A Última Grande Lição

A Última Grande Lição Mitch Albom

Resenhas - A Última Grande Lição

Sérgio Filho 02/05/2010

Mr. Morrie - adorável professor.
Ex-universitário que só vive para o trabalho reencontra após 16 anos seu velho professor no leito de morte e juntos aprenderão o valor inestimável da vida. Bem clichê, embora seja uma narrativa real.
A última grande lição: o sentido da vida, não é nem de longe um romance literário. Daí os clichês serem tão evidentes. Tal obra serve unicamente como uma singela homenagem do autor, Mitch Albom, ao seu professor de Sociologia na faculdade, Morrie Shwartz.
Durante catorze terças-feiras o antes aplicado aluno Mitch Albom conversa com o professor que lhe marcou profundamente nos tempos de universidade até a morte deste. Nesses mais de três meses de encontros os dois dialogam sem muitas, ou nenhuma, pretensão filosófica sobre as coisas essenciais da vida.
Em suma, um livro de auto - ajuda, disfarçado de romance.
ruygiraldes 16/07/2014minha estante
Não se trata de "auto-ajuda", mas de um livro de "memórias". Inclusive, faça uma pesquisa no youtube, e verá as entrevistas gravadas com Morrie Schwartz, no programa mencionado no livro.
Definitivamente, não se trata de um livro de auto - ajuda, embora, para muitos as lições de vida deixadas por Morrie sirvam de ajuda.

Sérgio Filho 02/08/2014minha estante
A linguagem empregada é típica dos livros de autoajuda.

Vandejer 02/09/2010

Brilhantismo e certa tristeza pelo corpo já não acompanhar a sabedoria da mente de Schwartz...
Morrie Schwartz é a alma deste livro mais que impressionante do já aclamado Mitch Albom.
Com toda a certeza do mundo vale a pena ler, e fazer o que for preciso para se ler.
A última grande lição é um convite a voltarmo-nos para o que realmente importa, em detrimento do que interessa. Cada palavra saída dos lábios do professor Schwartz vai invadir a alma do leitor e provocar uma sucessão de emoções. Um dos poucos livros que a gente lê que pode dizer com certeza: "Esse pode facilmente mudar vidas!".
Com toda a certeza, um dos melhores livros que já li.
Emanuelle 28/05/2014minha estante
Ótimo livro, e nos da uma grande vontade de ter tido pelo menos 5 minutos de conversa com Morrie.

Gabriela C. 26/03/2012

apesar..
de ser um livro de auto-ajuda o que não é um tipo de leitura que me agrada muito, foi bem disfarçado em romance.

Até então não sabia que era de auto ajuda hahaha.
Gostei muito, a história é bem emocionante, chorei no final e
ainda quero ler de novo.
Carol Minardi 27/06/2012minha estante
Nossa sua resenha é exatamente como eu penso!
Também comprei sem saber que era auto ajuda, pois não gosto deste gênero.
Também achei emocionante e chorei no final!

Valério 06/06/2019

Um livro muda vidas
Este livro tem o poder que poucos livros tem: Mudar sua vida. E, principalmente, sua relação com a morte.
Um ex-aluno resolve entrevistar seu antigo professor, vítima de uma doença degenerativa, sobre temas importantes. A cada visita, tratam de um tema: Morte, amor, família.
E, sob o ponto de vista de alguém que já era respeitado por seu caráter e por sua filosofia de vida admirada. Adicione o fator morte iminente e terá uma análise dos assuntos que nos são mais caros da melhor perspectiva: melhor vê a vida aquele que enxerga o seu fim.
É diante da morte que podemos corretamente valorar a vida e todas as suas etapas. E este livro nos deixa entender que a morte é apenas mais uma destas etapas.
Suelen 06/06/2019minha estante
Li só um livro desse autor, "As Cordas Mágicas", eu não sei explicar o meu amor por aquele livro. É incrível, marcante, poético. A escrita dele é perfeita!

Jean.Souza 19/05/2017

Ótima leitura...
Uma história de vida repleta de ensinamentos. O livro nos leva a uma leitura que mexe com nosso emocional.

