Especiais

Especiais Scott Westerfeld
Scott Westerfeld

Resenhas - Especiais

Elaine 12/10/2022

Acho que foi um bom final de história, com algumas reviravoltas que ninguém poderia esperar.
Curti!

Fy 17/01/2023

Decepcionante
Finalmente o último livro dessa trilogia, esse volume que foi uma verdadeira decepção pra mim, os dois primeiros livros dessa trilogia não foram maravilhosos, então esse último não ser muito bom tambem não deveria me surpreender muito, mas infelizmente ele foi pior do que eu imaginei que seria, uma história bem fraca e que se encerra de uma maneira vazia e sem emoção.

Tally Youngblood o que aconteceu com essa personagem? Ela perdeu totalmente sua personalidade em uma nova cirurgia (porque ela só encerra os livros em uma nova maca de hospital), dessa vez Tally foi transformada em uma Especial, ou seja, ela ganhou um corpo novo muito mais forte, reflexos mais rápidos e todos os tipos de melhorias possíveis para transformá-la em uma super máquina ao serviço da Dra. Cable, inclusive uma nova lesão cerebral que fez mudanças drásticas na personalidade de Tally. Ela agora se acha superior a todo e qualquer ser humano que não seja Shay ou outro especial, e essa mudança afetou muito meu gosto pela personagem. Além disso, é retratado logo no começo do livro a submissão a qual Tally se dispõe para Shay, juro que isso me incomodou bastante, eu esperava que com a personagem se tornando uma especial ela teria os aspectos mais fortes de sua personalidade ressaltados, mas não foi assim que aconteceu e é perceptível o quanto Tally era submissa as vontades de Shay no começo do livro.

Ela e Shay agora fazem parte do novo experimento da Dra. Cable, se tornando uma especial cortadora (uma classificação que vimos no livro anterior para designar perfeitos que através de cortes na pele conseguiram vencer suas lesões que os deixavam avoados ), como iniciativa temos esse grupo seguindo pistas da velha fumaça na vila feia, e logo a história engata ara o que vai ser na minha opinião a jornada mais chata que essa trilogia já teve, mas primeiro é necessário comentar sobre o personagem que protagoniza essa jornada, Zane, o que falar dele? Primeiro um total de zero participação ativa no decorrer da história, e isso grande parte é devido a nova personalidade de Tally que o enxerga como um perfeito inútil e defeituoso (ele acabou ficando com lesões neurais que afetam seus músculos após os acontecimentos finais de Perfeitos), fora isso o personagem só serviu para levar Tally e Shay a localização da Nova Fumaça e mais nada, o final dele tambem não fez jus ao papel desempenhado por ele no livro anterior, achei que ele foi extremamente mal aproveitado nesse livro e não queria que ele tivesse aquele final.

O romance foi bem ruim, não que isso seja uma novidade nessa trilogia, eu nunca fui muito fã do casal, mas sinceramente se eu fosse eu estaria muito indignada, simplesmente um final horrível que não deixa dúvidas sobre como o casal foi mal desenvolvido ao longo dos dois livros anteriores e de como nesse volume tudo ficou pior, ressaltando as falhas na história desses dois.

Agora o pior de tudo pra mim foi desse livro não ter uma história digna de uma conclusão, tudo foi muito mal construído e desenvolvido nesse livro, primeiro porque boa parte dele é a gente acompanhando a jornada de Zane e seu grupo até a Nova Fumaça e Tally basicamente seguindo eles, e fazendo comentários sobre o quão burros eles são por não saberem viver fugindo no mato, e sobre como ela acha Zane repugnante e fraco, tem momentos no livro que ela descreve que tem nojo do personagem por ele não estar mais do antigo jeito dele, por causa das lesões musculares que ele sofreu e de como ela não sabe se gosta mais dele, mas mesmo assim faz questão de seguir o cara porque ela está preocupada com ele. Depois temos que nos 30% finais do livro Tally tem que resolver absolutamente todos os problemas que estavam sendo construídos nos livros anteriores, e mais ela ainda se enfia numa missão de retorno pra Nova Perfeição que me deixou simplesmente chocada do quão ruim foi, os conflitos não tem nenhuma profundidade e as coisas são resolvidas de uma forma muito banal, literalmente as cidades estão começando uma guerra, acabando com um acordo de paz de mais de 200 anos e tudo é resolvido em um único capitulo, sem nenhum desenvolvimento ou cena de batalha, é somente Tally contando como a cura que ela deu a Dra. Cable (que estava no comando do ataque a outra cidade), mudou a mente da mulher em uma semana e fez com que a guerra parasse e a paz se restabelecesse entre as cidades, simplesmente uma merda.

