A Sombra do Vento

A Sombra do Vento Zafón

Resenhas - A Sombra do Vento

Luan 07/10/2023

Viagem, mistérios e romance
O que dizer sobre este livro que acabei de ler? Vou tentar escrever de forma sucinta, porque se fosse falar sobre tudo de incrível que há nesta obra, não sobraria espaço na resenha.
Inicialmente eu iria ler "O Prisioneiro do Céu", do mesmo autor. Porém, no momento de adquirir o livro e ter contato com suas páginas, eu descobri que era a terceira obra da série "O Cemitério dos Livros Esquecidos", sendo a primeira "A Sombra do Vento". Então, abandonei a ideia original de ler o volume 3 e adquiri o volume 1. Logo, quando peguei este livro sobre o qual resenho, não sabia absolutamente nada sobre ele, e isso o deixou muito mais especial, pois não havia nenhuma expectativa criada de antemão.
Partindo disso, passei a gostar dele na primeira interação com o parágrafo inicial, quando a narração já se mostra muito interessante, com vocabulário e descrição riquíssimos, mas não complexos a ponto de dificultar a experiência de leitura. Além disso, rapidamente já se tem uma revelação impactante e misteriosa, expondo os sentimentos que a obra traria em seu decorrer.
Não há como não elogiar a maneira que a cidade de Barcelona dos anos 30, 40 e 50 é apresentada. Enquanto lia, me senti praticamente pertencente àquela realidade, com sua estética característica da época e seus personagens (importantes ou não para a história) que demonstram os comportamentos e a cultura do contexto da Espanha Franquista. A viagem que o livro carrega, por meio da excelente narração, faz com que qualquer leitor se sinta imerso na trama, o que não foi diferente comigo.
Além disso, “A Sombra do Vento” traz personagens cativantes e memoráveis, levando o leitor ter sensações variadas com cada um, mostrando que todos têm falhas e acertos, independentemente das intenções em vida. E isso torna o livro muito marcante, porque cada parte do enredo aborda de maneira diferente as relações entre as diferentes figuras, nos apresentando perspectivas diversas sobre cada uma delas. Ora amamos uns, ora odiamos outros, ora trocamos esses sentimentos por um mesmo ser fictício, me fazendo lembrar como eu amo ler livros tão bons como este.
Após falar da narração imersiva e dos personagens marcantes, não posso deixar de elogiar de forma efusiva a trama da obra. As outras qualidades do livro são apenas bônus que acompanham uma história incrível, repleta de mistérios, intrigas e romances que me prenderam do começo ao fim. O grande número de páginas permite uma evolução constante no enredo, tornando exponencial o interesse pelo que o protagonista descobre e pretende descobrir. Então, várias vezes fechei o livro por causa de acontecimentos bombásticos, ao mesmo tempo em que não conseguia para de ler... senti raiva, amei, chorei, ri.
Enfim, posso dizer certamente que esse é um dos melhores livros que eu já tive o prazer de abrir e folhear, por tudo que já foi dito acima e por todas as outras inúmeras qualidades não faladas, mas presentes na obra. Quero ler os outros da série, mas ficarei muito surpreso e feliz se forem tão espetaculares quanto esse.
Luan 07/10/2023minha estante
Spoiler:
Não posso nem descrever o quanto as passagens finais de Miquel e Sr. Fortuny me emocionaram, um desenvolvimento impressionante.

Júlio César 07/10/2023

Que livro absurdo. A única coisa que me deixou triste foi ter demorado um pouco para terminá-lo pq meu Deus, é maravilhoso. Daqueles que vc mal termina e já pensa em reler

belinha 07/10/2023

Impossível parar de ler
Encontrei este livro por acaso, numa promoção da Amazon, e foi amor à primeira lida. A história é intrigante e encantadora ao mesmo tempo. É impossível parar de ler. Já adquiri outros livros da série.

