Terapia de Guerrilha

Resenhas - Terapia de Guerrilha

1 | 2 | 3 | 4

Giovanna Capeli 26/10/2020

Um estalo
O livro traz muitos insights bons sobre a vida, sobre amar e servir. Acho que o autor acredita na meritocracia, o que eu não acredito, mas isso não me impediu de aproveitar a obra.

Jessie 25/10/2020

O formato do livro é meio diferente do que estamos acostumados a ver. Ao longo das páginas, há vários "prints" de perguntas/respostas que foram feitas e respondidas nos stories da rede social do autor. Em alguns momentos, ajuda no contexto do capítulo e em outros, acaba atrapalhando um pouco e se perdendo.
Há algumas coisas que a gente lê e não concorda, acha absurdo. Mas há outras, que se você refletir, acaba fazendo sentido.
É saber separar o que se aplica para você ou não. De um modo geral, há uns bons ensinamentos que podemos aplicar em nossas vidas.

É um livro ok. Mas eu tinha uma outra visão dele. Esperava mais ou outro tipo de "direcionamento".

Larissa 27/08/2020

Maravilhoso!
Livro maravilhoso! Verdades nuas e cruas. É aquele tapa na cara que às vezes a gente precisa. Vale a pena a leitura.

Saa Saraiva 17/08/2020

TERAPIA 'OU' GUERRILHA
Gente, é o Ítalo Marsili né?
Então ele vai fazer você refletir, as vezes vai te deixar bravo, as vezes vai fazer você gostar dele a ponto de seguir em todas as redes sociais e as vezes vai te fazer chorar.
Mas acredito que o livro é exatamente pra isso, pra te fazer refletir, te levar pra dentro, te mostrar ou tentar fazer você ver o teu propósito.
Então pra mim, é quase 5 estrelas, porque depois que terminei e passei a última página, ficou muito aprendizado.
Ok, tem palavras duras? Sim, tem. Tem argumentos fortes e as vezes até pesados? Sim tem. Mas a essência tem muito valor, pelo menos pra mim teve.
O aprendizado pós livro valeu muito a pena ter tomada a decisão de ler.
Indico.

Guilherme.Augusto 02/08/2020

Esclarecedor!
Deixo registrado a minha satisfação com o que absorvi deste livro. Não deixou de ser um aprendizado, uma lição para com a vida (em todos as camadas e aspectos).

Não foi feito para agradar, ser cool e satisfazer o ego. Sua intenção aqui é abrir as cortinas e deixar entrar a luz da realidade, do que realmente nos faz pessoas melhores, do que faz sentido.
Os métodos aqui expostos não são mamão com açúcar, não são docinhos e de bom grado. Estes são, em sua essência, legitimamente verdadeiros, esclarecedores, desconfortáveis, que nos tiram da bolha e nos faz enxergar o real.

O que se entende por auto-ajuda? Se for nas definições de que se tem por aí à fora, esta obra não é compatível com este conceito!

Moreira 05/07/2020

O fim da geração soft
Terapia de Guerrilha faz jus ao título. É um livro que vai te acordar pra vida, te fazer agir, sair da inércia, ir atrás dos seus objetivos e parar de ser um mimizento dessa geração soft que só sabe reclamar e se sentir ofendido, como se a vida lhes devesse algo.

Diogo.Carvalho 17/06/2020

Imperdível.
Leitura obrigatória. Rasga o véu da ilusão, dói, te traz para a realidade e te habilita a viver.

Gustavo 17/05/2020

Vergonhoso
Já vou começar a resenha falando sobre a coisa mais absurda desse livro, e que me fez larga-lo imediatamente:

O autor critica diretamente o trabalho do escritor Simon Sinek autor de obras como "Comece pelo porquê" "Líderes se servem por último" e "O jogo infinito" dizendo que é muito bonito falar de porquês, mas que isso só serve para vender livros, e logo em seguida o autor parafraseia um trecho de uma entrevista do Simon Sinek para a Inside Quest e depois TRANSCREVE as falas de Sinek e age como se fossem de sua própria autoria, pasmem! Plágio é muito grave, é crime. Mas mais do que isso, plagiar alguém que você critica e desdenha o trabalho é uma atitude nojenta de gente invejosa e sem caráter. Para o autor que tem uma parte do seu livro falando só sobre inveja, é uma atitude bem contraditória. Mas levando em consideração que se trata de um autor que em vários momentos do livro faz elogios a pessoas com atitudes tão baixas quanto essas, não foi de se admirar.

Devolvi o livro para Amazon, pois ninguém merece rasgar dinheiro com uma porcaria dessas cheia de idolatria política.

