O Parque dos Dinossauros

O Parque dos Dinossauros Michael Crichton

Resenhas - O Parque dos Dinossauros

Piovsss 05/03/2024

Livro incrível e tenso do início ao fim
Antes de começar quero dizer que o livro é bem diferente do filme, ainda mais por suas cenas extremamente agressivas e pesadas. O livro tem um ritmo frenético que deixa a pessoa viciada em saber o que vai acontecer, cheio de diálogos ricos e cenas de tirar o fôlego. Um dos favoritos do ano!

joao_pedrola 02/03/2024

Jurassic Park
Esses dinossauros são sinistros, só querem matar por esporte, me lembraram a Indominus Rex do Jurassic World.
É muito interessante como apesar do livro ser sobre dinossauros, falar muito sobre genética e até um pouco sobre computação, ele faz você refletir sobre até onde vai a ganância humana.
É uma leitura envolvente com um ritmo que começa lento, mas acelera conforme o caos dentro do parque aumenta.

Murilo 01/03/2024

Minha primeira ficção científica!
Esse livro ficou anos na minha estante e eu nunca dei valor nele e com certeza o Michael Crichton mudou totalmente meu ponto de vista sobre livros nessa temática. Uma obra muito bem escrita e que me deixou muitas vezes impressionado com a drama. Com certeza lerei outros livros do autor.

Beatriz2313 27/02/2024

ótimo suspense
Cresci com meu irmão mais velho me influenciando a gostar de dinossauros, sempre me fazia assistir todos os filmes possíveis e imagináveis com esse tema. até que vi Jurassic Park e uma chavinha virou na minha mente, eu realmente passei a AMAR dinossauros. Particularmente tenho uma relação muito forte com esse filme, pois minha tia amava ele e sempre assistíamos juntas.
o livro não fica muito pra trás, a ambientação é maravilhosa e eu gostei bastante do suspense, fiquei morrendo de medo quando lia antes de dormir. E as reviravoltas que, a gente que antes só conhecia o filme, NUNCA esperava??? muito bom...
minha crítica é sobre o próprio autor, e sei que pode soar anacrônico, mas o livro tem algumas partes xenofóbicas e machistas, a Dra.Ellie Sattler é bem esquecida no livro, durante toda a história ela tem mais participação em somente umas três partes, e em parágrafos curtos demais, isso me incomodou e me fez tirar estrelas do livro.
mas de resto, minha experiência foi ótima, eu adoro os personagens e indico a leitura pra todos que amam o filme :)
happyowl 28/02/2024minha estante
Simm, o clima de suspense desse livro é ótimo! Pena que essas partes xenófobicas e machistas atrapalham o desenvolvimento da trama e dos personagens...

J. Silva 02/03/2024minha estante
Bela resenha. Esse livro acaba de entrar para minha lista .

_lendoemsaturno 02/03/2024minha estante
Obrigada, fico feliz por isso e espero que goste do livro.?

Jusalazar 23/02/2024

Incrível!
Eu amei tanto, as aventuras, as cenas dos dinos sendo bem tensas. Tem muiito mais conteúdo que o filme.
Malcom como sempre icônico.
Grant e Ellie uns fofos.
As crianças sempre proporcionando ótimas cenas.
Hammond um chato.

Heloysa 21/02/2024

Aviso de possível spoilers
Apesar de começar devagar, o livro não tem uma leitura arrastada. Em alguns capítulos você começa a se perguntar se Alan Grant, Ellie Sattler e demais conseguirão sair - não necessariamente inteiros - do parque. Acho incrível que mesmo na tensão dos acontecimentos, há uma parte de você que fica refletindo sobre como, independente das eras ou milênios, desde o surgimento de nossa espécie, o ser humano é movido por uma incrível ganância.

Mesmo sendo inerente ao ser humano, em diversos níveis, chega ser absurdo acompanhar os pensamentos e ideias de personagens como o Sr. Hammond. Devo avisar que a cada aparição deste senhor, me causava um grande estresse, porque se pudéssemos definir uma personificação da ganância, mas não só dela, como também da incrível capacidade de culpar Deus e o mundo menos a si próprio, Hammond seria esta pessoa.