O final foi extremamente decepcionante e fraco, sem criatividade e novamente muitos pontos importantes que poderiam ter sido levantados pelo autor não foram bem explorados e alguns nem chegaram a sequer existir. Por fim, eu termino essa história bem insatisfeita e triste com todo potencial desperdiçado durante os livros, ainda não tenho certeza se vou ler o livro extra dessa trilogia devido ao fato da minha óbvia revolta com seu final fraco e insatisfatório.

Everton101 28/01/2023

Apenas mais do mesmo. Este livro poderia ter sido resumido como um capítulo do anterior. As motivações seguem vagas e muitas vezes sem motivação! Funciona muito pouco como distopia, apesar da ideia parecer interessante, falto desenvolvimento para fugir da repetição!!

Fernanda.Rocha 09/02/2023

Esperava mais da história, o começo foi bem parado e deu uma falsa sensação que pro meio do livro teríamos mais ação, o que não aconteceu, além de que o final foi decepcionante, entendo a crítica do autor mas os fatos vão acontecendo rápido demais, tudo que não aconteceu nas primeiras 320 páginas acontece nas 30 últimas.

veroaragao 14/02/2023

Especiais esfria o que Feios esquentou
Demorei muito para terminar essa série de livros e Especiais, como o terceiro da trilogia decepciona um pouco.

Falta a emoção e a novidade que os primeiros dois livros nos trouxeram. Mesmo os momentos tristes são um pouco apáticos. Não senti a mesma emoção e me decepcionei com isso.

É um final anticlímax, a melhor definição que pensei. Ainda assim valeu a pena ler e finalizar a série. Mas para quem vai começar este livro esperando grandes coisas eu aviso: controle as expectativas.

Apesar de tudo, gosto muito da escrita do autor. É um dos melhores do gênero YA, escrita fluida e simples, que te faz ler mais e mais sem cansar. Ele tem talento.

Infelizmente a história de Tally Youngblood não foi muito agraciada com seu talento e ficou chata ao final.

Teté 21/03/2023

Decepcionada
Achei q a série ia melhorar nesse último livro, mas só me enganei(normal da minha vida). Apenas terminei esse livro por causa de dois personagens. Pq o resto foi irrelevante.
Eu senti que as coisas foram resolvidas de qualquer jeito, sei lá, foi estranho. Uma enrolação do caramba. A protagonista é um porre, mas, dedo bom para escolher homem ela tem. O menina sortuda kkkkkk.
Sobre a morte de um dos personagens, sinceramente, achei desnecessário.
A escrita é boa, porém em momentos que só focam nos pensamentos da Tally, fica chato, muito chato. Eu acho que esse livro seria mais interessantes, se tivesse os pontos de vista de outros personagens, seria ótimo! Nossa, um pov do David, da doutora, do Zane seria muito interessante, daria + profundidade a história.

Napenseira 25/05/2023

Triste, a saga era muito legal no início. Trata de assuntos extremamente atuais e importantes, mas a continuação é decepcionante.

mafemontt 19/07/2023

Tally continua sagaz
Tally era perfeita, antes de ser perfeita, Tally conseguiu ser especial sem ser uma "cortadora especial", e depois disso? a modificação no cérebro de um especial pode ser pior que as que fazem com avoados.

A aproximação de Tally e Shay nesse último livro me deu esperanças mas não durou muito tempo. Houveram momentos eu achei genial o jeito que a história se deu, mas a parte do beijo no mar para frente, foi só pra trás. O final do Zane fi terrível, e o jeito como Tally voltou a falar com David me deixou confusa.

Contudo, gostei do final, como a Tally "resolveu" o problema que diferenciava os enferrujados da sociedade atual.

"Cuidem bem do mundo ou, da próxima vez em que a gente se encontrar, a coisa pode ficar feia. Tally Youngblood"

Stefania Matinha 21/09/2023

Aprender a viver num mundo com tantas diferenças não é fácil, mas o convívio e o trabalho em conjunto faz toda essa adaptação valer a pena.