O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

Aliny Araújo 21/10/2020

"o exorcista"
eu tô completamente abismada com essa leitura... o principal ponto que me fez gostar bastante da narrativa foi que o autor em momento nenhum nos dá certeza sobre a possessão demoníaca da menina. em diversos momentos eu me questionei sobre: "será que ela realmente está possuída ou será que ela só está precisando de um tratamento médico intensivo?". a chris ser ateia e o padre damien karras ser um psiquiatra são características que só enriquecem a história porque se de um lado temos a tendência de acreditar no sobrenatural, esses dois personagens nos fazem pisar no chão e pensar criteriosamente. algumas cenas específicas me incomodaram bastante, todas elas envolvendo a regan, que é uma criança de 12 anos, falando e fazendo obscenidades; mas acredito que esses momentos sejam propositais pra causar angústia no leitor. esse livro é excelente caso você procure uma história de horror! também não posso deixar de comentar como o padre damien karras é um personagem muito especial.

Tha@cheiro.de.livros 21/10/2020

O clássico dos clássicos
Assisti só filme milhões de anos atrás, mas nunca tive a real vontade de ler o livro, porém este ano com as maratonas de halloween rolando solta pelas redes, e eu participando de várias, dei de cara com a leitura desse livro sendo colocada em forma de lc dentro de uma maratona, logo pensei que esse seria meu momento, e foi mesmo.

O livro conta a história de Cris, mãe separada com uma filha de 12 anos que se chama Regan. Cris percebe que sua filha vem mudando de comportamento, e a princípio ela acredita que isso esteja relacionado a sua separação, mas com consultas e coisas estranhas que acontecem e que ela mesma começa a presenciar, percebe-se que isso não é apenas uma criança mudando por conta de uma mera separação.
Cris vai contar com a ajuda do Padre Karras que também é psicólogo e tendo ele conhecimento tanto da fé cristã como da ciência eles trabalham juntos, para livrar Regan do espírito maligno que se apossou de seu corpo.
O livro não aborda apenas o tema terror. Temos um clima de romance pairando no ar e também culpa e fé. Todos os envolvidos em algum momento irão falar sobre sua culpa.

Se você aí não leu ainda, se joga e perceba o quanto essa leitura é necessária.

#creepytober #Clãbloodline

Ileana Dafne 20/10/2020

Sensacional!!!!
O livro O Exorcista não deve ser algo desconhecido para a maioria das pessoas, pois é uma história que há gerações se mantêm “viva”. Ele inicia com um Prólogo que ocorre no norte do Iraque e que aparentemente não tem ligação com a história narrada no livro em si, mas que é uma parte importante para a compreensão de certos acontecimentos mais à frente. E é quando temos um vislumbre do padre Merrin.
O livro é dividido em quatro partes (I – O começo; II – A beira; III – O abismo; IV – “E que meu apelo chegue a Ti...”), além do prólogo que já citei e um epílogo. O livro é narrado em terceira pessoa, o que nos permite acompanhar o desenrolar dos acontecimentos de uma maneira geral e “imparcial”. Assim vemos a mãe da pequena Reagan, a atriz famosa Chris MacNeil, que acompanha desde os primeiros “sintomas” de sua filha, sendo levada para médicos que depois de exames, testes e medicações, nada conseguem resolver, e também do padre Damien Karras que é psiquiatra e reluta em acreditar na hipótese de possessão, além de estar titubeando em sua fé, mas que é confrontado por algo inexplicável cientificamente.
Assim, acompanhamos de forma chocante e envolvente a possessão da jovem Reagan que se inicia com uma brincadeira “inocente” e vai evoluindo de forma apavorante, nojenta e pesada até o ponto em que não se havia mais esperança para a menina. Ao mesmo tempo em que somos apresentados ao lado mais escuro, sujo e odiento da humanidade.
Nesse livro não encontramos somente uma luta visceral do bem contra o mal, mas sim uma profunda busca por conhecimento, de si, dos outros... O fim pode não agradar ou ser compreensível por todos, mas é um fechamento perfeito para a história, pelo menos para mim! Não deve ser novidade para quem me conhece que gosto muito mesmo desse livro e que o recomendo demais! Leia e prepare-se para imergir em meio ao desconhecido e inexplicável!

