Ortodoxia

Resenhas -

Robson.Vilar 22/11/2021

Ordodoxia
Muito interessante o paradoxo:
"Um soldado cercado por inimigos, se quiser escapar, precisa combinar um forte desejo de viver com uma estranha despreocupação com a morte. Ele não deve simplesmente se apegar a vida, pois assim será um covarde e não escapará. Ele não deve simplesmente esperar pela morte, pois assim será um suicida e não escapará. Ele deve buscar a vida em espírito de furioso indiferença em relação a ela; ele deve deseja a vida como a água e ainda beber a morte como vinho".

samucacn 03/01/2023

Ortodoxia (1908) é um livro de G.K. Chesterton que se tornou um clássico da apologética cristã.  Chesterton considerou este livro um companheiro para seu outro trabalho, Hereges, escrevendo-o expressamente em resposta à crítica de G.S. Street ao trabalho anterior, "que ele não iria se preocupar com sua teologia até que eu realmente declarasse a minha ".[1] No prefácio do livro, Chesterton afirma que o propósito é ?tentar uma explicação, não de se a fé cristã pode ser acreditada, mas de como ele pessoalmente chegou a acreditar nela?. Nele, Chesterton apresenta uma visão original da religião cristã. Ele a vê como a resposta às necessidades humanas naturais, a "resposta a um enigma" em suas próprias palavras, e não simplesmente como uma verdade arbitrária recebida de algum lugar fora dos limites da experiência humana.

O livro foi escrito quando Chesterton era anglicano. Ele se converteu ao catolicismo 14 anos depois. Chesterton escolheu o título, Ortodoxia, para se concentrar na clareza do Credo dos Apóstolos, embora admitisse que o som geral do título era "um tipo de coisa fina".[1]

Darllan.Senna 20/09/2022

O Pensador e os Paradoxos
Também chamado de "filósofo do senso comum", o que mais encanta em um pensador como G.K. Chesterton é a sua perspicácia em demolir estruturas de pensamento ditas "modernas" e iniciar uma estrutura tão nova quanto antiga abraçando os paradoxos da razão. Ele usa o exemplo do homem que saiu e voltou ao seu lugar de origem acreditando piamente estar em outro continente para ilustrar minha análise deste gênio. Ler este autor exige desprendimento de certos conceitos hoje tidos como absolutos a fim de redescobrir aquelas verdades fundamentais a muito esquecidas.

Caio.Davantel 28/07/2022

Só existe um caminho...
Apesar de ser difícil em primeiro momento a leitura, pois Chesterton tem uma escrita diferente, com o tempo acostuma-se com seu humor e as suas analogias. Para resumir Ortodoxia, basta dizer que o autor mostra que procurou diversas filosofias e pensamentos, mas que acabou retornando ao bom e velho Cristianismo. Através de uma série de argumentos, ele mostra que muitos conceitos contemporâneos estão equivocados e que a religião cristã é quem está com a razão.

Kyuketsu 18/06/2023

Livro de cabeceira do Católico
Chesterton, juntamente a C. S. Lewis, são autores que o cristão católico deve sempre (re)visitar. Neste livro, Chesterton reflete acerca dos motivos que o levaram à fé Católica.

Texto rico e denso (mas não pesado), apresenta uma visão racional dos motivos pelos quais a ortodoxia Cristã deve ser acatada por todo aquele que deseja uma vida cristã plena, haja vista a premissa da impossibilidade de completude espiritual por outros caminhos.

O capítulo final, em especial os últimos parágrafos, trazem uma perfeita (se é que é possível assim dizer) análise da personalidade do Cristo (e suas ações) que caminhou entre nós. E a última oração (aqui em ambos os sentidos) do seu livro, é simplesmente forte e emocionante.

Aguiar 17/11/2023

Irreverente
Com uma escrita irreverente, o autor defende a fé cristã em uma sociedade cada vez mais tomada pelo pensamento progressista.

Duda 02/04/2021

Muito bom e interessante. Uma leitura um pouco complicada, por conta do estilo de escrita do autor, mas muito enriquecedora.

