Campo Geral

Campo Geral João Guimarães Rosa

Resenhas - Campo geral

samy 06/05/2023

Muito legal!!
Li para uma prova de português e gostei muito, depois dos 40% o livro flui demais, adorei o miguilin e fiquei com muita dó do dito, final meio doido

mariamolly 06/05/2023

Leitura muito complicada que ofusca o enredo por mais que seja de qualidade, talvez essa seja uma dificuldade pessoal minha mas foi por isso que a leitura não se tornou tao confortavel

Japson 05/05/2023

Perfeito
Eu esperava tão pouco e esse livro me entregou tanto!
É um livro clássico, e pode demorar pra leitura fluir, até vc se acostumar com a escrita de Guimarães Rosa, que realmente não é simples. Mas depois disso o livro se torna incrível.
A história é muito bem construída, e você se envolve e se apega sem nem perceber. Além disso, desenvolvimento das personagens, principalmente Miguilim, da mãe e da avó são surpreendentes.
Normalmente eu não choro com livro, mas confesso que esse, conseguiu me deixar bem emocionada no final. Simplesmente perfeito, leiam.

Julia3023 04/05/2023

Sofreu mais que o Chris, mas teve um final feliz
Campo Geral é um dos livros que esta entre as leituras obrigatórias da Fuvest(vestibular da USP), que vai nos apresentar a história de Miguilim um menino que vive no Mutum sertão de Minas Gerais.
Quando eu peguei esse livro pra ler, eu sabia que iria me envolver com a história do Miguilim, porque esse livro nos conta um sobre um processo de amadurecimento em meio diversas circuntancias da vida no sertão que a gente chega a ficar emocionado de como um a criança tão sensível como o ele é demostrado no começo do livro é moldado para se transformar em outro personagem.
Agora sobre o processo de leitura do livro, na minha opinião a leitura bem fluida você consegue enterder o que esta escrito se ler com calma, mas para algumas pessoas ele pode ser bem difícil. A minha dica é ler com bastante atenção, o livro é narrado em terceira pessoa então pra você se perder entre a narração da história e os pensamentos da personagem é um dois.
Em fim leiam Campo Geral e se apaixonem pela história da Migulim.

Leticia.Carvalho 02/05/2023

Bommm
As inúmeras palavras criadas por Guimarães, somadas a reprodução de uma linguagem do sertão de Minas Gerais, criam uma obra complexa e muito cansativa na maioria do tempo. Diversas frases precisam ser praticamente colocadas no Google tradutor para serem compreendidas tamanha dificuldade.
Apesar disso, alguns acontecimentos são muito importantes pra história e permitem que a gente pare pra ler com mais atenção e aprecie mais a narrativa.
O final da história é lindo e vale a pena por todo o resto.

Leonardo1121 29/04/2023

Sobre Campo Geral
Uma leitura pesada e cansativa que por vezes é chata e muito descritiva. A falta de capítulos torna o livro confuso e desconexo, porém, no final, quando a história engrena, o livro se torna maravilhoso.
brigitte4 30/04/2023minha estante
não me deu vontade de ler isso não

Laura 25/04/2023

Miguilim foi uma criança oprimida de várias formas. Sempre via o mundo com os olhos dos adultos, o que é um reflexo de nunca poder demonstrar sua opinião. Ao decorrer da história ele passa por várias situações que, de forma violenta, o obriga a amadurecer. Um personagem complexo indignado com injustiças e com uma infância sofrida repleta de perdas e dor.

Jessica 17/04/2023

Leitura obrigatória da fuvest
O único motivo para eu ter lido esse livro foi a fuvest , acho que por não estar acostumada a ler clássicos foi uma leitura bem difícil para mim

Marina 17/04/2023

Triste, mas bom
Começou ótimo, nostálgico, fofo.
Depois foi de mal a pior. Chorei muito e me tocou de maneiras muito profundas.
Gostei muito.

lumelowb 16/04/2023

Infância no interior
Apesar das tragicidades, é uma linda história! Me emocionei com a bela amizade entre os irmãos Dito e Miguilim :')

Laisa.Gonzaga 14/04/2023

O Mutúm era bonito!
Nossa, que surpresa!!!
comecei o livro lendo como obrigação da fuvest neee, mas no final terminei agradecendo por ter lido essa história

por ser a visão de uma criança fica tudo 1000000x mais sentimental e triste (chorei lendo, nem imaginava q ia aquilo ia acontecer ???

dito o maior filósofo da história!!!!
af muito bom te amo Guimarães!! agora quero ler grande sertão veredas desse querido

no começo pode ser meio confuso, mas depois que conhece os personagens, o espaço e o jeito que Guimarães escreve esse livro fica bem mais tranquiloo

Makme 13/04/2023

A infância
Livro lindo sobre a criança no ambiente do sertão cercada de uma religiosidade que não compreende completamente, em torno de adultos profundamente falhos (e qual não é?). O final me pegou de surpresa por sua intensidade e drama inesperados. Livro bom pra ter conhecido Guimarães Rosa antes de encarar Grande Sertão.
alex82 14/04/2023minha estante
você escreve bonito

Luisa25 07/04/2023

Obrigatório para todos os brasileiros
Que livro incrível! Apesar da linguagem difícil de entender, na maior parte das vezes, do autor, o livro que retrata a vida pelo olhar de um menino de 8 anos faz com que seja impossível você não se emocionar e não se identificar com algumas emoções vivênciadas pela criança. Esse livro sem sombras de dúvida é uma obra-prima da literatura brasileira! Uma verdadeira viagem no tempo para a perspectiva de acontecimentos na visão de uma criança. Simplesmente incrível!

dudalfreire14 02/04/2023

Campo geral é uma novela do livro, do mesmo autor, Manuelão e Miguilim.
Campo geral retrata a vida sertaneja de Miguilim antes do livro principal, pelo que entendi.
Todos elogiam muito o estilo de escrita do Guimarães Rosa, mas como primeiro livro que leio dele, achei difícil e complicada de entender. O livro já começa com muitas informações e nomes diferentes, se você não prestar atenção devida, você se perde no que o autor narra.
É interessante o fato do livro ser narrado por uma criança, mas tudo é meio esquisito até o leitor se acostumar com a escrita e o universo.
A história em si é interessante, mas mal explicada? não dá pra ter 100% de certeza sobre o motivo ou o estopim dos acontecimentos narrados. Acho que só faria sentido desde o início se já tivéssemos lido o livro principal e depois passar pra Campo Geral.
Realmente não gostei.
A leitura foi cansativa, chata, repetitiva, até esquisita.
A escrita do autor reflete a cultura sertaneja da família, mas por ter sido escrito em 1960, é bem diferente do nosso comum hoje. Entendo que meus problemas com o livro são todos meus, não do livro, mas não deixa de ter sido uma experiência ruim.

Julia 31/03/2023

Campo Geral Guimarães Rosa
Um livro totalmente fora da minha zona de conforto: o linguajar mais culto e a leitura um pouco mais lenta, mas é genial a forma como Guimarães Rosa utiliza do mineirês bem característico do sertão e de como vai emendando os raciocínios e escrevendo o livro mesmo pela ótica de uma criança em seu processo de amadurecimento.A forma como o livro é estruturado e as metáforas presentes no texto revelam mesmo essa habilidade incrível de Guimarães na escrita. É impressionante como nos apegamos aos personagens principais e ficamos entretidos na história até o final.