Darkdawn: As Cinzas da República

Darkdawn: As Cinzas da República Jay Kristoff

Resenhas - Darkdawn - As Cinzas da República

Illusomai 16/04/2021

Muito mais sangrento e surpreendente
Depois de adiantar por bastante tempo esse livro devido a avaliações negativas recebidas e o medo do final ser frustrante finalmente encerrei a saga de Mia Corvere e posso dizer que saio plenamente satisfeita dessa leitura. Comecei o livro esperando pelo pior e talvez seja por isso que foi surpreendida de maneira positiva, foram reações de: choque, alegria, medo, tristeza por alguns personagens mas também boas risadas e momentos lindos e emocionantes. Esse último livro entregou tudo e terminei feliz por ter conhecido essa história e tendo a certeza de que levararei Mia Corvere e o Senhor Simpático pra sempre no meu coração.

Shai | Leitora Lunática 19/04/2021

Vou começar essa difícil resenha lembrando que eu dei 5 estrelas para os dois primeiros volumes da trilogia, então é fácil imaginar o quanto eu queria ter AMADO esse livro. Foi uma leitura bem complicada, em algum momento senti que a história se perdeu, a vingança já não era mais uma prioridade, o romance não me convenceu e deixei de simpatizar com a Mia - que era minha personagem favorita até então. Os pontos positivos ficaram com a escrita diferentona do Jay (apesar de me fazer passar raiva, ainda me divertiu bastante). Achei que enrolou um pouco para mostrar o potencial dos poderes da Mia. Queria um final badass, recebi romance e mais do mesmo em livros de fantasia. Ainda acho que a leitura pode funcionar para muita gente, amei os dois primeiros e no geral o livro é bom. Vou ler mais livros dele.

Bit 21/04/2021

"Estar viva era temer de alguma maneira"
E enfim chegamos na última parte da jornada de Mia Corvere, porque tudo que tem um começo, tem um meio e fim - Nascimento, crescimento e morte. Darkdawn foi reviravolta atrás de reviravolta, o que nos prende em uma atmosfera de suspense sobre o que nos aguardará a página seguinte. É um livro muito bom, tem um universo super bem construído, os personagens são o suficiente aprofundados e tendem a nos surpreender ao longo do livro e a escrita tem uma forma singular que facilmente nos cativa (o narrador fala diretamente com nós leitores e tem muitos traços de humor, principalmente sombrio). É um desfecho digno das crônicas da quasinoite.
Mia Corvere é uma protagonista que quebra com todos os padrões: Ela fuma, bebe e fala torrentes de palavrões, ela tem um gênio terrível que sempre a traz problemas, ela não se importa nem um pouco com as opiniões alheias e é tão determinada e teimosa que é capaz de agarrar a morte com as próprias mãos e esganá-la. Mia é uma figura única, que tem muitos defeitos, mas assume todos eles, é dona do próprio destino, nunca cede nem se ajoelha para ninguém, é cruel, vaidosa e egoísta, assassina e astuciosa, mas a verdade é que ela apesar de todo sofrimento e merda que passou, não deixou a vida torna-lhe um monstro, não deixou que a vida lhe tornasse fria e nem que ninguém lhe molda-se. Mia é corajosa, forte, destemida, leal e apaixonada, vívida, real e crível, é uma garota que tem muito o que dar para o mundo, muito mais do que apenas vingança, ela pega o mundo pela garganta e o aperta, uma garota que enfrenta, faz e toma o que quer sem dar satisfação para ninguém, dona de si mesma, abre o caminho com as próprias mãos e nunca jamais deixa o medo lhe governar.
Em Darkdawn, vemos finalmente cada peça se encaixando no seu devido lugar, cada mistério e enigma que nos acompanha desde o primeiro livro é revelado e enfim podemos ver a totalidade do universo das crônicas da quasinoite: os deuses, a magia, a ancestralidade, as trevas e luz... As sacadas deste livro são muito boas, a gente percebe que tudo se encaminhou para esse fim e começo, fim de um ciclo, começo de um novo, recomeços e equilíbrio. As mensagens que este livro traz são valiosas e muitas, a medida que Mia cresce, tocada por diversas perspectivas do mundo e pelas próprias experiências, escolhas, pessoas que a vida lhe trouxe e o caminho, que tanto foi-lhe traçado, quanto ela mesma o traçou; nós aprendemos, com toda a jornada sangrenta e luminosa de Mia Corvere, a garota que tinha uma história para contar.