Cecy Jarske 05/10/2023

A sombra do vento
Minha única reclamação é comigo mesma por ter demorado tanto tempo a conhecer Zafón e suas obras... Definitivamente, a sombra do vento foi minha melhor leitura de 2023. Este livro é maravilhoso! Uma teia de fofocas e descobertas, vingança, amor e ódio que não consegui parar de ler enquanto todas as pontas estivessem amarradas. Cada plot twist de tirar o fôlego...

Recomendo muitíssimo está leitura!

Viviane.Sette 04/10/2023

Que envolvente!! É um suspense gótico talvez. Muito bom! Ia dar 4 estrelas e meia, mas mesmo com alguns furos, ainda estou achando esse livro perfeito!!

Fabio 04/10/2023

Uma Obra de Arte em forma de palavras
Poético, intenso e sombrio.

A Sombra do Vento, belíssimo romance escrito pelo premiado autor espanhol, Carlos Ruiz Zafón, em 2001, nos conta a história fantástica de Daniel Sempere, que, próximo a completar 11 anos é presenteado pelo pai, com a visita ao misterioso e enigmático “ Cemitério dos Livros Esquecidos”, lugar desconhecido pelas pessoas comuns, que abriga todas as obras abandonadas pelo mundo, todas elas a espera daquele leitor especial, que as descubram.

Zafón, nos transporta para a Barcelona do pós-guerra em 1945, que ainda vivia os terrores do autoritarismo de Franco, e as frequentes mudanças de regime governamental, que não foram somente pano de fundo da obra, mas, que estavam impressos no cotidiano dos personagens, influenciando suas atitudes e decisões durante todo o livro.

Daniel Sempere na fatídica visita ao “Cemitério dos livros esquecidos, encontra “ A Sombra do Vento”, livro que mudará a sua vida, e que o conduzirá por diversas aventuras, romances e perigos, e sobretudo o colocará diante dos dilemas da vida e da morte, e das escolhas de seu próprio destino.

Sempere após ler a obra misteriosa, fica extasiado, e começa a procurar por outros livros do autor, e acaba descobrindo que Julian Carax, seu conterrâneo, era pouco conhecido até mesmo para os catalães, e que sua história era envolta em uma cortina de mistérios, escondidos em uma intricada teia de verdades e mentiras, que acabaram no fim se mesclando com a própria história de Daniel.

Logo nas primeiras páginas, temos a impressão que “A Sombra do Vento”, seria mais um livro repleto de elementos fantásticos, e se enveredaria por caminhos de quimera, entretanto, conforme se avança, avista a tênue transição, e acabamos descobrindo se tratar de uma manobra peculiar do autor, para desenvolver a trama e nos levar exatamente aonde deseja, somente para realçar o sabor da narrativa.

Carlos Ruiz Zafón, nos entrega um texto sublime, delicado e envolvente, que, emociona o leitor a cada página. Comove a cada descrição poética dos momentos vividos por seus personagens. Emociona principalmente por ser sincero em sua escrita, e de uma maneira bem singela, imprime poesia nas linhas de sua obra, transpirando emoções, mexendo com as nossas sensações.

Pouquíssimas vezes durante minha vida como leitor, eu encontrei um livro com uma escrita tão envolvente como “A Sombra do Vento”, e ainda muito menos vezes, um livro tão envolvente, que, mesmo descrevendo coisas e fatos ordinários, pudesse alcançar o intimo com tanta simplicidade e facilidade, e que com essa escrita me arrebatou, e me transportou para dentro das cenas que se desenrolavam na área histórica dessa mítica região.

Tenho obrigação de mencionar, que em “A Sombra do Vento” somos apresentados há um dos melhores personagens já criados na história da literatura mundial, e que mesmo sendo um coadjuvante, rouba as cenas e vai crescendo tanto dentro da obra, que em determinado momento não sabemos quem é o verdadeiro protagonista da história. Realmente, encantando, em ter conhecido, Fermín Romero de Torres, o nosso anti-herói.

Em suma, “A Sombra do Vento” é um livro fluido, com uma belíssima escrita, e uma história engenhosa, que nos ganha desde as primeiras páginas, e nos conduz por um labirinto complexo de histórias dentro da própria história, nos entregando um final digno de uma grandiosa obra arte. Daqueles livros que se tenta adiar o termino e quando termina, não se quer lagar, e sente aquela pequena angustia, sóbria e nostálgica que somente o termino de uma grande obra-prima nos traz.

