O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

Diego627 28/05/2024

Sobre o livro
Alguns comentários antes sobre a linguagem desse livro e dessa versão. Esta versão que li pelo menos tem um palavreado bem antigo por causa da data de lançamento desse livro. As vezes fica um pouco confuso entender exatamente um diálogo ou outro, porém nada que atrapalhe a história, alguns momentos fica cômico.

Agora sobre o livro.
História no início é um pouco parada, demora um tempo até trama principal começa a surgir, o que pode entediar algumas pessoas que estão lendo.
Trama gira em torno da menina Regan de mais ou menos 11/13 anos e isso torna as coisas bem pesada, o livro não tem censura alguma e pra quem tem estômago fraco, não é aconselhável ler.
História brinca com fé e ciência, em muitos pontos e em muitos momentos fazendo a gente dúvida do que realmente tá acontecendo com a menina. A opinião dos Médicos, a opinião dos padres, a não crença da mãe, o livro trás todos esses assuntos religiosos e científico a tona com situação da menina.
O livro não chega a ser " terror " , fica mais pra um suspense quase livro todo, no final até tem umas cenas extremamente pesada de terror, o que pode machuca quem tem estômago fraco.
No final o que faz a gente refletir se a menina estava com demônio ou se era alguma doença mental.
Não vou comentar a respeito dos outros personagens para não dá spoiler, mas quero fazer uma menção ao padre Karras que ao longo do livro se demostrou uma pessoa que realmente tentou fazer de tudo, colocou sua fé em check e teve ótimos debate sobre fé e ciência.

Josi 03/03/2020

O exorcista
Livro cativante que descreve o que acontece com a filha de uma atriz famosa .

Maurício 11/03/2020

Leitura obrigatória
Sem delongas: um clássico. Perturbador e imprescindível para a coleção de quem ama terror.

Rafa 15/03/2020

Leitura extremamente envolvente!
Adorei a narrativa do autor! Fácil entendimento até para um assunto que acredito que seja bem complexo e te pouco entendimento!

Brenda 28/03/2020

Amei!
Assisti ao filme várias vezes mas ao ler o livro fiquei tentando encontrar semelhanças com o clássico filme do terror e, pessoalmente, amei cada palavra do livro. Li em e-book e devorei tudo em um dia e meio. Foi maravilhosa a experiência.

Bia Fernandes 01/04/2020

Um terror romântico!
O Exorcista é o livro que me fez imaginar as ruas há décadas atrás, mal iluminadas porém calmas, com um suspense de fazer com que tenhamos pesadelos (Sim, tive um pesadelo ao lê-lo antes de dormir) e sentir um ar mais denso em toda sua trama.
Parecia que era uma leitura tranquila de um suspense mais calmo em relação ao filme, mas o erro está em comparar o filme com o livro. No livro há o detalhe do "mal" estar presente sem que notemos e conseguimos sentir toda a indignação dos personagens.
Envolve amor fraternal, realidade em relação ás figuras religiosas, mistério envolvendo mortes, investigações, laudos médicos... Cada parte vindo estrategicamente para nos prender, com sucesso, ao ponto principal da obra.
Envolvente, instigante, intenso e esplêndido.

Júlia 01/04/2020

Realmente é um livro que mexe com o psicológico, várias vezes tive que parar para relaxar por causa da tensão e de algumas partes pesadas, mas gostei.

Beatriz 06/04/2020

Esse romance é de longe, para mim, um dos mais construidos no que tange ao gênero de terror, é um ótimo livro, com leitura fluida, apesar de ter partes pesadas que são capazes de deixar o leitor tenso. O livro permite ao leitor capacidade de ficar preso no romance, e principalmente de partilhar juntamente com um dos personagens do livro, o Padre Karras, a dúvida sobre o caso de Regan, se é de fato uma possessão ou um transtorno mental.
Esse se tornou um dos meus livros favoritos e indico para quem gosta de livros nessa pegada, de terror; iniciei a leitura sem expectativa e foi uma boa experiência.

