A Sombra do Vento

A Sombra do Vento Zafón

Resenhas - A Sombra do Vento

Alexv 20/11/2023

Minha opinião sobre esse livro
É uma novela mexicana bem ruim, não gostei do plost (apesar de ser bem interessante).
Tinha um grande potencial, mas infelizmente (como falei anteriormente) virar uma novela mexicana bem capanga.
Me arrependo de não ter abandonado.

fabio.orlandini 19/11/2023

Revisitando
Li A sombra do vento há alguns anos e agora, por escolha do meu clube de leitura, fiz a releitura da obra. Da primeira vez que li fiquei apaixonado pelo livro e confesso que agora estava com medo de não reencontrar tudo aquilo que tinha conquistado meu coração, mas foi um medo bobo. Com outro olhar mais maduro, pude lembrar com carinho tudo que gostei e apreciar novas coisas.

Anne Gonçalves 18/11/2023

Um clássico
Que delicia pegar um
Livro bem elaborado, boa linguagem e principalmente história incrível! Dou 5 estrelas !!

Jac 17/11/2023

Para meu amigo Daniel, que me devolveu a voz e a pena
Surreal! Consegue deixar todo o desfecho do mistério para o final do livro.

Uma construção impressionante com informações que aparentam soltas mas que se conectam.

Já estou ansiosa para ler os próximos livros desse autor ??

Juliana Raasch 20/11/2023minha estante
Zafón é um dos meus autores preferidos da vida... já li todos os livros dele e em breve, pretendo relê-los.

Helison.Fortunato 16/11/2023

Experiência incrível
Um clássico que merece todo respeito, nele se encontra de tudo, um drama familiar, uma paixão impossível, reviravolta na história, comas introduções cômicas, sem contar na narrativa que prende você do início ao fim.

Uelinton.Caique 16/11/2023

Que livro espetacular! Apesar da dificuldade devido a linguagem utilizada e uma narrativa um tanto quanto descritiva, esse foi o livro mais interessante que li no ano.
Só do enredo envolver livros foi um primeiro passo importante, mas o mistério por trás tornou tudo mais imersivo. Nunca poderia imaginar que algo aparentemente tão simples se desenrolaria em uma trama tão complexa, envolvendo tantos personagens cativantes e cheios de camadas.
Esse foi um livro que abriu as portas para essa série, mas principalmente para ir atrás de novos livros do autor.

Camila1856 15/11/2023

Gostei
A história é ótima,porém não me prendeu tanto. Foi uma indicação da minha professora de língua portuguesa.

Paty Campos 12/11/2023

Adorei
"Cresci no meio de livros, fazendo amigos invisíveis em páginas que se desfaziam em pó e cujo o cheiro ainda conserva nas mãos."
"Os livros são espelhos: neles só se vê o que possuímos dentro."
A arte de ler está morrendo muito aos poucos, que é um ritual íntimo, que um livro é um espelho e só podemos encontrar nele o que carregamos dentro de nós, que colocamos nossa mente e alma na leitura, e que esses bens estão cada dia mais escassos.

Jéssica 11/11/2023

Intrigante
A história é cheia de mistérios, reviravoltas, dramas e surpresas. Você quer continuar lendo para saber o que acontecerá com os protagonistas!
Uma leitura cativante!

Sirleyde 10/11/2023

A Sombra do Vento
Como é bom você terminar uma leitura e perceber que está sorrindo..
Meu primeiro contato com a escrita de Zafón e posso dizer que é uma escrita simples e envolvente, que te faz acompanhar a jornada e as história dos personagens com muita atenção.
Além disso, tem o seu amor pelos livros e ele também é um personagem dessa grande aventura. ???
Clara.Gusman 10/11/2023minha estante
meu livro favorito da vidaaa

Elisabete 08/11/2023

" Um livro para quem ama os livros."
" Os livros são espelhos: neles só se vê o que possuímos dentro."

