O Parque dos Dinossauros

O Parque dos Dinossauros Michael Crichton

Resenhas - O Parque dos Dinossauros

Isa 14/02/2024

Muito melhor do que o filme
Me espantei com tantas coisas que mudaram no filme, na verdade não é uma adaptação, eles pegaram o tema central e fizeram do jeito deles. Porém, como na maioria dos casos, o livro é superior, aprofunda os dinossauros, os personagens e os detalhes importantes que o filme deixa de lado

Jean.Guimaraes 13/02/2024

Ancestralidade e profundidade em reflexões
Mais completo que o filme, sem dúvida, no livro o autor dá muito mais detalhes e trabalha de forma mais incisiva vários conceitos sobre ancestralidade. Sobre o papel do homem na sociedade. Os personagens tendem a ser mais profundos, deixando os até certo ponto mais caricatos e datados também. Mas o livro como um todo é muito legal. Assisti o filme no seu lançamento, em 93, com 6 anos de idade. E só descobri a existência do livro agora, na casa dos 30, como eu gostaria de tê-lo lido na adolescência quando dinossauros ainda me conectavam mais. Mas, ainda assim, me diverti demais lendo o livro e fiquei muito empolgado para rever o filme.

Moreno02 05/02/2024

Uma ficção muito convincente.
O talento de Michael Chrichton é inegável, em poucos parágrafos ele consegue te convencer que qualquer coisa possa de fato ter acontecido. A ação demora um pouco pra engatar, na verdade começa quase no meio do livro, mas até lá você é completamente envolvido em uma atmosfera de tecnologia, história e paleontologia que tem seu charme de certo modo.
E a ação quando começa, é sem freio, a tensão do vai crescendo e por vezes me vi sem fôlego, ansioso pela próxima página, para ter minha recompensa em mortes sangrentas, corpos dilacerados e terror descrito em dentes e garras.
O caráter dos personagens é totalmente diferente do que eu esperava, pois me baseiei nos filmes, mas admito que gostei bem mais deles aqui, apesar de alguns serem bem mais covardes e até egoístas do que eu imaginei.
Não somente recomendo como insisto que seja lido. Vou agora mesmo começar o volume 2.

D. R. Guindani 04/02/2024

Jurassic Park - Michael Crichton
O livro conta com cenas de ação e de tensão que nos prendem de uma forma surpreendente. O problema são diálogos longos demais, em que algumas personagens possuem falas que ocupam mais de quinze linhas e não chegam a lugar algum.
O livro também nos traz eventos que ocorrem antes dos acontecimentos que conhecemos no filme, o que serve como um ótimo contexto para a trama, mas sinto que o livro poderia ter terminado antes, pois enrola com algumas cenas no final.
Falando em final, o último capítulo termina de forma muito vaga. Talvez o segundo livro explique isso, mas parece inacabado em minha opinião.

Gabriela 04/02/2024

Amei!
Eu amei o livro! Eu sou apaixonada pela saga de Jurassic Park (filmes) e estava com uma vontade tremenda de ler os livros. O que fez com que eu amasse ainda mais essa série de filmes. Muitas coisas são diferentes do que no filme (existem muitos conflitos, personagens e personalidades) que não são apresentadas ao público nos filmes. Fiquei chateada com algumas mortes admito, mas apesar de tudo amei!!! Achei que o livro prende muito a atenção trazendo diversos conflitos para a trama.

hmhenrique 01/02/2024

Fantástico
Ah, que livro maravilhoso de se ler. Não dá pra negar que eu sou muito fã da franquia de Jurassic Park. Quando fiquei sabendo da existência do livro fui correndo comprar e foi uma leitura fantástica. O livro é rico em detalhes e nos faz querer devorar todas as páginas o quanto antes. Super recomendo!

savageboy 31/01/2024

!
Jurassic Park, é um livro que trabalha envolto de uma trama única seguindo um "paradigma" que Michael Crichton criou e conseguiu dominar de uma maneira especial.

O "paradigma" de Crichton, é um mesclado dos mais diversos assuntos da ciência (clonagem) e biociência (vida - conhecimentos) o que torna a história do Jurassic Park sólida e inteligente.

Algumas leituras são extremamente cansativas, Esse livro é perfeito em diversos aspectos e entre eles a leitura/escrita é incrível. Conforme você vai lendo, mais instigante a história se torna e você quer saber mais e mais.

O autor Michael Crichton, encontrou uma maneira de integrar a natureza nesse livro juntamente com a quebra daquele estereótipo do "homem acima de todas as coisas". Nessa obra, ele (autor) consegue nos mostrar o quanto o homem é falho e arrogante ao ponto da soberba se tão alta expondo diversos indivíduos em um risco iminente sem pensar nas consequências.

Por fim, essa de fato é uma obra que mereceu/merece ser lembrada a todo momento. Todos os personagens tem seus papéis fundamentais e isso é fenomenal, não há arrependimento quando se fala nessa obra. Estou ansioso para ler "O Mundo Perdido".

9,5/10 (não vou dar 10 porque pode ser que o segundo livro me surpreenda mais que o primeiro, caso contrário, volto e faço as alterações).

Leitorina 31/01/2024

Uma leitura única
Gente, eu fiquei chocada.
Sempre amei os filmes, mas o livro me transportou completamente pra isla nublar, fiquei imersa por tanto tempo nesse mundo que agora tá muito difícil não observar minha cachorrinha Lola Saura e pensar que o jeito que ela vira a cabeça parece muito com um velociraptor (?)
Amei que a história traz um protagonismo DO 🤬 #$%!& pro Ian Malcolm, eu simplesmente fiquei fissurada em cada explicação teórica dentro desse livro. A forma que o autor trazia informações reais no meio de um livro tão intenso me deixou muito encantada.
Vale MUITO a leitura, muito mesmo.

