Histórias de Lovecraft

Histórias de Lovecraft H. P. Lovecraft

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Pedro4038 06/12/2021

Consigo entender a importância e a influência que as histórias de Lovecraft tiveram para a história do gênero de terror/horror, mas as narrativas são muito arrastadas e o caráter racista de muitos desses contos (ele sempre representa negros, imigrantes e povos indígenas como selvagens, adoradores de demônios ou pessoas cruéis e egoístas que querem tirar dos "cidadãos de bem") gera muito desconforto e antipatia com as histórias. Foi uma leitura bem difícil e não recomendo pra ninguém. Meu único conforto é saber que esse racista não ganhou quase nada com as histórias enquanto era vivo

Renata - @luardelivros 06/10/2021

Uma leitura que valeu muito a pena.
Foi minha primeira experiência de leitura com Lovecraft. Confesso que tinha receio devido às críticas que já li, e pelas avaliações desse livro em especial. Mas foi uma leitura surpreendentemente boa. Os contos me prenderam, me deixaram curiosa para entender os acontecimentos e conhecer os desfechos. Apesar de "O Chamado de Cthulhu" ser o conto mais conhecido e aclamado, e eu ter gostado bastante também, eu gostei ainda mais do último conto, "A Cor que Caiu do Céu".
Principalmente por haver várias opiniões divergentes sobre obra e autor, recomendo a leitura para uma própria conclusão.

Thiago.Marques 28/03/2021

Se eu fosse um leitor dos anos 20...
... talvez eu ficasse realmente surpreso e abismado com a escrita lovectiaftiana. Um dos aspectos positivos da narrativa do autor é o desenvolvimento e aplicação do cosmicismo, um conceito interessante que permeia os contos. O cosmicismo, contudo, é também o que preenche as lacunas daquilo que simplesmente não se explica nas histórias. Talvez seja um recurso de metalinguagem, de modo que o leitor consiga compreender, na pele, que nem tudo se explica, nem tudo deve ser conhecido pela humanidade. "Histórias de Lovecraft" vale pela curiosidade de quem nunca leu nada do autor.

Pedro 25/03/2021

Não gostei
Achei um livro muito complexo e nada rápido que te faz ficar cansado de ler poucas páginas

Hugo Costa 17/02/2021

Infelizmente não deu liga
Infelizmente não me adaptei à leitura dos clássicos do horror. Já havia acontecido com o Poe e agora com Lovecraft.... Histórias sem diálogo, vocabulário difícil enredo sempre parecido.... Sempre investigando algo que um acestral iniciou, algo sobrenatural, meio ilusório.... em fim, eu tenho plena conciência de que são clássicos e de que milhões de pessoas amam, mas para mim não funcionou, infelizmente.

read.debbie 03/02/2021

Péssimo
minha sinopse doidinha: nem tem como fazer, pq é uma coletânea de contos de terror, basicamente

minha opinião: ai gente, uó viu. a leitura foi um saco, e só curti alguns contos, mas de qualquer forma achei mt chato. no começo eu fiquei profundamente assustada com a escrita racista e xenofóbica, depois vi q esses contos foram escritos mais ou menos entre 1920 e 1930. li esse livro com o intuito de conhecer o tão aclamado lovecraft e me arrependi. espero q as outras obras n sejam dessa forma.

playlist para ler: https://open.spotify.com/playlist/7ed8Tz7GLyPggAEgAmKT2L?si=cQlVw94rT3en_rm9iu9mJA

Yuri Silva 21/01/2021

Racista. Para. Caralho.
É incrível como o homem branco não é julgado por nada mesmo. Lovecraft usa a escrita fantástica para externar seu racismo e xenofobia doentias, onde tudo que é bizarro, medonho e condenável é praticado por estrangeiros, ou negros, africanos, caribenhos, sendo o homem branco sempre o pesquisador, o doutor, o policial, o "bom cidadão". Injúria racial travestida de literatura. O horror psicológico das histórias só se compara ao horror que eu senti pelo racismo da pessoa que as escreveu. Jamais pretendo gastar dinheiro em Lovecraft de novo e não recomendo que o faça se o prospecto de investir o suor do seu trabalho numa obra que fede a racismo flagrante pode estragar a sua experiência literária. Ademais, a mente degenerada de Lovecraft soube escrever bons contos de terror. 1 estrela por isso.

