #$%!& Hammond

Diego627 18/01/2024

Filme vs Livro
De fato o livro supera o filme em muitos aspectos. De certo modo o filme só é bom pra nós vermos os dinossauros, fora isso mesmo lendo basta pesquisar o nome do dinossauro que está descrito no livro e pronto.
A história do livro é muito melhor, sabemos que adapta livros é difícil e com esse não é diferente. Esse livro é muito mais rico em detalhes, muitas discussões filosóficas sobre a vida, sobre o universo e tudo mais.
Temos grandes personagens, como o Dr grant que além de inteligente é muito engraçado as reações dele, mesmo no meio perigo ele acha as coisas super fascinante, Malcon se demonstrou um dos personagens mais lúcidos do livro, quando ao velho Hammond é personagem mais mesquinho junto com seu grupinho da ilha.
Antes de falar dos dinos, uma breve menção sobre os piores personagens do livro que são as crianças, mas em particular a Alexis que é uma personagem exatamente irritante e horrível, não vejo necessidade de enfiar criança em todo livro, série ou filme, juro que quase paro de ler por causa dela, chega dava até desgosto ler as cenas dela, personagem irritante demais. Enfim, o Tim pelo menos ainda é de boas.
Agora sobre os dinossauros, a rexy teve seu brilho roubado pelos raptos. E inclusive nesse livro os dois T Rex tiveram muito mais destaque no que franquia inteira de filmes.
Agora os raptos realmente roubam a cena demais no livros, é incrível a construção deles e desfecho finais.
No final fica entre aberto, porém como já sabemos fizeram já 6 filmes e até o presente momento dessa resenha. Enfim ótimo livro e recomendo a quem quiser a ler. Se tornou um dos meus favoritos!!

lucaxcomx 18/01/2024

"A descoberta científica sempre agride o mundo natural"
Escrito por Michael Crichton e publicado em 1990, Jurassic Park é uma obra literária que mais tarde foi adaptada para o cinema com a direção de Steven Spielberg. A ficção científica começa de forma muito criativa, instigando o leitor a continuar.

Ao meu ver, a experiência da leitura desse livro hoje em dia não é a mesma de quando foi lançada, a mídia áudiovisual popularizou os dinossauros no cinema, então a leitura pode ser um pouco afetada por uma imaginação já pré estabelecida. Mesmo assim, a aventura se mostrou muito cativante. A escrita do Crichton é fluída e fácil de se acostumar, muitas vezes fazendo com que o leitor se sinta na pele dos personagens.

É uma história intensa em seu clímax e de ritmo perfeito. A bioética e a teoria do caos são assuntos muito abordados, fazendo o leitor refletir um pouco, há diálogos filosóficos bem feitos, criando um boa dupla com a ficção.

Computação e genética também estão presentes, Crichton não mediu esforços para estudar sobre antes de escrever a obra, algo que é muito apreciável em autores desse gênero. É uma trama muito bem feita, tensa quando tem que ser, em vários momentos tem um horror explícito e entrega o que propõe. Recomendo a leitura para todos os amantes de ficção, cinco estrelas.

Fabricio268 17/01/2024

Divertido.
Não costumo ler a obra depois de assistir o filme. É fato que lerei com as imagens dos atores e das sequências de ação já gravadas na mente, e isso interfere na criação das cenas quando leio o livro. Não é um grande empecilho, mas veda um pouco a criatividade do cérebro em criar cenas próprias. Isto posto, a diversão é a mesma e continua garantida. O livro, como já comentei, é bem mais violento com muitas cenas dignas de The Walking Dead.
Michael Crichton aproveita seu trabalho para discutir os avanços irresponsáveis da ciência, em toda sua abrangência. Discussão que sempre estará em voga, graças a Deus. Também aborda outros temas relevantes que estão aí desde sempre e sempre estarão. Vai lá, leia o livro, você vai ver.
Confesso que já perto do fim fiquei meio entediado de tantos dinossauros e pessoas fugindo deles, mas é apenas a opinião de quem não curte tanto assim ficção científica.
Boa leitura e divirta-se.
Bruno Malini 17/01/2024minha estante
Leia os outros do autor que não são ficção: Sol Nascente, Revelação, Armadilha aérea... muito bons

Lucas1429 16/01/2024

Uma boa surpresa assim como ovos de dinossauro
Quando comecei a ler não pensei que ia me deparar com um livro tão bom assim, a leitura muito leve e fácil, muito gostosa e divertida, a crítica é muito bem feita e a amarração dela que o autor faz através de figuras como Hammond, Malcom, Wu e o próprio parque é proporcionam uma experiência excelente na leitura. Nos parâmetros da ficção científica precisamos levar em conta também as explicações e aqui elas são muito bem feitas, o autor soube explicar bem e de forma simples pra leigos entenderem. Enfim, foi uma ótima leitura.

