Pistas Submersas

Pistas Submersas Maria Adolfsson

Resenhas - Pistas Submersas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Luizaacinzenta 23/06/2023

Pela capa e pela sinopse do livro eu esperava que o livro fosse um romance policial com mais ação, inclusive no próprio livro consta que ?Com tramas que se movimentam numa progressão incansável, ela obriga o leitor a virar página após página com pulsação acelerada?? mas o livro ao meu ver é bastante monótono. Não é um livro ruim, a escrita dele é muito satisfatória ele apenas não alcançou minhas expectativas.

gabspittol 21/06/2023

Gostei do livro, do plot twist e principalmente do mistério. O que mais me deixou feliz foi o fato de ser um livro europeu, diferente do que estou habituada a ler, em um ritmo diferente e me tirando da zona de conforto. Porém, algumas coisas poderiam ter sido diferentes ao meu ver: o livro começa meio arrastado e se desenrola rápido demais no final, acredito que poderia ter sido melhor distribuído. Em alguns momentos a leitura é cansativa por causa da enorme quantidade de detalhes, mas no geral foi bem agradável.
Recomendo pra quem gosta de mistérios policiais. E tenho um ponto positivo importantes aqui, principalmente pra quem tá começando a ler livros dessa categoria: as descrições das cenas pareceram menos pesadas do que estou habituada a ler.

site: https://www.resenhasdagabs.com/

Nana Barcellos | @cantocultzineo 07/05/2023

Doggerland realmente existiu, mas em algum ponto da história da humanidade tornou-se submersa. Num ponto entre o Reino Unido e os países nórdicos, a autora sueca Maria Adolfsson resolveu criar uma área não submersa neste local misterioso e usar como cenário para sua série policial - algo que trará bastante liberdade criativa para os caminhos que envolvem sua protagonista.

Karen Eiken Hornby nasceu e cresceu nesta pequena área gélida. Agarrou a oportunidade de se mudar para Londres e tentar construir uma nova vida distante da pesca e do gelo. Após um trágico acidente, Karen retornou à cidade natal e tornou-se uma detetive. Nem tudo são flores, pois Karen está sempre lidando com vários desaforos masculinos em sua equipe. Seu empenho nas investigações nunca é o suficiente, sobretudo para conseguir uma promoção.

Quando Susanne Smeed é encontrada morta em casa, por um vizinho, a vida profissional – como também a pessoal – da detetive Eiken é atingida. Na hora do crime Karen estava em um hotel, especificamente na cama e com seu chefe ogro – marido de Susanne – Jounas Smeed. Ambos beberam além da conta durante um festival local e terminaram a noite colhendo arrependimentos. Inesperadamente, Karen acaba por tornar-se álibi do chefe e supostamente o elimina da lista de suspeitos. Mas não de outras coisas estúpidas que notamos no decorrer da leitura.

Com Jounas Smeed afastado do caso pelo tom pessoal, Karen assume a liderança da equipe. Não tem apoio de todos, mas o suficiente para avançar na resolução. O problema é que boa parte espera que ela falhe, assim as oportunidades e prazos lhe escapam. O caso se faz cada vez mais complicado, sem nenhuma pista ou direção. Todos tinham motivos para não simpatizar com a vítima, inclusive a filha adolescente dos Smeed.

Sem caminhos no presente de Susanne, a detetive Karen resolve vasculhar sua origem e chegada na ilha. A família da vítima não era local e Karen descobre que não foram bem recebidos. Deste modo, em narrativa paralela, acompanharemos a chegada dos pais de Susanne mais a complicada relação com os moradores locais que nunca simpatizaram com suecos e seu estilo hippie. Os pais da vítima residiam com amigos em um casarão distante de todos, algo que sempre gerou mais comentários maldosos. E parte destes moradores ainda estão por lá, com todas as histórias daquela época bem vívidas em suas mentes. E podem ser a chave para a conclusão que Karen tanto anseia para provar seu empenho.

"Apenas em seu passado foi que Karen conseguiu vislumbrar um bloco de gelo em que se segurar. Ela tinha de ir para casa. Tinha de voltar para casa."

Minha maior felicidade literária é sempre ter um bom mistério para ler, mas policiais nórdicos sempre ganham uma pitada a mais da minha empolgação. A narrativa sempre puxa para um tom mais frio e realista na construção de seus personagens - muitas vezes dominada por cenários sanguinários. Entretanto, em Pistas Submersas não há nenhuma pretensão da autora Maria Adolfsson em tornar seu mistério um rio de sangue. Não há alardes sobre um possível serial killer - a morte de Susanne é o ponto do início ao fim - então desta vez o leitor estará entretido com todo suspense em torno do passado da vítima.

A autora decidiu intercalar passado e presente. Acredito que lidou bem com as pistas envolvendo a família de Susanne, pois atiçaram minha curiosidade para as próximas páginas daquela época. O grupo de amigos suecos realmente sabia como causar. Ha! Mas, por trás daquelas paredes do casarão, havia muitos segredos envolvendo os pais de Susanne. No presente, a construção da vítima deixa nítido o quanto era ressentida com alguma coisa. Todos os relatos infelizes sobre seu comportamento parecem levar ao mesmo lugar. Seu assassinato é realmente intrigante, eu mesma nem cogitei a tal ideia; no entanto a motivação é de fácil dedução.

Na frente deste quebra-cabeça - suspostamente - impossível está Karen Eiken Hornby, uma detetive solitária que está na faixa dos quarenta anos. A autora optou por aproximá-la ao máximo do leitor. O cenário prioriza a investigação, mas também nos leva aos seus momentos familiares, reuniões com amigos e seu lado emotivo. Karen é uma protagonista de passado doloroso e prefere preservá-lo junto a sua superação. Conforme as páginas avançam, compreendemos o porquê dela ignorar parte do comportamento tóxico de alguns dos colegas de trabalho. Adolfsson ressalta todas as problemáticas no trilhar da investigação, como o machismo que sua protagonista é vítima.

