Território Lovecraft

Território Lovecraft Matt Ruff

Resenhas - Território Lovecraft

sofianves 17/03/2021

Leitura bem fluída e rápida
Gostei da trama e do desfecho.
É um bom livro. Comprei sem saber o que exatamente a história relatava e acabei gostando. Ansiosa para assistir à adaptação cinematográfica dessa obra!

Aline 14/03/2021

Resgate
O livro Território Lovecraft tem uma edição lindíssima, fiquei encantada com a qualidade e edição da capa. O livro possui contos, sim, possui uma história principal, que é o primeiro conto, que acaba introduzindo a história. Possuindo vários personagens principais, onde vemos cada um fazendo sua narrativa, suas emoções e visões sobre a história, esses contos se interligam com a história principal. Atticus é o protagonista do primeiro conto, tendo uma importância nos demais contos. Ele, assim como todos os protagonistas, são negros. O livro se passa na década de 1950, nos EUA, quando o racismo era bem mais forte do que nos dias atuais, época da segregação racial. Atticus inicia sua história indo atrás de seu pai, que despareceu, ele acaba descobrindo que o mesmo foi visto a última vez na companhia de um homem branco. Onde começa sua busca por respostas, entrando em territórios jamais imagináveis. O livro faz menção a Lovecraft de maneira positiva e negativa. Ele foi um escritor clássico de horror cósmico bastante apreciado, podemos ver os personagens apreciam suas obras. Porém, vale ressaltar que Lovecraft era racista, e usava isso em suas diversas obras. E podemos ver o quanto é doloroso os atos racistas presentes no dia a dia de cada personagem e o quanto hoje ainda existe esse fantasma que assombra depois de tantos anos de luta.

Eloiza Castro 07/03/2021

O que mais me chamou atenção, foi a vasta gama histórica do racismo explícito, relatado principalmente nos EUA na década de 50, mas que sabemos ter sido (e infelizmente ainda ser) um triste marco na história de muitos países. Contado em forma de contos que se interligam, Território Lovecraft traça um paralelo entre realidade e ficção, que traz conhecimento ao mesmo tempo que faz viajar por mundos sombrios.
Triste é saber que no mundo real, há terrores maiores que qualquer criatura cósmica.

*Territorio Lovecraft tem adaptação em série para a HBO, o produtor também é responsável pelo filme ?Corra!?
*Lovecraft foi um escritor clássico de terror cósmico e ficção científica, e embora os personagens gostem da obra dele, ele era racista e explicitava isso em suas obras.

Evy 01/03/2021

Território Lovecraft
Esse livro despertou uma porção de sentimentos distintos. Ambientado nos EUA nos anos 50, a estória aborda o racismo, segregação, protagonismo negro e mistura com sociedades secretas, fantasmas, monstros e etc. Apesar de ser um livro por muitas vezes angustiante, ele prende o leitor do início ao fim. É composto por contos que abordam um a um dos personagens, porém dando seguimento a um enredo maior. Gostei bastante de todos os personagens principais, apesar de achar que o autor poderia aproveitar melhor a força das personagens femininas, dando maior protagonismo principalmente a Letitia. O livro teve um final para mim inesperado e só não dei 5 estrelas por achar que o autor deixou pontas soltas e fiquei com algumas perguntas sem respostas. Porém, super recomendo a leitura.

Lorena 01/03/2021

Que livro maluco hahaha
"Eu sei aonde o passado leva. É deprimente. Por que eu iria querer saber mais sobre ele? Conhecer o seu passado deixou você mais feliz?"

"...as menores ofensas eram as mais difíceis de deixar passar"

"É sempre a mesma coisa. Não importa o que eles tenham feito a você, depois é como se nada tivesse acontecido. A gente tem é que ficar agradecido por ainda estar respirando"

A história se passa na década de 1950, nos EUA, e vemos como acontecia a segregação racial e tudo o que os negros sofriam (e que ainda sofrem, inclusive). Maaas, esse livro também é bem maluco: tem bruxos, magia, astronomia, etc etc...

