Território Lovecraft Matt Ruff

Resenhas - Território Lovecraft

Mayra 24/09/2023

Ótimo livro,
Um retrato caleidoscópico do racismo ? o fantasma que até hoje assombra o mundo ?, a obra de Matt Ruff une ficção histórica e pulp noir ao horror e à fantasia de Lovecraft para explorar os terrores da época de segregação racial nos Estados Unidos.

L1iss__ 18/09/2023

Compilado de histórias
No início eu jurava que era outro tipo de história, por isso estava achando ruim, mas quando entendi a proposta da história passei a ficar muito imersa no livro, é uma história maravilhosa cheia de ficção científica, terror e suspense, digna de HP. Lovecraft.
É contada de vários pontos de vista de diferentes personagens, para no fim todas se interligarem para o desfecho, amei dms e recomendo muito.

Eduarda1009 10/09/2023

Realidade e Fantasia
O jeito que livro mistura aspectos reais dos EUA na década de 50 com ficção é muito interessante de acompanhar.
A leitura pode ser um pouco cansativa em alguns momentos, pelo fato de que cada capítulo é uma história diferente, mas isso não impede do livro ser muito bom.

mayzkie 09/09/2023

Quero voltar a ler.
O que mais me interessou foi o autor ter inserido toda a questão do racismo, e eu amo a temática do livro em geral.
Acredito que comecei a ler na época errada, espero que eu consiga ler quando eu começar a ler ele de novo, pois realmente me interessa.
Eu vou voltar

Caio 02/09/2023

Obrigado Matt Ruff
Território Lovecraft é uma obra que combina o melhor do gênero literário do horror lovecraftiano e o adiciona de forma inovadora sob um contexto racial norte americano dos anos 50, que surpreenderia até mesmo o próprio e Lovecraft. Esse contexto de Jim Crow e segregacionismo racial nos Estados Unidos torna-se o elemento narrativo principal e guia todo o suspense, horror e humor da história, junto a isso o livro nos convida a reflexão sobre quem são os verdadeiros monstros nessa trama.

Brenofrtss 16/08/2023

Magia e representatividade negra
Território lovecraft traz uma narrativa regada de ficção e fantasia mas sem se distanciar da realidade vivida pelas pessoas pretas durante a forte segregação racial estadunidense.

Sr. Carvalho 13/08/2023

Me surpreendeu
Realista e fantasioso, por um lado, mostra como o racismo afetava a vida das pessoas e como a vida era difícil, em todos os lugares, por outro lado, o livro é cheio de aventuras, viajando por inúmeros mundos e universos, um livro com magia e poderes.

Uma ótima leitura.

Benishow 11/08/2023

Bom,apenas bom
A história principal é um pouco confusa,mas os contos dos personagens são interessantes

Livro muito bonito.

Acho que não tenha muito o que criticar,só que é também tem aquela sensação de ''falta alguma coisa''

Emilly.bs 10/08/2023

Não sei se comento
Não é um livro ruim e foi um bom primeiro contato com esse tipo de ficção científica, mas acabei não me interessando tanto assim pela parte da ficção científica e sim pelo contexto histórico e as lutas enfrentadas na época da segregação, mas de restante, parecia tudo muito raso, até mesmo quando toda a história se entrelaça.

Thais 07/08/2023

Eu tava esperando algo como filme "Corra" e recebi um "A lenda do tesouro perdido". Lendo esse livro como uma aventura é até bom, mas eu queria algo mais.
Num primeiro momento, parecem histórias distintas, mas elas vão se juntando no fim, como peças de quebra-cabeça. Isso não é tão legal quando você está finalmente embarcando na história, pq quebra todo o clima e faz você voltar a estaca zero, mas é bacana se analisar como um todo.
O ponto forte do livro é o retrato do racismo daquela época, as injustiças descaradas que foram toleradas por tempo demais (que nunca deveriam ter sido toleradas aliás). Nesse sentido, o final é um ponto positivo (mas não o suficiente).

Gabi 31/07/2023

De um modo geral, achei a história muito interessante e esse pano de fundo com retratações de como era a vida de pessoas pretas em plena época de segregação agregou muito na história e construção dos personagens. No entanto, a maneira como a narrativa foi feita acabou deixando a história, em muitos momentos, confusa, o que fez com que eu demorasse muito para terminar, já que não me prendia tanto.
Resumindo, é um livro bom e interessante com seus altos e baixos, agora estou ansiosa para assistir a série é ver se consigo entender um pouco melhor.

