Mil dias em Veneza

Resenhas - Mil dias em Veneza

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Fernanda 01/05/2012

Resenha Mil dias em Veneza
Eu tinha lido umas poucas resenhas deste livro e guardei o nome na memória para um dia quem sabe comprar. Mas confesso que, o que me chamou atenção primeiramente não foi o nome do livro, nem mesmo as resenhas que li e sim a capa do livro.

Olhando a capa do livro, vejo uma cena simples, singela, linda e ao mesmo tempo de uma profundidade emocional muito forte. Não me canso de olhar para essa imagem.

Claro que depois de me encantar com a capa, o título do livro me causou curiosidade. Até que finalmente comprei ele e li mês passado.

A história em si pessoal, não tem nada de dramático, tenso, cenas que nos deixam quase roendo as unhas. Não tem nada disso. Mas tem sim uma história deliciosa de ler.

A história apesar de ser um romance, não tem nada de melosaaa... Tem sim descrição de momentos românticos, fofinhos, hehehe, mas sem aquele açúcarrr todo. Aliás isso foi um ponto super forte no livro: foi super bem dosado itens como romantismo, superação, cenas cômicas. Tudo ficou num equilibrio ideal.

Mil Dias em Veneza é uma história de vida de duas pessoas muiiitoo diferentes. Uma delas: corajosa, viajada, comunicativa, amante de renovações. A outra: simples, vivendo num mundo extremamente calmo, sem novidades, sem renovações. Mas uma coisa tem em comum estas pessoas: o amor pela outra. E este amor vence as diferenças de personalidade e até a barreira de idiomas (sim eles falam muitoo mal e pouco o idioma do outro).

E como um amor pode resistir entre duas pessoas, uma que mora em Veneza e a outra nos EUA? Mas eles vencem. Marlena larga toda sua vida nos EUA, inclusive seus filhos (mas todos criados e com suas vidas encaminhadas). Marlena se aventura por amor, recomeçando sua vida quase do zero. País novo, idioma novo, costumes novos, casa nova, amigos novos...e um grande amor que lhe dá toda a força que necessita para enfrentar todos os obstáculos.

São citadas diversas situações de adaptação de Marlena a Veneza, a luta contra a burocracia para casar com Fernando, as transformações que inevitavelmente acontece na vida de ambos. E no final da história...hummm...idéias para novas aventuras? Novos recomeços? Talvez, o que sei é que o final deste livro é apenas um novo recomeço.

Durante o livro há também a citação de pratos diversos. Marlena é chef e crítica gastronômica, portanto ela no livro está sempre citando uma ou outra delícia. E a parte diferente e muitoo legal do livro, é que no final dele, há todas as receitas citadas no livro (ou pelo menos a maioria). Em cada receita há a recordação de quando ela foi feita e sugestões de preparo. Está lá, as receitas direitinhas.

E no final do livro há também um Guia Romântico de Veneza, com dicas de vários passeios.

Uma lindaaa história que me conquistou. Adorei, recomendo.

Cris Compagnoni 13/04/2012

Talvez esse seja o livro que mais me demorei a ler, fui saboreando aos poucos, um pouquinho por dia. Não conheço Veneza, pelo menos não conhecia, agora creio que possa afirmar que conheço um pouco dessa cidade, mesmo sem nunca ter estado lá, essa é a magia da literatura.

Mil dias em Veneza é um romance, mas é um romance possível, um romance real, não é uma obra de ficção; é uma parte da biografia de Marlena de Blassi, uma chefe de cozinha americana que escreve críticas gastronômicas, e em uma de suas viagens a trabalho à Veneza conhece um veneziano, com olhos cor de mirtilo. Algum tempo depois esse veneziano que Marlena chama carinhosamente de “estranho” vai aos Estados Unidos a pede em casamento; ela corajosamente deixa a sua vida pra trás e muda-se para Veneza para se casar com o estranho.

