A Sombra do Vento

A Sombra do Vento Zafón

Resenhas - A Sombra do Vento

MellNavarro 27/10/2023

Acho que aproveitei essa releitura ainda mais do que minha primeira
Eu tinha esquecido muita coisa já e foi mágico
O jeito como esse livro é construído, num vai e vem que no final tudo se conecta
Os personagens extremamente cativantes e interessantes, tão vividos que parece que estamos vendo um filme e não lendo
Os acontecimentos inesperados entrelaçados com o cotidiano com a guerra e suas mazelas que está lá como um pano de fundo, que as vezes fica até esquecido de tão entretidos que ficamos com os demais acontecimentos
É 5 estrelas, é favoritado
Elise 31/10/2023minha estante
CARA SIM KKKKKK ler esse livro é sempre perfeito ?

Rafa266 27/10/2023

Fofoqueiro passa mal
Nada disso teria acontecido se ele não estivesse se metido na vida do Julian. Zoeiras a parte KKKKK

Livro muito bem escrito, cheio de detalhes e ótima construção, plot chocante. Tudo incrível, porém teve uma leve encheção de linguiça que me deixou cansada de ler.

bruschigg 24/10/2023

Uma obra prima de Carlos Zafón
Não tenho palavras para descrever o quão incrível é essa leitura, é um dos melhores livros da minha vida.

A história é envolta em mistério e trás personagens inesquecíveis e apaixonantes, daqueles que nos deixam uma marca para sempre.
Zafón te prende na leitura e parace que você está sendo sugado para dentro do livro.É complexa e cheia de reviravoltas, mas ao mesmo tempo uma leitura gostosa e fluida onde você só quer ler mais e mais e nunca chegar ao fim, e quando chega fica com gosto de quero mais.
Com certeza o autor me encantou e estou ansiosa para ler mais obras dele.

Heidy Lima 23/10/2023

Que história INCRÍVEL!
Vai ser difícil um livro superar esse.
Suspense, romance, ficção e muito mistério. Vários estilos na mesma história, sem perder o poder de fascinação.
Tem amor, segredos, morte, nascimento, revelações e um cemitério de livros esquecidos; de onde sairá o livro A SOBRA DO VENTO, que irá causar todo o enredo de uma história, na qual, se mistura realidade e ficção. E a ficção pode se tornar realidade.
Virou um dos meus favoritos.

M. Lima 21/10/2023

A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón
Livro 1 de uma quadrilogia(O cemitério dos livros Esquecidos). A nota inicial, garante que os romances podem ser lidos em qualquer ordem, por serem histórias fechadas sem ligação entre si.
A sombra do vento, do gênero: "ficção espanhola", está também para os gêneros drama/suspense/romance.
Neste volume, acompanhamos o pequeno Daniel Sampere, com 10 anos de idade, encontrando por um acaso, um livro por título "A sombra do vento" escrito por Julian Carax... O menino fica entusiasmado e atônito com tal literatura que o lê em apenas uma noite. Sendo para si, um dos melhores livros já lidos.
Até aí, nada de especial ocorreu, porém, logo em seguida, o garoto vê sua vida sendo visitada por personagens e tramas do livro. Revirando seu mundo ao avesso.
Um personagem do livro (Lain Coubert) que representa o "diabo", passa a visitá-lo em algumas ocasiões e o rapaz, também descobre que todos os livros de Julian Carax são queimados por essa figura misteriosa, e agora, está atrás do volume que está em sua posse, gerando uma série de eventos que põe sua vida e de todos a sua volta em perigo.
Diversos mistérios precisam então de resolução: o paradeiro do autor, a identidade do estranho, o motivo pelos quais os livros são queimados, quem são os envolvidos nas histórias, a infância de estranhos que passam a fazer parte da trama, entre outros...
Nessa aventura, conhecemos personagens extremamente cativantes; como Frederico e Fermim, personagens misteriosos como Núria, Miquel, Fernando e Julian, além de personagens totalmente odiáveis como, Fumero.
Com um desfecho de muita satisfação para o leitor, o autor descreve momentos de muita ação , risos e revelações surpreendentes. É uma leitura singular, que prende-nos do início ao fim, palavra por palavra, deixando-nos curiosos quanto ao próximo acontecimento e revelações do passado.

Aninha.Costa 18/10/2023

Uma leitura sensacional
Zafon consegue nos inserir numa Barcelona extremamente sombria, a esfera e ambientação é visceral.
Eu gostei de todos os personagens e suas motivações, o plot é muito bom. Fiquei extremamente confortável e fissurada no desenrolar dessa história.
Tive dificuldades com a tradução mas acredito que minha edição seja antiga... de resto, tudo sensacional!

Midi.Gomes 13/10/2023

Há encanto em cada página
O abalo de perder a fé no ser humano é muitas vezes suavizado por essa história. Parece que se vc se abrir milhares de mundos novos se erguerão a sua frente, pessoas de bom coração encontrarão vc, e claro, pessoas ruins, o sofrimento e  a tristeza também. Mas, apesar da dor e do destino incerto alcançará a sensação sublime do contentamento.