Se quiser ler algo de qualidade sem idolatrias, política e plágio sugiro as obras de Simon Sinek, que o autor tem tanta inveja que chega a falar mal e plagiar na mesma obra.
Clariceclpf 17/05/2020minha estante
obrigada pela resenha! não li, nem lerei. esse cara é desprezível

Emilly 20/05/2020minha estante
Engraçado você fazer uma resenha sobre um livro que não leu. Desconexo.

Gustavo 20/05/2020minha estante
Quem disse que eu não li? Desconexo é defender alguém que critica o trabalho de um autor e depois copia o trabalho de forma descarada.

Gustavo 21/05/2020minha estante
Trecho do livro em que o autor diz que atendeu um paciente em sua clínica. "Ele me disse: "Acho que vou sair do meu trabalho porque não estou causando impacto lá." Eu falei "É mesmo? Vocé não está causando impacto.. Mas que coisa! Voce esta trabalhando há 8 meses, quer causar impacto como?"

Fora o capítulo de "Um universo de gratificações instantâneas" que fala: "Por exemplo se estou triste em uma tarde de sábado, sem ninguém para conversar, posso pegar meu whatsapp e mandar um "Oi" para dez pessoas. Aí eu fico esperando a resposta. Quando vem um "oi" do outro lado tenho uma sensação de: Opa conquistei alguma coisa."

Agora só assistir (de olhos abertos. É importante dizer de olhos abertos porque eu sei bem que as vezes o fanatismo pode cegar. Então fica meu conselho, assista de olhos abertos) a entrevista com o Simon Sinek.

Checar 3minutos e 20 segundos
E 8minutos e 43 segundos

A partir daqui eu não preciso dizer mais nada.

Maísa 02/08/2020minha estante
Ouso dizer que nada do que esse cara faz, fala, escreve, pensa presta. Sinto verdadeira tristeza por quem o idolatra!

Gustavo 02/08/2020minha estante
Maisa, são alienados. Infelizmente não aprenderam a questionar e buscar informações na fonte. Aceitam como verdade qualquer palavra que o "mestre" lhes fala.

Bia 05/08/2020minha estante
Kkkkk... quando vocês ajudarem o tanto de gente que esse cara ajudou aí sim a gente discute se ele presta ou não.

Clariceclpf 05/08/2020minha estante
Tá bom. No dia em que misoginia, racismo, prepotência e arrogância ajudarem alguém a gente conversa.

Gustavo 05/08/2020minha estante
Bia, vou falar de forma mais resumida possível. O grande mal dos conteúdos de hoje em dia é a hipocrisia contida nas entrelinhas. Hipocrisia essa que passa desapercebida aos olhos dos leigos ou cegos pelo fanatismo. Talvez as pessoas não saibam, mas basta uma rápida pesquisa para ver que o conteúdo desse livro é hipócrita, contraditório e uma transcrição (pra não dizer plágio) do trabalho de outros autores. Uma pessoa como essa cria público falando "verdades" de forma a gerar repulsa e polêmica, gerando engajamento e atingindo pessoas que não tem capacidade de pensar por si própria e que precisam de um mestre para seguir. Uma vez que este é visto como uma autoridade, ele direciona os fanáticos pra onde quiser. Na cabeça dos fanáticos, qualquer frase saída da boca do "mestre" é tida como verdade absoluta. E, uma vez que qualquer pessoa tente contrariar ou debater algo que vai conta a opinião do "mestre", é com respostas pré-prontas e ataques vazios e sem raciocínio. São respostas automáticas que ouviram o "mestre" dizer e que usam para defender a sua tribo de deficientes intelectuais. O "mestre" então é aclamado pela massa de cegos com gritos de "viva!" e torna assim o debate e a discussão impossível de ser levada adiante. Não há como debater, mesmo com dados e fatos tangíveis, tampouco sugerir sensatez. O que resta é ignorar os fanáticos, e clarear a mente daqueles que ainda não perderam a capacidade de raciocinar e questionar. Mas é aquela coisa né, cada um com seus ídolos...

Bia 05/08/2020minha estante
Clarice! Se você lesse o livro veria que não tem nada disso! Inclusive nas primeiras páginas fala exatamente o contrário do que você está citando. Mas o que reina hoje em dia é opinião e ignorância. O saber e entender que é bom nada! Não importa a pessoa, se ela tem algo de bom a ensinar sobre a vida, eu quero aprender. E nesse livro encontrei muito disso. Uma pena que vocês não.. mas é assim mesmo, ninguém agrada a todos.

Clariceclpf 05/08/2020minha estante
Eu não li o livro mesmo, e como disse acima, nem lerei. Segui ele por meses pra ter embasamento do que estou te falando. Acompanhei o que ele falava no Instagram até cair na real sobre a toxicidade daquele homem. Cheguei à conclusão de que jamais financiarei o trabalho irresponsável dele.

Emilly 02/01/2021minha estante
Bia, deixa pra lá. Eles nunca vão (querer) entender.

