Campo Geral

Campo Geral João Guimarães Rosa

Resenhas - Campo geral

cremonezzi 29/03/2023

Campo geral
Achei cansativo até entender como a história rolava?
gostei do final e do peso dramático de Miguilim!!
ainda assim, meio superestimado ??(li pela fuvest)

mia 25/03/2023

Que surpresa positiva
Confesso que estou enrolando pra ler esse livro tem um bom tempo e só me obriguei a ler por causa da fuvest, mas a minha experiência foi bem diferente do que eu esperava. apesar de ser uma leitura um pouco difícil por causa dos neologismos, ainda é uma leitura dinâmica e a história é riquíssima. o início achei meio chato, mas a partir da metade a história me prendeu e o enredo me envolveu por completo. é uma história tão linda sobre o miguilim e seu amadurecimento, confesso que chorei no final. agora eu entendo porque é considerado um clássico.

Mabs 24/03/2023

Não tem como ler e não chorar. Não tem como ler e não se apaixonar. Guimarães já me comove com seu jeito narrativo e seu amor entre as linhas. Mas as sensações que Miguelim me transmitiram fogem das palavras possíveis e de quaisquer palavras criadas por Rosa. É um dos livros mais tristes e lindos que já li. ?
Lele536 24/03/2023minha estante
Livro que mais chorei! Maravilhoso

Math 22/03/2023

Campo geral
INCRÍVEL! Muito bom ler o jeitinho mineiro de falar. Refletir e repensar uma serie de ideias com um livro tão curto e genuino, narrado por uma criança que mora no interior de Minas. "Alegre era a gente viver devagarinho, miudinho, não se importar demais com coisa nenhuma." (essa frase me pegou)

Larissa 19/03/2023

História emocionante
Campo Geral de Guimarães Rosa

Uma leitura que há muito eu adiava e que não imaginava o quanto me emocionaria com ela. A história de Miguilim, que vem de uma família pobre, enfrenta de perto diversos problemas e é lindo o seu amadurecimento, de ver que mesmo com
tantos problemas prevalece o carinho pela mãe, pelos irmãos e a esperança em dias melhores. Essa obra com certeza ganhou espaço especial no meu coração.

?É que a gente pode ficar sempre alegre, alegre, mesmo com toda coisa ruim que acontece acontecendo. A gente deve de poder ficar então mais alegre, mais alegre, por dentro?.

Gi 19/03/2023

Campo Geral
Livro obrigatório da Fuvest, essa novela de Guimarães Rosa é extremamente triste. É lindo ver o amadurecimento de miguilim e ao mesmo tempo chocante pensar tudo que uma criança de 8 anos passou.

leavemebrokn 03/03/2023

Essa história é tão linda e pura :( adoro ler dramas familiares ainda mais na perspectiva de crianças... dito e miguilim são muito especiais.

Gih 23/02/2023

Um livro sobre a vida
Li esse livro unicamente por causa da FUVEST, e com certeza nao esperava me emocionar e me identificar com ele do jeito que aconteceu. Se vc tá no processo de se encontrar no mundo e descobrir ele em si, descobrir tbm como funcionam algumas partes da sua vida, não há livro com uma menção e narração mais bonita desse processo do que Campo Geral. Leiam. É muito mais do que uma leitura obrigatória de vestibular.

Diogo.Cimini 16/02/2023

Amadurecimento Ininterrupto
O livro conta a história de Miguilim, um menino que vive no sertão mineiro com sua família, relatando a visão dessa criança sobre a sua família problemática, a vida no sertão e os constantes encontros e desencontros com a morte.

O desenvolvimento do personagem Miguilim é realmente interessante e vê-lo amadurecendo diante das situações complicadas que o cercam é bonito.

Porém *na minha opinião* a linguagem empregada no livro não é complexa, mas é chata e confusa. Além disso o enredo é apresentado de forma ininterrupta, sem divisões por capitulo ou até mesmo por ideias, fugindo completamente de assunto do nada ou bagunçando ideias. Às vezes essa forma de escrita valoriza a narrativa, mas a maioria das vezes apenas me incomodou.

Em suma, Campo Geral possui uma história interessante e bonita sobre o amadurecimento de uma criança no sertão, aprendendo a lidar com as dificuldades da vida e agir com coragem, mas muitas vezes cansa e confunde pela sua linguagem e narrativa ininterrupta.

maria 13/02/2023

??
Li esse livro por causa da fuvest e confesso que gostei muito, até chorei com o final, é um livro muito bonito e sofrido ao mesmo tempo. Tava com medo de ser uma escrita difícil de entender, igual muitos clássicos, mas não é, tem uma escrita bem tranquila. Só não dou 5 estrelas pq achei meio parado em algumas partes e começou a prender minha atenção só no final. Apesar disso, recomendo.

roblesz_ 07/02/2023

Este foi meu primeiro livro de Guimarães Rosa. É um típico modernista: transforma e ressignifica o ato de escrever.
Sua linguagem é diferente de qualquer uma que eu já tenha visto. Ao mesmo tempo que a linguagem parece seguir o fluxo de pensamento de Miguilim, cheia de recortes, de subentendidos e de lirismos, ela também consegue ser muito clara e simples. Sabe-se exatamente pelo o que o protagonista está passando e qual sua reação diante de cada acontecimento.
Ao descrever com realismo surpreendente os dilemas da alma de uma criança pobre, Guimarães Rosa traz o retrato da alma de todo e qualquer adulto.

HULK AGIOTAAA 07/02/2023

Campo Geral-Universal
Um ótimo livro. A linguagem é viva e dinâmica e os personagens, não diria ser caricatos, mas são únicos ao seu modo. O vaqueiro Jé, o vaqueiro Saluz, Maria Pretinha, Chica, Tomezinho, Dito, Mãitina, o Pai, a Mãe, Tio Terêz, Luisaltino, são marcantes por que ainda se lembra deles. A história prende o leitor a seu modo e ocorrem certas coisas inesperadas. Mas mesmo em meio a tudo de ruim, o fim é um novo começo.