A Última Festa

A Última Festa Lucy Foley

Resenhas - A Última Festa

Ariane Senna 05/09/2020

Não consegui me envolver com os personagens, achei bem previsível o que ia acontecer na trama e o segredos foram óbvios demais. Sinceramente espera mais...
05/09/2020minha estante
Acabei de começar esse livro e coincidentemente apareceu seu post no meu feed hahaha já não sei mais o que esperar

Ana Paula 14/07/2022

Que reviravolta...
No fim, tudo faz sentido!
Mas nunca suspeitaria do verdadeiro assassino. A autora fez com que todos fossem suspeitos. Uns mais e outros menos. Vale a pena a leitura.

Isabela.Pery 05/04/2021

Esperava algo mais TCHAN, não fugiu muito das convenções do gênero. Mas foi uma leitura legal, eu gostei.

ila 08/11/2020

fui com sede ao pote pra beber apenas um gole
não sei se tô mais decepcionada com o livro ou com os booktubers que tanto indicaram. nem sou a mãe da experiência quando se trata de thriller, mas vei, pelo amor de Deus, esse livro deixa muito a desejar. umas pontas soltas, uns plots que de plot n teve nada, tudo dado de muito ma o beijada pro leitor... enfim, expectativas frustradas.
Helen Lima 08/11/2020minha estante
Tive a mesma impressão. Os booktubers falando tão bem desse livro mas não me causou nenhum sentimento além da decepção.

ila 11/11/2020minha estante
sim! o publi foi forte em cima desse livro

Sami43 21/11/2021

Um grupo de amigos de longa data vai até um reservado local para passar o ano novo. Alugam seus chalés, pegam suas bebidas, relembram histórias antigas e brincam uns com os outros.
Até que deixam de fingimento.
Heather e Doug são funcionários desse local remoto e excluído do mundo. Os dois querem fugir da morte, ou melhor, fugir da vida. E, quando esse grupo de hóspedes chega, continuam com suas melancolias.
Até que se deparam com um assassinato.
Em meio a mentiras, traições, segredos e obscuridades, o belo grupo de amigos se destrói.
Com alternância dos pontos de vista, o leitor é transportado para uma linha de raciocínio rápida e enigmática. A cada ponto, suspeitava de um personagem, de uma reviravolta, de um segredo, tornando a leitura dinâmica e viciante.
As reviravoltas me surpreenderam, de modo que, até ser revelado, não entendia bem o que estava acontecendo. A suspeita de quem morreu foi meio óbvia, mas a de quem matou foi duvidosa. Não tinha certeza de quem, por quê e como.
Além disso, outros pontos foram interessantes, mas não tão bem trabalhados. Há mais reviravoltas, além do ponto central, que achei desnecessárias, mas criativas e complementares.
Enfim, o que não foi tão interessante foi a forma largada com que se trabalhou o final, abruptamente e sem cuidados. E, também, pontos que não foram abordados com tanto cuidado. Mas, em geral, é um livro legal.
Vale a pena? Não. É ruim? Também não.

Fernando Lafaiete 24/07/2020

A Última Festa: Quem morreu e quem matou?
******************************NÃO contém spoiler******************************
Resenha postada originalmente em https://www.mundodasresenhas.com.br/

Em um ambiente inóspito, gélido e perigoso, nove amigos resolvem se reunir para lembrar os velhos momentos e comemorar juntos a chegada de um novo ano. Em meio a diálogos ácidos, irônicos e provocativos, um crime ocorre. Dos nove, apenas oito voltarão para casa. Quem morreu e quem matou? Um mistério que irá dominar toda a narrativa, deixando leitor e narradores diante de um enigma no mínimo instigante. A narrativa se desenvolve através de um clima tenso, de desconfianças contínuas e de segredos que vão sendo entregues de forma a sustentar não apenas o plot principal, mas também as demais subtramas que vão aos poucos se delineando e nos fazendo entender melhor as tóxicas relações de amizades que se apresentam ao longo da leitura.

"A Última Festa" - o romance de estreia de Lucy Foley - se desenvolve de forma bastante similar com obras de Agatha Christie, no sentido ambientação e desenvolvimento. A trama mescla duas linhas temporais, pontos de vista diversos, e o suspense "de quem cometeu o crime e de quem morreu" sobrevive o virar das páginas, sendo entregue ao leitor apenas em seus últimos 5%. A trama é recheada de personagens, cujos desenvolvimentos não são dos mais agradáveis. Todos são desprezíveis, irônicos e parecem sentir prazer em destilar suas constantes provocações em seus supostos amigos. Não consegui gostar e nem me importar com absolutamente ninguém. A autora parece não saber o time certo para humanizar seus personagens, entregando esses momentos tarde demais.

A primeira metade do romance é monótoma, cansativa e muitas vezes irritante. A estória parece não sair do lugar e o que vemos são apenas pessoas que se detestam, fingindo uma falsa amizade e se alfinetando o tempo todo. São muitos personagens para um livro de 304 páginas, o que interfere significativamente em seus desenvolvimentos. Alguns são tão unilaterais que se tornam esquecíveis. Outros são de fato esquecidos pela autora, já que o livro termina e seus desfechos não são entregues. A segunda metade sofre uma peguena guinada, entregando boas revelações (não totalmente surpreendentes), boas situações e momentos onde a tensão surge, mas não se sustenta.

