O Guardião de Memórias

O Guardião de Memórias Kim Edwards

Resenhas - O Guardião de Memórias

Daniel Lucca 24/06/2023

Emocionante
Um história cheia de suspense, arrependimento e uma busca por perdão. David e Norah tiveram gêmeos e no dia do nascimento David que é médico e fez o parto entrega sua filha para Carolina Gil enfermeira da clínica onde trabalha para levar ela a uma instituição para crianças com Síndrome de down a partir desse momento a vida desses personagens começam a ter ímã grande reviravolta.

Bruna Toillier 07/06/2023

O livro fala sobre a síndrome de Dawn em uma época de muito desconhecimento. Não me ative ao palavreado pois entendi ser outra época. A história é profunda, traz muita angústia e escolhas erradas, sensação de não poder consertar o erro. Eu curti.

Vanessa.Varone 06/06/2023

História emocionante
Uma amiga comentou sobre o livro e decidi ler. Achei emocionante e envolvente.
Não me esquecerei jamais dessa história e das lições de como as nossas escolhas tem consequências que podem mudar todo o curso da nossa vida.

Dai 19/03/2023

Maravilhoso, é impressionante como escolhas tomadas por impulso podem alterar tanto o futuro de tantas pessoas ao redor. O livro é lindo, triste e Envolvente , só achei muito fraco o final, que devia ter explorado mais a convivência entre Phoebe e a família, ou até mesmo com uma "carta "misteriosa de David sendo encontrada. Ou indo mais além com David reaparecendo e conhecendo sua filha após uma morte fingida na tentativa de que tudo se alinhasse ( seria o momento propício para curar tantos feridas com Paul)

Marcela.Quicolli 18/03/2023

Você vai refletir
Eu preciso reler, mas quando o li a primeira vez foi logo no lançamento e tinha uns 14 anos e me impactou muito. Li vários livros com reflexões na adolescência e eles me formaram para a vida adulta. Leiam.

Morais20 12/02/2023

Boa leitura
Comprei esse livro ha mais de dez anos. Tentei lê-lo na época, ms nao consegui, sequer, terminar o primeiro capítulo. Não era o momento.
Resolvi arriscar novamente e a leitura fluiu com facilidade.
Apesar de não ser um grande admirador de dramas, achei um bom livro, com uma história interessante.
Valeu a pena.

Marcos 09/02/2023

Em 1964 o doutor David Henry é obrigado a realizar o parto de seus próprios filhos gêmeos. Sem muitas condições e recurso para realizar o parto, ele se vê em uma situação crítica, juntamente com sua enfermeira Caroline, pois a tempestade de inverno lá fora, faz com que a situação fique cada vez complicada, visto que os melhores hospitais de parto estão penalizados pelo tempo.

Ao realizar a primeira extração, o doutor e pai da criança nota que o menino está em perfeitas condições físicas de saúde, mas, ao realizar o segundo nascimento, o doutor e depara com uma situação delicada que pode, aos seus olhos, colocar todo seu futuro e reputação no lixo.

A segunda gemelar nasceu com Síndrome de Down o que faz com que David tome, por impulso, uma decisão que o castigará até sua morte, ele pede que sua enfermeira entregue a criança para adoção e diz à esposa que a menina não sobreviveu.

E é aí que a trama começa cada vez mais se desenrolar, com segredos e mentiras que o tempo não pode esconder ou curar. Com memórias guardadas por um guardião que a vida não deixará partir sem se deparar com seus atos, mesmo que mínimos, mas que mudaram o percurso da vida de muitos.

Terminar o livro não foi fácil. O grau de drama é altíssimo e em muitas passagens a autora dissemina de forma exageradamente tornando a leitura um pouco cansativa e saturada.

Confesso que não cheguei a terminar o livro, mas fiz nas ultimas paginas uma leitura dinâmica para compreender o final da história e seu final.

Criei muitas expectativas e vi que, não só eu, mas uma porrada de outros leitores, tiveram a mesma conclusão sobre a escrita. Para esse livro, classifico com ???