Nick 31/01/2024

Vim esperado o filme e veio algo muito melhor

Um livro magnífico, de leitura cativante e que claramente se teve muita pesquisa para escrever.

O livro tem da tudo que precisa para sua imaginação completar o cenário. O livro tem uma ótima história, boa introdução dos personagens e mesmo introduzindo a história como um todo é incrível. Crichton sabia exatamente os momentos de transicionar o espaçamento da história

Rafittha 29/01/2024

O Parque dos Dinossauros (Parque Jurássico)
Michael Crichton, com sua escrita leve e desprendida, nos transporta para o século 20 e sua corrida na construção da engenharia genética como potencial na criação de produtos comerciais.

O Parque dos Dinossauros, como um marco da literatura, traz tudo que uma boa leitura precisa. A história nos prende a cada capítulo, fazendo com que, seja impossível soltar o livro.

A revolução genética traz o poder de criação e desenvolvimento de produtos geneticamente modificados, desenvolvidos para beneficiar a humanidade como: medicamentos, vacinas e a cura para doenças. Mas e se essa nova tecnologia fosse utilizada para o entretenimento?

Jhon Hammond, um senhor de 76 anos, acreditou no potencial da engenharia genética para a recriação de animais extintos. Após conseguir o apoio de grandes investidores e com a ajuda de um geneticista chamado Henry Wu, Hammond, criou um parque zoológico com animais extintos localizado numa ilha na Costa Rica, chamada Isla Nublar.

Contudo, após estranhos ataques e aparições de animais na costa, os investidores começam a repensar a segurança do parque. No intuito de provar o potencial do Parque Jurássico, Hammond, chama uma equipe de especialista para avaliar e aprovar a abertura, composta por um matemático, teórico do caos chamado Ian Malcolm; um paleontólogo, chamado Alan Grant e uma Paleobotânica, chamada Ellie Sattler. Mas para provar a viabilidade do entretenimento, Hammond, assume um grande risco ao levar para a ilha seu netos, Lex e Timmy.

A teoria do Caos, proposta de Ian Malcolm, diz que acontecimentos caóticos são inerentes a sistemas complexos. Até onde o ser humano pode controlar um sistema composto por criaturas trazidas de volta da extinção?

Crichton, traz questionamentos acerca da construção do mundo e da complexidade humana comparando aos avanços científicos. A ambição de Hammond, e a negligência inconsequente no trato dos acontecimentos mostra até onde vai a ambição do magnata.

Uma leitura complexa, que, talvez pelo contexto histórico, trás algumas problematicas com relação a posição de pessoas negras e pobres.

Recomendo a leitura para aqueles que gostam de uma leitura com contexto histórico, fatos científicos, possuam estômago forte e não se assustam com sangue. Depois de ler esse livro, você irá começar a enxergar os dinossauros de uma forma totalmente diferente.

sophiii_cg 28/01/2024

????
Sinceramente não gostei muito do livro não.
parei diversas vezes de ler e demorei muuuuito tempo para acabar ele pq a leitura simplesmente não ia pra mim e tbm não me prendia de forma nenhuma.
tinha partes interessantes do livro que eu realmente gostei, mas tinha outras que eu odiei.

Rebeca.ArrAbola 23/01/2024

Fã dos filmes desde sempre, fiquei maravilhada ao saber que era baseado num livro. Sendo assim, fui correndo desbravar essa aventura e amei demais. Desde quando começa a dar merda, você vive momentos de agonia torcendo para que consigam sobreviver. O livro tbm traz várias reflexões muito interessantes que eu nunca havia feito antes. Com certeza recomendo!

JVVM 23/01/2024

Simplesmente fantástico
Quando criança, assisti à aclamada adaptação do Steven Spielberg deste livro. E eu fiquei completamente fascinado pela obra, assim como pelos animais que a inspiraram. Então, estudei bastante sobre eles. Isso até que a paixão esfriou, mas ainda continuava. Foi então que em um belo dia, apareceu para mim um vídeo no Tiktok sobre Jurassic Park, o livro, bem como esporadicamente foram aparecendo mais e mais, o que me deixou muito curioso. Sendo assim, acabei me redendendo e comprei o ebook. E, senhoras e senhores, que livro! Aquela paixão reacendeu intensamente. Por isso, vi-me enfeitiçado pelo livro e por esses animais fantásticos, até voltei a jogar Jurassic World Evolution, game que havia desistido de jogar logo nas primeiras horas. Mas impulsionado pelo livro até comprei todos os conteúdos adicionais para ele (menos o pack de skins dos raptores). Quanto ao livro em si, é uma verdadeira obra prima, msm que não seja muito fiel aos dinossauros e pterossauros (animais estes que o autor erroneamente chama de "dinossauros" e "pássaros", sem falar que ele generaliza dizendo que todos os dinossauros são pássaros e diz ainda que eles não são répteis). Aliás, eu ignorei um pouco as descrições e os imaginei como a ciência atual presume que eles eram. De toda forma, é um livro muito bem escrito e eu adorei os personagens. Apesar de tudo, eu amei as cenas majestosas e apavorantes sobre essas criaturas mesozoicas que as passagens dessa maravilha me fizeram projetar em minha mente, mesmo que as vezes esses animais parecessem mais com serial killers do que com dinossauros. Além disso, não sei se por nostalgia, eu prefiro algumas coisas do filme. Entretanto, no conjunto da obra, o livro é incrivelmente melhor. Por essa razão, recomendo demasiadamente. (P.S.: vale ressaltar, é uma obra adulta, porque é muito violenta e viceral.)