Milene.Ferreira 07/04/2020

Não dá pra explicar O QUÃO BOM é esse livro, mas digo q tem um motivo pra esse livro ter sido considerado um dos maiores terrores de todos os tempos...

Joe 07/04/2020

Muito bom!
Não chega a ser um livro favorito, mas realmente é um livro ótimo.
Senti um pouco de medo em algumas partes, sendo sincera, porém no final eu chorei muito (estava dentro do ônibus no dia.)

GUIIZAL 12/04/2020

A história inicia-se com padre Merrin, que lidera uma escavação no Iraque à procura de relíquias antigas, em que encontra uma estatueta de um demônio chamado pazuzu, sobreposta à medalha de São José.
Enquanto isso, em Georgetown (EUA), Regan, uma solitária garota de 12 anos e filha de uma famosa atriz, começa a brincar com um tabuleiro Ouija em busca de distração.
Um dos fatos mais chocantes é a descrença do Padre Karras. Ele é um psiquiatra que tenta de todas as formas, provar que não é possessão, que todos os fenômenos seriam resultado racional.
O livro vai nos trazer fatos chocantes, de tirar o fôlego e arrepiar a pele, escrita maravilhosa e eletrizante, o Exorcista é um livro que retratar a fé, a falta de fé, mas acima de tudo retrata o nosso comportamento perante os problemas.

Hugo 20/04/2020

Um livro não ganha o status de clássico se uma boa razão.
Um bom livro de terror, precisa ser um livro acima da média em muitos aspectos: narração, ambientação, personagens, e todo o mundo que cerca os elementos da história. Tudo isso sem falar da história propriamente dita, senão o medo não vem.

Esse livro cumpre absolutamente tudo relatado anteriormente, e o medo vem forte. Vale muito a cada página desse clássico, não tem nada aqui que seja desperdício de tempo, tudo faz sentido, e tudo muito bem escrito.

Muito melhor inclusive que o filme, e eu adoro o filme.

Pedro Guimarães 28/04/2020

Fiz questão de adquirir a versão do livro lançada no Brasil em 1972, pela editora Nova Fronteira, de Carlos Lacerda

O exorcista é um livro lançado originalmente em 1971 e conta a história de Regan MacNeil, uma garota de 12 anos que é “teoricamente” possuída pelo demônio e o enorme sucesso do livro acabou dando origem ao filme em 1973 marcando um dos maiores hits de terror da história do cinema.
Inclusive, para quem conhece o filme Halloween A trilha composta influenciou o esquema de cores surrealistas do próprio 'O 'Exorcista'' de Willian Friedkin.
Desse modo,o livro é escrito intencionalmente para mexer e oscilar com o psicológico e senso lógico,e o filme então nem se fala.
Agora,deixando de lado o fundo verídico e espiritual da coisa(fenômenos extraordinários) sabemos que o livro descreve a fundo, em tese,o encontro do sobrenatural com o natural ,ou posso dizer, do celestial e do maléfico.
Assim, então, deve ser feita uma pergunta. Você tem fé?

Atyrson 29/04/2020

Talvêz um dos melhores livros do gênero
Muito bom!! A narrativa do livro é muito boa e não cansa,o suspense te deixa cativado e o horror também é muito bom e pra coroa tem um dos melhores finais

Ci 03/05/2020

Que livro!
Dizer quer O Exorcista é só um clássico do terror é pouco, não chega aos pés do que realmente ele é.
É muito mais que um conto sobre possessão demoníaca, é uma reflexão sobre a fé, sobre a crença em Deus e no Diabo, é a narração perfeita sobre esse conflito e, como pano de fundo para tudo isso, é a história da pequena Regan, que apenas com 11 anos, se vê invadida e dominada por um demônio poderosíssimo.
Recomendo!