O Jogo do Anjo

O Jogo do Anjo Zafón

Resenhas - O Jogo do Anjo

Ricc 13/08/2023

Barcelona, década de 1920. David Martin é um jovem escritor que sonha com um amor impossível. Ele recebe uma proposta de um misterioso Andreas Corelli para escrever um livro em troca de dinheiro, fama e sucesso, mas que logo se vê cercado de mistérios, dramas e assassinatos.

***CONTÉM SPOILERS***

O protagonista Martin é um personagem um tanto duvidoso. Não sei até que ponto acredito em seus relatos, que parecem um tanto fantasiosos e ambíguos. Tudo foi real ou frutos de seus devaneios?

Alem de Martin, há alguns outros personagens secundários bem interessantes, como Cristina, uma jovem que tem a afeição de Martin, Sempere pai e Sempere Junior.

A história em si é bem descritiva. Cenários bem traçados e há uma riqueza de detalhes, uma marca registrada de Zafon. Focada na trajetória de Martin, percorre o caminho do jovem desde suas primeiras escritas até o desenrolar de seu acordo com Corelli, que culmina em uma teia de mistérios. A partir daí, o Martin é envolvido em uma série de dramas e assassinatos.

Todo o desenvolvimento é intrincado e lento. São muitas histórias e personagens interligados, o que pode deixar a leitura mais densa e confusa. Em dado momento, a sensação é de que o livro mudou tanto sua rota que não parece mais ter um foco para finalizar.

No fim, Martin se torna um fugitivo de sua própria história. Anos mais tarde, ele é recompensado pelo tal patrão com a oportunidade de viver pra sempre com Cristina, que é apenas uma criança novamente. Porém, Martin agora é um ser eterno e seu castigo será vê-la morrer em seus braços. Um final satisfatório, mas não tão empolgante.

O Jogo do Anjo é um livro bastante complexo e, em alguns momentos, a trama pode parecer um tanto confusa. Apesar disso, entrega uma experiência rica, única e com um tom um pouco mais sombrio.

Simplesmente Zafon!

Bigah 10/08/2023

Eu fiquei apaixonada
Na escrita do autor, na riqueza dos detalhes, nas referências aos livros, à beleza da vida. Eu amei tudo nesse livro

Rafael da Silva 06/08/2023

Jogo do Anjo
Agora é ler os demais livros da saga, para entender tudo que aconteceu nesse livro, até agora não sei se é loura da cabeça do David ou se realmente aconteceu da forma que foi contada, pois a história é toda narrada pelo protagonista, acho que ele deve ter sonhado e exagero em sua narrativa.

Luiza.Alcantara 05/08/2023

O livro é excelente (na minha humilde opinião, Zafon nunca erra). Não entendo por qual motivo demorei tanto nessa leitura.

Livrendo 27/07/2023

Mais que indico. Sigam a ordem cronológica, e leiam esse antes de a sombra do vento.
Em O Jogo do Anjo (2008), conhecemos um novo personagem, David Martin, um escritor maldito que faz um pacto com o demônio para se tornar um escritor famoso. A ligação de Martin com a família Sempere diz respeito à Isabela, mãe de Daniel. A trama se passa muito tempo antes dos fatos narrados em A Sombra do Vento. Achei O Jogo do Anjo, o livro mais sombrio de toda a saga com uma história densa e tensa, além de muito sombria e com elementos sobrenaturais. Cara, me emocionei com a história de Isabela. Mas me emocionei mesmo. O livro mostra todo o seu passado e como ela veio conhecer o seu futuro esposo, o Sr. Sempere.
Posso dizer que amei Isabela, e adorei o fato do Sempere ter sido um solteirão lindo, caladão e tímido. David para mim foi algo fora da curva e suas relações são intensas e cheias de significados.
Amei demais esse livro e acredito que quem mergulhar na obra deve seguir a ordem cronológica dos acontecimentos. Então se querem ter uma compreensão melhor dos fatos comem com o livro O jogo do anjo, e depois partam para A Sombra do Vento.

site: https://www.instagram.com/livrendo.tudo/reels/

Lays @la.livros 16/07/2023

O jogo do anjo - Carlos Zafón

Livro 2 da saga Cemitérios dos livros esquecidos.

Conta a história do David Martín. Entre presente e passado, conta a história dele desde os 16 anos, quando perdeu o pai e começou a trabalhar. Como ele cresceu no trabalho.

Mas cresce muito, e muito rápido sempre é derrubado pelos "colegas de trabalho". E com ele não é diferente.

Mas ele consegue dar a volta por cima, se torna um escritor e começar a lançar livros, mas é necessário esclarecer que ele é publicado como se fosse outra pessoa. Seu nome não saia na capa do livro.

Até que um editor o procura pra lançar seu livro, o nome dele na capa, e a partir daí tudo fica estranho.

No meio da escuridão ele conhece, a doce, Isabela. Mas ela já não pode levar luz para ele que está tão envolto da escuridão.

Muitas coisas estranhas acontecem...... ao final do livro tem um epílogo, mas para ser sincera, não sei se ele é confiável. Afinal o relato do livro é contado em primeira pessoa, pelo David, e ao final não temos certeza se como ele esta.

Ansiosa pela cena dos próximos livros para a história se encaixar, ratificando ou retificando a história do David.