Mari 31/07/2023

Território Lovecraft
O livro é muito bom, os desenvolver dos personagens também. Ele é uma mistura de terror com ficção científica, foi minha primeira vez lendo algo do tipo e achei interessante, apesar de algumas vezes ter um desenrolar um pouco arrastado.

Eu só esperança um pouco mais do final senti que ficou faltando algo.
Vínia 31/07/2023minha estante
Comprei esse livro justamente porque sou fã do Lovecraft, engloba bem o que procuro ( vou ler esse ano ) :)

Leticia2513 16/07/2023

Passagens de Território Lovecraft
- Amo mesmo - concordara George. - Mas histórias são como pessoas, Atticus. Nós até podemos amá-los, mas não podemos alegar que são perfeitas. Sempre tentamos enaltecer suas virtudes e relevar seus defeitos, mas isso não faz os defeitos desaparecerem.
Para os que desejavam passar férias no exterior, a agência podia recomendar destinos relativamente livres de racismo local e, não menos importante, que não ficassem apinhados de turistas brancos americanos - pois nada era mais frustrante do que viajar milhares de quilômetros só para encontrar os mesmos racistas com quem você tem que lidar todos os dias no próprio país.

- essa é uma palavra vulgar - disse ele, encarando Atticus -, uma palavra típica dos homens simplórios. Não somos mágicos. Somos cientistas. Filósofos da natureza. Natureza - repetiu, batendo os nós dos dedos na mesa. - A natureza é sólida. Tem regras. As pessoas que ficam falando de mágica acreditam que tudo é possível. Isso não é verdade. Não dá para pegar uma varinha de condão e transformar chumbo em ouro. Não é assim que funciona.

É a vida. A vida não é justa, Ruby. Você tem que ser compreensiva, Ruby. Deus do céu, como ela estava cansada de ouvir aquilo! A vida não era justa mesmo, mas seria ótimo se de vez em quando uma pessoa, e não ela, tivesse que ser compreensiva.

Observando as demais mulheres, sentiu outra vez aquela estranha adrenalina, mas sua empolgação tinha menos a ver como uma opção específica e mais com a sensação de ter escolhas e possibilidades ao seu alcance.
QUEM VOCÊ QUER SER?

- Você estava perfeitamente consciente quando tomou a decisão. Mas o choque da transformação se somou aos efeitos do álcool e tudo acabou provocando um ataque de pânico, o que é perfeitamente compreensível; a mudança é mesmo um tanto assustadora.

Somos estudiosos da natureza, e a natureza tem regras, regras que não podem ser flexibilizadas nem quebradas nem negociadas, apenas compreendidas. E da compreensão vem o poder, o poder esse que pode ser demonstrado. De modo objetivo

- Não é só de notícias que carecem por aqui. É de tudo. Há todo esse sol… Mas nunca sinto calor. - Ele se voltou para Montrose de novo. - Nem frio. É isto - prosseguiu, apontando o chá e o biscoito -, isto não satisfaz. Não há doc no açúcar, não há sabor no sal. E é a mesma coisa com as emoções. Claro, podemos fingir, mas nunca passa de ecos vazios. Pode sentir alguma coisa outra vez, experimentar uma emoção forte, nem que seja por um instante… isso seria uma boa troca.

“Ele não sentia medo por ele. Era por mim. Ele queria me proteger. E conseguiu: tinha salvado a minha vida ao me tirar da linha de fogo. Mas a noite ainda não tinha acabado, e ele sabia que não seria capaz de cuidar de mim até tudo terminar. Aí residia o horror, a coisa mais abjeta: ter um filho que o mundo quer destruir, e saber que é incapaz de ajudá-lo. Não existe nada pior que isso. Nada pior.”

Queria saber tudo sobre tudo, e isso é muita coisa para se saber. Muito mais do que seria possível aprender ao longo de uma vida humana. Assim, para ganhar o tempo de que precisava, ele decidiu se tornar imortal: e chegar o mais próximo possível da onipotência.

MArcia319 14/07/2023

Território Lovecraft
Acabei, que história maravilhosa. Mistura fantasia, magia terror, humor , além de relatar como era a vida dos negros nos tempos de segregação, nos Estados Unidos nos anos 50. Atticus, sua família e amigos vivem uma aventura maravilhosa e juntos tentam sobreviver. Amei!!!