A  Valsa dos Adeuses

A Valsa dos Adeuses Milan Kundera

Resenhas - A Valsa dos Adeuses

Juno 13/12/2023

Poderia trazer aqui muitas questões atuais sobre gênero, sexualidade, e tudo que mais revirasse os olhos de alguns leitores, mas acho que a mensagem fala por si. Assim como os textos de J.M. Simmel, este texto não deixa de colocar o leitor em desconforto com as presunções da época. É poético, é. É intenso, é. Recomendo muito. Porém, fazer essa leitura sob a ótica de uma sociedade moderna pode fazer toda a diferença sobre as futuras interpretações desse texto.

Blackthorne 14/08/2023

A Valsa dos Adeuses nos faz acompanhar a vida de uma série de personagens e se passa num balneário, a estação das águas. O pontapé inicial se dá com a enfermeria Ruzena avisando pro músico Klima que ta esperando um filho dele. Mas o Klima é casado com a Kamila, uma atriz de sucesso que se afasta das telas por problemas de saúde. Além dessas personagens, Bertlef, um americano rico; Skreta, um ginecologista; Jakub, que se eu não me engano é psicólogo; Frantisek, um mecânico apaixonado por Ruzena; e Olga, pupila de Jakub, compõem os pares da valsa dos adeuses dessa história.

Eu gosto da escrita do Kundera, no geral. Esse é o segundo livro dele que leio, e o homem escreve muito bem, mas esse livro me deixou full pistola. Eu simplesmente consegui odiar todos os personagens, mas principalmente os homens dessa história. A misoginia contida nas falas, pensamentos e ações, era coisas muito difíceis de ler. Mas de certa forma, as personagens femininas são bem construídas e elas evoluem pessoalmente, mas elas também são misoginas.

É entendível a forma como a contradição dos seres humanos e da sociedade foi retratada no livro. A gente vê um monte de homem escroto reunido cometendo um milhão de crimes contra a humanidade e ta tudo ok, só pra a gente ver depois eles conseguindo ser piores. O Skreta, nesse sentido, é o pior. Ele trata infertilidade com placebo e pseudociência, e é um médico extremamente desonesto pq ele coloca o proprio sêmen nas pacientes sem que elas saibam.

Um aspecto que me deixou muito sensível, foi o final do livro, pq a Ruzena não merecia aquilo, pq ela foi a melhor de todas. Quando a vida dela tava finalmente começando a caminhar, ela morre, e fica TODO MUNDO IMPUNE.

Acho que o ponto principal desse livro é o problema da omissão. Veja, o Jakub sabia que a Ruzena podia morrer, mas ele montou um marabolismo mental pra justificar não fazer nada; o Skreta sabia que o bebê era do Klima, e aproveitou a morte dela pra salvar a pele do homem; a Olga sabia que foi o Jakub que causou a morte da Ruzena e optou por fazer nada; o Klima saiu impune de todo o mal que fez pra Ruzena e pra Kamila... e só quem sofreu foi a Ruzena e o Frantisek.

É um livro sobre como os homens se protegem, e como numa sociedade sexista, a mulher vai sempre estar no lugar de submissa às vontades do homem, só podendo contar com outras mulheres (de forma limitada tbm, pq a Olga mesmo, foi horrível nesse final).

E isso pq nem vou comentar a fala problemática do narrador na ultima parte da Olga.

Leonardo Bezerra 01/06/2022

Gostei muito como o caráter existencialista do autor se encontra presente nesse aqui e principalmente como ele se entrelaça tão bem com a fecundidade e noções de vida ou morte, mas achei que faltou emoção. Adoro o fato de que os personagens desse livro - em sua maioria - são detestáveis e tenho certeza que se fosse um livro um pouco melhor trabalhado seria muito bom.

Paloma 02/04/2022

Marromenos
O livro é ok e o título vai mesmo muito bem com a história.
A leitura é fácil e a escrita me lembrou um pouco o livro + famoso dele.

massucattij 16/02/2022

A valsa dos adeuses
Um livro sobre encontros e desencontros, chegadas e partidas, vidas se cruzando. Eu gostei, mas não diria que é um dos meus favoritos.

Isabella 20/06/2021

Acho que esse livro foi mais um caso onde minhas expectativas altas demais foram um fator que impactou muito na minha percepção dele. Gostei muito de partes específicas do livro, de algumas reflexões em particular e também de como as coisas acontecem, de como um acontecimento leva a outro e das conexões entre os personagens.
Apesar de ter gostado de algumas partes, alguma coisa que não sei nomear me incomodou, não sei dizer o porque mas alguma coisa me deixou meio "fuenn" quando terminei a leitura, como se tivesse faltado algo, e por isso acho que em grande parte minha expectativa alta fez parte do problema. Uma coisa que me incomodou demais, e não digo como uma certeza, talvez tenha sido só uma percepção minha, mas achei as personagens femininas meio mal construídas, meio "fracas" e unilaterais, e apesar de normalmente não ter problemas, e até gostar de livros com personagens "detestáveis" e controversos, todos os personagens masculinos aqui me incomodaram demais, acho que esse foi outro ponto que não deixou a leitura ser 100% prazerosa pra mim.
Apesar de tudo isso ainda acho que é um livro que vale a leitura, o ritmo é muito bom e da pra tirar umas reflexões interessantes sobre os temas abordados.

