Nascido do Crime

Nascido do Crime Trevor Noah

Resenhas - Nascido do Crime

Livia Barini 03/02/2020

Razoável
Achei o início do livro muito interessante. Não imaginava que o apartheid fosse assim e foi muito interessante conhecer melhor esse período da história da África do Sul.
Mas apesar de bem escrito o livro não me prendeu, talvez por causa de suas idas e vindas.
Também fiquei sem entender como o Trevor se transformou em um comediante de sucesso.

- J 03/02/2020

Um leve livro de peso!
Nascido durante o apartheid, fruto de uma relação ilegal entre uma sul-africana e um suíço, Trevor Noah viveu o começo de sua vida totalmente escondido, para que seus pais não pagassem pelo seu nascimento. Após a queda do regime, ele finalmente pôde dar as caras, mas nem por isso foi totalmente aceito.

Dividido em 18 capítulos, os quais, por sua vez, são divididos em 3 partes, o livro é bastante dinâmico e possui a leitura muoto fluida. Além disso, cada capítulo possui pelo menos 1 página de contextualização sobre a época e/ou o regime racista, o que somente agrega ainda mais à história.

Muitos podem pensar que esse livro é pesado, pelo seu tema. Estão redondamente enganados. Sabendo disso, alguns podem pensar que contenha piadas racistas e preconceitosas. Novamente, redondamente enganados. Trevor Noah conta sua história com tamanho humor que mesmo nas partes chocantes ele consegue recuperar seu leitor.

Esse foi, sem dúvida, um dos melhores livros que li até agora! É envolvente, emocionante, divertido, informativo, consciente, sensato, estimulante... não consigo pensar em mais adjetivos para ele, mas certamente merecia!

Obrigada, Tag, por trazê-lo até mim!

Greice Santellano 03/02/2020

Que Livro!
Que arraso, maravilhoso. Esse livro desperta desde crise de risadas até crise de choro. Te leva a refletir em diversos aspectos históricos que estão presentes ainda hoje. Parabéns por terem escolhido esse livro, TAG.

Bruna Moraes 27/05/2024

Nascido do Crime - Trevor Noah
Trevor Noah, comediante sul-africano, apresenta em sua autobiografia como foi nascer em um país majoritariamente negro, durante o período do apartheid, momento este que era considerado crime qualquer relação inter-racial, entre negros e brancos, e foi justamente dessa relação que ele nasceu. Sua pele um pouco mais clara não o permitia ser considerado branco, por razões óbvias, e nem considerado negro pelos próprios negros, mas no meio do caminho tinha os “coloured”, mas ele não se sentia parte daquela cultura, sua ancestralidade vinha dos povos nativos xhosa, conhecidos por serem pensadores.

Como se reinventar para superar os infortúnios da vida, tendo ainda nascido em uma região extremamente pobre, filho de uma mãe bastante religiosa e de um pai ausente (não pelas suas próprias escolhas)?. Ao longo de sua trajetória passou por inúmeros desafios, a dificuldade em se relacionar, conseguir um emprego digno, além das poucas oportunidades, mas Trevor Noah driblou o sistema e se tornou quem é hoje, desde sempre sabia aonde queria chegar e de fato conseguiu. Sua história traz um relato sincero, doloroso e real, mas com muito bom humor.

O autor, Trevor Noah, além de trazer relatos sobre a sua história, trouxe também a sua versão de como foi viver durante o apartheid, como essa segregação funcionava e o que trouxe de consequências para sua vida e de toda aquela sociedade, que foram “separados pelo ódio” fruto de uma exploração colonial de britânicos e africânderes. Sua principal finalidade era manter a população negra sob controle, restringindo seus horários de sair a noite, os lugares que poderia frequentar, os transportes que poderia utilizar, a educação que poderia receber, enfim, vivia-se sob um estado de vigilância total, para gerar uma segurança para os brancos, em detrimento da marginalização da mão de obra negra, suas nações não foram separadas apenas fisicamente, mas linguisticamente também, o que fortaleceu o sistema da época.

Contudo, apesar do que viveu e de como sobreviveu, Trevor teve uma mãe que o criou como se fosse uma “criança branca”, o permitindo ter esperança e incentivando seus sonhos, não queria que seu mundo fosse restrito a vivência do gueto, dentro de suas limitações econômicas fez o possível por ele e sua família. Ela foi a personificação do significado de força e coragem, até dentro do relacionamento abusivo com o seu padrasto ela tinha voz, uma mulher muito afrente do seu tempo, que soube a hora de sair da própria família sanguessuga para construir a própria, ter um filho para ela era ser aceita na sociedade, era ter algo para amar e amá-la de volta.

A narrativa é o relato de toda uma vida, o dia a dia de uma criança, as dificuldades e as aventuras de um adolescente, as conquistas e perdas de uma vida adulta, uma vivência normal, mas marcada pela discriminação de ter a cor da pele diferente da socialmente aceita. É impossível não sentir as dores, os medos, as frustações, a solidão do autor, é um livro intenso, real e contado com aquele humor que só um comediante é capaz de fazer, achar graça da sua própria (des)graça.

“Você não é dono daquilo que ama”.

Alessandra @euamolivrosnovos 29/01/2020

Trevor Noah é sul-africano e, atualmente, apresenta o The Daily Show, um programa na TV americana. Comediante e ator, resolveu trazer sua memórias de infância e adolescência em um livro mais do que especial.

