Campo Geral

Campo Geral João Guimarães Rosa

Resenhas - Campo geral

Tori 01/02/2023

"O sertão está em toda a parte."
Campo Geral é um livro narrado pelo ponto de vista de um criança sobre os acontecimentos no sertão de Minas Gerais e a vida conturbada de sua família. As relações familiares são muito complexas, cheias de altos e baixos, e evidencia fortemente a sociedade patriarcal da época.

Particularmente, a parte que mais me chamou a atenção foi o crescimento adiantado do menino e a forma como ele descobre o mundo. O autor traz diversas reflexões sobre a influência que os adultos tem na formação do pensamento de uma criança, positiva ou negativamente.

Enfim, não é um livro que eu normalmente leria fora dos vestibulares, mas eu recomendo para quem gosta de livros clássicos brasileiros.

Aviso de gatilhos: violência infantil, assassinato, morte infantil.

aghirlanda 30/01/2023

campo geral
um livro lindo, já tinha visto a peça baseada na obra, o que me auxiliou muito no entendimento da obra, li por conta da FUVEST mas é um livro que vale a pena ler não só por conta de uma prova, um dos que mais gostei de ler, muito tocante tudo que acontece com Miguilim e sua família conforme as páginas passam.

Miss del Art 26/01/2023

Muito lindo!
Esse foi o primeiro livro do Guimarães Rosa que li e é simplesmente excepcional. A forma como o autor trata da infância é de uma sensibilidade e verossimilhança ímpar. A história de Miguilim me emocionou principalmente porque eu me encontrei no personagem em muitas ocasiões. Espero ter a mesma felicidade do protagonista ao final do dia :')

gabysgrazi 09/01/2023

tudo.
fui ler em cima da hora para uma prova de literatura e o terminei amando de uma forma incondicional. Simplesmente meu livro nacional favorito.
Guimarães narra numa sutileza impressionante cada personagem; mesmo com acontecimentos simplórios do campo, ele consegue deixar a história marcante. Dá pra sentir o cheiro do cenário que ele criou.
Miguilim é um personagem apaixonante, onde ninguém da casa o entende, mas quem lê entende muito.
Dito foi leitor sem nenhum livro, entendia tudo; personagem complexo e fácil ao mesmo tempo, impossível não o amar; não à toa que é o irmão preferido de Miguilim.
Tenho tantos sentimentos que não sei narrar que Guimarães me provocou, indico para o mundo todinho essa obra.

Angelo 08/01/2023

Comecei a ler esse livro por causa da fuvest e não estava muito motivado para terminá-lo, porém ao chegar na metade dele comecei a ganhar fervor pela leitura e fiquei mais interessado. O livro possui um arco de desenvolvimento muito bom. É duro e triste ver Miguilim passar pelos desafios na história, ver sua reação a eles, porém bonito.

Iago 08/01/2023

Lágrimas fazem parte da leitura dele
No começo o livro é meio cansativo e pode apresentar uma escrita meio estranha para a leitura graças ao vocabulário, mas do meio do livro em diante a história é rica em todos os sentidos, até o momento é o livro mais triste que já li, porém, a história é muito imersiva e indico para todo leitor adicioná-lo em sua estante, li ele devido ao vestibular mas com certeza me impressionei com o meu vínculo final com o livro

Daniel4 31/12/2022

Com a sensibilidade de uma criança
Campo Geral, uma das diversas novelas que originalmente compõe a obra Corpo de Baile, possui o enredo em torno do pequeno Miguilim, mostrando o cotidiano e as dificuldades da vida no sertão mineiro partindo da perspectiva de uma criança.

O livro retrata a vida no sertão, expondo de forma contundente e crítica as dificuldades, as dores e os sofrimentos dela, porém alternando com momentos de exaltação das belezas e das felicidades desse estilo de vida no cerrado. Essa alternância só é possível graças a sensibilidade, a inocência e a pureza da visão infantil pela qual o livro discorre.

A obra retrata a vida do sertanejo esquecido, que até hoje muitas vezes não é visto, mas mostra que nela também é possível encontrar felicidade, beleza, realização...

Guimarães Rosa, escritor da Terceira Geração do Modernismo brasileiro, possui como uma de suas principais características a incrível capacidade de moldar a linguagem, além do caráter regionalista de suas obras, atribuindo a elas um valor estético capaz de representar o povo presente nas histórias, conferindo a sua produção uma grande importância social.

evangelline 31/12/2022

? ?  ? ? ? ? ? ? ? ?  ? ? ? ? ? ? ? ? ?  ? ? ? ? ?  ? ? ? ?  ? ? ? ? ? ? ? ?  ? ? ? ? ? ? ? ? ?  ? ? ? ? ?  ? ? ? ?  ? ? ? ? ? ? ? ?  ? ? ? ? ? ? ? ? ?  ? ? ? ? ?  ? ?

Isis 29/12/2022

Ótimo
A leitura pode ser um pouco difícil no começo, mas a história é bem legal. Li pelo vestibular mas adorei.

Lore 29/12/2022

Livro clássico né
Trabalho de escola
???????????????????????????????????
¡yasmine! 29/12/2022minha estante
os piores? não sou cult o suficiente pra apreciar literatura clássica (gosto de livro farofento)

schitini 29/12/2022minha estante
misericórdia vc está tendo aula até agora?? é 29 de dezembro cara ? sinto muito,e sinto muito pela leitura

robcait 28/12/2022

Me encontrei entediada em alguns trechos, por se tratar de um enredo simples, em geral. Entretanto, é muito interessante acompanhar as descrições de Guimarães Rosa e a forma na qual ele constrói a história pelo olhar de uma criança.

julia_zilio 25/12/2022

Li pela fuvest
Se não fosse escola ou fuvest eu provavelmente não teria lido. É muito bem escrito, mas senti o tempo todo como se estivesse lendo só como objeto de estudo e não deu para aproveitar o livro de fato.