Geralmente quando leio histórias reais me choco, me impressiono, mas essa é uma que me encantou, pela leveza, pela simplicidade, e pela percepção de comoa valorização das pequenas coisas boas que nos acontecem diariamente pode nos fazer felizes. A realidade não precisa ser dura, e o amor não existe apenas para os jovens, Marlena e Fernando são duas pessoas maduras, que resolvem dividir suas vidas.

A autora é cheffe, e creio que por isso ela consegue descrever os pratos que prepara e que saboreia com tanta veracidade que quase sentia o aroma durante a leitura. E o modo como ela vê Veneza é encanador, primeiramente com os olhos de turista e depois, como uma típica veneziana que aprendeu a ver essa mítica cidade como o seu lar, aprendeu os costumes locais, e principalmente, aprendeu que tudo tem o seu tempo, a sua hora.

Certa vez postei no blog sobre um romance, uma ficção, uma leitora comentou que não gostava de romances porque não acreditava que eles pudessem ser reais, eu sempre fui romântica, sempre acreditei no amor; mas gostaria de recomentar esse livro a essa leitora, não é daquelas histórias melosas, é sobre a rotina, de como um se adapta ao outro, de como eles se revezam nas posições de dar carinho e receber carinho, de como é possível amar em qualquer situação e em qualquer idade.

leiaharmon 15/03/2012

Veneza, Veneza, Veneza....
Deu vontade de conhecer Veneza, o livro é cheio de detalhes com relação ao lugar, com relação as comidas que Marlena faz ou come. Achei a história meio maluca no sentido dela largar tudo e ir para um lugar totalmente diferente do seu, atras de um "estranho", mas por outro lado, mostra o sentido de ir em busca de seus sonhos, independente de idade, cultura, etc. Gostei do livro.

Karen625 09/05/2024

Não entendi o que o livro quis passar
Um pouquinho arrastado demais? Não entendi muito bem do que se tratava o livro, algumas vezes ficava perdida com tantas frases jogadas. O que salvava um pouco eram algumas cenas entre a personagem principal e o cônjuge, fora isso, não curti.

Endry 16/05/2012

Por Sonhos de princesa, Blog
“Muitas vezes somos nós que não deixamos a vida ser simples. Por que precisamos espremê-la, mordê-la e arremessá-la contra o que nos convencemos serem nossos grandes poderes racionais?”

Marlena escreve de maneira simples e leve. Sentimo-nos presente em todos os momentos descritos por ela. Amor, comida e Veneza, tem como dar errado? Um amor maduro, com corações calejados, mas abertos ao sentimento do outro. O que me chamou atenção nesta narrativa foi a questão da dificuldade de adaptação da Marlena devido à cultura e como ela consegue driblar este choque cultural usando sua simpatia e seu gosto por cozinhar. Por ser um romance, eu já gostei desde o início. Melhor ainda por ser uma história real, não é mesmo? O livro inspira, respira, transborda amor. Mas não aquele amor de urgência, é um amor intenso, delicado e repleto de calmaria. Óbvio que calmaria no sentido de amar, porque de transformar vidas, nossa, é extremamente intenso e vívido. Gostei da maneira como a autora escreve e como ela encara os percalços da vida na meia-idade. Realmente viver um amor nesta fase da vida não é fácil pelos fardos passados que se carrega. Porém, com boa companhia, tudo fica mais simples. Recomendo para quem adora um romance, Veneza e uma boa dose de comidas deliciosas! Sim, no final do livro há receitas que aparecem durante a história e um guia de passeios românticos e inspiradores para se fazer em Veneza. Bom, no meu caso, só está faltando a passagem de avião, rs.

“Nós violamos a inocência das coisas em nome da racionalidade para podermos seguir sem interrupção nossa busca por paixão e sentimento. Vamos respeitar o caráter sagrado do inexplicável.”

