A Sombra do Vento

A Sombra do Vento Zafón

Resenhas - A Sombra do Vento

Eu Sou Bastos 04/09/2023

Temos um livro favorito sim,Fermín você é meu personagem favorito, e Carax você pena viu meu jovem,coitado.

Deni36 03/09/2023

Leitura intrigante, embora com uma trágica história de amor, o final é comovente e feliz. Pra quem gosta de romance e histórias envolventes, sim recomendo!

cristian_yuri 03/09/2023

Aventura emocionante!
Zafón combina habilmente neste livro elementos de mistério, drama familiar, romance e história política. A narrativa começa com o jovem Daniel, filho de um livreiro descobrindo um livro e autor desconhecidos, o que desencadeia uma intrigante jornada de descoberta.

A história se desenrola durante a Guerra Civil Espanhola, e os conflitos políticos e sociais desempenham um papel importante na trama, dando profundidade aos personagens e ao enredo.

A habilidade do autor em criar uma atmosfera envolvente é evidente na descrição detalhada de Barcelona, desde paisagens até cenários sombrios e misteriosos.

Em vários momentos me peguei perdido em Barcelona, longe da minha realidade e vivendo com Daniel e Fermín nessa aventura emocionante em busca pela verdade sobre Julián e seu passado para, no fim, sentir saudades de um lugar que jamais visitara e de pessoas que nunca conheci.

Uma história linda, intrigante e emocionante que desperta no autor sentimentos de nostalgia e conforto.

É um livro que levarei pra vida!

Racestari 30/08/2023

Que livro lindo...
Que delícia as descrições de Barcelona, os sentimentos de amor, amizade, lealdade e tudo mais que o livro reflete. Eu lia e parecia que via, e conhecia os personagens.

Rafi.escritor 28/08/2023

Incrível!
Uma leitura envolvente, personagens extremamentes complexos e com descrições tão incríveis que parecia que eu estava andando pelas cidades da Barcelona durante a leitura!
Adorei todas as personagens, Carax com certeza é uma personagem profunda e com muitos rostos!
Que Aventura de Daniel em busca dos segredos! Uma ótima metalinguística! Adorei esse artifício usado pelo escritor.

Recomendo demais! Um grande clássico, com muitas subjetividade e um ótimo plot twist.

Taís 28/08/2023

História de um amor proibido
O livro basicamente conta a história de um menino que ao ler um livro quer saber a história do seu autor. Essa sua curiosidade passa por anos de investigação. Nesse tempo de seus 10 anos aos 30 muita coisa aconteceu, revelações, paixões, segredos e fatalidades. Muitos segredos revelados e guardados.

Ihorana.Cuco 27/08/2023

Uma história que parece tão real!
O livro nos apresenta Daniel, que perdeu muito cedo a sua mãe e acha que esqueceu o rosto dela. O pai para ajudar o filho nesse processo lhe apresenta a biblioteca dos livros esquecidos.

A história vai se desenrolar em cima do enredo desse livro encontrado por Daniel. Muitos personagens nos são apresentados durante o livro e parece que a história de perder em alguns momentos, mas não. Tudo estar interligado e é amarrado de forma espetacular no final! As histórias de Daniel e desse livro encontrado por ele, se encontram e o desfecho é incrível!!

Renato 27/08/2023

Livros, paixões e segredos
O jovem filho de um livreiro por pura acaso descobre um livro e um autor desconhecido e é tomado por uma grande curiosidade sobre ele. Começa então uma despretensiosa investigação onde descobre que outras pessoas têm também interesse pelo livro e, a partir daí, uma intrincada história de dramas familiares, amores interrompidos, intrigas e perseguições vai se revelando. A narrativa se inicia no período da guerra civil espanhola e os conflitos políticos e sociais com a caça aos opositores dão o tom paralelo à história e ao caráter dos personagens. O autor vai nos revelando os labirintos da trama na voz do protagonista Daniel, mas, com muito talento, eventualmente recorre às narrativas de outros personagens, jogando luz nas verdades ocultas. A ambientação em Barcelona com passagens por Paris recebe uma detalhada descrição de épocas e lugares nos levando por bucólicas e românticas paisagens até mansões de obscuros e assustadores porões que beiram ao terror. Uma história intrincada e conduzida com grande talento, merecedora dos rasgados elogios que vem recebendo. Alguns fios ficam sem continuidade o que se supõe sejam ganchos para as sequências que virão. Que não percam em qualidade.

