Território Lovecraft

Território Lovecraft Matt Ruff

Resenhas - Território Lovecraft

Ilmar 07/07/2023

Foi divertido revisitar Lovevraft sob essa perspectiva. No início achei que seriam contos separados, o que me desanimou, mas quando vi que estariam de certa forma conectados e progredindo foi uma surpresa.

Rafa569 25/06/2023

Não é ruim, mas também não é 5 estrelas
A minha história com esse livro começa em 2020 ou um ano depois com a série de mesmo nome que, inclusive, é comentada na capa. Quando eu vi Território Lovecraft, a adaptação da HBO, eu admito que gostei bastante, mas depois de ler esse livro eu tenha que rever pra ver se até ela é tudo aquilo que eu imaginava.

Achou confuso? Eu também, mas não consigo pensar em outra maneira de descrever esse misto de emoções que eu senti comparando série e livro.

Primeiro que os personagens são extremamente mal aprofundados, você sente que poderia conhecê-los muito melhor se a história não tivesse apenas 350 páginas. Eu entendo que a ideia era talvez criar um livro de contos que se interliga-se no final e até faria sentindo se, de novo, o livro fosse maior. As narrativas parecem muito rápidas, sem tempo para os personagens e sem tempo para o próprio enredo. Eu senti bastante aquele gostinho de quero mais mas o "mais" nunca vinha, tudo simplesmente acabava e se deixava por isso mesmo.

Sobre o Lovecraft no livro? Temos uma pincelada do que poderia ter sido. Os contos não são horríveis, mas é aquilo, da pra sentir que seriam muito melhores se o autor tivesse se deixado levar pelo próprio universo que estava escrevendo.

Não tira, mas também não coloca ninguém em ressaca literária. Acho que vale dar uma chance para a leitura pra ver se você se interessaria nessa ambientação de terror.

Tyr Quentalë 25/06/2023

As pitadas Lovecraftianas de Matt Ruff
Decidi ler Território Lovecraft após a adaptação para a série televisiva que me cativou. Não li logo em seguida e fiquei tentando compreender porque a HBO não deu continuidade à série, porém, ao ler o livro, minhas dúvidas foram esclarecidas.
Território Lovecraft possui a premissa de apresentar Atticus, um rapaz negro recém chegado da Guerra da Coreia e que ama livros de Ficção-científica tal qual o seu pai.
Apesar de ambos não se falarem por um bom tempo, Atticus se vê em uma missão de resgatar seu pai, no entanto, não é apenas o pai que acaba envolvido com uma sociedade eugênica e o autor Matt Ruff soube trabalhar bem os aspectos de horror.
Houve cenas que claramente me lembrei na série e soube reconhecer o que havia sido acrescentado nela também, mas o que realmente me impressionou foi sentir a tensão e a frustração dos personagens negros perante uma sociedade branca que se achava no direito de fazer e desfazer a vida dos humanos que considerava inferior.
Outros detalhes que me chamaram a atenção e que sempre observo são: O livro me fez visualizar as cenas? Eu fiquei como uma observadora ao lado dos personagens? Perdi a noção do espaço-tempo enquanto lia dentro de um ônibus?
A resposta foi sim para os três detalhes com o acréscimo que comentei sobre sentir a tensão dos personagens negros.
Meu mérito vai para a Hippolyta, para o Horace e para a Ruby.
No caso de Ruby, faço um adendo citado por Letitia, "o problema é que Ruby não sabe o que quer...", e Letitia sem saber, foi certeira com essa frase. Ruby realmente é de longe a personagem mais complexa que encarei no livro, pois ela aborda sobre a dificuldade das escolhas que devem ser tomadas e as consequências dessas escolhas.

João Vitor 21/06/2023

Um terror diferente
"Um vulto de branco é mais assustador se for um fantasma ou um membro da ku klux klan?"

isso resume mt bem oq o livro quer dizer, as cenas que mais trazem medo e apreensão não são as envolvendo o sobrenatural, mas quando um dos protagonistas encontravam a realidade racial da época, é cru e realista a forma que o livro aborda essa realidade e a escrita é excelente

muito pika o livro adorei

Amanda.Ripoll 09/06/2023

Esperava mais de Lovecraft.

A história, apesar do título, não tem muito a ver com Lovecraft. Apesar disso, tem um enredo interessante até.

Uma leitura um tanto arrastada, o que não me cativou muito.

Contém gatilhos como racismo extremo e agressão.

Eduardo.Staque 08/06/2023

Faltou Lovecraft
É um livro bom, tem tudo o que precisa disponível, boa ambientação, porém peca com alguns estereótipos e falta aquilo que tem no nome do livro: Lovecraft.

