A Última Grande Lição

A Última Grande Lição Mitch Albom

Resenhas - A Última Grande Lição

Julia G 19/03/2013

Resenha postada originalmente no blog http://conjuntodaobra.blogspot.com

"- Morrer é natural - disse mais uma vez. - Se fazemos disso um cavalo-de-batalha é porque nós não nos consideramos como parte da natureza. Pensamos que, por sermos humanos, estamos acima da natureza.
Sorriu para a planta.
- Não estamos. Tudo que nasce morre - olhou para mim. - Aceita isso?
- Aceito.
- Ótimo - murmurou. - Agora, veja a recompensa. Veja em que somos diferentes dessas maravilhosas plantas e animais. Enquanto pudermos amar uns aos outros, e recordarmos a sensação de amor que tivemos, podemos morrer sem desaparecer. Todo o amor que criamos fica. Todas as lembranças ficam. Continuamos vivendo nos corações daqueles que tocamos e acalentamos enquanto estivemos aqui." (. 144)

Morrie havia sido o melhor professor de Mitch na faculdade, e na formatura eles prometeram que manteriam o contato. Isso não aconteceu.

Quase vinte anos depois, a vida dos dois tinha tomado rumos tão diferentes que parecia impossível um reencontro. Mas uma entrevista de Morrie a uma rede de televisão a respeito da doença que tomava conta de seu corpo e dava pouco tempo para o fim de sua vida faz Mitch arrumar um tempo na agenda atulhada para reencontrar seu velho "treinador". O que Mitch não sabia era que Morrie ainda tinha muito a lhe ensinar, a lição mais importante de todas.

"- Ver o meu corpo definhando para o nada.
Mas também é maravilhoso porque me concede muito
tempo para me despedir. Nem todos têm essa sorte."

Não sei por que demorei tanto para ler A Última Grande Lição, de Mitch Albom. Realmente não sei. Foi um presente de aniversário há muito tempo, e o lindo exemplar da edição especial em comemoração aos 10 anos da primeira edição, em capa dura, ficou guardado em uma gaveta por anos. No início, achei que se tratava de autoajuda; depois descobri que não, e simplesmente não li. Mas agora resolvi dar uma chance à obra, e valeu a pena.

Trata-se de uma história verídica sobre Mitch e seu professor que, debilitado por uma doença degenerativa, tinha clareza e lucidez para ver além, e tentar ensinar seu antigo aluno sobre aquilo que o subtítulo do livro propõe: o sentido da vida.

"- Todo mundo sabe que vai morrer - repetiu Morrie - mas ninguém acredita.
Se acreditássemos, mudaríamos nosso comportamento.
- De maneira que nos iludimos a respeito da morte - sugiro.
- Isso. Mas há uma abordagem melhor. Saber que vai morrer e preparar-se para
receber a morte a qualquer momento. Assim é melhor.
Assim podemos ficar mais envolvidos com a vida enquanto vivemos."

Dividido em capítulos que representam cada encontro de Mitch com Morrie e umas poucas passagens sobre a relação entre professor e aluno no passado, o livro é repleto de reflexões sobre como se vive, e nos leva a pensar se estamos mesmo vivendo como gostaríamos e se deixamos aqueles que são importantes para nós saberem disso.

Claro que isso pode parecer realmente coisa de livros de autoajuda, mas todas as mensagens positivas estão entremeadas pelas vidas dos personagens, por lembranças que os marcaram e por aquilo que por algum motivo os perturbou. Fala sobre morte e vida, amor e rancores, sobre como tudo fica mais simples quando se deixa de lado a ambição e o orgulho que, por sinal, não nos servem de nada. E por que não fazemos isso sempre?

Para os que gostam de uma mensagem bela e de sentimentos, A Última Grande Lição é a leitura ideal. Para os que gostam de conhecer a história de uma forma mais "resumida", descobri que existe uma adaptação do livro, que pode ser encontrada no youtube.

Strauss 13/04/2013

Realmente, uma grande lição!
O livro é realmente envolvente. E ele torna-se ainda maisquando nós lembramos que se trata de uma história real. Trata-se de uma obra de fundamental importância porque mostra muitos conceitos de valores atuais de nossa sociedade que analisados pelos olhos de uma velho professor nos seus últimos dias liberta-nos de nosso egoísmo característico. Mostra-nos o que realmente importa na vida.

Vivi 19/04/2013

Um livro que demonstra a essência da vida e que precisamos ser atuantes nesse mundo e essa atuação pode ser de muitas maneiras...

Kiyomi 02/07/2013

Um livro q em varios momentos me fez lembra de meu pai

Renara 04/07/2013

A ultima grande lição
— Mitch, você perguntou por que me preocupo com pessoas que nem
conheço. Posso lhe dizer o que é que estou aprendendo mais com esta doença?
- Diga.
— O mais importante na vida é aprender a dar amor e a recebê-lo.