ViviMota222 16/01/2024

Eu amo esse mundo, meu deus
Eu amo todo esse universo do Jurassic Park, dos filmes até a série do Acampamento Jurássico. E agora ler o livro é realmente uma experiência completa!

Jurassic Park mostra o resultado do trabalho de pessoas ambiciosas que acharam que poderiam trazer animais de milhões de anos atrás para os dias de hoje, e mostra o desastre que isso causou.

Ver o desenvolvimento dessa estória, mostrando o desastre ocorrendo pouco a pouco, é incrível! E além disso, tiramos várias reflexões através de Ian Malcolm, que sabia que essa idéia daria errado desde o começo, ele é matemático, mas realmente daria um bom filósofo, porque é cada filosofada de 3-4 páginas que ele faz?

Os momentos de tensão são MARAVILHOSOS, você fica tão preocupada com o que vai acontecer que não consegue parar de ler!

Maaaaas, como nem tudo são flores, o único ponto que não gostei nesse livro foi a descrição de alguns cenários, não consegui imaginar muito bem pois achei a descrição meio confusa. Talvez você consiga entender melhor do que eu porque cada pessoa tem sua experiência de leitura, mas para mim, foi isso!

Recomendo para todos que gostam de uma boa aventura! E se você já assistiu aos filmes, por favor, leia! É uma experiência a mais ler a obra original!

Gi 15/01/2024

?A vida encontra um meio?
Ler esse livro foi uma nostalgia enorme, tendo assistido os filmes desde criança. ADOREI os capítulos que detalham a genética e a tecnologia, me senti como uma própria cientista do livro e acho que isso é um ponto muito legal sobre esse livro porque vc pode se sentir realmente dentro da história, por conta dos muitos detalhes que o autor traz ao longo do enredo. O livro é longo mas realmente vale a pena ler esse calhamaço kkkkkk
Uma coisa que eu não sabia como seria ao começar a ler era se a história seria parecida com a do filme e fiquei contente por descobrir que é, então se vc gosta do filme provavelmente gostaria do livro também.
As famosas frases de efeito são também muito nostálgicas e a personalidade de Ian Malcom é simplesmente sensacional kkkkkkk

Carlos Nunes 13/01/2024

Muito mais que apenas uma aventura com dinos
Esse livro foi uma grande surpresa! Grande fã da série de filmes, iniciei a leitura sem muita expectativa além de uma história já conhecida, estava mais interessado mesmo era em conhecer a escrita do Crichton. Ainda antes de entrar na história, o autor nos traz um prólogo perturbador, misto de ficção e realidade, contando o surgimento e o desenvolvimento da manipulação genética, não mais feita nos laboratórios, mas em grandes empresas, muitas vezes subsidiadas pelos governos, e como essas empresas utilizam o meio científico para fins dos quais nem temos ideia, e os próprios cientistas muitas vezes são manipulados sem se dar conta disso. E, já na trama, as diferenças entre as obras fica gritante: não só o início é bem diferente do filme, como também os personagens são mais complexos e desenvolvidos.
À medida que avançamos, vão surgindo muitas e muitas questões científicas e filosóficas, inseridas brilhantemente aqui e ali, mas nunca desnecessárias ou excessivas. Juntando a isso um domínio total da escrita, o autor consegue manter o ritmo num crescendo, com a situação se agravando, as interações com os dinos cada vez mais perigosas, até um ponto em que parar a leitura se torna impossível, levando a um final totalmente diferente do filme.
De negativo, só o fato de ter na mente as cenas dos filmes e o rosto dos atores, e isso, logicamente tira um pouco da experiência. Ler essa obra sem ter visto o filme deve ser uma experiência e tanto!
Em resumo, esse livro é uma daquelas obras que desprezamos por conta do filme, que é excepcional, um marco do cinema, sem dúvida, mas não passa de uma grande aventura visual, orquestrada pelas mãos de mestre do Spielberg. E apenas uma aventura é tudo o que esse livro não é, tanto pelas cenas bastante sangrentas quanto pelas inúmeras e atuais discussões que suscita. Obra fantástica, que recomendo sem reservas!