jjuniorig 20/10/2020

Rápido e bom de ler
Após muitos anos de ter assistido o filme, como sugestão ao mês de histórias de terror fui recomendado a ler o livro de W. P. Blatty. Iniciei a leitura na noite do dia 18 e finalizei, portanto quanto a descrita o livro é muito bom. A história também não se perde e nem deixa lacunas. Há questionamentos, exposição e crítica quanto a fé e ela é a linha principal do livro. Um ótimo livro! Recomendo
Dtorreshp 20/10/2020minha estante
Ótimo livro também recomendo.

Pandora Heinstein 20/10/2020

O Exorcista
Nossa, que livro incrível!
Pensei que seria uma leitura completamente diferente do que foi, envolvente demais.
Achei muito legal o fato de não ter só uma visão religiosa, como também um ponto de vista psicológico sobre a possessão.
Recomendo muito a leitura desse livro.

Thaisa 19/10/2020

Chris MacNeil é uma estrela em ascensão, trabalhando como atriz e vivendo em Georgetown com sua filha de 12 anos, a doce Regan. Elas tem uma ótima relação - e Regan é uma menina feliz, inteligente, gentil, criativa e cheia de imaginação.
No entanto, sem motivos aparentes, a garota passa a apresentar comportamentos atípicos e assustadores, que envolvem transformações grotescas em sua personalidade, em sua mente e em seu corpo.
Acreditando ser algum distúrbio de ordem mental, Chris busca ajuda dos mais diversos médicos... Mas quando todos os tratamentos falham, sobra apenas uma possibilidade bizarra: a de que Regan tenha sido possuída por um demônio - e apenas Damien Karras, um padre com uma fé bem abalada, será capaz de auxiliar essa família.
"O Exorcista" é uma trama mais conhecida por sua adaptação cinematográfica: apesar do filme não ter me causado grandes sensações quando assisti na adolescência, o livro me provocou arrepios e me deixou extremamente intrigada; o autor reinventa o gênero quando dá profundidade aos personagens e à história, enriquecendo um livro que poderia ter sido só um grande clichê sobre possessão. O mais assustador aqui, pra mim, não é o aspecto sobrenatural da obra, mas as perspectivas que englobam a realidade, como a fragilidade da consciência, a perda de controle, o medo do desconhecido e as várias dicotomias como vida e morte, saúde e doença e bondade e maldade.
Com passagens conflitantes e aflitivas, cenas chocantes de tirar o fôlego, questionamentos interessantíssimos sobre crenças e dogmas, pensamentos acerca de crianças cruéis e o desespero máximo de uma mãe que tenta se agarrar aos últimos fios de esperança afim de salvar sua filha, Blatty criou um clássico do horror que, com certeza, continuará a aterrorizar seus leitores por muitas décadas...

Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros

site: https://www.instagram.com/livre_em_livros/

Marilia 16/10/2020

Perturbada...
Sou uma estudante de psicologia católica e medrosa ? li pra um projeto, nunca ia pegar um livro nesse estilo por conta própria, e fiquei muito angustiada, não por causa do medo (não me causou tanto quanto eu esperava), mas sim pelas obscenidades e profanações, não vejo um futuro onde essas imagens vão sair da minha cabeça. Mas enfim, consigo ver o porquê desse livro ser um clássico tão aclamado, muito bem escrito e construído, apenas não pra mim

Shadai.Vieira 15/10/2020

ótimo, porém o filme é melhor!
gostei muito dos 3 primeiros capítulos, tem muitas cenas perturbadoras, mas o 4º foi decepcionante, faltou clímax.
e a escrita não é das melhores, com repetição extrema de "franzendo o cenho"

Anderson.Bouvieer 15/10/2020

Um verdadeiro e autêntico clássico.
Um livro simplesmente genial, e que envelheceu maravilhosamente bem. Ao final do livro é evidente o porque o exorcista tem tamanha importância para a literatura mundial. Diálogos inteligentes, narrativa bem construída, ritmo bem acentuado, todo o romance se desenrola de maneira muito inteligente, trabalhando entre momentos de emoção, medo e insegurança do que irá vir nas próximas páginas.