"Morrie sorri. - diz ele à moça -, você fechou os olhos. Fez toda a diferença. Às vezes,não acreditamos no que vemos e precisamos acreditar no que sentimos. E, se quisermos que os outros confiem em nós, precisamos sentir que nós confiamos neles. Mesmo que estejamos no escuro. Mesmo quando estamos caindo."

Flávia 01/12/2013

Acredito que este livro nos faz lembrar aqueles professores fantásticos que nos ensinaram e nos guiaram para o caminho do saber e o desvendar do desconhecido. Este livro foi uma lição de amor, afeto, bondade e reconhecimento por aqueles que foram importantes na nossa vida de alguma forma.

Camila 23/12/2013

Para quem curte autoajuda, este livro fala sobre perseverança,otimismo e motivação. Uma relação de ensinamentos sobre a vida relatadas para um aluno por seu professor, do qual luta diariamente para combater uma doença que o alastra dia após dia.

Caroline 12/01/2014

Comecei a ler o livro quando tinha 18 anos, mas não sei por qual motivo não terminei, na verdade, o livro na época talvez não fizesse tanto efeito sobre mim como fez agora.

Apesar do livro abordar assuntos como, vida, felicidade, amor, não conseguia associar à imagem da capa. Já me peguei tentando descobrir algum sentido para ser uma árvore e nada me vinha na cabeça. Após terminar de ler o livro entendi o sentido da imagem, e digo, tem TUDO a ver com o livro!
O livro é curtinho, terminei de ler em 4 dias, é o tipo de livro que te prende e você acaba até esquecendo que existe músicas no seu celular para escutar.

Resenha completa no link abaixo.

site: http://www.garotasenxaqueca.com/2013/04/livro-da-semana-ultima-grande-licao.html

Patty 28/05/2014

Excelente livro de Reflexão
Um dos poucos livros de reflexão e/ou auto-ajuda que eu realmente gostei.

O livro confronta a sabedoria e atitudes de dois homens em pontos diferentes da vida. O mais velho, ex-professor, está doente em estado terminal. O mais novo está num estágio da vida em que está estável profissionalmente, mas não se sente confortável/ realizado.
Nesse reencontro o professor mostra uma forma diferente e mais experiente de enxergar a vida e de agir diante das situações.
O livro é lindo, mostra o sentido das coisas que fazemos, das coisas que não fazemos, nossas razões mais intimas. Cheguei a chorar em alguns pontos pq me vi na mesma condição daquele ex-aluno.
Emprestei para uma amiga e ela não me devolveu, mas fiquei feliz pq ela amou o livro tanto quanto eu e já o passou para outra pessoa, então, tudo certo.
Logo comprarei outro pq fiz dele um dos meus livros de cabeceira.

Whermeson 23/05/2020

Livro 24 em 2018 - A última grande lição - Mitch Albom
“Temos uma forma de lavagem cerebral em nosso país - disse suspirando. - Sabe como se lavam cérebros? Repete-se uma coisa constantemente. É isso que fazem em nosso país. Possuir coisas é bom. Mais dinheiro é bom. Mais posses é bom. Mais consumo é bom. 'Mais é bom. Mais é bom'. Repetimos isso, e nos repetem isso constantemente, até ninguém sequer pensar diferente. O cidadão comum fica tão zonzo com tudo isso que perde a perspectiva do que é verdadeiramente importante. Em toda parte por onde andei, conheci pessoas querendo abocanhar alguma coisa. Abocanhar um carro novo. Uma nova propriedade. O brinquedinho mais recente. Depois que abocanham, precisam contar aos outros: ´Sabe o que comprei? Adivinhe o que comprei'.
- Sabe como sempre interpretei isso? - indagou - São pessoas tão famintas de amor que aceitam substitutos. Abraçam coisas materiais e ficam esperando que essas coisas retribuam o abraço. Não se pode substituir amor, ou suavidade, ou ternura, ou companheirismo, por coisas materiais.”

site: https://www.recantodasletras.com.br/resenhasdelivros/1969557

Ju_limma 11/08/2020

Leitura necessária!
Como não refletir, como não amar...?
Um livro que fala de amizade, admiração e EDUCAÇÃO!
Essencial!!
Quem nunca teve um professor que ganhou seu coração, que te motivou!
Curioso é que Match não era autor, o livro foi consequência das "aulas"...

Má Curado @mundinhodamarion 12/02/2021

Não é uma resenha! rss

É só pra deixar registrado o quanto esse livro é maravilhoso e me trouxe muitos ensinamentos pra vida!