Aqueles que abandonam Omelas

Aqueles que abandonam Omelas Ursula K. Le Guin

Resenhas - Aqeuels que abandonam Omelas

rafa 20/03/2022

Aqueles que abandonam omelas
Esse conto mostra que tudo que tem um lado belo, tem um lado sombrio.
Sua felicidade estaria acima das demais?

Yoyo 13/03/2022

A realidade dói né?
Acho que não tem como fazer uma resenha sem soltar spoiler da história.

Uma alegoria ao mundo real em que vivemos, e que sempre fechamos os olhos.

Simplesmente perturbador, a autora nos faz imaginar o mundo perfeito e em seguida vem o soco de realidade no estômago.

Eu ja sabia qual seria o enredo da história e ainda assim fiquei chocada.

Tay ð· 11/03/2022

"... Mas eles parecem saber para onde estão indo..."
Depois de descobrir a verdade por detrás da harmonia de Omelas, eu seria certamente uma das pessoas que se afastaria daquela cidade utópica, mesmo que o lugar para onde eu ia fosse inimaginável ao ponto de não existir.

Um texto tão profundo que provoca estranheza e reflexão. Omelas é a cidade absolutamente perfeita, o seu povo está feliz. Mas esta harmonia e esta felicidade têm um preço: o sofrimento e a miséria infindáveis de uma criança. Lamento não poder dizer mais do que isto, porque como este é um pequeno conto de menos de 10 páginas, qualquer palavra que escreva aqui seria um grande spoiler.

Mas a questão é, será que o sofrimento angustiado de uma criança inocente vale a felicidade dos outros? Esse é o ponto-chave da história, os residentes de Omelas escolhem uma solução utilitária de aceitação da troca. Mas e aqueles que se afastam, para onde irão? Não sabemos ao certo para onde vão, mas sabemos que aqueles que se afastam de Omelas não aceitam uma felicidade utópica baseada numa tragédia evitável.

A canção "Spring Day" da banda sul-coreana BTS, tem referências neste conto. E após alguma análise, também relacionei o conto com a mangá Shingeki no Kyojin, pergunto-me se aqueles que "se afastam das marulhas" em busca de respostas podem ser comparados com aqueles que se afastam dos Omelas.

Mas e você, continuaria a vivendo na cidade utópica ou serias um daqueles que se afastam de Omelas? Talvez você não saiba a resposta, "... mas eles parecem saber para onde estão indo, aqueles que se afastam da Omelas"

ana 06/03/2022

Uma leitura rápida mas extremamente marcante. Me abriu portas para vários pensamentos e reflexões, será que vivemos em omelas? Será que todos se afastariam?
Um conto de poucas palavras mas como dizem alugou um triplex não minha cabeça

Maria Siegloch 05/03/2022

Excelente
Texto, mesmo curto, altamente reflexivo. O livro faz você questionar "Sua própria felicidade pode ser superior à dos demais?".

Hérica 05/03/2022

Extremamente revoltante!
Mas a pergunta que não quer calar você se afastaria ou ficaria em Omelas?

Sei que é um conto, mas eu queira MAIS!

Lu 03/03/2022

Fiz a releitura desse conto tão marcante. Um conto tão complexo em seus significados e tão cruel mas ao mesmo tempo tão próximo de nossa realidade. Será que continuariamos vivendo em Omelas? Será que já não estamos nela, aceitando os absurdos em troca de algo? E o que existe fora daqui?
Leitura rápida e super recomendada

lualibrary 02/03/2022

Leitura assustadora ou realista?
Será que a autora é louca? Afinal quem escreveria uma coisa assustadora e cruel daquele jeito?
Ou apenas não aceitamos a nossa realidade?
Esse conto serve para mostrar como tudo que é perfeito tem um lado sombrio. Que para um ser feliz o outro tem que estar infeliz. O que infelizmente, é nossa realidade.

Conheci este conto por causa de um Clube do livro para armys e outros. O cantor Kim Namjoon já leu e indica e eu também!
Tay ð· 11/03/2022minha estante
Estamos no mesmo Clube de leitura ??

kote 27/02/2022

foda
já gostava desse conto antes e a releitura só me fez gostar mais
não dá pra falar muito sem dar spoiler MAS as analogias que a ursula faz aqui são incríveis vale muito a pena ler

poly 20/02/2022

~ Me afastando de Omelas ~
Não tem como ler esse conto sem se perguntar: eu me afastaria ou continuaria em Omelas sendo feliz? Acho que a magia desse conto está no fato de ninguém poder afirmar com certeza. De um jeito ou de outro, de certa forma, a gente já vive em Omelas.

Bia 11/02/2022

Só a Ursula pra criar uma história tão boa em 25 páginas. É um livro desconfortável de ler, é real e explora os sentimentos humanos. Dá pra ser feito o questionamento "Será que eu abandonaria Omelas? Ou iria me conformar com o sofrimento dessa criança em prol da minha própria felicidade?"

bel 07/02/2022

Um por todos ou todos por um?
Lembrei de ter posto esse conto em uma lista antiga de livros que queria ler e acabei tendo a oportunidade de realizar essa leitura hoje mesmo.

Conto muito interessante, a própria definição de "food for thought". Uma alegoria reflexiva sobre o funcionamento da nossa sociedade.

Um beijo pro RM do BTS que recomendou ? Spring day linda música!

gijo0 22/01/2022

que livro é essekkkkkk
eu não sabia da existência do livro e não acho que seja um clássico (?) mas descobri quando um grupo musical fez uma música sobre, vi alguns vídeos de teorias mas só isso
o livro tem uma premissa interessante e de primeira vez fiquei meio confusa aí ver o livro com 16 páginas? sendo que a maioria é de 300 páginas, mas entendi que seria mais como um conto (?) do que um livro realmente
enfim, eu gostei, foi bom pra passar o tempo

Morotti 13/01/2022

Aqueles que fogem de Omelas
Sinceramente, eu estava esperando mais, o livro me fez pensar, e tals, realmente gera um debate muito bom e acho que outros deveriam ler também, porém achei um pouco confuso, nas primeiras páginas achei algo muito vago, quando o debate em si só acontece nas últimas, mas em geral, gostei.