Léa 23/07/2009

Um aluno se encontra com um ex-professor que está doente, em estado que para nós seria lamentável.
O otimismo com que ele enfrenta sua situação, é um exemplo para as pessoas que só sabem se queixar da vida.
Aprendi muito com sua postura.Deveria ser mais divulgado e lido.

Aline 05/11/2009

Vale a pena!
Um livro maravilhoso! Uma grande lição de vida! Li quando estava cursando a faculdade de psicologia, foi recomendado por uma das professoras e adorei! Gostaria muito de ter um professor igual ao do livro, que dedicasse seus últimos dias a me ensinar lições preciosas para toda a vida.

Zéh 13/06/2009

Um livro realmente fascinante e emocionante. Assumo que não leio muito do gênero mas foi ótima a oportunidade de ler este livro, que eu devorei em poucos dias, acompanhando o drama pela história. Gostei muito

lealmatheuss 09/11/2009

A Última Grande Lição
Excelente Livro, conta a história de Mitch Albom, que promete ao seu professor de sociologia, Morrie, quando está terminando a faculdade, que irá manter contato, porém isso não acontece, e durante anos, um nem seque escuta falar do outro. Certo dia, Mitch, mudando de canais, vê seu velho professor na TV e descobre que ele possui uma doença rara e que tem pouco tempo de vida. A partir dai, eles se encontram 14 vezes, em 14 terças-feiras e em cada uma terça-feira, nos dando uma lição de vida maior ainda.

Kiyomi 02/07/2013

Um livro q em varios momentos me fez lembra de meu pai

Flávia 01/12/2013

Acredito que este livro nos faz lembrar aqueles professores fantásticos que nos ensinaram e nos guiaram para o caminho do saber e o desvendar do desconhecido. Este livro foi uma lição de amor, afeto, bondade e reconhecimento por aqueles que foram importantes na nossa vida de alguma forma.

Nath.Alves 10/05/2016

Emocionante.
Diante da aproximação da morte de Morrie, aproxima-se também seu ex-aluno Mitch, voltando a aprender. A matéria é vida e suas questões fundamentais. Com sabedoria, o "treinador" conversa sobre seu momento e reflete sobre suas experiências. Apresenta seu ponto de vista sobre amor, amizade, medo, perdão. Ao compartilhar, ele se sente vivo. Por contribuir para outra vida. E acredita ele, ser esse o sentido da existência, fazer as pessoas e a comunidade melhor, amar. A narrativa envolve e emociona. Morrie fortalece o seu espírito enquanto seu corpo definha. Despede-se da vida, aceitando que partir é de sua natureza humana. Nos convida a ver as nossas possibilidades e relações tendo em vista um olhar que reflete o essencial.

Luiz.Felipe 30/12/2015

Avaliação
Este é um bom livro, permite ao leitor uma leitura rápida e de fácil compreensão, apresenta capítulos pequenos, facilitando ainda mais a leitura, uma vez que o autor não prolonga de maneira excessiva os assuntos que aborda, além de levar a uma reflexão muito interessante sobre a vida e como lidamos com ela.

Marcos.Leandro 16/04/2015

esse livro não tem nada de auto-ajuda

a única coisa legal desse livro é que baseado em fatos verídicos, porém não vi auto ajuda em lugar nenhum desse livro pelo contrario, Mitch só fala de doença ou morte, ele narra a morte a triste morte da mãe de Morrie, a trágica morte do Pai de Morrie, a Poliomielite de seu irmão, sua vida sofrida, a quimioterapia do irmão de Mitch, descreve com detalhes a definhamento de Morrie, poxa ! aonde tem auto ajuda nisso mesmo?.

tive uma impressão que o autor e tão negativo , que mesmo quando chega nas lições do 'treinador" Morrie, o clima depressivo já pairou, eu pessoalmente não gostei, (pra começar nem gosto de livro de auto ajuda, li porque esperava outra coisa)

eu particularmente não gostei mesmo assim dou duas estrelas

SABRI 24/04/2016

É um livro que mexe com a percepção da vida de qualquer pessoa que o ler. Uma ótima oportunidade de chorar também. Recomendo.