Mais em: http://sonhos-de-princesa.blogspot.com.br/2012/05/eu-li-mil-dias-em-veneza-marlena-de.html

Mari Novaes 04/07/2012

Este livro fala sobre o amor entre um homem e uma mulher. Ela que é americana e apaixonada por culinária e ele que é italiano e apaixonado por Veneza. O cenário inicial é em Veneza onde Marlena que é chef e critica gastronômica se vê ao encontro de um homem totalmente estranho e perdidamente apaixonado por ela. O livro nos leva a conhecer Veneza, sua culinária, sua cultura e um romance de conto de fadas.

Em 1989, Marlena vai a um restaurante simples em Veneza com amigos, lá o garçom a avisa que tem alguém ao telefone querendo falar com ela. Quem está do outro lado da linha é Fernando, um italiano que um ano antes viu Marlena passear por Veneza e se apaixonou a primeira vista. Meses depois Marlena deixa tudo que é seu nos Estado Unidos e se muda para Veneza para se casar com Fernando. Ele que não é americano, tem seu inglês resumido em poucas palavras, mas que mesmo assim não atrapalhou no amor dos dois.

A história é apaixonante e super deliciosa de se ler. Para quem é fã de culinária, Marlena deixa algumas receitas que fez em momentos especiais durante sua vida com Fernando ou o “estranho” como ela o chamava.

“É incrivel o que um homem carinhoso pode fazer para abrir um coração.” Pág. 30

Dinho 16/07/2012

Comida e Amor
Por gostar de gastronômia, resolvi ler "Mil dias em Veneza", da jornalista que faz crítica gastronômica e chef Marlena de Blasi, também autora de Mil dias na Toscana.
A história passada em Veneza é verdadeira e autobiográfica. A autora vivia entre Estados Unidos e Itália e numa dessas viagens conhece um italiano, por quem se apaixona, larga tudo e vai viver com ele em Veneza.
Até ela se mudar para a casa dele tudo bem. Ele é um sujeito de hábitos arraigados, não quer mudar os móveis de lugar, não quer que ela cozinhe em casa, porque está acostumado a comer nos mesmos lugares, quer que ela cozinhe igual a mãe dele e as diferenças surgem.
À medida que eles superam essas diferenças o leitor é conduzido por uma narrativa as vezes comica entre duas pessoas de meia-idade com hábitos e manias, e mesmo com essas diferenças culturais podem criar uma relação maravilhosa.
O livro termina no casamento dos dois, e a procura de um novo lugar para morar. E é assim que ela escreve o segundo livro: "Mil Dias na Toscana". Se você leu o segundo livro, leia o primeiro para entender como essa história começou.
Assim como no segundo romance, no final do livro tem uma lista de receitas que a chef Marlena aprendeu durante a sua estadia na Itália
e divide com os leitores as receitas que estiveram presentes em alguns dos momentos mais importantes de sua vida.
De fácil leitura, você ira gostar principalmente se apreciar boa comida.

FotoseLivros 06/06/2011

Poema culinário de vida!
Eu amo cozinhar... principalmente se posso estar saboreando um vinho... junto... e além de amar cozinhar... amo comer... assim como Marlena... a autora e personagem do livro Mil dias em Veneza... o livro é autobiográfico... uma delícia de livro...

Marlena é uma chefe de cozinha... consultora de gastronomia e enologia... escreve para diversos jornais e revistas americanos... o livro começa (prólogo) com a primeira vez que ela visita Veneza em 1989... e se sente insegura... não entende bem o porquê... depois inicia a história em novembro de 1993 quando em uma de sua visitas anuais a Veneza... ela percebe e se encontra com um 'estranho'... um homem que a corteja e se diz apaixonado por ela desde que a viu no ano anterior... ele viu apenas o perfil dela... coisa mais romântica... este homem é Fernando... que após eles passarem uma tarde juntos em Veneza... e ele ir à Saint Louis onde ela morava... nos EUA... os dois... que já são pessoas maduras... resolvem se casar e ela... vende tudo que tem... e se muda para a Itália... onde se casam... se casam de verdade em 22 de outubro de 1994, no mesmo ano que eu me casei.

