O Parque dos Dinossauros

O Parque dos Dinossauros Michael Crichton

Resenhas - O Parque dos Dinossauros

Gabriela 04/02/2024

Amei!
Eu amei o livro! Eu sou apaixonada pela saga de Jurassic Park (filmes) e estava com uma vontade tremenda de ler os livros. O que fez com que eu amasse ainda mais essa série de filmes. Muitas coisas são diferentes do que no filme (existem muitos conflitos, personagens e personalidades) que não são apresentadas ao público nos filmes. Fiquei chateada com algumas mortes admito, mas apesar de tudo amei!!! Achei que o livro prende muito a atenção trazendo diversos conflitos para a trama.

hmhenrique 01/02/2024

Fantástico
Ah, que livro maravilhoso de se ler. Não dá pra negar que eu sou muito fã da franquia de Jurassic Park. Quando fiquei sabendo da existência do livro fui correndo comprar e foi uma leitura fantástica. O livro é rico em detalhes e nos faz querer devorar todas as páginas o quanto antes. Super recomendo!

savageboy 31/01/2024

!
Jurassic Park, é um livro que trabalha envolto de uma trama única seguindo um "paradigma" que Michael Crichton criou e conseguiu dominar de uma maneira especial.

O "paradigma" de Crichton, é um mesclado dos mais diversos assuntos da ciência (clonagem) e biociência (vida - conhecimentos) o que torna a história do Jurassic Park sólida e inteligente.

Algumas leituras são extremamente cansativas, Esse livro é perfeito em diversos aspectos e entre eles a leitura/escrita é incrível. Conforme você vai lendo, mais instigante a história se torna e você quer saber mais e mais.

O autor Michael Crichton, encontrou uma maneira de integrar a natureza nesse livro juntamente com a quebra daquele estereótipo do "homem acima de todas as coisas". Nessa obra, ele (autor) consegue nos mostrar o quanto o homem é falho e arrogante ao ponto da soberba se tão alta expondo diversos indivíduos em um risco iminente sem pensar nas consequências.

Por fim, essa de fato é uma obra que mereceu/merece ser lembrada a todo momento. Todos os personagens tem seus papéis fundamentais e isso é fenomenal, não há arrependimento quando se fala nessa obra. Estou ansioso para ler "O Mundo Perdido".

9,5/10 (não vou dar 10 porque pode ser que o segundo livro me surpreenda mais que o primeiro, caso contrário, volto e faço as alterações).

Leitorina 31/01/2024

Uma leitura única
Gente, eu fiquei chocada.
Sempre amei os filmes, mas o livro me transportou completamente pra isla nublar, fiquei imersa por tanto tempo nesse mundo que agora tá muito difícil não observar minha cachorrinha Lola Saura e pensar que o jeito que ela vira a cabeça parece muito com um velociraptor (?)
Amei que a história traz um protagonismo DO 🤬 #$%!& pro Ian Malcolm, eu simplesmente fiquei fissurada em cada explicação teórica dentro desse livro. A forma que o autor trazia informações reais no meio de um livro tão intenso me deixou muito encantada.
Vale MUITO a leitura, muito mesmo.

Nick 31/01/2024

Vim esperado o filme e veio algo muito melhor

Um livro magnífico, de leitura cativante e que claramente se teve muita pesquisa para escrever.

O livro tem da tudo que precisa para sua imaginação completar o cenário. O livro tem uma ótima história, boa introdução dos personagens e mesmo introduzindo a história como um todo é incrível. Crichton sabia exatamente os momentos de transicionar o espaçamento da história

Rafittha 29/01/2024

O Parque dos Dinossauros (Parque Jurássico)
Michael Crichton, com sua escrita leve e desprendida, nos transporta para o século 20 e sua corrida na construção da engenharia genética como potencial na criação de produtos comerciais.

O Parque dos Dinossauros, como um marco da literatura, traz tudo que uma boa leitura precisa. A história nos prende a cada capítulo, fazendo com que, seja impossível soltar o livro.

A revolução genética traz o poder de criação e desenvolvimento de produtos geneticamente modificados, desenvolvidos para beneficiar a humanidade como: medicamentos, vacinas e a cura para doenças. Mas e se essa nova tecnologia fosse utilizada para o entretenimento?

Jhon Hammond, um senhor de 76 anos, acreditou no potencial da engenharia genética para a recriação de animais extintos. Após conseguir o apoio de grandes investidores e com a ajuda de um geneticista chamado Henry Wu, Hammond, criou um parque zoológico com animais extintos localizado numa ilha na Costa Rica, chamada Isla Nublar.

