Tudo que você não soube

Tudo que você não soube Fernanda Young

Resenhas - Tudo Que Você Não Soube

olie 08/05/2021

"Prefiro sentir a ser"
É uma leitura "curta" e um tanto dolorosa. O livro não tem uma estrutura linear e isso pode confundir muito o leitor, mas essa estrutura é a melhor característica do livro.
Ao mesmo tempo que senti repulsa do que lia eu me senti representada e completamente exposta e triste muito triste.

Thais 05/01/2021

Intenso
Quem não se reconhece em pelo menos uma frase, não sabe o que é estar vivo.

suellen 22/12/2020

Legal à parte que ela escreve pro pai, o que a personagem vai retratando sobre seus traumas, porém, digo porém com bastante ênfase achei o livro um tanto quanto maçante.

Eduardo 28/11/2020

O livro mais caótico do mundo
Dramas familiares sempre rendem boas histórias e a Fernanda Young soube aproveitar bem disso numa narrativa direta, não linear, subversiva no estilo e poderosa. ?Tudo que você não soube? parece que foi escrito para ser lido de uma vez só sem perder o fôlego. Acidez, humor negro, drama e caos na escrita de uma personagem que escreve tudo que sente e o que finge sentir a alguém que a feriu. Nada gratuito, tudo leva para uma reflexão. Leia essa obra nada convencional da nossa literatura contemporânea.

maga suprema do universo 15/11/2020

o livro mais triste do mundo
toda vez que eu lembro que vc tá morta eu sinto vontade de me matar

Nado 25/09/2020

Um prazeroso soco no meio do estômago
Através de uma personagem cheia de amarguras e ressentimentos, Fernanda Young mostra ao leitor uma visão de como o descaso, abando e desamor pode provocar traumas irreparáveis na vida de uma pessoa. Sucintamente ela mostra com transparência esse drama com seus peculiares pitacos de humor. A leitura é super fluida e você consegue devorar tudo em poucas horas. É uma história de tema forte que foi contada magistralmente de uma forma leve.
É a primeira vez que tenho contato com uma obra de Fernanda Young, que foi através da indicação de um amigo. Talvez eu nunca teria conhecimento desse título, o que foi duplamente prazeroso por sair da minha zona de conforto literária.
Recomendo a leitura.

Fre Theophilo 14/09/2020

Um dos melhores que li
Um dos melhores livros que li, isso é fácil e fato, pra mim. De maneira crua e desnuda, sem se preocupar com o que ou como falar, a narradora conta a história. Nos emocionamos, sentimos raiva e por cima de tudo, nos vemos nela e na sua luta consigo mesma. Um baita livro, uma baita experiência. Recomendo muito!

Laila 09/09/2020

Sobre abandono, amor, desamor, felicidades, perdão e, sobretudo, família. Livro um pouco difícil de digerir, mas os devaneios da personagem misturados com notas sarcásticas e humor ácido tornam fácil e rápida a leitura. Muitos sentimentos envolvidos

Mayko.Vasconcelos 29/07/2020

As vezes é difícil avaliar livros por que a sua impressão dele está sempre muito relacionada com o que ele te fez sentir. Com o quanto você se conectou.

É difícil se conectar com a conectar com a personagem central do livro.

Não que ela seja irrealista. Que seus dramas não sejam universais. Pelo contrário. Ela é crua, sóbria, real. Até demais. E está presa em um relato extremamente pessoal e extremamente emocionado sobre os dramas de sua vida. Tão pessoal que nos coloca na condição de apenas expectador. Por que e difícil sentir como ela sente. Na intensidade que ela sente.

Não me entenda mal, isso não é um defeito. Na verdade creio que é a intenção da autora, com o relato não linear, por vezes repetitivo, ultra afetuoso, confuso, que sequer sabe se o que sente é ódio ou amor. Quando digo que somos colocados na condição de expectador é porque somos pegos no redemoinho de sentimentos que é a vida da personagem principal.

O livro é excelente. Peca só, por vezes, quando se perde demais nas abstrações. Não sabendo se isso foi intenção ou não dá autora, digo que, por vezes, não funcionou pra mim. Mas foi uma ótima experiência.

Giovana 12/07/2020

"Eu entendi tudo. Tudo. E, entendendo tudo, comecei imediatamente a sofrer."

Primeira vez que leio Fernanda Young. Lindo. Triste. Muito triste.

Alice Olivier 07/07/2020

Um livro forte e impactante
Comecei a ler esse livro sem grandes expectativas. Nem de longe eu imaginava o que me esperava pela frente...

Um livro realmente impactante, que diz a que veio. Narra a trajetória de abandono, descaso e desamor vivenciada pela protagonista, desde a sua infância, no seio familiar, que decide escrever um livro narrando a sua história ao pai, que se encontra à beira da morte.

Um livro tipo ?soco no estômago?, que pode desencadear alguns gatilhos, posto que narra com severa transparência a história da protagonista, que passou por uma internação aplicada a jovens infratores quando, ainda adolescente, marretou a cabeça da própria mãe (ressalte-se que isso não é spolier, está registrado logo no início do livro).

No entanto, por incrível que pareça, Fernanda Young, através de um humor ácido e louvável, apesar de toda a brutalidade contida na história narrada, ainda consegue tirar alguns sorrisos do leitor, fato este que realmente achei incrível, por tão improvável que me parecia este viés.

Livro que, na minha opinião, certamente faz jus às cinco estrelas que lhe dei.

Recomendadíssimo!

Rodrigo de Lorenzi 30/08/2019

Porra

Que cacetada. Que falta você já faz, Fernanda.

Mateus 21/05/2019

Um livro difícil de ser digerido. Conflitos familiares? Quem nunca passou por isso?!

O livro nos trás um pensamento que talvez sejamos fracos demais, para entendermos o valor e a real importância de perdoar e sermos perdoados. Entender o motivo e poder do amor.
No decorrer da histórias vamos entendo os motivos que levaram a personagem principal a fazer o que fez. (Não que devemos concordar com tal ato. Mas isso vai de cada um)