Recomendo a todos os amantes da literatura e apaixonado por livros extremamente sensoriais.

Antes de terminar, gostaria de agradecer a minha companheira de LC, pela paciência e pelos debates tão proveitosos sobre essa leitura tão valorosa!
Isis Costa 04/10/2023minha estante
Devo dizer que a resenha me deu vontade de ler

Ana Claudia Domingues 04/10/2023minha estante
Um dos livros mais lindos que li na vida, e essa é uma resenha primorosa! parabéns.

Carol.Macario 04/10/2023minha estante
Esse livro está na minha lista, pretendo lê-lo em breve

-Rafaela 04/10/2023minha estante
Fábio, parabéns pela resenha, muito bem escrita e pontuada! ???

CPF1964 04/10/2023minha estante
??????

Flávia Menezes 04/10/2023minha estante
Meu querido, isso não é uma resenha, mas sim uma obra de arte! ?
Acho que Zafon teria adorado colocá-la no prefácio do seu livro! Certamente inspiraria muitas pessoas a ler. E você foi tão certeiro, que quando fui dar uma espiadinha nesse livro (???), eu parei exatamente por achar que era um livro de fantasia. E como eu não queria ninguém competindo com o Tolkien, resolvi deixar para outro momento. Viu? Agora sim estou bem preparada pra ler! ?
Obs.:essa sua explicação sobre o contexto sócio-histórico da obra é a ?cereja do bolo?! Ajuda muito quem ainda vai ler! Obrigada ?? ??
Ass.: sua fã ??

Fabio 04/10/2023minha estante
Isis, fico feliz que tenha te incentivado a pegar essa obra prima!
Leia e não vá se arrepender!
Depois volte aqui se puder, pra dizer o que achou.?

Fabio 04/10/2023minha estante
Ahhh Rô, querida, muito obrigado pelo carinho!?
Fico lisonjeado com as palavras!
Fico feliz que tenha gostado da resenha, e ainda mais da LC.?
Já já seguiremos para o próximo do Zafón!

Eu que agradeço

Fabio 04/10/2023minha estante
Ana, muito obrigado pelas palavras!
Fico muito feliz que tenha gostado da resenha... e sobre o livro? Me faltam até palavras para descrever a experiência dessa leitura ....?
Agora, já estou ansioso para o próximo dele

Fabio 04/10/2023minha estante
Carol, só tenho uma coisa a dizer.... passe a frente urgente e leia, depois da leitura vai entender o que estou dizendo!?

Fabio 04/10/2023minha estante
Ahhh, Rafa, querida, muito obrigado pelo imenso carinho e presença de sempre!?
Obrigado também pela paciência em ler esse textão! kkkk

Obrigado, Cassius!?

Fabio 04/10/2023minha estante
Obrigado, Flávia meu anjo!?
Obrigado pelas lindíssimas palavras, e pelo carinho!?
Fico lisonjeado que, uma escritora como você, tenha gostado da resenha, e ainda mais por te incentivar a continuar nessa leitura!?
Eu que sou seu fã!??

Vênus_Alice 04/10/2023minha estante
Que resenha! Me senti transportada para a história!

isisfy 04/10/2023minha estante
Li sem esperar nada do livro. Me surpreendeu. ??

Fabio 04/10/2023minha estante
Obrigado pelo carinho Alice!?
Muito Feliz que tenha gostado da resenha!

Fabio 04/10/2023minha estante
Isis, também me surpreendeu, e muito!!!?

Marisa 04/10/2023minha estante
Muito bom!!!! Como todos do Zafón!!!!!!!

Fabio 04/10/2023minha estante
Marisa, essa é minha primeira experiência com o Zafón, e te digo com toda certeza, que depois desse, quero ler todos! kkk

Aline MSS 04/10/2023minha estante
Perfeito, como sempre. Coloquei na minha lista de leituras do ano a vem. Amo demais esse autor e quero ler em passinhos de tartaruga pra nunca acabar.???