Contudo, após estranhos ataques e aparições de animais na costa, os investidores começam a repensar a segurança do parque. No intuito de provar o potencial do Parque Jurássico, Hammond, chama uma equipe de especialista para avaliar e aprovar a abertura, composta por um matemático, teórico do caos chamado Ian Malcolm; um paleontólogo, chamado Alan Grant e uma Paleobotânica, chamada Ellie Sattler. Mas para provar a viabilidade do entretenimento, Hammond, assume um grande risco ao levar para a ilha seu netos, Lex e Timmy.

A teoria do Caos, proposta de Ian Malcolm, diz que acontecimentos caóticos são inerentes a sistemas complexos. Até onde o ser humano pode controlar um sistema composto por criaturas trazidas de volta da extinção?

Crichton, traz questionamentos acerca da construção do mundo e da complexidade humana comparando aos avanços científicos. A ambição de Hammond, e a negligência inconsequente no trato dos acontecimentos mostra até onde vai a ambição do magnata.

Uma leitura complexa, que, talvez pelo contexto histórico, trás algumas problematicas com relação a posição de pessoas negras e pobres.

Recomendo a leitura para aqueles que gostam de uma leitura com contexto histórico, fatos científicos, possuam estômago forte e não se assustam com sangue. Depois de ler esse livro, você irá começar a enxergar os dinossauros de uma forma totalmente diferente.

sophiii_cg 28/01/2024

????
Sinceramente não gostei muito do livro não.
parei diversas vezes de ler e demorei muuuuito tempo para acabar ele pq a leitura simplesmente não ia pra mim e tbm não me prendia de forma nenhuma.
tinha partes interessantes do livro que eu realmente gostei, mas tinha outras que eu odiei.

Rebeca.ArrAbola 23/01/2024

Fã dos filmes desde sempre, fiquei maravilhada ao saber que era baseado num livro. Sendo assim, fui correndo desbravar essa aventura e amei demais. Desde quando começa a dar merda, você vive momentos de agonia torcendo para que consigam sobreviver. O livro tbm traz várias reflexões muito interessantes que eu nunca havia feito antes. Com certeza recomendo!

JVVM 23/01/2024

Simplesmente fantástico
Quando criança, assisti à aclamada adaptação do Steven Spielberg deste livro. E eu fiquei completamente fascinado pela obra, assim como pelos animais que a inspiraram. Então, estudei bastante sobre eles. Isso até que a paixão esfriou, mas ainda continuava. Foi então que em um belo dia, apareceu para mim um vídeo no Tiktok sobre Jurassic Park, o livro, bem como esporadicamente foram aparecendo mais e mais, o que me deixou muito curioso. Sendo assim, acabei me redendendo e comprei o ebook. E, senhoras e senhores, que livro! Aquela paixão reacendeu intensamente. Por isso, vi-me enfeitiçado pelo livro e por esses animais fantásticos, até voltei a jogar Jurassic World Evolution, game que havia desistido de jogar logo nas primeiras horas. Mas impulsionado pelo livro até comprei todos os conteúdos adicionais para ele (menos o pack de skins dos raptores). Quanto ao livro em si, é uma verdadeira obra prima, msm que não seja muito fiel aos dinossauros e pterossauros (animais estes que o autor erroneamente chama de "dinossauros" e "pássaros", sem falar que ele generaliza dizendo que todos os dinossauros são pássaros e diz ainda que eles não são répteis). Aliás, eu ignorei um pouco as descrições e os imaginei como a ciência atual presume que eles eram. De toda forma, é um livro muito bem escrito e eu adorei os personagens. Apesar de tudo, eu amei as cenas majestosas e apavorantes sobre essas criaturas mesozoicas que as passagens dessa maravilha me fizeram projetar em minha mente, mesmo que as vezes esses animais parecessem mais com serial killers do que com dinossauros. Além disso, não sei se por nostalgia, eu prefiro algumas coisas do filme. Entretanto, no conjunto da obra, o livro é incrivelmente melhor. Por essa razão, recomendo demasiadamente. (P.S.: vale ressaltar, é uma obra adulta, porque é muito violenta e viceral.)

Renan 21/01/2024

Pra mim já é um clássico
A leitura comece despretensiosa, parece apenas mais uma história de ficção científica. Mas conforme vai avançando, você se pega apreensivo com o futuro dos personagens(fiquei o livro todo torcendo pelas crincinhas haha).

Eu gostei bastante porque ele é bem descritivo, tanto sobre os personagens, quanto a história e até mesmo os detalhes científicos sobre a parte de clonagem, mas nada maçante, descreve de um jeito que conseguia imaginar as cores e texturas dos dinossauros.

A narrativa é muito boa também, quando chega na parte que eles encontram o t-rex ?eu simplesmente não conseguia parar de ler. O suspense da trama é muito envolvente. Li durante o recesso entre natal e ano novo e foi divertido demais, recomendo.