Não posso esquecer do Dr. Grant, considero este homem quase um santo por sua extrema paciência com a situação e acima disso, Ian Malcolm deveria receber um prêmio por sua sensatez.

Mesmo sendo o começo do ano, posso dizer que este se manterá sendo o melhor livro que li em 2024. Não sabia que questões éticas e filosóficas poderiam ser tão fáceis de acompanhar.

Jessica1248 20/02/2024

Fantástico ?
Um bilionário tem um grande sonho de criar um parque de diversões jamais visto, e esse sonho tornou-se realidade graças aos avanços da biotecnologia, que possibilitaram a clonagem de DNA pré-histórico.
Assim nasceu o Jurassic Park! A narrativa é incrível, a leitura flui muito bem, as descrições são impressionantes e proporcionam uma imersão fantástica. Para quem curte o gênero, é uma ótima pedida.

t2triz 19/02/2024

MUCHO BOM
CARA QUE LIVRO MANEIRO, muito empolgante, a escrita desse cara é divina, extremamente divertido e cativante

Grifa.Textos 19/02/2024

Ficção científica memorável
Michael Crichton, criador da série Plantão Médico. Aborda nesse livro o assunto clonagem de dinossauros.

Mas, não apenas isso. Um parque temático com dinossauros. O que poderia dar errado?

Um incidente na Ilha Nublar, local do parque. Faz com que o Paleontólogo Alan Grant e a Paleobotânica Ellie Sattler tenham que ir até a ilha para avaliar se o parque tem condições seguras pra ser inaugurado.

Junto com eles, temos o matemático Ian Malcolm. Que já condenou o parque com a sua teoria do caos.

O estilo de Crichton, combina ciência, ação e aventura num enredo eletrizante. Trazendo assuntos que nos fazem refletir.

Personagens cativantes e uma narrativa convincente são os pontos fortes do livro.

Apesar de alguns pontos questionáveis, a habilidade do autor em criar tensão e explorar temas éticos torna o livro uma leitura memorável para fãs de ficção científica e dinossauros.

Leila 18/02/2024

Urassic Park, escrito por Michael Crichton, é uma obra que mergulha os leitores em um mundo fascinante e perigoso, onde a ciência e a ambição se entrelaçam de maneiras imprevisíveis. Ao adentrar nas páginas deste livro, fui surpreendida positivamente pela riqueza de detalhes e pela profundidade que a narrativa apresenta, mesmo já tendo assistido e apreciado os filmes baseados na obra (na verdade sou super fã dos filmes, rs).

Inicialmente, confesso que nutri certa apreensão antes de começar a leitura, acreditando que a experiência poderia ser enfadonha, uma vez que os filmes já haviam conquistado meu coração. No entanto, Crichton conseguiu ir além das telas e oferecer uma narrativa que não apenas complementa, mas enriquece a trama que já conhecia.

A habilidade do autor em explorar os aspectos científicos por trás da criação do parque, bem como as complexidades éticas relacionadas à engenharia genética, adiciona uma camada de profundidade à história. Ainda que os filmes tenham capturado a essência da trama, o livro proporciona uma imersão mais detalhada nos dilemas morais enfrentados pelos personagens.

O que mais me impressionou foi a capacidade de Crichton de manter minha atenção, mesmo conhecendo de antemão os principais acontecimentos. Sua escrita envolvente e o ritmo acelerado da narrativa fazem com que cada página seja eletrizante, tornando difícil largar o livro. A familiaridade com os eventos não diminuiu a tensão, mas sim acrescentou nuances e detalhes que escaparam à atenção nas adaptações cinematográficas.

A fidelidade dos filmes ao livro é algo que merece destaque. Os diretores conseguiram capturar a essência recriando visualmente o parque e os dinossauros com impressionante fidelidade. Ao comparar a experiência da leitura com a visão na tela, percebi o cuidado em preservar os elementos que tornaram a obra original tão cativante. Gostei demais!

Kethilyn 14/02/2024

Icônico
Mesmo conhecendo a história através dos filmes, o livro não deixa de impressionar, ele demora até chegar a ação, mas quando chega, é brutal, de tirar o fôlego.