Fabio 04/10/2023minha estante
Ahhh obrigado pelo carinho e pela
presença de sempre, Aline!??
Essa é minha primeira experiência com o Zafón, e já quero ler todos! Kkkk
E foi dando um aperto no coração, conforme o livro terminava kkkk
Agradeço pela paciência de ler esse textão!?

Elaine 04/10/2023minha estante
Wooow! Livro maravilhoso e sua resenha, excelente ??????

Muito obrigado, Elaine!?
O livro realmente é maravilhoso, demais!
O Zafón me surpreendeu!?

Jóice D. 05/10/2023minha estante
Parabéns pela resenha, Fabio. Como sempre... Perfeita! ???

Carolina165 05/10/2023minha estante
Sensacional ????????

Luiz Souza 05/10/2023minha estante
Vou ler ele depois ?

Fabio 05/10/2023minha estante
Ahhh muito obrigado, Joice!?
Fico mesmo feliz que tenha gostado!
Obrigado por tirar um tempo para ler a resenha e vir aqui comentar!
Te agradeço demais!?

Fabio 05/10/2023minha estante
Carolzinha, agradeço de coração o carinho e a presença de sempre!?
Obrigado por estar aqui sempre incentivando as leituras, e com uma palavra amiga!?

Fabio 05/10/2023minha estante
Vale a pena dar uma chance para o Zafón, Luiz.... com toda certeza e vai te surpreender!!!

Fernanda Coelho 06/10/2023minha estante
Irretocável! Parabéns pela resenha, Fábio!
Me deixou mais ansiosa pra ler, como sempre!

Caroline.Factum 06/10/2023minha estante
Dessa série só me falta o último . Estou enrolando pq agora que o autor se foi não tem mais nada para ler...

Fabio 06/10/2023minha estante
Muito obrigado pelo carinho, Fer!?
Fico, muito feliz por ter gostado da resenha, e por ela te deixar ainda mais ansiosa pela leitura! kkkk
Já já você me alcança!?

Fabio 06/10/2023minha estante
Te entendo perfeitamente, Caroline. Apesar de ser minha primeira experiência com o Zafón, já me arrebatou, e quero ler todos!
Não dá vontade de largar, e quando termina, dá um aperto no coração!?

Marisa 06/10/2023minha estante
Adoro quando acontece isso. Quando ficamos com pena de ter terminado um livro magnífico. Sinal que valeu muito a pena termos lido o tal livro.

Fabio 06/10/2023minha estante
Eu também gosto demais Marisa, quando encontramos livros desse tipo, que não se quer que termine!
São as melhores leituras!

Núbia Cortinhas 06/10/2023minha estante
Fábio, depois dessa belíssima resenha percebi que eu preciso ler o Zafón urgentemente!!

Fabio 06/10/2023minha estante
Núbia, fico feliz que tenha gostado da resenha, e agradeço por ter tirado um tempo para lê-la!?
Voce precisa ler esse livro... vai se apaixonar pela escrita do Zafón!
Agradeço pelo carinho de sempre!

Sara 07/10/2023minha estante
Suas resenhas são sempre incríveis, Fabio!! Parabéns! ???

Fabio 07/10/2023minha estante
Obrigado, mesmo Sara, pelo carinho!?
Fico feliz que tenha gostado da resenha!
Espero que tenha te incentivando a ler essa obra!

Mimi Macedo 19/10/2023minha estante
Q resenha incrível, vc realmente se vestiu do personagem Fábio

Ah, Mi, muito obrigado!?
Fico feliz que tenha gostado!
Realmente eu mergulhei no mundo do Zafón! E que mundo incrível!

Mimi Macedo 19/10/2023minha estante
Ele era único nesse estilo. ?

Fabio 19/10/2023minha estante
Concordo, e logo partirei para o segundo da série!?

