Terapia de Guerrilha

Terapia de Guerrilha Italo Marsili

Resenhas - Terapia de Guerrilha

1 | 2 | 3 | 4

Canoff 26/05/2023

NINGUÉM TE DEVE NADA. ACORDA!
Eu sabia que encontraria um livro com as opiniões pessoais do Ítalo, pois já consumi vários conteúdos dele. O livro aborda diversos aspectos sociais e psicológicos de forma simples e, naturalmente, pode ser interpretado como uma escrita ácida, o que de fato é. O fato de Ítalo ter um público majoritariamente masculino reflete em sua escrita mais ácida e direta. Acredito que todas as pessoas, especialmente os homens, deveriam ler esse livro. No entanto, vale ressaltar que ele não é indicado para pessoas sensíveis. Se você é um militante de Twitter, sugiro que não leia, pois o livro apresenta verdades que podem ferir seu ego intocável, respaldadas por argumentos contundentes. Para você, restam livros de qualidade duvidosa e discussões em threads.

No livro, Ítalo aborda diversos tópicos embasando-se nas perguntas recebidas em seu perfil do Instagram. Embora possa parecer uma leitura leve, as coisas mudam quando se compreende a abordagem do autor. O livro mexeu com o meu ego e considero-o indispensável para todos. Fiquei particularmente impressionado com a menção ao filósofo Olavo de Carvalho, com quem Ítalo conviveu e aprendeu ensinamentos considerados irremediáveis.

Dentre os assuntos tratados no livro, devo dar evidência a dois capítulos. Dado a característica da escrita, quando ela é empregada em pautas delicadas, muita gente sai reclamando aos ventos sem entender. A ideia que resume esse livro é: NINGUÉM TE DEVE NADA. Se você acha que as pessoas te devem alguma coisa, você não passa de um sujeito egocêntrico e que adora regozijar-se com “suas ideias surpreendentes”. Isso vale para homens e mulheres. Aprenda a viver como gente e largue de colocar o centro do mundo no seu próprio umbigo.

O outro ponto que é indispensável abordar é: SIRVA AS PESSOAS. O nosso papel nesse mundo é servir as pessoas. Você não veio ao mundo para descobrir o inimaginável, mas para servir. Sirva incessantemente. Sua vida está chata? Sem sentido? Levante a bunda do sofá e vá fazer alguma coisa de útil a alguém. Aliás, largue a ideia estúpida de “ah, estou me sentindo usado”. Se você está se sentindo usado, agradeça! Graças a Deus que estou sendo usado. Você queria o quê? Ficar guardado num potinho, na gaveta? no armário? Pelo amor de Deus. Comece a servir irremediavelmente as pessoas e encontrará um propósito para a sua vida. Se alguém usar você para um propósito estúpido, pense: “essa pessoa enxergou em mim, uma oportunidade para externalizar a insignificância dela”. Foi você que usou de um namorado(a) para esquecer o ex-namorado(a)? Não! Então para de achar que você foi lesado. O imbecil é o outro e não você. Pare de ficar lotando a cabeça de porcaria.

Para finalizarmos, saiba: você não é ninguém e não sabe o tanto que acha que sabe. Pare com esse egocentrismo e comece a viver igual gente decente. Tenha as suas aptidões, tenha suas pré-disposições, mas NUNCA use disso para inflar seu próprio ego. Aliás, aprenda a ser resiliente e pare de reclamar de tudo. Você chegou cansado do serviço e ainda tem que dar atenção aos filhos e à esposa? Sim! Essa a vida de um adulto. Você queria o quê? Você limpou a casa toda e ainda tem que cuidar dos filhos e do marido? Sim! É assim que uma mulher adulta vive. Parem de choramingar por coisas estúpidas. Usarei de uma frase do livro para terminar essa resenha: “A vida é guerra; o nascimento, a convocação”.
Jessica M. 27/05/2023minha estante
Eu preciso terminar esse livro! Eu não o encontrei em formato mobi e estou precisando ler pelo pc. Mas sua resenha me incentivou!

Canoff 27/05/2023minha estante
Jéssica, eu li pelo PC também.

LeoTeichholz 10/03/2023

Todo adolescente deveria ler. Todo homem, toda mulher. Leitura essencial nos dias de hoje. Vale cada palavra, cada reflexão.
Leiam e reflitam.

Tati Mila 21/02/2023

Trabalhe.Sirva.Seja forte.Não encha o saco.
Gostei bastante desse livro, conteúdo importante, está cheio de marcações.
Leitura essencial para nossos atuais dias?
? O amor é o que salva. Salva a nossa biografia e vida; salva as vidas dos outros.
Navegue; não faça pose; seja forte.
Ame?.

Maria 15/02/2023

Ótimo livro para saber sobre o que é importante na vida. Ensinamentos para sair da cadeira e se mover. Ótimo pra adolescentes e jovens que ainda estão perdidos e para pais. Direto, simples e certeiro. Ensinamentos como: pare de sentir pena de si mesmo, ninguém te deve nada, sirva, não encha o saco e trabalhe. Recomendo demais.

