Nascido do Crime

Nascido do Crime Trevor Noah

Resenhas - Nascido do Crime

Soliguetti 06/02/2020

Lição de vida
Existem livros que são mais do que um mero passatempo. Alguns trazem consigo, em meio às páginas de histórias e aventuras, uma verdadeira lição de vida. "Nascido do Crime", de Trevor Noah, se enquadra nessa segunda categoria.

Noah descreve sua vida na África do Sul em pleno fim do apartheid, quando a discriminação racial deixou de existir apenas na teoria. O que torna o livro tão memorável é a forma como Trevor encara tantos infortúnios, sempre se colocando no lugar de seus algozes, dando-lhes motivo para fazer o que fizeram.

Colocando em perspectivas nossas próprias vidas, em que muito provavelmente não se passaram as mesmas dificuldades do autor, percebemos o quão facilmente nos irritamos muitas vezes por coisas vãs, enquanto as situações extremamente mais difíceis apresentadas no livro são encaradas com muito maior jogo de cintura tanto por Noah quanto por sua mãe, Patricia.

Um livro tocante e que nos lembra como somos privilegiados e temos que ser gratos por isso todos os dias. Nos ensina também a nos colocar no lugar dos outros, pois uma vida gentil é uma vida muito mais leve. Se até mesmo um nascido do crime (filho de pai branco e mãe negra durante o apartheid) pôde agir assim, por que nós não?

Wes 06/02/2020

Aaaaaaaa
Eu não aguentei o final desse livro.
MDs, que EMOÇÃO!!!
Foi quase um linha direta esse último capítulo.
AMEI! Quero conhecer mais do Trevor.

Mari 07/02/2020

Nascido do crime
Uma história emocionante que conta a partir de como sobreviviam os negros na época do apartheid na África do Sul. E uma história verídica contada pelo próprio protagonista da história chamado Trevor Noah e de sua maravilhosa mãe que violou uma dos crimes mais discriminado na época do apartheid. Uma criança nascer de um lado branco e outro negro. Eu simplesmente adorei. Uma história envolvente, comovente e emocionante.

Natalia Noce 08/02/2020

null
Simplesmente sem palavras para descrever esse livro.. autobiografias não são um estilo que curto mas a forma como ele narra os acontecimentos de sua vida juntando com todo contexto social envolvido foi magnífico.
Um livro que indicaria a todos... devorei cada página.

Conça 08/02/2020

Minhas impressões, opniões e sentimentos...
Nota 3.9

Trevor Noah, definiu bem sua biografia, que rende muita discussão e aborda vários temas culturais, com uma narrativa humorista e envolvente.

Um personagem que cresce ao longo da cronologia e causa várias impressões nas suas idas e vindas, quebrando tabus e preconceitos. Na minha humilde opinião esse livro é de uma riqueza na história da África do Sul. Um tema bem abordado com relação o papel da mulher na sociedade com garra e determinação ele nos conduz a várias reflexões.

A Tag está de parabéns com o novo design do box. E inserindo uma revista no lugar do infográfico, pode permitir um mundo de informações que contribui bastante com a leitura.

danprestes 03/02/2020

Engraçado e necessário
De uma forma leve, Trevor questiona o sistema do Apartheid na África do Sul do ponto de vista de um mestiço que transita entre os brancos e negros sulafricanos. Super recomendo a leitura.