Mimi Macedo 19/10/2023minha estante
O Anjo, muitas coisas serão esclarecidas kkkkkkk, sem spoiler

Olha você me "atiçando" kkkkk
Em novembro, com toda certeza , O Anjo estará na minha lista kkkk

Julia 01/10/2023

A Sombra do Vento
Carlos Ruiz Zafón tava em uma das minhas metas para esse ano, eu queria muito começar a ler livros do autor e me surgiu a oportunidade.

Ainda não sei o que dizer sobre o livro, são diversas sensações, é até difícil dissertar sobre a minha experiência, eu só sei dizer que foi maravilhosa.

A história é extremamente densa, mal me permite lembrar as melhores partes porque o sentimento é de que vivência tudo aquilo junto com Daniel, que Carax é um homem real. Enfim, não vou me estender nessa resenha, o impacto do livro é tão grande que não permite que a gente expresse em palavras, mas que apenas sinta!

Richard 30/09/2023

É... mais ou menos
Não sei porque, mas fui bem orientado, esperava um livro um pouco melhor, não sei se fui com muita expectativa e também saí da minha zona de conforto. Mas é livro e história gostosa de se ler.

Luciana Maria 26/09/2023

Persista!
Livro difícil de ler, não vou mentir, mas eu achei isso. A indicação foi ótima mas eu não prestei atenção em quando ele foi escrito. Palavras difíceis, a angústia do "mocinho" era a minha... não desisti, persisti, até que o final foi bem desenvolvido aí entende- se o livro.

Rafael Pravitz 26/09/2023

Fascinante.
O autor sabe desenvolver perfeitamente seus personagens e sua ambientação, Aventtura e romance xom una pitada de misterio, mais uma saga para explorar!

Jaque233 25/09/2023

Uma obra de arte
Aqui você vai encontrar um pouco de mistério, romance e aventura.
Vou recomendar sempre. É um livro para ser lido e absorvido aos poucos. Pra mim não foi uma leitura rápida, daqueles livros que você pega e lê em dois dias, acho que a história precisa de mais tempo para ser absorvida e aproveitada, mas de forma alguma isso tira o espetáculo que é esse livro.
A busca pelo escritor Julian Carax, as situações nas quais Daniel se mete para conseguir o que quer, as aventuras de Fermín fizeram dessa história um livro favorito na minha estante.

Igor.Parrela 24/09/2023

Marcante, único e especial!
É simplesmente um dos livros mais marcantes que já li em toda a minha vida. Não sei ao certo se foi pela tenra idade que tinha quando o li; ou se foi pelo fato de ter lido na casa da minha avó, que sempre foi um lugar mágico e encantado em minha infância. A verdade é que este livro me marcou de um jeito que, quando penso em leitura que prende, só me vem esta obra na mente.
Como fui feliz ao lê-lo! Consigo me recordar até mesmo dos espaços em que eu estava ambientado quando o li. De certa forma, eu me senti também um personagem da história, pois a casa da minha avó era a grande biblioteca da minha infância/pré-adolescência.
Enfim. Marcante, único e especial.
Deisi 24/09/2023minha estante
Eu tô lendo o segundo. Jogo do anjo

Nelson.Junior 20/09/2023

Quase um mês lendo
Apesar da demora de quase um mês de leitura a espera chegou ao fim. O livro é interessante nos faz querer saber do que se passa com os personagens e responde tudo de forma satisfatória com viradas de jogo inesperadas.

Marco De Villa 20/09/2023

Se você quer uma mistura de romance, mistério e aventura, essa é a obra certa. Desde os personagens cativantes (e já deixo o destaque para Fermín, que chamo de filósofo de ocasião, sempre com uma tirada gostosa que arranca risos de quem lê) até o ambiente de uma Barcelona da primeira metade do século XX, tudo se encaixa em uma trama que vai envolvendo o leitor até seu desfecho.
Juli 20/09/2023minha estante
Baita livro!

Emily 17/09/2023

Bom!!
Incontáveis os anos que tinha esse livro guardado na minha estante, mas que agora finalmente li.

A história é emocionante do começo ao fim, tem conteúdo, tem aventura, tem romance, tem suspense, tem de tudo um pouco. O final é satisfatório. Recomendo a leitura, é muito boa.