João Pedro Sakita 05/01/2023

Quem quer conhecer Chesterton, que comece por este livro. É o ideal para absorver seu pensamento e essência (se é que é possível, por completo). Com certeza, um dos maiores livros de apologética cristã já escritos.

J.v 19/07/2022

O primeiro de muitos.
Essa foi a minha primeira experiência com Chesterton, espero que consiga ler mais livros deste autor. Aqui, Chesterton faz a sua trilha na busca pela ortodoxia, descobrindo que sente falta de sua casa, mesmo estando na sua própria casa. É de uma beleza inestimável e com certeza encantará muitos que descobrirem o belo romance da ortodoxia. ??

Fellipe19 04/10/2023

Grande Chesterton!
Mais um clássico indicado pelo professor Guilherme Freire.

O livro é meio que uma continuação de "Hereges"(Não li, ainda), para responder algumas críticas e apresentar soluções.
Então, na apresentação de sua filosofia pessoal, ele diz que toda aquelas coisas já foram descobertas pelo cristianismo.

Alguns dos pontos que mais gostei:
- Ele não é o alienista, mas criou um manicômio, onde quem deve ser internado é o homem que acredita em si próprio.
"A autoconfiança não é apenas um pecado, a autoconfiança é uma fraqueza."

- O Gigante despedaçado, dividiram as suas vestes e rotularam com egoísmo. Apenas vemos os seus membros andando por aí.

- O quão paradoxal é o cristianismo, que na verdade é o equilíbrio.

- O Deus que andou pela terra nos ocultou algo, mas um dia conheceremos.

JoAo366 31/01/2024

Muito bom, o livro apresenta assuntos interessantes, só não gostei muito do encadeamento de pensamentos, algumas horas parecia confuso porém não deixa de ser de alta qualidade e uma leitura muito recomendada para qualquer um.

gabriel.a.brumatto 13/02/2024

Ortodoxia - G.K. Chesterton
Esse foi o meu primeiro contato com a obra do escritor e ensaísta britânico Gilbert Keith Chesterton. Logo no primeiro contato, resolvi explorar logo de início sua magnum opus. E eu adorei com todas as forças este livro divino.
Chesterton derrama toda a sua erudição e senso de humor neste pequeno livro, que consegue atingir diversos temas além da religião em si, como a filosofia, a cultura popular, a literatura, e o fator da opinião pública considerada importante, principalmente a questão da "verdade absoluta".
Este livro todo é uma maravilha, pois nos faz refletir muito sobre os temas de nosso cotidiano, sendo um livro de uma atualidade tremenda, mesmo escrito em 1903. Um tempo, que parece tão longínquo, se encontra com o nosso, 121 anos depois. Recomendo a todos que façam a leitura, pois a mesma é muito necessária.

Rafaela.Einsfeld 21/04/2023

Fui alfabetizada da forma correta?
Entendi quase nada do livro. Fiquei apenas me questionando se sou realmente uma pessoa alfabetizada, kkk.

Mas basicamente alguém fez uma pergunta pro cara e ao invés de ele virar pro cara e responder a pergunta, ele virou pro cara e disse: "estou indo pra casa AGORA escrever um livro para responder sua pergunta." O.o

Então ele começou a escrever o livro, parecendo que estava simplesmente escrevendo tudo que vinha na mente dele naquela hora. Até que ele descobriu que estava escrevendo sobre uma filosofia que achava estar inventando, porém que já existia.

Basicamente isso. E fiquei a maior parte do livro perdida nos pensamentos do G. K. Chesterton.

Bruno Falabella 06/08/2023

Difícil
Não é um livro fácil.
Pelo contrário: possivelmente teria que ser lido algumas vezes…
Veja mais no meu blog…

site: https://bchfalabella.blogspot.com/2023/08/acabei-de-ler.html

joaomarques 02/02/2024

Alguns ensaios de chesterton sobre "se o homem não deve acreditar em si mesmo, em que ele deve acreditar?". Uma leitura recomendada não só para cristão, mas para agnósticos, pois chesterton tem uma visão peculiar de como age a fé cristão.