Histórias de Lovecraft

Histórias de Lovecraft H. P. Lovecraft

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Myke.Anderson 16/11/2020

Um clássico é um clássico
Uma leitura que viaja no fantástico e no massante, esta versão em particular possui contos incríveis que todo fã de terror tem a obrigação ler e nenhuma de gostar.

M 23/03/2020

Boa seleção de contos, preço acessível, atrativo para quem quer começar a ler Lovecraft e ainda não se dispõe a obter uma edição mais caprichada, apesar disto a edição da Pandorga é simples e bonita. Constam alguns dos contos mais conhecidos de Lovecraft, entregando logo o estilo do autor, cada história marcada pelo horror cósmico de uma maneira.

Naislan 16/02/2020

Adorei!!!!

Criixty 14/09/2020

Início de uma aventura
Este livro foi o primeiro contato que tive com uma obra de H.P Lovecraft. Com certeza é um bom livro para quem tem dúvidas se vai gostar ou não de suas estórias, pois o livro possui poucas páginas.

barb 21/06/2023

Contos de Lovecraft
Apesar da leitura muitas vezes arrastada, Lovecraft sabe criar um mistério como ninguém. O ar sombrio e o desejo por saber o resto da história é um ótimo ponto, mas, no geral, isso não é tão presente em todos os contos. Acredito que a escolha de contos para compor a coletânea não tenha sido das melhores, pois é um tanto frustrante terminar de ler um ótimo conto e, em seguida, ler um conto mediano (como o dos gatos, que nem ao menos me lembro o nome direito) e chato.
Porém, minha nota vai em consideração à 3 contos EXCELENTES que estão espalhados pelo livro. "A música de Erich Zann", "A casa abandonada" e "A cor que caiu do céu" tornam a leitura extremamente prazerosa. Principalmente o último, que se tornou meu favorito do autor. O mistério aqui está no seu nível mais apurado, e é fantástico no quesito de horror e embrulho no estômago. Dá até para traçar paralelos entre clássicos posteriores do gênero, como as ligaçãos entre "IT - A coisa" de Sthepen King e o conto "A casa abandonada" de Lovecraft.
Em síntese, apesar de alguns contos arrastados e incômodos (e não pelo motivo desejado), a leitura vale, sim, a pena.

Wesley Santos 25/02/2020

Esse livro me proporcionou diversas surpresas, tantos nos contos que ainda não tinha lido, como em "os gatos de ulthar" que é super curtinho mas traz uma história super enigmatica, como nas releitura que me fizeram lembrar de coisas que já havia esquecido e reparar em detalhes que tinham passado despercebidos.

Yuri Silva 21/01/2021

Racista. Para. Caralho.
É incrível como o homem branco não é julgado por nada mesmo. Lovecraft usa a escrita fantástica para externar seu racismo e xenofobia doentias, onde tudo que é bizarro, medonho e condenável é praticado por estrangeiros, ou negros, africanos, caribenhos, sendo o homem branco sempre o pesquisador, o doutor, o policial, o "bom cidadão". Injúria racial travestida de literatura. O horror psicológico das histórias só se compara ao horror que eu senti pelo racismo da pessoa que as escreveu. Jamais pretendo gastar dinheiro em Lovecraft de novo e não recomendo que o faça se o prospecto de investir o suor do seu trabalho numa obra que fede a racismo flagrante pode estragar a sua experiência literária. Ademais, a mente degenerada de Lovecraft soube escrever bons contos de terror. 1 estrela por isso.

Ronaldo 03/01/2022

Primeiro livro que leio do Lovercraft e foi bom ter escolhido essa edição, com poucos contos, mas bem selecionados e distribuídos de maneira que a leitura não se torne repetitiva. Digo isso porque muitas das histórias têm premissas parecidas: alguém que levava uma vida comum e se depara com algum mistério ancestral. Na obra do autor, o horror geralmente não tem rosto, e quando se torna visível é por meio de vislumbres, desvanecendo logo em seguida, mas deixando como herança em suas testemunhas a loucura, a incompreensão e o pavor de que o mal um dia retorne. Uma leitura sufocante e que cumpre seu papel que é de causar terror.

Não costumo problematizar livros antigos, pois acho que cada obra deve ser coerente com a época em que foi escrita. Mas o racismo presente no texto de Lovecraft é tão gritante, que precisa ser salientado. A maneira como ele inferioriza os negros em seu trabalho, os retratando como uma raça primitiva, associada a tudo que é maléfico, vai além do senso comum da sociedade do início do de século passado. Percebe-se o ódio pessoal em seu texto. E também sua ignorância, já que não demonstra nenhum conhecimento da verdadeira cultura desses povos.