É impossível não sentir por todo o texto a invocação da paixão por livros que todo leitor possui. Zafón, tu és Julian Carax!!!

?Cada vez que um livro troca de mãos, cada  vez que alguém passa os olhos sob suas páginas, seu espírito cresce e a pessoa se fortalece.?
Mari.Vasconcelos 13/10/2023minha estante
???

AlexN 15/10/2023minha estante
Terminei de ler hoje. Uma experiência única.

Tati Cordeiro 12/10/2023

Eis o livro da minha Vida
Li pela segunda vez, depois de quase 2 décadas entre uma leitura e outra e posso dizer que a magia continua intacta, o encantamento também. O mistério, a arte, a emoção... tudo permanece vívido e especial.
A Sombra do Vento é uma obra de arte!
Continua sendo o livro da minha vida!

expressodoslivros9 12/10/2023

Uma obra gótica e ambiciosa ao estilo Zafón!
?Numa madrugada de 1945, em Barcelona, Daniel Sempere é levado por seu pai a um misterioso lugar no coração do centro histórico: o Cemitério dos Livros Esquecidos.?

Numa narrativa de ritmo eletrizante que mistura gêneros como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo, Carlos Ruiz Zafón mantém o leitor em estado de contínuo suspense. Ambientada na Espanha franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, A Sombra do Vento é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar. Uma grandiosa homenagem ao poder místico dos livros.

Esse é um dos melhores livros da minha vida! Sinto-me honrada por ter vivido na mesma época em que viveu Zafón. E apesar de ele ter partido mais cedo que o esperado, o seu tempo na Terra foi o suficiente para que gerações ficassem marcadas com as suas obras fantásticas! Nunca conheci um escritor que escrevesse com tanta facilidade e maestria.

Lembrarei para sempre de cada um desses personagens que amo há tantos anos. Reler Zafón nunca perde a magia.

Juju 11/10/2023

Não esperava?
Não irei mencionar a sinopse da obra, apenas minhas opiniões pessoais durante essa leitura.
Confesso que peguei o livro emprestado sem dar muita bola de início, gostei da sinopse e decidi ler achando que seria apenas mais um livro para distração, mal sabia eu, haha.
A história de Daniel Sempere e Julian Carax é carregada de emoções: mistério, fantasia, romance, contexto histórico-cultural, filosofias? Absolutamente TUDO nesse livro me surpreendeu, a escrita, que mesmo não sendo das mais simples, é extremamente fluída; o desenvolvimento dos personagens durante a trama; os plot twists muito bem pensados (diferente do que estamos esperando).
Esse livro te envolve em um nível que você se perde nesse mundo de magias, livros, reflexões, que é difícil de descrever. Recomendo para aqueles que querem se aventurar, pois essa história me deixou com um gostinho de ?quero mais?, já estou ansiosa para ler os próximos livros desse autor!!!

OBS: como não amar o Fermín e o Miquel? meus favoritos ??
Riche Tenenbaums 17/10/2023minha estante
Simm! O Miquel foi um dos que mais me marcou. Muito foda!

Jéssica Cicerelli 11/01/2024minha estante
Eu disse que ia viciar hahahaha

Daniel1112 10/10/2023

Resenha - A sombra do vento
Tem como cenário a Barcelona pós-guerra de 1945. Um menino de 11 anos (Daniel) que já perdeu a mãe é consolado pelo pai (Monsieur Sempere) ao visitar um Cemitério de Livros. Um lugar para todo tipo de obra literária abandonada e que esperam um leitor ou leitora. Daniel escolhe o romance A Sombra do Vento, de Julian Carax e ao chegar em casa devora o livro. Fica obcecado pelo autor e procura outras obras escritas por ele, mas descobre que os exemplares simplesmente sumiram das livrarias e editoras. Alguém estava queimando os livros de Julian Carax! Daniel começa a investigar o que está acontecendo e isso coloca a vida dele e de quem ele ama em risco.
Assim começa uma narrativa envolvente e arrebatadora sobre a jornada de Daniel. Os encontros e desencontros se passam por vários lugares da História Barcelona. A busca leva o protagonismo ao amadurecimento e a descobertas de novas emoções e sentimentos. Mostra o relacionamento entre pai e filho, a gastronomia espanhola, as idiossincrasias das décadas de 1940 e que ainda estão presentes no mundo, como o machismo, o poder da elite e das aparências.
Isso envolve o leitor e nos convida a também analisar nossa postura. Daniel tem que rever conceitos e princípios enquanto desvenda o mistério sobre os livros e a vida de Carax. Tem humor, aventura, suspense, comoção, sedução, drama e terror; uma combinação que fez com que ?A Sombra do Vento? se tornasse um fenômeno com vários exemplares vendidos pelo mundo.
O que mais me emocionou é que se trata de um livro que homenageia todos os outros livros e todas as pessoas que vivem para o transmitir o poder surreal que a leitura tem. É fascinante e cheio de ideias e pontos de vista que chamaram minha atenção.