O livro é narrado em primeira pessoa por Daniel.
Um menino de dez anos que, está preste a completar onze anos. Seu pai o leva ao cemitério dos livros esquecidos, lá ele encontra um livro chamado "A Sombra do Vento." Ele gosta tanto do autor que, tenta encontrar outros livros dele, mas a vida desse autor é cercada de mistério.
Daniel é um menino inteligente e curioso e os outros personagens são encantadores.

Zafón, sabe criar uma boa narrativa que, vai nos envolvendo na história. Ao longo da leitura tudo vai se encaixando e você começa a conhecer mais a história dos personagens e se apaixonando por alguns deles.
Meu favorito é o Fermín. Ah! Vou sentir saudade das falas dele, cheio dos provérbios, corajoso, leal e compassivo, ele enche o livro de humor e emoção.

Super recomendo!
Ma_ah 09/11/2023minha estante
Adorei a resenha!! Preciso ler :)

Elisabete 09/11/2023minha estante
Obrigada! Leia sim. Zafón, tem uma escrita e uma narrativa muito boa. Ele ganhou muitos prêmios com esse livro e foi o segundo escritor espanhol mais lido no mundo.

Ma_ah 09/11/2023minha estante
Foi pra lista de leituras e é bem provável que vai furar minha infinita filinha :)

Elisabete 09/11/2023minha estante
A minha também está infinita :)

Elton.Oliveira 05/02/2024minha estante
Li o livro há pouco tempo e gostei muito da sua resenha ! Iniciei ontem o segundo da série! ?

Elisabete 05/02/2024minha estante
Obrigada Elton! ?
Está gostando?

Elton.Oliveira 06/02/2024minha estante
Estou bem no início... Mas está bem interessante! Até agora não apareceu nenhuma ligação com o primeiro livro.

Iury Cauan 06/11/2023

Clássico contemporâneo
A Sombra do Vento, obra magistral do autor espanhol Carlos Ruiz Zafón, nos leva a uma jornada extraordinária por meio da vida de Daniel, um jovem que tem seu destino transformado ao descobrir o romance perdido de Julián Carax no Cemitério dos Livros Esquecidos. O encontro com este livro misterioso desencadeia uma busca incansável pela verdade sobre o enigmático autor Carax, levando Daniel a mergulhar em um intricado labirinto de histórias que, à primeira vista, parecem desconexas, mas que se entrelaçam de maneiras surpreendentes.
Ao longo da narrativa, Zafón habilmente explora temas universais como amor, ódio e vingança, despertando uma gama complexa de emoções. A trama é como uma rede de rios, cada personagem representando um pequeno curso d'água que, à medida que avança, inevitavelmente se entrelaça com outros destinos. Cada história é um riacho que eventualmente deságua no vasto oceano da narrativa, com Daniel emergindo como esse mar aberto, conectando e absorvendo as experiências e emoções de todos ao seu redor.
Em sua escrita envolvente e poética, Zafón captura a essência da humanidade, explorando as complexidades das relações humanas e os desafios enfrentados pelos personagens em sua busca por redenção e verdade.
A Sombra do Vento não é apenas uma história, é uma experiência profunda e visceral que nos lembra da capacidade transformadora da literatura. Zafón é um mestre na arte de contar histórias e sua obra merece ser descoberta individualmente, pois somente ao entrar em contato direto com sua escrita é possível apreciar plenamente a riqueza e profundidade de sua narrativa.

"Um livro é um espelho e só podemos encontrar nele o que carregamos dentro de nós"

Carolzinha33 05/11/2023

Acho que nunca vou conseguir expressar o que esse livro foi para mim. Eu estou simplesmente apaixonada. Terminei faz uns minutos e estou com saudades. Se tornou meu livro favorito da vida e espero reler em diversos momentos da minha vida, para conseguir ter reflexões diferentes e envelhecer podendo ler o reler e, obviamente, recomendando para todos

Raul TP 03/11/2023

Melhor livro que já li
O livro fala sobre a paixão de ler. História envolvente com ótimas reviravoltas e depois de muitos anos como leitor assíduo de romances, ainda acho o melhor que já li na vida. Primeiro livro que me fez chorar e ter medo de ir dormir, hahahaha. Obra-prima de Zafón e ESSENCIAL pra quem ama leitura.