Lelettss 20/01/2024

Se vc veio só pelos dinos, vê os filmes. Mas o livro é mlr.
Pela primeira vez na história, eu recomendo uma adaptação. Os filmes fazem muito bem o seu trabalho na adaptação da história em si, mesmo que mudem algumas coisas. Se você não gosta de leituras pesadas ou tá lá só pelos dinossauros devorando gente, vê os filmes, pelo menos lá vc vê algo de verdade.
AGORA, o livro tem uma crítica social e um embasamento científico assustador de completo. Tem muito conteúdo e é muito bem colocado, não achei tão massante, mesmo tendo longas explicações sobre teoria do caos ou poder hereditário

Dito isso Ian Malcom melhor personagem
E 🤬 #$%!& Hammond

Diego627 18/01/2024

Filme vs Livro
De fato o livro supera o filme em muitos aspectos. De certo modo o filme só é bom pra nós vermos os dinossauros, fora isso mesmo lendo basta pesquisar o nome do dinossauro que está descrito no livro e pronto.
A história do livro é muito melhor, sabemos que adapta livros é difícil e com esse não é diferente. Esse livro é muito mais rico em detalhes, muitas discussões filosóficas sobre a vida, sobre o universo e tudo mais.
Temos grandes personagens, como o Dr grant que além de inteligente é muito engraçado as reações dele, mesmo no meio perigo ele acha as coisas super fascinante, Malcon se demonstrou um dos personagens mais lúcidos do livro, quando ao velho Hammond é personagem mais mesquinho junto com seu grupinho da ilha.
Antes de falar dos dinos, uma breve menção sobre os piores personagens do livro que são as crianças, mas em particular a Alexis que é uma personagem exatamente irritante e horrível, não vejo necessidade de enfiar criança em todo livro, série ou filme, juro que quase paro de ler por causa dela, chega dava até desgosto ler as cenas dela, personagem irritante demais. Enfim, o Tim pelo menos ainda é de boas.
Agora sobre os dinossauros, a rexy teve seu brilho roubado pelos raptos. E inclusive nesse livro os dois T Rex tiveram muito mais destaque no que franquia inteira de filmes.
Agora os raptos realmente roubam a cena demais no livros, é incrível a construção deles e desfecho finais.
No final fica entre aberto, porém como já sabemos fizeram já 6 filmes e até o presente momento dessa resenha. Enfim ótimo livro e recomendo a quem quiser a ler. Se tornou um dos meus favoritos!!

lucaxcomx 18/01/2024

"A descoberta científica sempre agride o mundo natural"
Escrito por Michael Crichton e publicado em 1990, Jurassic Park é uma obra literária que mais tarde foi adaptada para o cinema com a direção de Steven Spielberg. A ficção científica começa de forma muito criativa, instigando o leitor a continuar.

Ao meu ver, a experiência da leitura desse livro hoje em dia não é a mesma de quando foi lançada, a mídia áudiovisual popularizou os dinossauros no cinema, então a leitura pode ser um pouco afetada por uma imaginação já pré estabelecida. Mesmo assim, a aventura se mostrou muito cativante. A escrita do Crichton é fluída e fácil de se acostumar, muitas vezes fazendo com que o leitor se sinta na pele dos personagens.

É uma história intensa em seu clímax e de ritmo perfeito. A bioética e a teoria do caos são assuntos muito abordados, fazendo o leitor refletir um pouco, há diálogos filosóficos bem feitos, criando um boa dupla com a ficção.

Computação e genética também estão presentes, Crichton não mediu esforços para estudar sobre antes de escrever a obra, algo que é muito apreciável em autores desse gênero. É uma trama muito bem feita, tensa quando tem que ser, em vários momentos tem um horror explícito e entrega o que propõe. Recomendo a leitura para todos os amantes de ficção, cinco estrelas.

Fabricio268 17/01/2024

Divertido.
Não costumo ler a obra depois de assistir o filme. É fato que lerei com as imagens dos atores e das sequências de ação já gravadas na mente, e isso interfere na criação das cenas quando leio o livro. Não é um grande empecilho, mas veda um pouco a criatividade do cérebro em criar cenas próprias. Isto posto, a diversão é a mesma e continua garantida. O livro, como já comentei, é bem mais violento com muitas cenas dignas de The Walking Dead.
Michael Crichton aproveita seu trabalho para discutir os avanços irresponsáveis da ciência, em toda sua abrangência. Discussão que sempre estará em voga, graças a Deus. Também aborda outros temas relevantes que estão aí desde sempre e sempre estarão. Vai lá, leia o livro, você vai ver.
Confesso que já perto do fim fiquei meio entediado de tantos dinossauros e pessoas fugindo deles, mas é apenas a opinião de quem não curte tanto assim ficção científica.
Boa leitura e divirta-se.
Bruno Malini 17/01/2024minha estante
Leia os outros do autor que não são ficção: Sol Nascente, Revelação, Armadilha aérea... muito bons