Mayara1111 01/06/2021

Inacabado, como a vida
Em Valsa dos Adeuses, Milan Kundera traz todos os seus traços mais peculiares e mostra como a vida - sim, injusta e ainda assim espetacular por nos fazer sentir tanto e a todo momento - aninha-se a obstáculos, pensamentos, ações e outras vidas. Como dançamos com o nosso futuro e nem percebemos, como toda certeza é um infame passo em rumo ao ato final.

Acho incrível essa sensibilidade de Kundera, essa não necessidade de um final feliz, essa consciência do personagem sobre si. O ápice do livro está lá entre 70% ~ 85% de encaminhamento da história, mas o livro como um todo é gostoso de ler.

Paula.Crivelini 21/05/2021

Nascimento, morte e o que acontece entre isso
Mesmo depois de ler e reler ?A insustentável leveza do ser? ainda me surpreendo com a habilidade de traduzir em palavras simples os sentimentos mais nebulosos que vivem lá no fundo da mente e não ousamos nomear.
Esta é mais uma obra do genial autor tcheco que nos expõe sob luz direta situações das quais normalmente desviaríamos o olhar e o pensamento sem nem perceber.
Em menos de 250 páginas, Milan Kundera escreve quase que ilustrando sobre nascimento, morte e aquilo que acontece enquanto isso.

Fernanda Pacheco 15/09/2020

Para mim não tem como superar "a insustentável leveza do ser " , minha imaginação fotográfica (se livros tivessem a categoria fotografia) não foi tão longe nesse livro. Também não achei que ele abordou tanto na política. Não entendi muito no começo o que a capa com os comprimidos azuis tinha relação com o enredo, do meio pro fim soube. Começa muito engessado, pensei que nem fosse ter uma leitura mais dinâmica, mas do meio para o fim fluiu. Fui ficando cada vez mais curiosa com o desenrolar da história que não termina do jeito que imaginei, achei melhor que a minha imaginação RS... Aborda temas como fertilidade, aborto, ética profissional (médico), suicídio, ciúmes...

?O desejo de ordem quer transformar o mundo humano num reino inorgânico em que tudo acontece, tudo funciona, tudo é submetido a uma vontade impessoal. O desejo de ordem é ao mesmo tempo desejo de morte, porque a vida é perpétua violação da ordem. Ou, inversamente, o desejo de ordem é o pretexto virtuoso pelo qual a raiva do homem pelo homem justifica suas sevícias."
"Podem-se reconhecer os velhos pelo hábito de vangloriar-se de sofrimentos passados e de transformá-los num museu para o qual convidam visitantes.?
"Um amor excessivo é um amor culpado.?

Luana 22/08/2020

Personagens politicamente incorretos
O livro mostra vários personagens que se encontram e no decorrer do enredo seus pensamentos e atitudes nos chocam. Kundera sempre consegue nos fazer refletir sobre que tipo de comportamento escolhemos ter na sociedade.

carol 07/08/2020

A facilidade da leitura não compensa o conteúdo
Não gostei e, na verdade, me decepcionei bastante. O livro é bem fácil de ler, os capítulos são leves e curtos. Mas é tudo é contado com muita superficialidade, tanto os acontecimentos quanto a construção dos próprios personagens.

Além disso, me incomodou bastante o tom de algumas análises, completamente baratas, floreadas como se fossem profundas e bem pensadas. Principalmente em relação ao aborto, tema tão delicado e que envolve muitas perspectivas, dentro das quais a mais relevante não me parece ser a do homem (e aqui eu incluo os personagens masculinos e o próprio autor).

Hanna.Ramos 05/07/2020

O livro carrega a marca do Milan Kundera na descrição psicológica dos personagens e na escrita em si de toda a história.
Gostei muito mas não me envolvi tanto com a narrativa, acho que eu esperava um pouco mais. É um bom romance, de leitura fácil e rápida.

Anna.Luiza 30/06/2020

não diferente dos outros livros, Kundera sempre me dá o que sempre quero {ou preciso? tal qual a nostalgia de algo que não vivemos, há necessidades descobertas apenas quando supridas}
Milan Kundera é como aquele primeiro amor que dá certo. avassaladores como a insustentável leveza do ser, a paixão e o sentimento pela escrita, pela narração e pela construção dos personagens se mantém nas outras obras numa constante que transita entre o rotineiro e insólito, cabendo ao leitor escolher qual o lado do livro.
ao que julga rotineiro: viva o livro novamente
ao que diz insólito: o que o fez assim?
como quem reviveu, o descobri excêntrico numa sinestesia que já começa pelo título: Valsa dos Adeuses vai além da impecável narração (que casa com meu estilo preferido), ela mostra o amor como ele é na sociedade que vivemos e diz que aquele sentimento que queremos é quase um sonho, ele é raro. O que chamamos de amor nesse mundo sempre irá se misturar com outros prazeres e desgostos- tal qual a sonoridade de qualquer sonata e suas notas "tristes e felizes"-, e, apesar da plena consciência disso, tudo é vivido pela primeira e pela última vez, não temos comparações. como sempre, a valsa principal precisa continuar, independentemente das dúvidas- as não sanadas no livro e as que levamos na vida.