Nick 20/08/2023

Não é um livro, é uma obra de arte
Com certeza fica no Top 5 dos melhores livros que já li. Amei e sofri com os personagens, além de ficar morrendo de vontade de conhecer Barcelona.

maria.e.sousa.7 19/08/2023

De névoas e sombras
De sombras e esperanças

A Sombra do Vento, por vezes, me remeteu a Tambores de São Luís, de Josué Montello. Não porque trate dos mesmos temas, mas no que tange a tornar a cidade uma personagem importante na narrativa. Aqui, Barcelona também é protagonista. E, junto com os narradores, a gente vai percorrendo suas ruas, seus monumentos, praças e prédios, de maneira que ficamos fascinados pela cidade, desejoso de conhecê-la tão intimamente quanto o autor a vai descrevendo.

Zafón narra uma história apaixonante, mas ao mesmo tempo, desoladora. Ficamos constantemente mordendo os dedos, antecipando qual é o próximo desencontro ou descompasso com que iremos nos deparar nas linhas e capítulos seguintes. Nesse sentido, se assemelha também a Cem Anos de Solidão, porque nos traz a atmosfera das coisas ou destinos inescapáveis. Situações fadadas a acontecer. Uma tônica de falta de esperança que permeia a história toda. Maldições esperando para se cumprir.

O tempo todo temos a sensação de uma Barcelona sempre envolta em névoa, brumas, fumaça. Tudo sempre muito turvo, sombrio, chuvoso, frio, úmido e malcheiroso ? de enregelar os ossos e a alma, literal e figurativamente. Zafón nos leva por cenários escuros e decadentes, onde a vida está se desintegrando. Uma sensação de encolhimento, velhice e decrepitude, carcomendo tudo. Mesmo nos lugares mais positivos, tem-se a sensação de algo muito antigo, ameaçado pela ferrugem do tempo, que a tudo corrói. Nesse sentido, ilustra o sentimento de profunda incerteza e terror que dominava a Espanha franquista no período em que a história se passa ? pré e pós-guerra civil e a ditadura posterior. A cidade (e o país) envoltos em sombras, brumas e neblinas, que impedem que se veja o futuro com clareza, naquele momento terrível. Não se pode confiar em ninguém. Não há esperança. Atmosfera asfixiante. Essa sensação que temos é, provavelmente, a sensação que contaminava a cidade e seus cidadãos naquele período nefasto: as coisas se desfazendo a olhos vistos; pessoas desaparecendo, a neblina, a sombra, a umidade, o medo; o terror tomando conta de tudo, em todas as esquinas; a vontade ou a necessidade de esconder-se daquela atmosfera invisível e fantasmagórica, mas ao mesmo tempo, horrivelmente tangível e concreta. Sentimo-nos enregelados ao percorrer as ruas de Barcelona, tão lúgubre é a vida ali - sem futuro. A luz se faz presente no final, felizmente!

O romance também me dá a sensação de boneca russa (referência que aparece dentro do próprio livro): muitas histórias dentro da mesma história, com muitas ramificações e consequências amarradas ao começo ? de novo, a qualidade fatídica; ou a mesma história contada numerosas vezes, em momentos diversos, por narradores distintos, com perspectivas diferentes, mas que no fim, tecendo uma colcha de retalhos muito bem costurada, numa trama notavelmente bem estruturada. E, como se não bastasse, sobram referências e menções a outras obras e autores - é um livro sobre livros!

E é uma história de amadurecimento, um menino se tornando homem. Amadurecimento que se percebe na evolução de suas relações, nos interesses, nos valores, na percepção das próprias falhas e medos - e também da própria força. A descoberta do amor e daquilo que lhe é mais importante.