Michelle116 15/01/2023

Was nötig ist ist nicht immer angenehm - ist aber wichtig
Unglaubliches Buch. Einfach.
Italo sei schon für seinem Sprechstil und ?nicht süsse? Wörter bekannt. Hiermit kann man sehr gut verstehen, wieso und wofür.

Er spreche von Personalität, Mindset, von Kindheit zu Kindern, Beziehungen (entweder persönlich oder beruflich), immer mit dem Ziel, ein besserer, stärkerer, nützlicher, reicher (wieso nicht?) und vollständigerer Mensch zu sein. Dieses Buch ist voller Ideen, Ansichten, und kleine Schmerzen, die so ein grosses Potenzial haben, VIEL im Leben zu ändern. Wenn man dafür offen ist, und kein Angst hat, sich zu analysieren, kritisieren lassen und an sich selbst zu arbeiten (viel, und das wird ja anstrengend sein), ist das Prozess solches Lesen extrem leistungsstark.

Nach diesem Buch (tatsächlich nach jeder Seite) ist man nie wieder der gleiche - zum Glück.

Einfach arbeite, diene, sei stark und störe nicht.

Bia 06/10/2022

sem graça
sinceramente eu esperava mais, comecei a ler toda empolgada e depois parecia que estava lendo por obrigação, o pior e que durante a leitura parecia que estava de ressaca literaria, masss se souber interpretar os conselhos e ate bonzinho

Cristinacob 19/03/2022

Um tapa na cara!
Doc, o autor do livro, assim como é conhecido o dr Ítalo Marssili nas redes sociais, faz relatos de inúmeras questões e ansiedades do nosso dia a dia. Temas como traição, casamento, baixa alta estima, entre outros... Gostei bastante dos primeiros cinco capítulos, (reli) servindo de base pra os demais assuntos no livro, abordado. Ítalo Marssili, é bem lembrado como uma pessoa durona e que fala palavrões em suas lives.Direto, responde na lata, sem mi-mi-mi, às perguntas de seus seguidores. O livro te dá um sacode, há quem não goste dessa maneira de ser " frio" do doutor.
Fácil leitura, lembra e contém textos de suas lives no Instagram. ?

amanda 04/03/2022

Todos deviam ler
O tipo de livro que todo mundo devia ler pelo menos uma vez (se não várias vezes) pra aprender a ser gente! Recomendo muito e se preparem pq não foi fácil ler tanto tapa na cara kk

Isa 26/02/2022

Uau! Que livro necessário, recomendo para qualquer um, vai te abrir os olhos em todas as áreas da sua vida. Verdades que precisam ser ditas, na hora você pode até não concordar com o Italo, mas você sabe que ele está certo.

"Autoridade é a capacidade de criar um ambiente onde as outras pessoas se movem."

"A timidez é um dos resultados do egoísmo por ser um movimento espiritual e biográfico que pega o nosso umbigo e o posiciona no centro do mundo e de todà a existência. Ora, uma pessoa que saiba não ser o centro do mundo e de quantos interesses nele há - que sabe que os outros estão cagando e andando para ela, tocando suas próprias vidas - não pode ser tímida. O tímido só é tímido por ser egoísta. Acha-se o centro do mundo. Então já adianto: para vencer a timidez, você tem de conquistar uma saída de si. Tem de sair do seu umbigo e começar a vencer o próprio egoísmo."

"Não deseje segurança para si próprio na vida, jamais. Deseje ser forte para que possa garantir a se-gurança daqueles que você ama."

Trabalhe, sirva, seja forte e não encha o saco!

Tadeu Sigmaringa 12/01/2022

Guia de psicologia prática, excelente!
Com uma linguagem cotidiana e vulgar (num bom sentido), Italo Marsili aborda várias questões gerais que permeiam a vida das pessoas de hoje com esse guia de psicologia prática. Com um viés de autoajuda, perpassa por temas como relacionamento, autoestima, conselhos práticos e religião sem parafernálias. Trabalhe, sirva, seja forte e não encha o saco.

Sabryna 20/09/2021

Italo Marsili é psiquiatra e aborda neste livro, aspectos que incomodam, no geral, todas as pessoas que passam por dificuldades na vida, um livro interessantíssimo para aqueles que buscam respostas para assuntos trivais do dia a dia. Muito bom!!

Luca! 13/08/2021

Confesso que "apanhei" muito lendo esse livro, mas considero muito bom, me fez amadurece muito, deixar o vitimismo e reclamações de lado, e corre a trás do que realmente importa, saber que ninguém tem que fazer por mim o que eu mesmo posso fazer!

"Os socos que eu dou não são para feri-lo, mas para movê-lo. É simples assim."

Luh 07/08/2021

O livro propõem o que o título sugere!
O livro te dá alguns "socos", para acordar para o que é realmente importante na vida! Ítalo é um psiquiatra que utiliza de todo seu conhecimento até mesmo pessoal ao escrever está narrativa em primeira pessoa, para dar dicas e instruções que tornarão o ser humano, um ser mais funcional, através de uma linguagem simples e direta.

Rbraga 14/07/2021

???????????????????????????????????????????????????