Felipe 17/01/2020

Forte! Profundo! Inspirador!
Quando soube que o livro do mês teria como temática a cultura africana, já logo fiquei curioso e apreensivo. Sabemos o quanto o continente africano é rico em cultura com histórias que nos fazem emocionar e refletir sobre todo o problema social que o lugar vive devido a anos de colonização dos europeus. Lido o livro, eu estou totalmente embasbacado por toda a história. Estou em choque com tanta coisa lida, que não sei por onde começar.
O autor, Trevor Noah, nos leva para uma viagem para um momento de total segregação dos negros na África do Sul, chamado apartheid. Eu sabia um pouco sobre, mas não tinha ideia de como funcionava na prática e fiquei totalmente chocado com o racismo que foi literalmente criado por uma minoria branca que colonizou aquele páís. Uma passagem que me chamou a atenção foi quando o pai de Noah declarou que não sabia porque os brancos iam morar na África do Sul, se eles não gostam dos negros. Todo o contexto histórico que o autor forneceu no livro foi de suma importância, e muito bem detalhado, para podermos entender toda a trajetória de vida de Trevor Noah.
A mãe do protagonista, Patricia Noah, é uma mulher extremamente a frente de seu tempo e que lutou demais pela igualdade, nunca desistiu e nunca se deixou convencer que podia menos. Que mulher!! Já sou fã sem conhecer.
Por fim, o livro nos faz repensar em toda a questão do racismo. É bizarro as pessoas serem tratadas diferentes por causa do tom da sua pele. É algo que ainda ocorre e precisa ser combatido. Em uma das partes do livro, fala-se muito de meritocracia, que todos podem ser o que quiserem, bastando apenas correr atrás. A reflexão que ficou foi, será que todos tem a mesma oportunidade para correr atrás dos seus sonhos? será que todos podem correr atrás dos seus sonhos? No caso da África do Sul, isso não era uma realidade pois o apartheid deixava bem claro que os negros não podiam nada, assim como os mestiços. Gente! Foi bizarro!! Não venha me falar em meritocracia se todos não possuem as mesmas oportunidades!
Leiam esse livro! Vale muito, mas muito a pena! Faz você repensar em tudo!!

Carolina Vieira 12/02/2020

Prepare-se...
Que livro!
Muitas vezes muito difícil de ler e digerir mas é uma viagem fantástica a cultura e realidade africana. E quando eu digo fantástica é porque em muitos momentos eu me senti lá, andando pelos bairros da África do Sul e compreendendo melhor a realidade deles.
Algumas coisas que eu li (e aprendi) eu jamais iria desconfiar, como por exemplo os chineses serem descriminados como os próprios negros em plena África, enquanto os japoneses eram tratados como brancos e por aí vai.
Apesar de ter muita informação pesada, a leitura é fluída e eu até entendo o porque do autor preferir seguir pela linha da "comédia" do que através da militância do ódio e rancor, mas não quero falar muito para não estragar a surpresa de quem ainda não leu.
Demorei um pouco mais do que esperava para ler mas precisava digerir o assunto e valeu muito a pena, recomendo a leitura!

Zé Guilherme 19/06/2024

A cor do amor!
Trevor Noah é hoje um dos comediantes mais geniais na ativa e conseguiu lugar na TV norte-americana hosteando o Daily Show de maior sucesso da atualidade. Mas o apresentador que a gente conhece, não é o Trevor Noah para Patricia Nombuyiselo Noah, mas sim só Trevor, o seu filho.

E é desse ponto de partida que somos levados para época de Apartheid na África do Sul e como Trevor nasceu literalmente de um crime cometido pela mãe, ao escolher ter um bebê com seu melhor amigo branco. Passeando por memórias dolorosas e hilárias, somos levados a enxergar um universo onde dor, luta e esperança se misturam ao amor incondicional de uma mãe pelos seus filhos.

De eventos como ser jogado junto do irmão mais novo de um carro em movimento, até a apresentação de um show de dança numa escola judaica com um dançarino fantástico chamado Hitler, Trevor nunca perde a oportunidade de nos fazer rir e de nos questionar sobre o que é raça no sentido de violência por aqueles que detém o poder.

O livro mais poderoso que li em 2024. Soberbo.

Livia Barini 03/02/2020

Razoável
Achei o início do livro muito interessante. Não imaginava que o apartheid fosse assim e foi muito interessante conhecer melhor esse período da história da África do Sul.
Mas apesar de bem escrito o livro não me prendeu, talvez por causa de suas idas e vindas.
Também fiquei sem entender como o Trevor se transformou em um comediante de sucesso.