Gustavo 10/01/2021minha estante
Emilly, vi que esse livro está na sua meta de leitura. Recomendo que você assista a entrevista do Simon Sinek no YouTube, o vídeo está com o nome de "Millenials no ambiente de trabalho - Simon Sinek" é uma entrevista bem antiga. Depois leia o livro, verá que, num trecho da entrevista, o autor copiou as falas do entrevistado, palavra por palavra, para colar no livro dele e afirmar que são de sua experiência própria. Some isso ao fato de que Simon Sinek é um autor renomeado nos USA, autor do livro "Comece pelo porquê", este é ridicularizado nesse livro que vocês acham bom, quando o autor diz que "Falar sobre porquês só serve pra vender livros e dar palestras no TED Talks" Claramente pura dor de cotovelo, visto que mais para o final do livro ele copia as falas da entrevista do Sinek, enfim, talvez vocês nem estejam prontos pra enxergar isso.

Canoff 25/05/2023minha estante
Gustavo, estou terminando de ler o livro neste exato momento em que escrevo este comentário, mas já consumi várias ideias do Ítalo e acredito que, com base nesse embasamento, possuo certa propriedade para expressar um comentário contrário à sua resenha, por menor que seja. Este livro é baseado exclusivamente nas opiniões do Ítalo e isso pode ser o estopim para algumas pessoas. Na parte em que ele analisa os escritos de outros autores, acredito que ele tenha sido categórico nisso, já que o que mais vemos são autores que escrevem livros repletos de frases impactantes, mas que, no final, buscam apenas vender. Não estou dizendo que os escritos de Simon Sinek sejam ruins, mas é consenso que os títulos são sensacionalistas e, provavelmente, você os leu por esse motivo. Podemos comparar Ítalo a Olavo de Carvalho, pois ambos possuem uma linha de pensamento e experiências similares. Aliás, o comportamento das pessoas que desconhecem e, mesmo assim, criticam também se assemelha aos críticos do Olavo. Devemos concordar que é natural que certas pessoas não gostem de certos livros. É impossível agradar a todos, mas você, pelo menos, leu. Sua opinião, mesmo sendo oposta à minha, possui um senso real. Lamento que não tenha gostado do livro. Abraços!

Airaf 30/04/2020

Se não sabe ouvir não leia
Impactante! Esse livro te coloca nos trilhos e te faz pensar sobre valores que carregamos Erroneamente e que transformam nossos dias!
Vale a pena pelos feedbacks.

Seja forte e faça alguma coisa!

Renata 23/04/2020

Tapas necessários
Se queres fugir de uma vida miserável e sem sentido, recomendo a leitura desse livro que não será nenhum um pouco gentil com espíritos preguiçosos.

Fargone 19/04/2020

Mudanças não precisam acontecer lentamente!
O que dizer? Uma verdadeira viagem ao interior do seu EU e o mais importante, uma saída triunfante deste mesmo EU para uma vida plena de doação e amor ao próximo. A partir de agora minhas sessões de terapia não serão mais as mesmas, pois olhar o mundo de uma perspectiva menos egocêntrica e mais amável sem esperar nada em troca é abraçar a insegurança que é viver, portanto, libertador.
Fargone 17/06/2020minha estante
observação ulterior: livro não recomendado para ser lido antes de saber se você possui uma criança ferida, que tenha sofrido abuso infantil tanto sexual, físico quanto abandono espiritual...nao é um livro pra todos, recomendo leitura antes de De Volta Ao Lar ou Curando a Vergonha que Impede de Viver do autor Jonathan Bradshaw.

beatlesisland 30/03/2020

Necessário
Aquele livro para acordar, refletir, sair da inércia. É até triste ler tudo de uma vez só. Espero poder ler outras vezes para conseguir absorver tudo. Todos deveriam ler.

Juliana Amaro 20/03/2020

Leitura Obrigatória
Leitura obrigatória para quem quer amadurecer.

Rubens Caló 20/01/2020

O Dr. Ítalo é extremamente atual e com seu formato de escrita, voltado a um entendimento claro e objetivo aborda em diferentes capítulos temas do cotidiano e com exemplos demonstrados em "stories" postados de sua conta do Instagram, permitindo ao leitor absorver o conteúdo e coloca-lo em prática de maneira objetiva e mostrando que a atual sociedade tem uma mente utópica, mesquinha, chata e baseado nas dores das minorias. É extremamente verdadeiro e mostra que o vitimismo é soberba em nossas vidas. Importante amar, servir, produzir e não encher de fato o saco. Amar sempre será o caminho e há inúmeras formas de demonstra-lo, mas pra começar, pare de reclamar, ser chato e comece a agir, sendo menos individualista e egoísta e comece a servir. Será útil, aumentará auto-estima e será importante ao mundo. Recomendo principmente pra quem sabe que é chato. Você!

1 | 2 | 3 | 4