Antunes 13/01/2024

Quando os dinossauros dominavam a terra
Jurassic Park é um daqueles livros que todo mundo viu a adaptação. A medida que você vai lendo, percebe que há algumas cenas tão próximas que parece deja-vú.

Porém, há diferenças brutais de tom. Enquanto na adaptação temos personagens que por diversas vezes parecem ingênuos. No livro, muito mais próximo da "realidade" proposta, vemos cada personagem se moldando em nossa frente com as questões básicas que certamente teríamos perante criaturas de tamanha magnitude.

Fiz diversas marcações no livro mas tem uma que reflete muito o que vivemos hoje: "NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO, NINGUÉM PENSA. NÓS ESPERÁVAMOS BANIR O PAPEL, MAS NA VERDADE ACABAMOS BANINDO O PENSAMENTO". Escrito em 1990, Crichton por ser exímio observador e curioso por natureza, já nos convidava a questionar tudo... inclusive um parque com animais extintos.

Leiam Crichton, vai fazer um bem danado ao seu senso crítico...

A resenha em vídeo sai logo mais no canal!!!
Fabricio268 13/01/2024minha estante
Excelente!!!

Carlos Nunes 13/01/2024minha estante
Foi uma grande (e positiva) surpresa! Obrigado por insistir em que eu conhecesse o autor!

Benicio 12/01/2024

A vida dá um jeito
Creio que qualquer pessoa conhece o livro por causa do clássico filme, mas ao ler vai se surpreender como ele pode ser diferente.
O maior destaque do livro para mim foi como ele mostra a capacidade destrutiva do capitalismo. Toda a tragédia acontece pois ricos queriam lucrar em cima de algo desconhecido e sem controle. É um bom livro a ação demora, mas não para quando começa. As mortes são bem gráficas e violentas.

Bilho 11/01/2024

Vim esperando o filme e veio algo muito melhor!
Um livro magnífico, de leitura cativante e que claramente se teve muita pesquisa para escrever.

O livro te dá tudo o que você precisa para sua imaginação completar o cenário. Meu medo era ser um livro que forçava cenas de ação deixando de lado uma boa história, mas não foi isso que aconteceu. O livro tem uma ótima história, boa introdução dos personagens e mesmo introduzindo a história como um todo é incrível. Crichton sabia exatamente os momentos de transicionar o espaçamento da história e as ambientações.

Claramente é um livro que se teve muita pesquisa em cima, as explicações de paleontologia, computação, matemática é simplista para que qualquer leitor leia e realmente faz sentido dentro da história sem fazer muita ladainha. Além disso, traz boas críticas sobre a ciência e como o mundo utilizava e utiliza até hoje a ciência. Muitas das críticas que são feitas se aplicariam para problemas da nossa época, como as IA,S de exemplo.

Eu só não dei 5 estrelas devido ao final, que apesar de ser muito bom, senti que é aquele final "sem fim" para abrir espaço para uma sequência, um pique final de filme da marvel, mas ainda assim, um final muito bem feito.
Cuico 16/01/2024minha estante
Fiquei com muita vontade de ler depois dessa resenha!

Fefe 08/01/2024

Um clássico incomparável
Fui ler com muitas expectativas, mas nada comparado com o que li. O livro é uma obra prima completo.

Achei incrível como o terror foi instalado, nunca achei que ficaria com tanto medo de um velocirraptor kkkk

Isabela.Calomeni 08/01/2024

Eu amei o livro!!! Acho que o autor fez uma pesquisa bem detalhada para cada tópico do livro, no qual faz a gnt entender cada passo que foi dado! Super recomendo pra quem gosta dos filmes e deixando o final pra uma continuação.

Thati 08/01/2024

Não tem como Jurassic Park ser ruim. Sempre amei os filmes e agora tou amando os livros. É como se você tivesse nos bastidores da criação do parque, tudo é explicado, desde a genética, o habitat, natureza, tudo de uma forma bem mais completa.