Kardec 13/01/2021

Uma seleção interessante de contos
Diria que este é um livro ideal para quem quer começar a ler Lovecraft, mas quer fazê-lo com calma. Temos aqui alguns contos bem clássicos e outros um tanto menos conhecidos, porém adianto que todos me foram ótimos. Gostei bastante dessa edição com ilustrações (um pouco genéricas, mas) que neste tipo de literatura sempre deixa as coisas mais legais.

akasaori 02/01/2021

Primeiro contato com Lovecraft.
Me surpreendi com os contos pois é uma narrativa que tenho dificuldade em me envolver, mas grande parte dos contos do livro me envolveram bastante. O chamado de Cthulhu' funcionou bem pra mim porque já tinha interesse na mitologia, mas meu conto favorito foi A casa abandonada (apesar do final apressado).
Entretanto, não é a toa que Lovecraft vem sendo tem ade tanto debate por conta do racismo em suas histórias. O que mais me incomodou em quase todos os contos foi que apesar de quase nenhum personagem ser descrito fisicamente, quando um é descrito é sempre o vilão/entidade ruim/cultista ou o que quer que seja e é NEGRO.
Isso é muito desagradável de ler e quero pesquisar mais sobre esses debates.
Não pretendo ler mais nada do autor pois a antologia já reúne os contos que eu mais tinha curiosidade.

P.S.: parabéns para a editora Pandorga. Encontrei esse livro por 10 reais numa dessas feiras de shopping e apesar de ser uma edição brochura simples, o trabalho gráfico está muito bonito e bem feito.

Tales Martinelli 30/12/2020

Começando com pé esquerdo
Essa é uma coletânea de contos de um dos mestres do terror/horror, e sinceramente esperava bem mais.

A maioria dos contos são bem arrastados, o que deixou a leitura pouco prazerosa.

Ainda espero ler mais contos do Lovecraft, mesmo tendo começado com o pé esquerdo hahahahaha
Wilza.Alves 31/12/2020minha estante
Também comecei por essa coletânea, mas nem consegui terminar, se me permite, indicaria A cor que caiu do céu e Sussurros na escuridão.

Tales Martinelli 31/12/2020minha estante
Pelo que eu me lembro "A cor que caiu do céu" é o último conto desse livro, achei ele bem doido hahahaha foi um dos que gostei! Vou procurar esse outro, vlw pela recomendação ??

Wilza.Alves 31/12/2020minha estante
Espero que goste também, eu li A cor de caiu do céu pelo Kindle ??

Myke.Anderson 16/11/2020

Um clássico é um clássico
Uma leitura que viaja no fantástico e no massante, esta versão em particular possui contos incríveis que todo fã de terror tem a obrigação ler e nenhuma de gostar.

Kemilly S. 03/11/2020

Um clássico
Apesar da constante insinuação racista e xenofóbica do autor em seus contos, fora uma experiência rica de diversas formas. Já tinha ouvido falar das influências de Lovecraft no cinema moderno, assim como Bram Stoker, Mary Shelley, etc e resolvi dar uma chance. Gostei muito das histórias, com excessão de "A Casa Abandonada", que achei meio chatinha. Suas criaturas sempre retratam o desconhecido, o que é um tema genial. Foi um clássico que certamente não tive arrependimentos de ler.

Amaral 03/11/2020

Sendo meu primeiro contato com o autor certamente ainda tenho de me acostumar mais ao seu estilo de escrita mas nada que tenha sido um grande problema como vejo muitos reclamarem. Ainda que com um estilo nietzschiano, mórbido, fatalístico e truncado o autor desenvolve narrativas interessantes e que nos prendem a atenção sendo "A Cor Que Caiu do Céu" certamente o melhor conto deste livro.

Leticia.Pereira 01/10/2020

CONTOS HP LOVECRAFT
A escrita dele é muito boa, as histórias são muito parecidas, tratam da nossa insignificância no universo e nos mistérios do cosmo que nao sonhamos que possam existir e que se soubermos podemos enlouquecer. Diferente dos livros de terror que já li, aqui é uma atmosfera extraterrestre de algo inexplicável.
Gostei muito da originalidade e da escrita que sem dúvidas é incrível.
Mas os contos seguem a mesma fórmula e acaba ficando meio cansativo. Mesmo pequeno, é um livro denso.

C9 18/09/2020

Me diverti demais!
Contos simples e instigantes. Segue uma fórmula, mas é divertido pra caramba.

1 | 2 | 3 | 4