O filme da década de 70 é ótimo, e a história consegue ser ainda melhor na mídia original como já é de se esperar.

Blue 14/10/2020

Ruim
Nossa nem consigo esconder minha raiva por esse livro, gente não funcionou comigo não senti medo nem nada, e fiquei super decepcionada em como o exorcismo demora e é curto. Eu esperava bem mais do livro.

Thainá - @osonharliterario 14/10/2020

Profanação, desespero e a busca para exorcizar todos os demônios
Regan MacNeil e sua mãe, Chris MacNeil, atualmente estão morando em Georgetown, a cidade escolhida da vez para as filmagens do novo filme de Chris, uma atriz já renomada e com extensa fama. A garota tem apenas 11 anos quando encontra no porão de sua nova casa um tabuleiro ouija, o qual decide se aventurar nele.

Após esse primeiro contato com o artefato, Regan começará a ver um amigo imaginário ao mesmo tempo em que seu comportamento lhe transformará em uma menina completamente diferente do que era até então. Ela começará a xingar, a falar obscenidades e a se comportar agressivamente com os outros, deixando assim a sua mãe extremamente assustada e triste.

Para resolver tal enigma e ajudar a filha a voltar a ser aquela garota doce e amável de antes, Chris a levará nos melhores hospitais e a consultará com os melhores médicos que, à princípio, ficarão divididos entre suspeitas de esquizofrenia, histeria e/ou dupla personalidade. Mas é claro que nada disso é confirmado, deixando Chris ainda mais perdida e desesperada, tendo como única solução a busca por um padre e a possível chance de exorcizar o demônio que Regan afirma ter dentro de si.

Com uma narração em 3° pessoa, mas que foca nos pensamentos e sentimentos mais íntimos dos personagens, O Exorcista, acima de tudo, traz um debate sobre religião, fé e crenças.

Todos os personagens têm, mesmo que leve, uma certa importância na trama, sendo extremamente bem desenvolvidos, com bagagens bem estruturadas e cargas emocionais intensas. E talvez por isso a história seja tão forte, sufocante, a ponto de ser uma das melhores histórias de terror que já li.

O livro é extremamente bem escrito e detalhado, nos deixando incomodados e assustados com os graus da possessão. Eu me sentia aflita, tanto pela criança como também pela mãe; me sentia enojada, assustada e com medo. Temia pela criança, temia pela mãe e, depois, temia pelos padres.

Não recomendo para os leitores de estômago mais fraco ou que sejam mais sensíveis a esse tipo de linguagem, tema e descrições impróprias. Mas se você gosta de uma história mais pesada, que mexe com o seu psicológico e, de quebra, ainda te deixa meio paranoico à noite antes de dormir, eu super recomendo a leitura.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2020/10/14/resenha-o-exorcista-william-peter-blatty/

duds 14/10/2020

Que história!
Um padre com problemas de fé, uma mãe que faz tudo por sua filha e os incríveis contraste entre a lógica e a fé. Perfeito.

Luana 14/10/2020

Aterrorizante
Li esse livro despretensiosamente e fiquei uns 3 dias sem dormir direito. A história me a aterrorizou mais pelos diálogos do que por qualquer outro elemento.

Jão 09/10/2020

Profano
Profano, grotesco e nojento, de longe o melhor livro de terror que eu já li

Mônica R. 08/10/2020

Muito boom
Livro incrível, me prendeu do início ao fim. Achei impressionante que os personagens buscam por uma resposta não religiosa pra possessão, até que nao é mais possível. Incrível mesmo
Bianca 13/10/2020minha estante
Quantos capítulos o livro tem?