Na época em que nasceu, a África do Sul vivia um regime de segregação racial, conhecido como apartheid. Sua mãe era negra e o pai branco, fato que gerou o nome desse livro de memórias, pois na época relações interraciais eram terminantemente proibidas.

Sim, é algo extremante chocante, mas que de fato aconteceu. Não era somente separação de raças, mas também alienação de milhões de pessoas que não recebiam sequer a mesma educação que os demais, tudo isso por um questão de "cor".

O primeiro livro da Tag Inéditos de 2020, traz fragmentos do que Trevor viveu. Desde a infância, peregrinando em igrejas, falando múltiplos idiomas, tentando se encaixar nas turmas da escola, a vida adulta.

É um livro excepcional que aborda o preconceito racial, a cultura negra e a violência doméstica, dentre outras coisas mais. Os capítulos não possuem ordem cronológica, são apresentados de acordo com temas que o autor quis abordar e narram suas experiências com cada um ao longo da vida.

É possível ir do riso ao choro em poucas páginas. Acho que nunca li nada parecido e me sinto feliz de ter tido essa oportunidade. Uma leitura incrível, cativante e emocionante que todos deveriam fazer, sem sombra de dúvidas.

site: https://www.instagram.com/euamolivrosnovos/

Luh 04/02/2020

Surpreendente
Com uma leitura fluida e rápida o autor Trevor Noah nos conta partes de sua vida em Johanesburgo na África do sul! Um livro que nos faz rir e chorar ao mesmo tempo, e nos faz conhecer um pouco sobre a cultura da África do sul.
Recomendo muito essa leitura!

Marques60 05/02/2020

Surpresa!
Adorei o livro pela leveza e pelas partes cômicas e emocionantes. Há uma mistura de sensações durante a leitura. Há revolta, também, uma vez que fala do racismo e da posição da mulher na sociedade da África do Sul e nos faz pensar sobre essas duas situações no contexto mundial. Ao mesmo tempo, é um simples relato de uma relação entre mãe e filho.

Li Caldas 09/02/2020

Leitura viciante
Esse livro é uma homenagem que o autor, o humorista e apresentador Trevor Noah, faz à sua mãe. Ao longo de todo o livro vemos o quão importante é Patricia Noah na vida do filho, e o quanto ela foi fora dos padrões na própria vida e na educação dele. Que mulher incrível! É uma leitura viciante que nos transporta à Africa do Sul durante e após o apartheid, em que conhecemos um pouco da cultura local, as crenças, e percebemos a segregação racial latente entre a população. É um livro incrível, pois nos faz rir - e muito! - assim como nos emociona com situações tristes e pesadas vividas pelo autor e sua mãe. Leitura recomendadíssima!

Rosana Miyata 05/02/2020

Perfeito!!
Já é um dos meus favoritos! O autor, por ser comediante, escreveu o livro de uma forma mais leve, mesmo abordando um tema tão pesado como o racismo e os tempos do apartheid. Super recomendado!! Podem ler sem medo!

Soliguetti 06/02/2020

Lição de vida
Existem livros que são mais do que um mero passatempo. Alguns trazem consigo, em meio às páginas de histórias e aventuras, uma verdadeira lição de vida. "Nascido do Crime", de Trevor Noah, se enquadra nessa segunda categoria.

Noah descreve sua vida na África do Sul em pleno fim do apartheid, quando a discriminação racial deixou de existir apenas na teoria. O que torna o livro tão memorável é a forma como Trevor encara tantos infortúnios, sempre se colocando no lugar de seus algozes, dando-lhes motivo para fazer o que fizeram.

Colocando em perspectivas nossas próprias vidas, em que muito provavelmente não se passaram as mesmas dificuldades do autor, percebemos o quão facilmente nos irritamos muitas vezes por coisas vãs, enquanto as situações extremamente mais difíceis apresentadas no livro são encaradas com muito maior jogo de cintura tanto por Noah quanto por sua mãe, Patricia.

Um livro tocante e que nos lembra como somos privilegiados e temos que ser gratos por isso todos os dias. Nos ensina também a nos colocar no lugar dos outros, pois uma vida gentil é uma vida muito mais leve. Se até mesmo um nascido do crime (filho de pai branco e mãe negra durante o apartheid) pôde agir assim, por que nós não?

Wes 06/02/2020

Aaaaaaaa
Eu não aguentei o final desse livro.
MDs, que EMOÇÃO!!!
Foi quase um linha direta esse último capítulo.
AMEI! Quero conhecer mais do Trevor.

Mari 07/02/2020

Nascido do crime
Uma história emocionante que conta a partir de como sobreviviam os negros na época do apartheid na África do Sul. E uma história verídica contada pelo próprio protagonista da história chamado Trevor Noah e de sua maravilhosa mãe que violou uma dos crimes mais discriminado na época do apartheid. Uma criança nascer de um lado branco e outro negro. Eu simplesmente adorei. Uma história envolvente, comovente e emocionante.

Natalia Noce 08/02/2020

null
Simplesmente sem palavras para descrever esse livro.. autobiografias não são um estilo que curto mas a forma como ele narra os acontecimentos de sua vida juntando com todo contexto social envolvido foi magnífico.
Um livro que indicaria a todos... devorei cada página.