O livro começa com Atticus, que após receber um bilhete do pai, Montrose, sai pelos EUA acompanhado pelo tio George e a amiga Letitia, para encontrá-lo. Eles vão parar numa mansão onde haveria um encontro de uma sociedade secreta (e onde Montrose estava preso) e Atticus acaba descobrindo algumas coisas sobre o seu passado e sua linhagem.

A partir daí, em cada capítulo um personagem é focado, sob sua perspectiva. O problema é que essa transição não ficou muito clara pra mim de início, então eu que lute pra entender o que o autor estava tentando me explicar, né hahahaha

Resumindo a história: Tem racismo, magia, fantasia, ficção científica, tentáculos, saliências (ui), mentiras, fantasmas, briga por poder e comédia.

Te interessou? :)

An.gel 28/02/2021

Leitura as cegas
Confesso que não teria lido esse livro se não fosse por causa do grupo de leitura coletiva que participo. Totalmente fora da minha zona de conforto. Iniciei a leitura sem expectativas nenhuma, me surpreendi positivamente com o primeiro capítulo, mas depois ficou bem difícil continuar a leitura, achei confuso demais, porém continuei.
Gostei dos personagens, sofri com o preconceito com relação aos negros que na época em que o livro se passa não era velado, pelo contrário, era escancarado.
Valeu a leitura, trouxe algumas reflexões para minha vida mas não leria novamente.

Luann 27/02/2021

Para quem viu a série primeiro, o livro se torna algo mais leve e fácil de se ler, embora muda muita coisa de um para o outro.

may 25/02/2021

O livro é bom, mas vejam a série porque é muito melhor
Território Lovecraft é dividido em 8 partes, uma para cada um dos personagens principais e a última divida entre eles. Ao longo das 350 páginas, podemos conhecer as histórias de Atticus, Leticia, George, Hippolyta, Ruby, Montrose e Horace e as intercessões que os atravessam e unem suas trajetórias. O cenário se constrói nos EUA dos anos 50, em meio à intensa segregação racial e o enredo conta com a aparição de bruxos, fantasmas, monstros, dentre outros. A ideia é mostrar ao leitor como o racismo pode ser mais perverso e assustador que seres sobrenaturais.

Primeiramente é importante alertar que minha opinião foi fortemente influenciada pela série da HBO, que assisti antes de ler. Fiquei deslumbrada e em choque com sua qualidade em todos os sentidos (VEJAM A SÉRIE), então logo pesquisei mais e encontrei o livro.

A edição de capa dura é linda demais, com relevo e as bordas das páginas em azul (vale a pena ter o livro só pela capa ?).

Tem algumas cenas bem parecidas com a série, mas no geral são experiências bem diferentes. Algumas coisas são apresentadas com um pouco mais de calma - o que foi legal porque eu consegui entender melhor questões que tinham passado despercebidas - e dentro das partes de cada personagem conseguimos conhecer mais sobre eles, ler o que se passa em seus pensamentos. O lado negativo é que o leitor não consegue se aproximar tanto dos protagonistas, nem ver o que tá acontecendo com eles depois que seus capítulos acabam, eles não se desenvolvem e nem suas histórias, o que empobrece a narrativa (sem falar que a série é beeem mais completa e passa por muitos assuntos necessários que você não encontra no livro).

No início a leitura é arrastada, mas conforme as páginas vão passando, a coisa vai ficando melhor. Não é ideal pra quem tá procurando uma ficção científica bem elaborada ou um suspense assustador, mas é interessante pra quem curtiu a série e quer se envolver um pouco mais com a história e os personagens, tendo em mente que não é tão bom quanto.

???? SPOILER ????

