A Sombra do Vento

A Sombra do Vento Zafón

Resenhas - A Sombra do Vento

Cristina117 29/11/2023

O enredo é tão interessante que não conseguia parar de ler. Devorei o livro com uma rapidez imensurável. Senti uma certa tristeza quando terminou o livro.

Julinho 29/11/2023

Durante a minha releitura, em alguns momentos, os toques de humor e ironia me fizeram enxergar - nesta história gótica com toques noir - um parentesco meio distante com o humor de Gabriel Garcia Marquez. No final das contas, todos os falantes e escreventes de língua espanhola, compartilham algum "Molejo" ou "tempero" especiais. Muito disso vem de uma sinceridade, se não brutal, pelo menos cínica, desses autores.

Também redescobri na obra, um livro muito visual e até mesmo cinematográfico: consigo imaginar com detalhismo, mesmo a fotografia nublada de certas cenas. Não entendo como não fizeram ainda um filme espanhol com figurinos de época e uma trilha arrebatadora da história de Firmin e Daniel.

Beto | @beto_anderson 29/11/2023

Excelente leitura. Personagens cativantes. Apesar do pequeno mistério não ser tão misterioso assim, a leitura é empolgante e fluida. Recomendadíssimo.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Joh.11.11 28/11/2023

A história de um jovem leitor e suas primeiras experiências com os livros, me prendeu desde o início, há partes emocionantes e que me ingressou em um combo de reflexões, seus pensamentos bem detalhados com sua conexões com os livros, inspiram mais a ler!!
A pergunta é, o que aconteceu com Julian Carax?

yaya_ 26/11/2023

O livro que tem minha alma, meu coração, meu corpo, meu tudo
Eu realmente nunca ouvi alguém falar REALMENTE desse livro, juro. Sei que é até famoso, mas no booktok por exemplo, nunca vi nem menção.

E não entra na minha cabeça como deixam passar uma obra de arte como isso, não faz sentido.

A escrita, o enredo, o romance, as aventuras, os personagens, simplesmente é tudo TÃO lindo!!!

Digo, sem pestanejar, que é o livro que mudou minha vida. Em níveis inimagináveis, não quero dar spoilers, mas nossa senhora, o plot foi tão UAU (talvez estivesse na casa, mas pra mim não?).

Daniel é tão terno, tão lindo e familiar. Um amor mesmo.

LEIAM

Julia Romão 26/11/2023

Finalmente resolvi ler Zafón e acho que fiquei com muita expectativa.
No geral gostei da história, tem muita tristeza e mistério. Gosto quando uma história puxa outra e quando tem um cenário histórico que permite isso, porém no meio ficou cansativo toda aquela descrição.
Quero acreditar que foi o momento errado dessa leitura, até porque não me desagradou, apenas se tornou longa demais. Por isso, darei outra chance e lerei o próximo livro desta série.

(Leitura: outubro/ novembro, 2023)

Fer 25/11/2023

O autor dá o nome kk
A primeira vez que li um livro do Zafón eu tinha uns 15 anos. Eu lembro que fiquei encantada demais com a história. 10 anos depois peguei pra ler esse livro e de início fiquei decepcionada porque a história não me cativou logo como eu esperava.
Mas a história em si é intrigante e continuei lendo num ritmo mais lento.
AINDA BEM QUE CONTINUEI!
Do meio pro final eu só ficava pensando na história e queria acabar logo e saber o que acontece, quem é quem e como é o desfecho. Eu gostei muito de como ele trabalhou os personagens, o desenvolvimento de Daniel, as nuances da personalidade dos personagens.
Enfim, muito boa a leitura, Zafón deu o nome

Alexv 20/11/2023

Minha opinião sobre esse livro
É uma novela mexicana bem ruim, não gostei do plost (apesar de ser bem interessante).
Tinha um grande potencial, mas infelizmente (como falei anteriormente) virar uma novela mexicana bem capanga.
Me arrependo de não ter abandonado.

fabio.orlandini 19/11/2023

Revisitando
Li A sombra do vento há alguns anos e agora, por escolha do meu clube de leitura, fiz a releitura da obra. Da primeira vez que li fiquei apaixonado pelo livro e confesso que agora estava com medo de não reencontrar tudo aquilo que tinha conquistado meu coração, mas foi um medo bobo. Com outro olhar mais maduro, pude lembrar com carinho tudo que gostei e apreciar novas coisas.

Anne Gonçalves 18/11/2023

Um clássico
Que delicia pegar um
Livro bem elaborado, boa linguagem e principalmente história incrível! Dou 5 estrelas !!

Jac 17/11/2023

Para meu amigo Daniel, que me devolveu a voz e a pena
Surreal! Consegue deixar todo o desfecho do mistério para o final do livro.

Uma construção impressionante com informações que aparentam soltas mas que se conectam.

Já estou ansiosa para ler os próximos livros desse autor ??

Juliana Raasch 20/11/2023minha estante
Zafón é um dos meus autores preferidos da vida... já li todos os livros dele e em breve, pretendo relê-los.

Helison.Fortunato 16/11/2023

Experiência incrível
Um clássico que merece todo respeito, nele se encontra de tudo, um drama familiar, uma paixão impossível, reviravolta na história, comas introduções cômicas, sem contar na narrativa que prende você do início ao fim.

Uelinton.Caique 16/11/2023

Que livro espetacular! Apesar da dificuldade devido a linguagem utilizada e uma narrativa um tanto quanto descritiva, esse foi o livro mais interessante que li no ano.
Só do enredo envolver livros foi um primeiro passo importante, mas o mistério por trás tornou tudo mais imersivo. Nunca poderia imaginar que algo aparentemente tão simples se desenrolaria em uma trama tão complexa, envolvendo tantos personagens cativantes e cheios de camadas.
Esse foi um livro que abriu as portas para essa série, mas principalmente para ir atrás de novos livros do autor.

Camila1856 15/11/2023

Gostei
A história é ótima,porém não me prendeu tanto. Foi uma indicação da minha professora de língua portuguesa.