Os personagens são muito rasos, o que mais tem de profundo é uma sugestão de algum tipo de magia ou poder, e não em todos, somente nos escolhidos.
Essa sugestão é um dos pontos que remete um pouco a Lovecraft, pois ele trabalha muito com isso, porém acho que o autor focou naquilo que parece que foi descoberto não faz muito tempo sobre o grande autor das obras de terror: seu racismo explícito e muito presente em seus textos.

Digo que foi "descoberto" a pouco tempo mais por eu mesmo do que pelo que sai na mídia, pois na primeira vez que li não tinha reparado, e agora que vi é impossível não perceber em todo lugar
Aqui em Território Lovecraft, o autor consegue colocar um clima e uma atmosfera bem convincente dos perigos que rondam os personagens, perigos esses que infelizmente não são sobrenaturais o tempo todo, mas sim pessoas.

Ele usa muito da segregação e dos mitos de Lovecraft para deixar mais fácil entender como foi essa época, porém acho que ele pegou muito leve, ou talvez a tradução tenha. E isso é o mais próximo de terror que a gente chega aqui, o medo e receio do ser humano mesmo.

Faltou terrou. Faltou medo. Faltou magia. Faltaram monstros e coisas inomináveis. Faltou loucura.
E falando em loucura, até que todo mundo nesse livro aceita com muita tranquilidade o que acontece no meio do caminho.
Ou eles não ligam pra isso, ou por ter que viver com medo, evitando lugares e pessoas, com o perigo constante de ser atacado por brancos, toda a loucura que acontece em volta acaba sendo secundário e menos importante.

Talvez tenha sido isso que o autor estivesse buscando, mas talvez devesse ter usado outro nome para o livro

Não que seja um livro ruim, mas é um livro muito fraco, cansativo, nada empolgante, vivendo na sugestão de algo grandioso, pois isso de certa forma é construído durante a trama, mas não chega aonde poderia, com um clímax de uma grande história de aventura ou até mesmo das misturas de ficção científica e terror.

Mesmo sendo mediano, é uma leitura válida, porém creio que não acrescenta muito, já que é tudo muito "real" e falta aquela "viajada" pra fazer jus ao que carrega no título.

Acho que por isso a série foi cancelada.

May 04/06/2023

Uma jornada sobrenatural que desafia os limites da realidade!
Território Lovecraft, de Matt Ruff, apresenta uma premissa instigante ao combinar o horror cósmico de Lovecraft com uma perspectiva crítica dos temas raciais. No entanto, a execução dessa fusão de elementos é inconsistente e deixa a desejar.

Embora a ambientação nos anos 1950 seja bem construída, com uma América assombrada pelo racismo e pela segregação, a trama se perde em reviravoltas excessivas e narrativas secundárias desnecessárias.

Com uma escrita envolvente, o autor nos leva por uma montanha-russa de emoções. O suspense e o terror se entrelaçam com uma crítica social afiada, abordando temas como supremacia branca, segregação e o legado do racismo nos Estados Unidos.

Um ponto muito bom que deve ser ressaltado é que a obra oferece uma nova perspectiva sobre o universo de H.P. Lovecraft, desconstruindo seu racismo embutido e reimaginando os mitos cósmicos de uma forma inclusiva e empoderadora.

A obra apresenta momentos de brilhantismo, mas esses momentos são ofuscados por uma trama confusa e personagens pouco desenvolvidos. É uma leitura que deixa a sensação de que o potencial não foi totalmente explorado.

Janaina.Oliveira 28/05/2023

Território Lovecraft - Matt Ruff
Artticus é um rapaz negro, que acabou de voltar da guerra e está um pouco distante de seu pai, mas depois que descobre que seu pai sumiu, ele resolve ir procurá-lo. Porém viajar pelos Estados Unidos da década de 50 era tão perigoso e assustador do que está em um dos livros de H.P. Lovecraft que ele tanto gosta.
Com o passar do tempo toda sua família se vê envolvida em uma trama cheia de seitas, feiticeiros e livros mágicos.

Fábio Morcego 24/05/2023

Comprei errado mas valeu a pena.
Comprei achando que era alguma coletânea do Lovecraft (Apesar do nome do autor gigantesco na capa) e não tem absolutamente nada disso, mas é uma história que não deixa de ser interessante.
Importante saber que é uma história que se passa nos Estados Unidos da década de 50, o que faz com que o racismo seja muito presente nesse livro, tenha isso em mente caso queira ler esse livro.

Elizama 19/05/2023

"Histórias são como pessoas. Nós até podemos amá-las, mas não podemos alegar que são perfeitas. Sempre tentamos enaltecer suas virtudes e relevar seus defeitos, mas isso não faz os defeitos desaparecerem."