A ambientação poderia ter sido melhor aproveitada pela autora, colaborando com o aumento da tensão, criando um clima claustrofóbico e deixando leitores e personagens tensos, trazendo uma carga emotiva mais densa para a estória. Mas o ambiente tido como perigoso e algo a se evitar, se torna apenas mais um elemento entre tantos outros (ainda mais se levarmos em consideração as atitudes sem sentido dos personagens). Foley, a autora e estudante de literatura inglesa, poderia ter criado e desenvolvido uma narrativa com mais profundidade, mais problematizações e menos linear. O livro não é péssimo, mas também não é bom. É em minha minha percepção, apenas um livro que fica na linha tênue entre o mediano e o ruim. Preciso evidenciar que Lucy Foley escreve bem, mas peca bastante no desenvolvimento (Li alguns capítulos no original e posso dizer também que a tradução está bacana). A autora foca demais em trechos e descrições que tentam manipular o leitor sem grandes sutilezas, o que passa longe de ser uma técnica assertiva, já que em se tratando de um thriler, o óbvio demais nunca é a resposta para o mistério da trama. O que por vezes acaba transformando o "não óbvio" na grande obviedade da estória. Não sei se deu pra entender, mas o que quero dizer é que Foley tentava tanto me fazer desconfiar de alguns personagens, que eu acabei desconfiando de quem a autora não queria que eu desconfiasse, e o que aconteceu? Desvendei tudo muito antes do grande desfecho; infelizmente! (Algo que vem acontecendo com frequencia em minhas leituras de thrillers :/)

"A Última Festa" é o tipo de livro que terminei a leitura não sentindo nada. Foi uma sensação total de indiferença com tudo que o compõe (as subtramas, personagens, mistério e revelações). Trata de alguns temas interessantes, mas de forma superficial demais. Traz bons momentos, mas que se perdem no meio de tantos outros enfadonhos. É bem escrito, mas tem um desenvolvimento deveras massante. Serviu pelo menos para reforçar algo o qual sempre acreditei. O que adianta forçarmos relações que só nos fazem mal? O melhor é deixar que o tempo faça seu trabalho... e por mais triste que seja, as vezes algumas relações terminam e o mais saudável para todos é que cada um siga seu próprio caminho.
Esdras 24/07/2020minha estante
Já tava com um pé atrás, Agora descartei de vez.rs

Fernando Lafaiete 24/07/2020minha estante
Rsrsrsrs... Eu também estava com um pé atrás, mas queria muito ter gostado. Já li piores; mas achei meio sem graça. Uma pena!!

Fernando Lafaiete 24/07/2020minha estante
Rsrsrsrs... Eu também estava com um pé atrás Esdras, mas queria muito ter gostado. Já li piores; mas achei meio sem graça. Uma pena!!

Cris 25/07/2020

A última festa
Olha, muito embora este livro esteja classificado como suspense, ele é um ROMANCE no qual ocorre um crime, tenha isso em mente quando for ler, assim você não se decepcionará.
Como romance, adorei o livro, os personagens são cheio de defeitos (quem gosta de perfeição?), a trama nos leva a refletir sobre as relações humanas, quanto há de verdadeiro nas amizades? Até onde vai a lealdade? Até quando mantemos as amizades? E principalmente, o que você está disposto a relevar por elas?
Recomendo

literary fairy 11/10/2022

A última festa ?
MUITO BOM PERFEITO !!!

Amei mesmo o plot Twist é incrível e da um suspense e um desejo de ler esse livro a cada página e você só descobre o assassino no final do livro

Bruna Garret 30/07/2020

Descobri que só sei que nada sei
O livro é realmente muito intrigante. Te prende do início ao fim, principalmente pelo fato de você não só não ter a mínima ideia em relação a quem é o assassino, mas também por não ter a mínima ideia em relação a quem é a vítima.
Tem várias reviravoltas, o que eu particularmente amo. Quando eu achava que tinha entendido tudo, eu descobria que na verdade não tinha entendido nada.
Enfim, gostei bastante. Não foi um livro que me fez sentir um bando de emoções. Fiquei na minha zona de conforto o livro todo (motivo pelo qual eu não dei cinco estrelas - já que amo quando livros me fazem sentir um bando de emoção), mas ainda sim é uma história incrível.

carlinhos ð¤ð­ 04/07/2021

chato .
nada acontece o livro INTEIRO dai BUM tudo acontece nas ultimas 10 paginas, ok que tudo bem é assim que os livros de suspense funcionam o segredo é no final, mas simplesmente o livro é um filler pra contar 2 segredos . cruzes perca de tempo
Suzyy 04/07/2021minha estante
o final também é super desigual. quase todo mundo ali era podre e teve gnt que saiu de boa da situação!

@patriciamfagundes 25/08/2020

Um suspense eletrizante
Fazia tempo que eu não lia um livro de suspense, e esse foi demais!

Desde o princípio ficou muito claro pra mim quem havia sido assassinado, mas o assassino só descobri no momento da revelação.

Gostei do enredo da história, mas fica MUITO ÓBVIO que a amizade desse grupo já havia acabado faz tempo.

No meio do livro pro final, cada capítulo é uma bomba diferente. Já quero reler kkkkk

Enfim, recomendo a leitura, os cenários são bem descritos e as narrativas intercaladas entre presente/passado dão um bom ritmo.

Seria muito pedir uma adaptação pros cinemas? Haha

Clara2490 01/08/2020

5 estrelas
"A última festa" é o tipo de suspense que faz você querer engolir o livro pra entender tudo! Instigante, maravilhoso!
zDouglasZy 01/08/2020minha estante
Caramba, essa capa é linda

Julia Ridolfi 28/07/2020

Livro bom, porém no começo achei um pouco confuso devido sua narrativa em "flashbacks", cada capítulo mostra a perspectiva dos personagem, dando dicas de quem é a vítima e o assassino.

LucAlio.CAmara 28/01/2023

Stalkear
Errei feio sobre os suspeitos do assassinato e fiquei surpreso quem foi a assassina e a vítima. Esse livro prendeu minha atenção direitinho e me deixou bastante curioso pra saber de tudo.