Julia5574 08/02/2023

Merece mais reconhecimento
O guardião de memórias é um livro que de alguma forma nunca tinha ouvido falar até encontrá-lo na biblioteca escolar. E que livro! Não tenho palavras para descrever a emoção que senti ao o ler.

Algo de mais interessante para mim é como os personagens são *humanos*. Você vê seus erros e seus acertos, seus grandes momentos de dor e torce para que sejam superados! Você também passa raiva com eles, quase tanto quanto gostaria de os reconfortar

Beh Garcia 05/02/2023

Boa parte do livro foi arrastada, porém a história era interessante, e com um final bom
Não foi um dos melhores que li, mas tbm não foi um dos piores

Ticiane.Sandri 30/01/2023

Eu acho o livro de fato muito interessante! Eu li ele já faz um tempo. Lembro que a leitura era um pouco cansativa, às vezes. Mas a história em si, era bem emocionante. Recomendo para quem gosta de histórias dramáticas, onde o personagem principal esconde um grande segredo e você fica cada vez mais ansioso(a) para descobrir o final.

ana :) 25/01/2023

"Seu pai tinha tentado fixar tudo, mas o mundo era fluido e impossível de conter."
" ? Quando voltarmos, traremos nosso bebê conosco. Nosso mundo nunca mais será o mesmo."
Um casal com um ano de casamento à espera de seu primeiro filho. Contudo, uma nevasca obstruiu o caminho do parteiro e o pai, que também era médico, realizou o nascimento. Em uma época que doenças genéticas ainda eram tratadas com estigmas, o pai e médico deparou-se com um parto gemelar, em que a segunda criança nasceu com Síndrome de Down.
O livro trata de escolhas que visando evitar dores já sentidas, afetam a vida de família que se cruzam ao caso. Desde uma enfermeira de plantão até um caminhoneiro em um estacionamento, desde viagem em família até um interessado em fotografia…
Ao escolher enviar a filha com deficiência para uma instituição, por meio da enfermeira que o auxiliou no parto (Caroline Gill), David, o pai, busca driblar uma infância ressentida para o filho, a qual ele próprio viveu devido problemas cardíacos da irmã, June.
No entanto, Norah, a mãe, entra em um difícil puerpério, juntamente com o desenvolvimento de uma vida depressiva, como lidar com a morte da filha? Ao mesmo tempo, Gill acolhe a pequena Phoebe, criando a criança que carregará empecilhos para uma "vida normal". Ou o mundo que cria empecilhos para pessoas com deficiência?
Conviver com as escolhas é algo que todos carregam. E em um casamento abalado, David encontra na fotografia uma maneira de capturar o Tempo, algo tão relativo e volátil que ao manipular cria-se diferentes perspectivas.
"O guardião de memórias" aborda 25 anos de vida de pessoas que escolheram ou não suas dores. Arrependimento, incerteza, tristeza e perseverança estão presentes nesse romance.

Whell 17/01/2023

Lembro bem de ter iniciado a leitura bem instigado no enredo que foi prendendo menos a minha atenção ao longo que se desenrolava. Terminei a leitura, não é de todo ruim.

Lorrayne.Perantoni 17/01/2023

Favorito da vida!
Eu sou completamente apaixonada por esse livro! Uma história linda e envolvente, te faz repensar e resignificar a vida. Sempre indico para meus amigos.

Endara 15/01/2023

O Guardião de Memórias
A história nos trás a vida completa de uma família e todos os caminhos que ela toma após a decisão do pai, que no momento do parto da esposa decidiu entregar a filha dele que nasceu com Síndrome de Down a sua enfermeira e para a esposa disse que a filha havia falecido.
A escrita densa, com descrição do clima a todo o instante o que tornou cansativo, descrições das árvores, folhas e rios de forma insistente.
É uma história sobre escolhas e como elas nos afetam mas a sinopse é exatamente o livro,não acontece nada!
Nenhum acontecimento marcante a não ser a entrega da filha e algo que ocorre nas 30 últimas páginas, que poderia ter ocorrido antes e talvez ter sido mais explorado.
A alguns caminhos que a vida deles tomam que achei que poderiam ter sido abreviados ou nem acontecido porque não agregaram em muita coisa.
Leitura cansativa,com uma história simples que não teve muitas reviravoltas.