O Guardião de Memórias

O Guardião de Memórias Kim Edwards

Resenhas - O Guardião de Memórias

Maria.Barreto 04/12/2023

O guardião de memórias
Esse livro me emocionou de uma forma tão peculiar e particular.
Amei cada página ansiei por cada parágrafo.

Lorena 24/10/2023

Achei uma leitura meio parada, não cativa muito o leito, a história é bonita, porém não me prendeu.

Carlos531 18/10/2023

Legal, mas podia ter focado mais?
Bem legal, não achei enrolado, é abordado bem tanto que uma mentira pode acabar com uma família, criando do uma barreira entre eles, aborda pouco o tema sobre síndrome de Down, deveria ter mostrado um pouco mais o crescimento dela. Tirando isso o livro é bem interessando, para quem gosta de drama com casamento complicado, esse é um bom livro

Paola Fernandes 08/10/2023

Escolhas que mudam a vida!
Um livro forte e impactante! Descreve uma realidade já vivenciada triste de se acreditar. Como nossas escolhas mudam e podem destruir nossas vidas e de tantas pessoas.

Camila 29/09/2023

O guardião da minha preguiça de ler
Eu esperava muito mais desse livro porque imaginei que a abordagem sobre a síndrome de down seria mais aprofundada. Demorei muito pra ler pq não me cativei com a leitura. No início até que é bom, mas depois o livro se arrasta sem nenhuma necessidade, e finalmente no fim consegui um último suspiro de interesse.
*Obs.:
David Henry é um sem noção, apático e egoísta.

Rutinha100czs 15/09/2023

Uma história que perpassa por 25 anos a vida de uma família marcada por perdas, mentiras, traições, conflitos....

Marli 14/09/2023

Uma história emocionante, cheia de amor, dedicação, cuidados... mas também muito preconceito, falta de empatia, comunicação e compreensão!!!
Gostei da leitura!!!

Elisabete53 09/09/2023

História triste.
Conta a história de uma família que teve seu futuro mudado por causa da decisão do pai no parto da filha, ele nunca se perdoou pela escolha que fez, e o resultado disso foi exatamente o que ele queria evitar.

Maria Camila 07/09/2023

Mais uma leitura concluída com sucesso, e só tenho que dizer que vcs precisam ler esse livro! Um drama chocante e que faz você se arrepiar do começo ao fim! Esse livro já estava na minha estante a muito tempo e acho que valeu muito a pena lê-lo !!
Um parto de gêmeos, Paul e Phoebe.
Phoebe nasce com Síndrome de Down e o pai da criança, isso mesmo, o pai da criança, simplesmente manda a enfermeira levar a criança para um asilo de pessoas com a mesma Síndrome! Caroline, a enfermeira, não tem coragem de deixar a criança lá e muda de cidade para criar Phoebe longe do pai e da mãe!
Caroline começa uma luta para que Phoebe tenha direitos a estudo e trabalho e se junta com outras mães para garantir esse direito. Lembrando que isso acontece em 1970 e as pessoas não tinham muito esclarecimento da Síndrome ainda!

Inclusive o livro ainda trata a Síndrome com palavras pejorativas, mas temos que lembrar que é um livro de 2008!

Enfim, vale a pena ler !

larisa.rsc 02/09/2023

Ficou preso na memória
Li esse livro em 2010. Peguei na biblioteca da escola. E me lembro que me impactou bastante essa história.
Fiquei vários dias pensando sobre o conteúdo do livro.
Faz nós pensar sobre nossas escolhas. Em certos momentos dá para sentir um aberto no coração. O livro aborda vários assuntos.
Realmente, faz nós refletir sobre a vida!
Eu amei, com certeza irei reler!

Gabrieli_Alessandra 02/09/2023

O Guardião de Memórias - de Kim Edwards
Primeiro, tenho que confessar que esse livro me destruiu e me remontou uma pessoa diferente. Lembro que terminei de ler ele e me senti esgotada emocionalmente. Chorei litros em quase todos os capítulos e juro que precisei me hidratar depois.
É uma história profunda, com escolhas difíceis e irreversíveis, mas que despertam o melhor (ou o pior) no ser humano.
Esse livro nos faz refletir sobre nossas próprias escolhas, preconceitos e julgamentos.
Recomendo muito a leitura pois foi uma história que me marcou de uma maneira gigante.

Mandy 22/07/2023

O livro é bom, mas do meio para o final a leitura se torna cansativa....
Porém é uma leitura interessante, vale a pena dar uma chance

Ellen469 20/07/2023

Selo de Recomendação
No início do livro você não sabe muito o que tá se passando e fica meio perdido na narrativa. Porém a casa capitulo que se passa você começa a se afeiçoar e entender como um todo. O livro insere a questão de Síndrome de Down, o que achei super legal. Porém também as maldades que assolam pessoas com essa condição, simplesmente serem quem são. Desumano. Enfim. Recomendo muito sim. Não vai se arrepender.

Joy 14/07/2023

O poder da mentira e dos segredos
O livro de Kim Edwards, O guardião de memórias, vai contar a história do médico ortopedista David Henry e Norah Henry e o nascimento de seus filhos gêmeos, Phoebe e Paul. Phoebe, sendo portadora da síndrome de Down, é rejeitada pelo pai (por gatilhos de seu passado) que manda a enfermeira que auxiliou no parto, Caroline, levá-la para uma clínica onde pessoas com aquela síndromes e outras eram constantemente levadas para lá.
Ao chegar na clínica, Caroline não consegue deixar a bebê lá e decide criá-la como sua filha.
Norah, aquela noite, é a primeira vítima da mentira de David, ele diz que a filha havia morrido assim que nasceu e apenas Paul sobreviveu.

Rodeados por essa mentira criada por David, a família vai crescendo e se desenvolvendo ao redor dela, enfrentando dificuldades no relacionamento entre os três. A dor do luto de norah pela filha que nunca chegou a nem pegar no colo, as poucas palavras de David e o seu natural afastamento e o clima sempre tenso dos pais ao longo que Paul ia crescendo, sempre estando ao seu redor.

A escrita é boa e o autor ainda trás com muita mestria fatos sociais e históricos do tempo, já que a história começa a ser contada a partir dos anos 60 nos Estados Unidos. Foi uma leitura prazerosa, que fez com que eu saísse de uma ressaca literária e fez com que eu sentisse prazer novamente em ler.

VitAria229 03/07/2023

A melancolia memorialista
Que maravilha de livro apenas isso a dizer!
Kim traz uma passagem melancolica muito bem tratada e escrita, trabalha uma temática que não poderia ser abordada de qualquer forma e faz isso muito bem, impecável.
É trabalhado de forma delicada e bem detalhada (oque sim pode ser ruim para tais leitores, mais foi bem agradável para mim, e im livro que na minha opinião devia ter mais reconhecimento.
Livro do gênero dramático e extenso de detalhes, indico a leitura apenas se for seu gênero, se estiver se descobrindo na leitura ou nesse gênero, pode acabar sendo um péssimo livro