" - Nesse caso, vou saber que eu estava certa. Isso é o suficiente para mim."

E, claro, o cenário fictício acaba considerado um protagonista também. As páginas finais prometem retorno e mais um terrível mistério neste solo gélido. A construção surpreende pelas peculiaridades nórdicas - apesar do ar cidade pequena em que as pessoas se conhecem desde sempre. Neste primeiro volume há uma narrativa movimentada, repleta de personagens rabugentos e de tom cortante. Uma outra parte até soa bem-humorada, como a mãe de Karen e o colega investigador, Karl, que são dois interessantes a destacar. E o fofo gatinho Rufus. Foi meio difícil não imaginar que parte dessa galera irá morrer ou ser preso nos próximos volumes.

Acredito que Pistas Submersas seja uma ótima dica para quem está iniciando no gênero, sobretudo pela questão de não haver mortes a todo momento. Há grande foco na vida da protagonista e como ela lida com toda a pressão para solucionar o caso. Vários personagens se conectam a ela conforme a investigação avança. Os momentos finais prometem cenas eletrizantes, que certamente ficariam ótimos em uma adaptação. A revelação é surpreendente. Só poderia ser um pouco menor e livre de algumas exageradas repetições - apesar que os nórdicos são conhecidos por suas narrativas longas.

" - Você deveria tomar cuidado, Karen. Jounas sempre persegue mulheres que... Bem, mulheres como você."

Edição está bem grossinha e linda. Mais um ótimo trabalho da Faro Editorial. O livro inicia com uma página escura de fonte branca, alertando sobre a construção de Doggerland que acompanharemos na série de Adolfsson - além do mini mapa. A fonte está confortável e não nota-se erros tão gritantes de revisão. A capa apresenta um pouco do cenário gélido e com o título em relevo. Queria esse casaco vermelho.

site: https://cantocultzineo.blogspot.com/2020/08/livro-pistas-submersas-maria-adolfsson.html

Amandita 31/12/2022

o livro te prende desde o começo até o fim, cheio de reviravoltas, super bem contado e bem desenvolvido, simplesmente maravilhoso!!

Lorena Urbano 20/10/2022

Uma boa leitura!
Gostei bastante da leitura, a história é interessante, os personagens me conquistaram, o tom d e mistério me prendeu até o final... Mas, achei o livro poderia ter sido menor. A autora é extremamente descritiva o q tornou o livro imenso, mas mesmo assim gostei bastante e recomendo a leitura.

AlessandraD. 30/07/2022

O livro é extenso, a narrativa bem construída. Embora longo, prende a atenção do leitor e o final é surpreendente.

Thais 09/07/2022

Tenha sua própria opinião.
A sinopse do livro me chamou muita atenção.
Apenas depois que adquiri o livro, resolvi ler as resenhas sobre ele. E mesmo vendo muitos comentários medianos, resolvi dar uma chance.

Só posso dizer uma coisa: não se influencie totalmente pela opinião alheia. Cada pessoa pensa de um jeito, cada um tem uma experiência diferente em relação ao livro. Se você se deixar levar 100% pelos outros, poderá perder experiências maravilhosas.

Eu me arrependeria muito se não desse uma chance para esse livro. Apesar de haver muitos detalhes, talvez não tão necessários, achei absolutamente maravilhoso! A história é muito boa, o plot é excelente e o final é incrível! ?

Alice 05/06/2022

Ele é um livro bem denso, a pessoa acha que já leu várias páginas, mas leu tipo 4. O final é muito bom e achei o caso tb

Diana 10/03/2022

Teve alguns momentos durante a leitura que foram bem monótono, mas no geral eu gostei muito do livro. Consegui resolver o assassinato pouco antes de ser revelado no livro, mas isso não tirou o brilho da leitura. Eu gostei. Dei 4 estrelas pro livro.

edisik 05/01/2022

Não Gostei
Começa devagar e vai até o fim num ritmo muito chato. Infelizmente não consegui gostar da escrita e nem me apegar a nenhum personagem.

Any 02/01/2022

Pistas Submersas
Sabe aquele livro que você termina incitada pelo ódio? Vai fundo. Descobrir quem é o assassino e os motivos são o que nos prende. O excesso de informações torna a leitura extremamente cansativa.
Ana Paula Moreira 24/08/2023minha estante
Comprei ele, mas pelo sua resenha acho que vou postergar a minha leitura

Ana Brison 10/12/2021

Gostei do livro se desenvolver em um cenário não óbvio e da narrativa, contudo, acho que o final não foi condizente com a qualidade da história construída.

Patricia310 23/10/2021

No início foi um pouco demorado porque é extensa a narrativa, mais foi se desenvolvendo um certo apego a leitura e me envolvendo neste trama cama de gato, e gostei muito da imersão em cada personagem e tbm na diferença de lugares que vem na história, no decorrer dos anos, a particularidade pessoal dos involvidos, no final tudo se tornou obscuro e o suspense te faz ingolir as palavras até o final surpreendente. Ameiii já virei fã da autora. Parabéns.

Jana 13/09/2021

Bom, mas poderia ser melhor!!!
Livro com enredo bem interessante!! Mas muito arrastado, poderia ter menos detalhes inúteis e focar na história em si!! Há momentos que parece uma divagação sem tamanho! Poderia ser mais enxuto!!
O plot twist no final é bacana, mas depois de tanta enrolação até perde o brilho!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6