Especiais Scott Westerfeld
Scott Westerfeld

Resenhas - Especiais

Cat 06/02/2022

A proposta é boa e a trilogia ótima
Adorei a trilogia, no entanto este último livro não foi exatamente o que eu esperava. No geral gostei do desenvolvimento da história, além de que as reflexões são boas. Um problema é que a história demorou um pouco para acontecerem novas coisas, por mais que no início mostra um pouco mais dos Especiais, não houve a mesma emoção do segundo.

SPOILER

Por mais que a Tally admita que a liberdade possa levar a destruição, não acho que o manifesto dela funcione tão bem na prática, considerando que são apenas 2 pessoas contra o mundo, e por mais que ela seja Especial não é muito viável combater a todos; não gostei muito do fato dela ter fugido com o David ja que ela claramente estava apaixonada pelo Zane (e me pareceu que o David continua gostando dela) e considerando que os dois ficaram morando juntos e isolados do resto do mundo acho estranho.
No geral o romance da Tally com o David foi praticamente irrelevante, só serviu para causar discórdia entre ela e a Shay.

Patymony 08/02/2022

Muito bom!! ?
"Eu amo todos vocês. Mas é hora de nós despedirmos por enquanto. Cuidem bem do mundo ou, da próxima vez em que a gente se encontrar, a coisa pode ficar feia. Tally Youngblood."

Bora ler o último livro da série!! #partiuler ???

Lucas Gabriel 10/03/2022

Funcionou em partes..
Finalmente terminei a saga, que comecei em 2013/14 abandonei e voltei a reler ano passado, curti muito o primeiro, o segundo decaiu e o terceiro a mesma coisa. Dei a mesma nota (4/5) que perfeitos, porém este é um pouco mais fraco. Tem muitos pontos chatos, plots repetitivos que você já até sabe o que vai acontecer, achei que enrolou muito para no final dar uma acelerada e resolver coisas as pressas. Mas ainda sim é uma boa ficção, todo o cenário distópico criado pelo autor, cheio de detalhes "científicos" reais ou não. Não curti o final exato, mas não quero fazer uma resenha com spoiler. Eu continuo indicando está mas acredito que funcione mais para o seu público teen.

Kathleen.Viviany 18/03/2022

Especiais
O último livro da série da continuidade e desfecho para a trilogia, porém assim como o segundo acabou me desapontado em vários quesitos. Primeiro o fato de ser bem previsível, assim como os outros e de que os plot twists, não são plot twists, porque ou ja esperávamos ou não faz muito sentido. Segundo que a história meio fica repetitiva, se parar pra pensar na cronologia dos eventos, se repetem em ciclos em todos os 3 livros. Terceiro que o autor simplesmente abandona e esquece dos outros personagens, e isso me chateou muito, alguns mereciam finais bem mais dignos. Fora isso acho que todo o contexto do livro, assim como os outros, promove discussões interessantes e importantes a respeito da sociedade, que se tivessem sido melhor desenvolvidas, teriam um potencial gigantesco de se tornarem livros incríveis.

Sakurazuka 09/04/2022

É um mundo distópico muito interessante, mas queria ver mais dele e das coisas, o autor poderia ter trabalhado melhor em certos elementos.
O legal é que a protagonista segue um caminho totalmente diferente do que se espera, mesmo não sendo escolha dela, isso deixa o livro muito interessante. Sei que tenho o livro Extra e mais um trilogia no mesmo universo, lerei futuramente.

ariadne90210 17/04/2022

Especiais
Um livro repleto de críticas sociais.
Convenhamos, nós, humanos, só nos preocupamos com nosso próprio nariz, quase sempre, esquecemos do amor ao próximo, de termos empatia, e sermos pessoas melhores para o mundo.
Nesse livro, vem a tona o descaso com a natureza, e como a ganância humana ocasionou o fim do mundo que conhecemos e a criação do mundo que é conhecido na realidade dos personagens. Confesso que pensei muito o porquê de quererem tanto jogar ao chão uma realidade onde apenas sentimentos positivos são sentidos, não há guerras, desavenças, preconceitos, e o pouco de maldade ainda resistente, nada mais é do que um sopro de um mundo que não deveria voltar mais, claro que, com isso vem questionamentos sobre livre arbítrio. Mas, será que não seria válido a perda deste, em troca de vivermos em constante êxtase (mesmo que as vezes sem sentido), em um mundo sem sofrimentos e maldade?