Marlena descreve sua vida, descobrindo Veneza... descobrindo o 'estranho', seu marido... a cultura italiana... e se encantando ainda mais com a cidade... logo depois do casamento Marlena e Fernando, iniciam a reforma do apartamento... Fernando que sempre viveu uma vida... regrada e sem muitos sonhos próprios... ao se encontrar com Marlena... começa a sonhar e se transformar... e seus sonhos se tornam 'grandes'... ele deseja vender o apartamento recém reformado, pedir demissão e partir de Veneza... rumo a outra cidade... onde possa viver exclusivamente com Marlena...

Eu que sempre tive vontade de conhecer Veneza... vi minha vontade ainda mais aumentada ao ler 'Mil dias em Veneza' este livro nos remete a um 'conto de fadas' gastronômico... no final... Marlena dá as receitas preparadas para Fernando e outras que gostaria de ter feito para o casamento deles.... e ainda dá um roteiro romântico para uma visita à Veneza... a dois...

E o livro termina... com a despedida de Marlena... de Veneza... após viver mil dias na 'Princesa do Adriático'... e indo viver com seu marido... na Toscana... o próximo livro...

Denha 06/05/2012

Tem um livro de receitas no final!
Eu nunca tinha lido um livro que vinha com páginas e mais páginas de receitas no final e gostei muito. Gostei mais ainda de ver com a comida entrelaçou duas pessoas num amor que estava destinado a acontecer.
A comida italiana permeia o livro inteiro, sempre regada a diversos vinhos, equilibrada sobre o balanço dos barcos e gôndolas da cidade entre águas, a princesa, como Marlena costuma chamar. Por ser um livro escrito por uma chef de cozinha, casada com um italizano, eu deveria ter sentido um prazer esfomeado ao ler as descrições do pratos que ela fez, mas como boa descendente de espanhóis e indígenas que sou, não entendi nem metade dos pratos com pomposos nomes italianos, mas me diverti com isso também.
A história de Marlena e Fernando é um romance encantador de alguém sempre em recomeço e outro que inicia a vida pela primeira vez. Depois de ler esse livro eu fiquei chocada com o jeito pretensioso dos italianos e me convenci de que nunca poderia ser mais do que uma turista em terras venezianas. Marlena é guerreira e se desdobrou em mil facetas para manter a sua atitude de Poliana em meio a tantas adversidades. Gostei desse livro porque não é só uma história de amor. Vai além disso. É uma história sobre entrega, ao outro, aos prazeres de comer bem, à vida.

Rita 29/05/2012

Não é lá essa coisa!! Cansativo e monótono, vale só pelos lugares em que a autora passa em Veneza e os descreve, sem muita emoção.

Ka 24/06/2012

Mil dias em Veneza
A sinopse é bastante atrativa, mas o livro desmerece qualquer primeiro encanto. Não que ele seja ruim, mas acredito que é necessário ter uma certa maturidade para lê-lo e vê-lo com outros olhos. Quanto a mim, esperava uma leitura mais deleite, leve e rápida, entretanto, ela foi massante e desinteressante. Alternando entre alguns altos e baixos, acho que o livro prende a atenção em alguns determinados pontos (como o momento que Marlena conhece Fernando e o casamento deles) mas perde-se muito tempo com as descrições da escritora. O livro conta com um capítulo especial, dedicado aos pratos citados pela autora – que é uma chef – onde ela instrui sobre os ingredientes e o modo de preparo. No finalzinho do livro existe um pequeno guia turístico sobre Veneza e os lugares que todo turista não deveria deixar de conhecer. Comprei-o por um parco preço e acredito que ele vale o que foi pago. Para quem aprecia a Itália, a gastronomia italiana e obras baseadas em fatos reais, é uma boa dica.

Resenha para o blog Primeiros Erros (diasperfeitosparasempre.blogspot.com)

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6