Stee Bruno 23/04/2021

Olha essa série é muito boa, maravilhosa, eu amei.
Senhor simpático e Ash = perfeitos do começo ao fim

Nem sei como escrever essa resenha, mas se alguém estiver lendo na dúvida se a série ou esse livro é bom msm vai na fé q n vai se arrepender

bianca.ssales 25/04/2021

"Darkdawn"
Antes de qualquer coisa, queria parabenizar a genialidade do autor, foi uma experiência iNCRÍVEL e as interferências dele na história são sensacionais.
Vou precisar de muitoooo tempo pra digerir essa trilogia, foi sensacional cada segundo que passei com a mia e a sua família.
Falo com toda convicção do mundo, a melhor fantasia que eu já li.
Tô totalmente rendida.
@bia.bbook

giu 26/04/2021

o melhor encerramento para essa trilogia majestosa
eu não sabia o quanto seria importante ler darkdawn no decorrer de todo esse tempo. eu encontrei no livro o que há muito não encontrava, um refúgio. uma inspiração. e, acima de tudo, uma esperança.amei tanto essa história e tudo o que ela significa que mal vi as 700 páginas passarem, e me sinto subitamente triste ao pensar que mais uma trilogia se encerra, mas com ela levo mais uma história em meu coração, mais personagens e mais aprendizados a serem seguidos. mia corvere vai ser minha inspiração, assim como foi minha distração quando eu mais necessitava. o enredo foi impecável do início ao fim, nenhuma parte maçante, a escrita e o desenvolvimento dos personagens me prendeu desde o primeiro capítulo até o último. o final foi o encaixe perfeito, assim como o esperado equilíbrio do sol e da lua. 5/5 sem hesitações.

?? Sou filha da escuridão entre as estrelas ? ela respondeu. ? Sou o pensamento que faz os desgraçados deste mundo acordarem suando à quasinoite. Sou a vingança de cada órfã, de cada mãe assassinada, de cada filho bastardo. ? Mia inclinou-se para a frente e olhou o homem nos olhos. ? Sou a guerra que você é incapaz de vencer.?

Andy.Sena 28/04/2021

"Nunca trema. Nunca tema. E nunca, jamais, esqueça".

Como a minha pequena Corvo vai fazer falta. Amei acompanhar a trajetória da Mia nesses 3 livros e realmente esse fechou cada ciclo e entendemos o porquê de tudo. A Mia cresceu muito e podemos vê que a sede de vingança não a tornava pior que o Scarva, mas melhor. Vou sentir falta da Mia, Ash, Tric e claro do Sr. Simpático, não posso esquecer de Eclipse.

Vitória 30/04/2021

Terminei essa trilogia e já estou com saudades de tudo.
Me apeguei e me apaixonei por esses personagens de uma forma que não foi diferente nesse último volume. Estava com medo de me decepcionar com o final, porém isso não aconteceu. Confesso que tem algumas partes que poderiam ter sido um pouco mais desenvolvidas, não tão corridas, mas para mim, não deixaram de ter o impacto que tiveram. Gostei sim do final, com o decorrer da leitura achava mesmo que as coisas tinham que acontecer como aconteceram.
Que trilogia, que jornada.

Mariana113 30/04/2021

Nunca Trema. Nunca Tema. E Nunca, Jamais, esqueça
Quero uma salva de palmas para o Jay porque eu NUNCA li um livro parecido antes o plot é ABSURDO eu nunca pensaria em algo assim sério sensacional. Apesar de ter gostado demais da conclusão da trilogia eu demorei muito para terminar o livro pois se tem uma coisa que me deixa desmotivada é triângulo amoroso, e infelizmente eu torci para o lado do triângulo que não deu certo. O Tric se tornou um personagem tão querido por mim, desde do primeiro livro ele tinha um propósito com a Mia, eu realmente achei forçado aquele amor todo que a Mia sentia pela Ash em momento algum no primeiro livro isso apareceu aí do nada ela faria qualquer coisa pela ash e vice-versa. Pois é eu não suporto a Ash deve-se perceber. É isto foi muito bom acompanhar a pequena corvo. Adeus nobres amigos

Conta.Estudo 05/05/2021

Muito bom!
Livro muito bom! Ouvi pessoas dizer que não gostou do final, e pra onde o autor levou a história. Mas não tive problemas nenhum. Pelo contrário, gostei muito e ainda sai com o coração apertado (pra um leitor isso não é ruim kkk acredito). As coisas se ligaram muito bem!
Ótima trilogia! Super indico mas, se você não gosta de cenas ? não leia!

Nana 06/05/2021

Sensacional
Eu nunca li algo assim
Sensacional
Sem palavras
É tudo tão bem costurado desde a primeira página do primeiro livro... apenas leiam

Paulo Henrique 06/05/2021

O melhor da trilogia
Darkdawn foi uma grata surpresa! Desde o primeiro volume de Nevernight, sempre senti que algo faltava, e aqui está. Os volumes 1 e 2 me desaninaram pela formula de campeonatos e desafios que Mia tinha que enfrentar para chegar em seu objetivo, mesmo que fosse feito de forma original, a formula era repetitiva, cansativa... Em Darkdawn temos uma dinâmica completamente diferente, variada e empolgante. Além disso, toda a construção de mundo que o autor faz desemboca em algo grandioso. Tem quem diga que ele não trabalhou isso desde o começo... discordo, a pessoa não prestou atenção, ou pulou as bem humoradas notas de roda pé. Tudo caminhou para esse momento, e ele é grandioso, monumental... épico!
Há quem diga que Mia amoleceu, mas não pode reclamar disso aqui, se considerar o que ela fez no final de Godsgrave. Mas vejo um amadurecimento, um crescimento na personagem e uma conquista na verdade se olharmos para a personagem que desde de o primeiro capitulo de Nevernight só teve perdas.
Não há nada que faria diferente... Entrou para os melhores do ano!