O final para mim foi surpreendente, porque eu esperava que fosse muito pior! A esperança e a luz voltam a iluminar Barcelona!

Primeira vez que leio Zafón. Definitivamente, recomendo!
Nota 5/5

Compilei algumas pérolas e preciosidades conforme a narrativa se desenvolvia. Aqui me Zafón lembrou de mais um autor: Guimarães Rosa, e seu tratado filosófico do Grande Sertão!

As citações estão na ordem em que aparecem no livro.

Quando uma biblioteca desaparece, quando uma livraria fecha as suas portas, quando um livro se perde no esquecimento, nós, guardiões, os que conhecemos este lugar, garantimos que ele venha para cá. Neste lugar, os livros dos quais já ninguém se lembra, os livros que se perderam no tempo, viverão para sempre, esperando chegar algum dia às mãos de um novo leitor, de um novo espírito ? Sampere para o filho Daniel

Um segredo vale o quanto valem aqueles dos quais temos de guardá-lo ? Daniel Sampere

Presentes são dados pelo prazer de quem presenteia, não pelo mérito de quem recebe ? Sampere Pai para o filho Daniel.

O melhor das mulheres é descobri-las. Como na primeira vez. Não sabemos o que é a vida até tirarmos a roupa de uma mulher pela primeira vez. Botão a botão, como se estivéssemos descascando uma batata bem quentinha, numa noite de inverno ? Fermín Romero de Torres, para Daniel.

O difícil não é simplesmente ganhar dinheiro, difícil é ganhá-lo fazendo algo a que valha a pena dedicar a vida - Fermín

Este mundo não vai acabar por causa da bomba atômica, como dizem os jornais, vai acabar, sim, de tanta risada, de tanta banalidade, por essa mania de se fazer piada com tudo, e além do mais, piadas ruins ? Fermín, para Daniel.

As pessoas cacarejam o tempo todo. O homem não vem do macaco, vem da galinha ? O administrador Molins para Daniel.

Já dizia o mestre, mostre um mulherengo e eu lhe mostro um homossexual disfarçado ? Fermín para Daniel.

Existem prisões piores do que as palavras ? Carax; Núria para Daniel.

As palavras com que envenenamos o coração de um filho, por mesquinharia ou por ignorância, ficam guardadas na memória e mais cedo ou mais tarde lhe queimam a alma ? Núria Monfort

Nós existimos enquanto alguém se lembra de nós - Julian Carax

Na hora que se pára para pensar se se gosta de alguém, já se deixou de gostar da pessoa para sempre ? Daniel para Bea, citando Carax

Um bom pai (...) Um homem que seja capaz de escutar, guiar e respeitar uma criatura, e de não afogar nela os próprios defeitos. Alguém de quem um filho não goste apenas por ser seu pai, mas que o admire pela pessoa que é. Alguém com quem ele queira se parecer ? Fermín para Daniel.

O modo mais eficaz de tornar os pobres inofensivos é ensiná-los a querer imitar os ricos. Esse é o veneno com que o capitalismo cega ? Fermín para Daniel.

Os livros são espelhos: neles só se vê o que possuímos dentro ? Julian para Jorge Aldaya.

Falar é para bobos; calar é para covardes; escutar é para sábios ? Gustavo Barceló para Daniel.

Quando todo mundo se empenha em pintar alguém como um monstro, das duas uma: ou ele era um Santo, ou as pessoas não estão bem-informadas - Gustavo Barceló.