Ceci 19/04/2022

Final decepcionante.
Decidi reler os dois primeiros volumes da série para poder ler o terceiro, mas acabei me decepcionando justamente com ele.

"Especiais" é um livro repetitivo. Parece que o autor criou uma fórmula para o primeiro livro, deu certo, e aí ele decidiu repetir nos demais livros da série. No segundo livro ainda deu para aceitar, mas no terceiro não teve como.

O ponto alto da história com certeza é o mundo distópico criado pelo autor, que é muito interessante de acompanhar, mas ele tomou algumas decisões no decorrer da história que eu não gostei, e o final com certeza entra na lista.

Foi bom finalmente conseguir saber o desfecho da história, mas esperava algo diferente. É uma pena, porque eu realmente gostei dos outros volumes, mas esse é apenas um livro ok.

Bela 02/06/2024

Gostei do universo
Achei interessante a forma como tudo foi construído e mostrado até aqui, sinto que conhemos bem tudo que tinha para ser conhecido e de uma ótima forma, sem falar na fluidez do livro, é um daqueles que você pega e num instante termina, só pela curiosidade do que vai acontecer a diante e por não conseguir soltar ele kkkkk.
No geral não chega a ser um livro magnífico, ele é bonzinho e tem seus momentos mais emocionantes, mas deixa uma sensação que falta algo, não como um potencial não atingindo, acho realmente que o autor chegou no máximo que esse universo poderia proporcionar de bom.
O fato de não ser tudo isso não faz com que o livro deixe de ser bom ou torne a leitura desagradável, pelo contrário, a leitura é boa e recomendo bastante, sei que leitura é questão de gosto então algumas pessoas podem ler e achar que é a oitava maravilha do mundo, como outros podem achar ruim, mas creio realmente ser uma boa leitura.
Em relação aos personagens, na leitura do segundo livro eu achei que quase todos cumpriam bem sua função, e os que sobraram ainda iriam cumprir, e é com tristeza que esse livro me mostrou que não, alguns personagens realmente cumpriram sua função aqui, outros eu não entendi o que aconteceu, achei que iriam fazer bem mais, e no final fiquei com a impressão de decepção pensando "é isso mesmo?".
Entretanto no que que se trata a respeito deles, são bons personagens apresentados aqui, no geral se não tiver expectativas altíssimas, será uma ótima leitura com reflexões bastante interessantes.

@agathaltpiza 09/06/2022

O mais fraco da série.
Eu descobri que na verdade é meio que uma trilogia né, porque o próximo livro é com outros personagens.

Ah gente, achei meio decepcionante.
Eu amei o primeiro livro, muito mesmo. Aí o segundo foi legal, muito bom. O terceiro foi méehhh. Sabe?

O final é bem amarradinho, não deixou pontas soltas e explicou o que precisava ser explicado, mas o livro é muito parado e quando A cena chega, onde envolveria ação e descobertas acontece tudo muito rápido, e é resolvido em poucas páginas e volta pra aquela lentidão de novo.

Esperava mais, esperava algo tipo o primeiro livro onde íamos descobrindo mil coisas sobre como o mundo atual vive.

carina 13/06/2022

sou obrigada a favoritar
eu achei o primeiro livro bom, mas os dois últimos se superaram.
desde o primeiro momento eu me apaixonei pela história e por esse mundo, o autor construiu tudo muito bem.
me apeguei demais aos personagens e gostei de (quase) todos eles, principalmente do David.
o fato de que dá pra ver exatamente o tanto que a Tally evoluiu desde o primeiro livro até aqui é incrível, como ela amadureceu e mudou tantas vezes, não só ela mas a Shay também.
confesso que em alguns momentos a repetição de algumas palavras em específico me incomodou um pouco, mas esse foi o único defeito que achei no livro.
uma trilogia muito bem escrita e muito bem desenvolvida, vale muito a pena conhecer. :)

Vic 20/06/2022

Finalmente terminei. A história é legal, mas a cada tempo que passa eu percebo o quanto é pra uma faixa etária que não é a minha, aí não curto taaanto. Enfim, só quero terminar logo essa serieeee. Vamos pro próximo e último

Karol 18/08/2022

Agora com a protagonista se tornando uma especial, o livro fica chato e monótono outra vez, capítulos arrastados, um novo dialeto, e a estrutura cansativa do primeiro livro, poderia ser melhor, porém se perdeu.