- A Di é um menino ://

- O FINAL É PÉSSIMO - muito mal feito, as coisas se resolveram muito fácil e nem acho que o Caleb Braithwhite merecia tudo aquilo, coitado

- às vezes o vilão é mais cativante que os protagonistas

- NÃO TEM ROMANCE NENHUM - na minha humilde opinião isso empobreceu bastante

- a única parte assustadora é a do horace, o resto é bem sem graça

- a série é muito mais desenvolvida, com questões LGBT, a parte da Coreia, questão indígena e muito mais

- gostei da história do Lancaster e do filho do Winthrop (que não tem na série) e gosto mais do Caleb do que da Cristina

- NÃO TEM NENHUMA MORTE nos personagens "do bem" e os "vilões" morrem muito fácil - em uma história que deveria ser assustadora, isso é meio estranho né
dionisocastro 26/02/2021minha estante
adoreiiii ????

Priscylla 25/02/2021

Uma loucura atrás da outra!
O que falar sobre esse livro?
Primeiro quero dizer que adorei a história mesmo ela sendo MUITO LOUCA! Kkkkkk
A história te leva por caminhos bizarros e ao mesmo tempo traz fatos históricos que te deixam revoltado com todo o Racismo e segregação do EUA dos anos 50.

As personagens femininas são incríveis! Extremamente fortes, independentes e engraçadas.
Eu não esperava rir tanto com esse livro, não esperava surtar tanto com tantas reviravoltas, tão pouco esperava me indignar com as situações históricas narradas nessa obra.

Valeu muito a pena embarcar nessa história.
vi.vivendo.livros 26/02/2021minha estante
Acabei de acabar!! Achei a sacada do livro sensacional..nem toda a loucura que acontece se iguala ao que eles têm que enfrentar por conta do racismo!??

Priscylla 27/02/2021minha estante
Nossa sim! É um soco no estômago, vc tudo o que eles passaram e que ainda passam hoje. Achei um livro muito bom! Fiquei feliz por termos lido com a Tamis ??

Renan 24/02/2021

Fantasia, mas nem tanto...
As histórias contadas em Território Lovecraft me fizeram pensar e refletir muito sobre a segregação racial das décadas de 40/50, sofrida pelos protagonistas, mas que ainda persistem na sociedade atual. Muitas das situações eu nem imaginei que poderiam/podem acontecer com tantas pessoas.
No início eu achei que as histórias acabavam de modo meio abrupto, o que me deixou descontente, contudo o modo com que a história central vai se desenvolvendo através de cada conto resgatou o meu ânimo pelo livro.
Gostei bastante do livro usar a fantasia como forma de crítica social. Valeu muito a leitura.

Beth 22/02/2021

Contos que te prendem e te deixam realmente tensa, não por ser de terror, por conta de um medo primitivo de uma criatura cósmica ou algo do tipo, mas por algo real e bem mais palpável como o racismo.
Paulo 24/02/2021minha estante
Comecei a ler, só não quando terminar, mas vai dá bom!

Beth 24/02/2021minha estante
Já deu!

carol 20/02/2021

surpreendente
comprei esse livro no susto ano passado sem saber de nada sobre a história e depois de um tempão parado decidir ler e cara adorei!! eu não sabia que era em conto e depois que acabou o primeiro eu fiquei ué?? mas ai fui percebendo a dinâmica e achei bem interessante, nunca li um livro que usasse isso.
confesso que fiquei bem confusa em alguns contos e fui na sorte, gostei muito mais de uns do que dos outros, mas foi uma leitura bem gostosa!

Barbara 17/02/2021

Achei o começo um pouco confuso, mas a história foi se desenrolando ao longo do livro e em alguns momentos até apareceu aquele sentimento de "Puts, preciso ler mais pra saber o que vai acontecer".
Não sou muito fã de história em formato de contos, mas o livro até que surpreendeu.
Se você for ler, calma, não desista kkk o liveo parece confuso mas no final tudo vai fazer sentido.