Histórias de Lovecraft

Histórias de Lovecraft H. P. Lovecraft

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

@aprendilendo_ 03/03/2020

Com histórias de um forte teor de criatividade onírica (até porque parte de seus contos vêm de seus próprios pesadelos), o autor nos apresenta possibilidades incríveis em escalas diversas, desde grandes criaturas cósmicas e antológicas até pequenos medos de vilas esquecidas e casas assombradas. Tal diversidade de narrativas instiga e nos imergem em uma ambiente fantástico e muitas vezes ( na gigantesca maioria delas) assustador e incomodativo.

Sem dúvidas, para todo amante de contos (não apenas de terror), H.P Lovecraft é fundamental para sua estante.

Wesley Santos 25/02/2020

Esse livro me proporcionou diversas surpresas, tantos nos contos que ainda não tinha lido, como em "os gatos de ulthar" que é super curtinho mas traz uma história super enigmatica, como nas releitura que me fizeram lembrar de coisas que já havia esquecido e reparar em detalhes que tinham passado despercebidos.

Naislan 16/02/2020

Adorei!!!!

Luiz Afonso 01/02/2020

Pequena coletânea de um mestre do terror
Ao criar uma história de terror, mais importante que a premissa da história em si é a forma como ela é contada. É isso que diferencia os grandes mestres, e certamente um dos maiores trunfos de Lovecraft.

Antes, preciso elogiar a edição, que conta com uma nota do editor que contextualiza o autor do livro, o que não justifica mas explica e avisa sobre algumas ideias preconceituosas e xenófobas de Lovecraft, que podem ser verificadas ao longo das histórias.

Nessa coletânea de contos, podemos ter uma amostra da totalidade de sua obra, em que sempre estão presentes os temas clássicos do terror cósmico, como a insignificância do homem perante à grandeza e infinidade não só do espaço em si, mas de toda história do planeta e até mesmo da civilização; a loucura e o medo que nos traz esses temas sem respostas.

E esse é o aspecto desses contos que mais causa angústia – o mistério.

Iniciando pelo que talvez seja o seu conto mais famoso, O Chamado do Cthullhu – pronuncie como queira – é um bom ponto de entrada na obra do autor. Ele já traz alguns dos temas que vemos na maioria das histórias, como os seres ancestrais e onipotentes que brincam com nossos destinos, a representação da ciência como limitada e incapaz de captar os verdadeiros mistérios do universo, e uma narrativa extremamente bem construída, que mais do que apenas citar aquilo que é incompreensível aos personagens, faz com que talvez sintamos algo parecido com o que relatam.

Mas meus contos favoritos, de longe, foram A Música de Erich Zann e A Cor que Caiu do Céu – esse último considero o melhor entre todos -, que servem de exemplo de como a escrita da Lovecraft, não apenas sua imensa criatividade, nos cativa e impressiona. Especialmente esse último, como um sopro de criatividade, mostrou como o autor consegue representar de formas diferentes suas ideias e dominar seu próprio estilo, mesmo quando chega a um momento que elas podem se tornar um pouco repetitivas.

Com certeza uma leitura obrigatória para quem deseja se aventurar nos mistérios do terror e do suspense.

@solitude_e_books 13/01/2020

Nunca Spoiler
Quando li o livro medo clássico do Edgar Alan Poe da tão amada Darkside confesso não ter tido uma experiência muito boa com os contos, foi então que um amigo me disse "mano, acho que você vai gostar mais de H.P Lovecraft", foi aí que esse autor entrou em meu radar.
De fato ele estava certo, pois fiquei fascinado com a pegada dos contos, aqui H. P Lovecraft conduz o leitor aos caminhos macabros e perversos, algo divinamente sombrio que me fez lembrar do jogo Bloodborne que tem raízes fundas na obra do autor pelo menos no que tange o horror cósmico.
Dentre os sete contos os meu preferidos foram, Dagon, A cor que caio do céu e Os gatos de Ulthar, este último teve um final perfeito e justo ao meu ver.

1 | 2 | 3 | 4