Mas consigo separar a obra fictícia do ser humano que a criou. Lovecraft é um dos alicerces do gênero terror e influenciou muitos autores modernos, que souberam absorver algo de construtivo de seu estilo literário, sabendo separar o trabalho artístico de qualidade, das ideias preconceituosas de seu criador. E isso, como leitores, também podemos fazer.

Fernanda1151 03/07/2020

Histórias de Lovecraft
Sempre ouvi falar muito bem de H.P. Lovecraft e isso me despertou a vontade de conhecer a sua obra, fui com altas expectativas e talvez por conta disso tenha me frustrado um pouco. Não que o livro seja ruim, acho que simplesmente pra mim não funcionou, não faz o meu tipo.
Essa coletânea apresenta sete contos, dos quais eu gostei apenas de três: Dagon, Os Gatos de Ulthar e A Cor Que Caiu do Céu.
Durante a leitura as vezes os excessos de detalhes me fatigavam em vez de ajudar na imersão do ambiente (o que acredito que era a real intenção do autor); o início das histórias são arrastados e a leitura demora pra fluir; ficam pontas soltas nas histórias, muita coisa fica em aberto e eu não gosto muito desse tipo de coisa; achei os finais dos contos bem corridos e não apresentavam as explicações que eu tanto esperava. Falando assim parece até que eu odiei e que o livro é ruim, mas não é isso, acho que tudo isso faz parte do estilo do autor, de certa forma a maioria das histórias dele são parecidas entre si porque seguem uma mesma fórmula, no geral é bom, só não conseguiu me cativar o tanto quanto eu esperava.
De qualquer forma, eu recomendo a leitura, o autor é super consagrado e referência no que diz respeito ao Terror Cósmico, se for um gênero que você goste acredito que vale a pena conhecer.

C9 18/09/2020

Me diverti demais!
Contos simples e instigantes. Segue uma fórmula, mas é divertido pra caramba.

@solitude_e_books 13/01/2020

Nunca Spoiler
Quando li o livro medo clássico do Edgar Alan Poe da tão amada Darkside confesso não ter tido uma experiência muito boa com os contos, foi então que um amigo me disse "mano, acho que você vai gostar mais de H.P Lovecraft", foi aí que esse autor entrou em meu radar.
De fato ele estava certo, pois fiquei fascinado com a pegada dos contos, aqui H. P Lovecraft conduz o leitor aos caminhos macabros e perversos, algo divinamente sombrio que me fez lembrar do jogo Bloodborne que tem raízes fundas na obra do autor pelo menos no que tange o horror cósmico.
Dentre os sete contos os meu preferidos foram, Dagon, A cor que caio do céu e Os gatos de Ulthar, este último teve um final perfeito e justo ao meu ver.

Elineuza.Crescenci 09/07/2020

Elementos fantasiosos e misteriosos
Tema: Leituras de Julho 2020 (3)
#desafiodos24temas
Avaliação: ****
Término da leitura: - 09/07/2020
Editora Pandorga SP 2019
44/100 2020 #desafiodos100livrosemumano

O Autor: Nascido em Rhode Island nos Estados Unidos em 1890. Contista e poeta precursor do Gênero suspense, terror, fantasia.

Obra: Casas abandonadas, fungos, mau cheiro, gatos, visitantes estranhos, pedras caídas do céu, monstros marinhos, monstros gerados por descargas elétricas... Esses são os elementos dos contos de Lovecraft. Vale a pena ler. Muito criativos e a cada leitura é como se estivéssemos assistindo a um filme da ficção moderna.

Considerações

1. O livro é atrativo por seus elementos fantásticos.
2. Seres misteriosos e o temor humano pelo desconhecido. É um mundo fascinante mesmo quando escrito entre 1926 e 1928.
3. Recomendo a leitura.

Citações
1. Não há no mundo graça maior, penso eu, do que a incapacidade humana de correlacionar todos os conteúdos encerrados em sua mente. Página 17
2. Sozinho, pois quem vela o sono de alguém, está sozinho de fato. Página 130.

Kardec 13/01/2021

Uma seleção interessante de contos
Diria que este é um livro ideal para quem quer começar a ler Lovecraft, mas quer fazê-lo com calma. Temos aqui alguns contos bem clássicos e outros um tanto menos conhecidos, porém adianto que todos me foram ótimos. Gostei bastante dessa edição com ilustrações (um pouco genéricas, mas) que neste tipo de literatura sempre deixa as coisas mais legais.

thau.books 11/02/2022

a leitura foi chata e arrastada, odiei honestamente pq achei que ele por ser um dos maiores nome do horror seria um bom livro...mas a forma dos contos é realmente muito chata e nem consegui ler o resto.

Pedro 25/03/2021

Não gostei
Achei um livro muito complexo e nada rápido que te faz ficar cansado de ler poucas páginas

1 | 2 | 3 | 4