carolbpetry 10/10/2023

?Há prisões piores que as palavras?
Ainda bem que eu havia esquecido praticamente tudo da história desse livro quando resolvi reler porque foi uma experiência melhor do que a primeira vez, e diferente também, de uma forma completamente nova e positiva.
Por eu já ter lido esse livro antes e por lembrar do sentimento quando li pela primeira vez e por saber (mesmo não lembrando quase nada do enredo) que é um dos meus livros favoritos, eu consegui apreciar cada página com muito mais sabor do que a primeira vez. Apreciar com a atenção merecida a escrita do Zafón e a sua maestria em conduzir uma narrativa absolutamente intrigante, misteriosa e deliciosa de saborear. E a palavra é exatamente essa, esse livro tem que ser saboreado, não apenas lido, ele necessita de toda sua atenção e devoção.
É uma obra de arte.
Nem acredito que tenho todo o resto da série pra experienciar pela primeira vez e o restante dos livros do Zafón pra conhecer. Como é bom amar os livros e os sentimentos e sensações que estar imersa nesse universo proporciona.
Esse é o tipo de livro que me faz amar cada vez mais a literatura, a leitura, a arte de escrever e ler. Não a toa, sempre que preciso recomendar um livro para alguém esse é o primeiro que surge na minha mente. Vou continuar recomendando pelo resto da minha vida e relendo sempre que sentir saudade de me perder na Sombra do Vento.
jackduarte 10/10/2023minha estante
Eu li esse livro na adolescência. Eu sei que ele é ótimo, porém, não lembro nada da história. Esse seu relato me fez querer pegar ele da prateleira agora pare reler ?? E ele é uma série? Poderia me falar os nomes dos outros títulos? E indicações de livros do Zafón?

Amadeu.Rebouças 10/10/2023

Eu tb fiquei fascinado pela A Sombra do Vento ??
Agora eu entendo toda essa euforia em relação ao livro A Sombra do Vento, para quem ama literatura essa é uma leitura fundamental, pois nos proporciona sensações inexplicáveis q só grandes autores conseguem.

O pano de fundo dessa história é uma Barcelona em tempos de guerra, um ar sombrio e poético dita o tom da narrativa, q engenhosamente prende o leitor e o leva numa saga cheia de mistério e suspense.

Carlos Ruiz Zafón escreveu uma obra pra ser sentida, e tudo começa quando Daniel Sempere c quase 11 anos de idade é apresentado pelo seu pai a um lugar místico, O Cemitério dos Livros Esquecidos, ele terá q escolher um livro e manter segredo sobre esse local, ele escolhe A Sombra do Vento, um ato q mudará a sua vida.

Fascinado pela trama da obra escolhida e tb pelos mistérios q rondam a vida do autor, Julián Carax, ele inicia uma investigação, fica intrigado ao descobrir q tem alguém destruindo todos os trabalhos desse escritor e q ele, possivelmente, possui o único exemplar de A Sombra do Vento, nessa aventura de intrigas e segredos, surge as descobertas do amor, do valor da amizade e uma realidade dura do pós guerra trazendo amadurecimento ao protagonista, a vida do Daniel vai se desenvolvendo ao mesmo tempo q intensifica essa história sobre o escritor q começou despretensiosa e ganha um ritmo frenético até a sua conclusão.

É envolvente, difícil é n se encantar c o carismático Julián Carax, o cativante Firmín Romero de Torres, os diálogos filosóficos, misturando romance, amores impossíveis, tragédia, reviravoltas, muitas referências literárias e finalizando c redenção.

A Sombra do Vento faz parte de uma tretalogia, na sequência vem O jogo do Anjo, O Prisioneiro do Céu e o Labirinto dos Espíritos.

Carlos Ruiz Zafón (Barcelona, 25 de Setembro de 1964 _ Los Angeles, 19 de Junho de 2020)

A Guerra Civil Espanhola, um combate entre republicanos e os nacionalistas de 1936 a 1939, resultando na ditadura do nacionalista Francisco Franco, q governou a Espanha até a sua morte em 1975.

#energialiteraria #suma #asombradovento #espanha?? #literaturaespanhola #livros #book #carlosruizzafon

Débora Galter 08/10/2023

Um livro sobre livros ?
Apesar de ter me confundido entre as histórias algumas vezes durante a leitura, tudo o que tenho a dizer é que me apaixonei pelo livro. Considero que a história foi muito bem amarrada, repleta de reviravoltas, muito romance e um clímax que não passou pela minha cabeça em nenhum momento. Recomendo à leitura!

Contudo, não se tornou favorito devido alguns personagens secundários, dos quais não entendi a importância para trama e algumas passagens sobre ambientações bem cansativas.

"Certo ocasião, ouviu um cliente habitual da livraria de meu pai comentar que poucas coisas marcam tanto um leitor como o primeiro livro que realmente abre caminho até seu coração". P. 14

Mari.Vasconcelos 07/10/2023

Releitura
"O tempo me ensinou a não perder as esperanças, mas também a não confiar demais nelas. São cruéis e vaidosas, sem consciência."

É possível a gente amar à primeira lida e se apaixonar ainda mais à segunda?
Foi inevitavelmente o que aconteceu...

Eu nem sei qual mais envolvente, a história de Daniel, Carax e cia ou a escrita do maravilhoso Zafón...