"Cada livro, cada volume que está vendo aqui, tem alma. A alma de quem o escreveu e a alma daqueles que o leram e viveram e sonharam com ele."

Só lhe digo uma coisa, a escrita do Zafon é viciante. Só leia.

#cemitério #davidmartin #ojogodoanjo

Flavia Flavitchia 09/07/2023

Záfon ??
Pela segunda vez termino um livro de Zafon com aquela sensação boa de ter lido algo tão bem escrito.

É uma história muito boa, embora eu prefira "A Sombra do Vento".

Já quero os outros dois livros da série. ??

Beatriz3345 02/07/2023

Mistério, suspense, fundo sobrenatural e algo meio duvidoso
Eu não acho que essa história precise esclarecer todos os pontos, porque o ar de mistério é parte da construção da narrativa desde o começo... Mas tenho minhas dúvidas quanto ao subtexto que liga essa história ao contexto pré-guerra espanhola e principalmente pós segunda guerra (contando o epílogo), talvez por falta de maior conhecimento sobre a Espanha do início do século XX.

É uma narrativa em primeira pessoa, que muitas vezes vai fazer você duvidar do próprio narrador. A tensão e mistério vão permeando o livro e sendo sustentadas até o fim, no qual a parte final conta com uma boa dose de ação.

Martín é um escritor cínico e sarcástico que se refugiou nos livros e na escrita por muito tempo. Para mim as melhores relações e interações são as dele com o velho Sr. Sempere e Isabella.

Letícia Verza 27/06/2023

Impecável, super recomendo, maravilhoso
Eu sou completamente apaixonada pelas obras de Carlos Ruiz Zafón e esse livro não decepciona, muito pelo contrário, é uma leitura de fav compreensão, que contém uma trama envolvente e para quem já leu A Sombra do Vento entende que O
Jogo do Anjo traz elementos que explicam coisas e que simplesmente vão se encaixando na trama. Super recomendo a leitura principalmente para aqueles que querem viajar textualmente para Barcelona, porque é isso você embarca nas vielas e ruas e mansões e entende todo o contexto no qual o suspense toma corpo, tornando esse um dos meus favoritos de todos os tempos, certamente uma obra mais que especial, com um final surpreendente em todos os sentidos!

Bruna.Delgado 13/06/2023

#RESENHA26 - O JOGO DO ANJO
Quando eu li o livro eu demorei quase dois meses para conseguir organizar meus pensamentos e colocar em uma resenha.

O Jogo do Anjo faz parte da série O Cemitério dos Livros Esquecidos. Nessa série os livros são totalmente independentes porém eles possuem alguns pontos, que ao ler os quatro, passam a fazer sentido. Existem duas formas de ler a série: na ordem de lançamento ou na ordem cronológica. Eu optei pela segunda forma, até por já possuir o livro na minha estante por um tempo.

Não sei se fiz a escolha correta na hora de decidir a ordem, confesso que passei boa parte do livro perdida. O livro mistura um suspense mais obscuro, com descrições que em certas partes do livro, você acha que está delirando junto com o personagem (imagino que tenha sido o objetivo do autor), parte do realismo fantástico que o livro apresenta.

Em relação à trama, acho que por não ter lido A Sombra do Vento anteriormente eu acabei ficando mais no escuro do que esperava e demorei um certo tempo para realmente entrar no clima da narrativa. A leitura passou a fluir apenas após os primeiros 40% do livro.

O livro faz com que você tenha mil ideias sobre o que pode estar acontecendo (ponto clássico de um suspense) e no final ser surpreendido.

Mesmo não me identificando muito com a trama, irei ler os outros três livros da série e quem sabe alguns pontos que ficaram sem explicação ou pontos que para mim não passavam de alucinação durante a leitura, venham a ser explicados.

Gabez 29/05/2023

Traição, intrigas, sobrenatural, drama e alguns momentos cômicos é o que encontramos nesse livro enquanto acompanhamos a vida de David Martín, um jovem escritor talentoso que aparentemente nunca teve mais do que uns dias de sorte na vida seguido por uma tragédia atrás da outra e em meio a isso uma doença mortal e um pacto com um Patrão que pode, e vai, mudar todo o resto de sua vida!
Dito isso devo dizer que queria ter gostado mais do livro do que gostei mas o epílogo aumentou com toda certeza uns pontos na nota do livro.

Vits 29/04/2023

Meu segundo zafón <3
Finalizo o jogo do anjo com um misto de fascinação e ... dúvida! aqui, mergulhamos em uma história que oscila entre o real e o irreal - o quanto do que lemos acontece? o que foi projetado para david? o que foi fruto de sua imaginação?
além disso, temos personagens memoráveis - o escritor e personagem principal david, a destemida isabella, o misterioso corelli, os queridos semperes...
ao final da leitura, precisei refletir e buscar por respostas; tive a impressão de que o sobrenatural se faz bem presente na obra, que zafón abordou e explorou com bem mais intensidade esse recurso aqui, quando comparamos com a sombra do vento. ótima escrita, que te guia por uma Barcelona palco de uma rede intrincada de fatos. a história caminha nos dois primeiros atos, mas corre na terceira parte - fiquei grudada no livro, esperando pelas desfecho de todo esse emaranhado.