Minha meta em 2023 é ler os livros encalhados na minha estante e esse estava há uns 3 anos parado aqui. Também é um livro de contos, mas diferentemente do livro de Sherlock, esses contos são mais longos e dessa forma funciona bem melhor pra mim, consigo imergir melhor. Obviamente há uma influência dos textos de Lovecraft mas aqui que tá o pulo do gato, Matt Ruff usa os elementos sobrenaturais de Lovecraft e muda a sua narrativa racista. Um vulto branco é mais assustador se for um fantasma ou um membro da KKK?

Guilherme Dehon 18/05/2023

Território Lovecraft...
Mais um livro que se revelou uma grata surpresa!

Paguei R$ 15,00 em uma feira de livros em um shopping perto de casa pois achei o valor muito bom para um livro em capa dura, além da sinopse ter chamado a minha atenção...

Acabei deixando de lado e separando junto com outros para venda (incluso já está vendido)...

Como a pessoa para quem vendi só pegará em junho, a curiosidade bateu e resolvi ler...

E como disse no início, foi uma grata surpresa...

Vários contos que envolvem o personagem principal, Atticus (veterano de guerra reformado), negro, e sua família, emg uma época dominada pela Segregação Racial.

Atticus e sua família, além de conviverem com o preconceito no dia a dia, ainda serão lançados em tramas diabólicas, rituais macabros, sociedades secretas, e uma onda de terror, mistério e suspense de tirar o fôlego!

Achei a narrativa muito boa, a leitura flui de forma muito tranquila e o tom de suspense e mistério prendem do início ao fim.

Essa é uma obra que poderia ter sido ainda melhor trabalhada, pois tem muito potencial (o autor poderia ter dado mais detalhes a cada final de contos/capítulos), mas mesmo assim não prejudica a estória em nada...

O desfecho foi muito bom, digno.

As personagens principais - Atticus e seus familiares - e até o verdugo principal da obra, são cativantes...

Gostei muito mesmo desse livro!

Recomendo sem medidas!

Fumiga 16/05/2023

....
Tem potencial q n foi aproveitado.
O livro n é mto viciante, muitas pontas soltas, uma farofa de informação. Começa com um objetivo e do nada muda pra outro.
N gostei mto como o autor tratou o racismo, o autor é branco. Óbvio q tem autores brancos q retratam bem, mas n senti isso nele.

Contudo, a premissa da história é legal e como essa família se entrelaça no mesmo ambiente

DanonyN 10/05/2023

O livro é bom no geral, porém eu achei a história meio arrastada, mas ele fala bastante sobre o racismo em épocas mais antigas, se você gosta de temas como esse eu recomendo. :)

JoaoVictorOF 28/04/2023

Traz terrores históricos com um pano de fundo fantástico
Me surpreendi bastante. A ficção científica sob a perspectiva negra já havia me impressionado quando li "Kindred", de Octavia E. Butler, mas Matt Ruff prova o quanto essa premissa é uma mina de ouro cuja profundidade e potencial eu ainda desconheço.
Apropriando-se da herança do horror cósmico, criado e popularizado pelo escritor racista cujo nome estampa o título, o autor joga em situações absurdas o seu carismático elenco negro que vive numa América ainda segregada, longe do começo do movimento por direitos civis.
Em uma elegante e deliberada torção descritiva, situações e elementos banais da vida da população negra causam mais assombro do que os eventos sobrenaturais. Neste livro, o relato de um negro fungindo da perseguição de um policial racista numa cidade segregada ou o desempero de um menino inocente sendo interrogado por detetives brancos gelou mais as minhas veias do que monstros extra-dimensionais, espíritos do além ou rituais macabros.
A escolha de dividir a narrativa principal em contos é um acerto, pois dá a chance do autor explorar várias premissas interessantes e nos apresentar personagens cativantes. No entanto, fica um pouco confuso vez ou outra ver logo de cara como cada conto se liga à narrativa principal, mas o autor consegue costurá-los em um final satisfatório, ainda que corrido e com o uso de algumas facilitações narrativas.
Excelente leitura. Entretém com sua fantasia, mas informa e educa sobre nossos horrores históricos.

Lucas 14/04/2023

Demora a engatar mas é divertido
Comecei essa leitura la pro final do ano passado, e apesar de gostar dos conceitos e das ideias do livro, ele me empacou muito tanto que eu entrei numa ressaca literária muito forte enquanto lia esse livro, mas agora com animo renovado fui entendendo melhor que é um livro que mistura a estrutura de contos com a estrutura linear de uma historia que estamos acostumados e passando disso os temas abordados são muito fortes todo racismo sofrido pelos negros nos Estados Unidos na epoca das leis desumanas de Jim Crow é como eu disse em uma das minhas atualizaçoes, o mais assustador nesse livro é o racismo sofrido pelos personagens e a percepção que era assim e que ainda é assim em muitos casos, no geral eu diria que é um bom livro, não é o melhor de todos que eu ja li, mas é bem divertido.