Family Tree

Family Tree Jeff Lemire

Resenhas - Family Tree #1

@somaisumparagrafo 22/03/2021

@somaisumparagrafo
Era só mais um dia qualquer quando a vida de Meg tomou rumos inesperados. Aos oito anos, sem nenhuma explicação a menina começou a se transformar em uma árvore. Mãe, irmão e um excêntrico avô se unem para tentar encontrar a cura para essa terrível transformação antes que seja tarde demais, mas a jornada será difícil e perigosa com um grupo de pessoas tentando sequestrar a menina-árvore.

???

?Não aconteceu como as pessoas imaginaram que aconteceria. Não foi uma guerra. Não foi uma bomba ou um meteoro atingindo a Terra. O mundo não acabou de uma vez só. Acabou devagar... uma família de cada vez.?

Uma mulher abandonada pelo marido, um garoto passando por uma fase rebelde, uma garotinha se transformando em árvore, um sogro aparecendo do nada em meio ao caos e todos os personagens sendo perseguidos e correndo risco de morte.

É nesse universo um tanto quanto confuso que Jeff Lemire criou uma trama apocalíptica, sem muitas explicações preliminares. Entendo que por se tratar do primeiro volume, que reúne os quatro fascículos iniciais, temos apenas uma introdução do que há por vir, mas não consegui me conectar com os personagens e nem com a ambientação caótica, tudo aconteceu muito rápido, foi tanto tiro, bomba e porrada do começo ao fim, que me senti meio perdida.

Por ser muito fã do quadrinista, quero conferir os demais volumes dessa HQ para ver se ela me ganha, afinal de contas o cara é fera escrevendo sobre dramas familiares e essa história já mostrou que há muitos ressentimentos envolvendo os integrantes dessa família. O mistério por trás da transformação de pessoas em árvores também me gera grande curiosidade e deixa um belo gancho para ser explorado posteriormente, onde acredito que haverá uma explicação plausível (ou não) para tais acontecimentos. Não descarto que possa vir a curtir os possíveis desdobramentos dessa HQ e estou torcendo para que isso aconteça.

Lucas.Zanco 19/03/2021

Family tree vol.1
O que dizer desse primeiro volume de mais uma obra incrível do quadrinista Jeff Lemire!? É um excelente início de um apocalipse nada preficivel, personagens muito bem construídos traço perceptível do Lemire em suas obras mais aclamadas, narrativa muito bem construída e detalhada que tem o efeito escalonar o suspense de suas histórias e prender seu público e leitor. A narrativa não se prende apenas a narrativa escrita dos balões dos diálogos dos personagens, mas também nas ilustrações e no visual dos personagens e na paleta de cores usados nas ilustrações, são cores mais frias e sombrias destacando o ar melancólico do provável futuro apocalíptico. Eu como fã das obras do Jeff Lemire mais as ilustrações dos Ryan Cody, Eric Gapstur e Phil Hester tão o devido respeito a narrativa soturna do Jeff nesta obra, recomendo muito a leitura dessa e das suas outras obras também, é um artista muito aclamado e de grande talento, eu li a versão americana mas ainda assim é uma ótima história.