A morte tem dessas coisas: desperta o sentimental que há em nós. Diante de um túmulo vemos apenas o bom, ou o que queremos ver ? Gustavo Barceló para Daniel

Os mortos nunca vão ao próprio enterro ? Isaac

É curioso como julgamos os demais e não percebemos o quão miserável é nosso desprezo, até eles nos faltarem, até eles serem tirados de nós ? Isaac para Daniel

Às vezes nós pensamos que as pessoas são como décimos de loteria: que estão aí para concretizar nossas absurdas ilusões ? Isaac para Daniel

Não existem segundas oportunidades, exceto para o remorso ? Núria Monfort

Enquanto trabalhamos, não olhamos a vida de frente ? Núria Monfort

Cada um faz aquilo pra que serve ? Miquel Moliner

Há decepções que honram a quem as inspira ? Miquel Moliner para Jorge Aldaya

As lembranças são piores do que as balas ? Médico do Sr. Fortuny

Deus nos dá a vida, mas o zelador do mundo é o demônio ? Sr. Fortuny

Nada alimenta o esquecimento como uma guerra. Todos nos calamos e as pessoas se esforçam para nos convencer de que o que vimos, o que fizemos, o que aprendemos sobre nós mesmos e sobre os demais, é uma ilusão, um pesadelo passageiro. As guerras não tem memória e ninguém se atreve a decifrá-la, até não restarem mais vozes para contar o que aconteceu, até que chega um momento em que não as reconhecemos mais e elas retornam com outra cara e outro nome. Para devorar o que restou ? Núria Monfort

Nada provoca mais medo do que um herói que sobrevive para contar, para contar o que todos os que caíram ao seu lado jamais poderão contar - Núria Monfort

Quanto mais vazio está, mais rápido o tempo passa. As vidas sem significado passam ao largo como trens que não param na estação - Núria Monfort

Os acasos são as cicatrizes do destino ? Julian Carax

Somos marionetes da nossa inconsciência ? Núria Monfort

As pessoas estão dispostas a acreditar em qualquer coisa antes de acreditar, na verdade ? Núria Monfort

Um relato é uma carta que o autor escreve a si mesmo para se contar coisas que, de outro modo, não poderia descobrir ? Julian Carax

O louco sabe que está louco? Ou loucos são os demais que se empenham em convencê-lo de sua falta de razão para proteger sua existência de quimeras? Núria Monfort

Mais cedo ou mais tarde todos nós somos putas - Fermín

E algumas que não me lembro quando aparecem ou a que personagem se referem:

Afinal de contas, que tipo de ciência é essa, capaz de colocar um homem na lua, mas incapaz de colocar um pedaço de pão na mesa de cada ser humano? Fermín

Muitas vezes o que conta não é o que se dá, mas o que se cede.

Nunca confie em ninguém, especialmente em relação às pessoas que você admira. Serão essas que irão desfechar os piores golpes.

Não é preciso se entender uma coisa para sentir. Quando a razão é capaz de entender o ocorrido, as feridas no coração já são profundas demais.

Toda oportunidade de negócio tem seu ponto de partida na incapacidade de uma outra pessoa para resolver um problema simples e inevitável.

sabrinamenegassi 19/08/2023

Me fez pensar
Pensei por muitos dias com relação a qual nota dar a esta leitura.
Sinto que talvez teria aproveitado muito mais se a tivesse feito em outro momento da minha vida, e por isso não foi um livro favoritado e também questionei muito sobre as 5 estrelas.
Mas eu levo esse livro como uma "novelona", e não de forma ruim.
É aquela novelona que te prende do começo ao fim, te faz criar laços com os personagens e querer descobrir em que aquilo vai dar, mesmo que você ja desconfie.

Mesmo talvez não sendo o melhor momento pra ler Zafon, não da pra deixar de elogiar a escrita, a criação dos personagens, a trama, os mistérios.. foi tudo muito bem escrito e muito bem colocado.

Simonne.Ferrer 17/08/2023

Simplesmente Zafon
Que livro foi esse? Encantada, lágrimas nos olhos uma mistura de vários sentimentos, valeu cada página.

Ratinho 16/08/2023

Meu Deus que livro esse é do tipo sem muita informação e pouco expectativa te surpreender muito mas muito mesmo. Uns dos melhores livros da minha singela vida.

Jonas 15/08/2023

Um misto de romance, traição e vingança ... em cada capítulo uma nova face da história é revelada ... e suspense permanece até o final ... uma complexa mas cheia de vida e muita emoção.