Mil dias em Veneza

Resenhas - Mil dias em Veneza

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Kah 08/10/2014

Fraco... infelizmente.
Livro que teria tudo pra ser uma grande história de amor. Só que não. O enredo em si é interessante: uma mulher de meia idade que é encontrada por um estranho em Veneza e de repente já está casada com ele e vivendo em um apartamento antigo que precisa de uma reforma e tudo mais. Na minha humilde opinião a maior parte do livro é encheção de linguiça: "saí do apartamento, desci as escadas, encontrei fulana na rua, peguei a balsa, fui até a feira, encontrei fulano, conversamos disso e daquilo e fui pra casa preparar o jantar enquanto tomava uma taça de prosecco..." e blá blá blá... esperava mais deste livro. Terminando de ler por peso na consciência.

Adriana 22/07/2011

Mil dias em Veneza é um dos raros exemplos de livros não ficção que eu leio. O romance conta a história da autora Marlena Di Blasi, que viveu mais de mil dias nesta cidade que é a mais romântica e encantadora da Itália.

Confesso que eu morro de curiosidade para conhecer Veneza, porque eu amo a água e deve ser o máximo se locomover exclusivamente navegando! O livro trás ótimas indicações de lugares para se visitar e descrições detalhadas do povo e cultura veneziana. Porém, é justamente isso que me frustrou tanto no livro! Na capa existe uma citação de que a obra é um lindo romance. Mas o que eu pude perceber é que o romance lindo só pode ser da autora com a cidade, e não com Fernando, o veneziano que ela lá encontrou. Para melhor explicar minhas angústias em relação ao livro tenho que explicar melhor a história de Marlena.

Ela é uma renomada chef e crítica culinária e, por isso, sempre viajava muito à Itália. Porém, tomava o cuidado de se manter afastada de Veneza. A pesar do que todos diziam sobre como a cidade era encantadora e ela iria se apaixonar, ela relutava bravamente em conhecer o local. Talvez porque não quisesse se apaixonar pela cidade, talvez por achar que era muito clichê ser mais uma romântica assumida a cair de amores por Veneza. O fato é que, por causa de sua profissão, em uma de suas viagens ela não teve mais como adiar e, ao botar os pés na cidade, imediatamente foi fisgada por sua beleza e simplicidade.

Desde então, todos os anos ela fazia uma viagem até a Itália e nunca deixava de conferir aquele belo lugar. E foi assim que, tomando um café com seus amigos ela conheceu um veneziano tímido e lindo que disse ter se apaixonado a primeira vista por ela em sua viagem passada e que agora que a tinha reencontrado não mais a deixaria partir.

Tenho que confessar que a história é muito romântica e é lindo saber que foi real. Porém o livro é muito maçante, com parágrafos intermináveis que eu senti como se não levassem a lugar algum. Somos apresentados a toda esta história logo no começo e, no decorrer da trama conhecemos as dificuldades de comunicação, a viagem definitiva de Marlena para a Itália e o cotidiano dos dois. Mas parecia que o livro não avançava em direção alguma e terminei com a sensação de ter sido uma leitura que não me trouxe quase nada de útil além de uma história bonita, receitas que eu sei que nunca farei por conterem ingredientes que nunca ouvi falar e descrições de uma bela cidade.

Para alguns, isso já é o suficiente em um livro. Mas, para mim, foi interessante perceber o quanto eu aprendo mais, me interesso mais e aproveito mais uma estória sobrenatural ou um romance de mulherzinha do que uma obra baseada em fatos reais.

Aliás, aproveito aqui para expressar a minha indignação com as pessoas que menosprezam este tipo de leitura e a consideram inferior. Não tem algo que me irrita mais do que ignorarem ou desconsiderarem o fato de eu estar lendo só porque não é algum livro de Tolstoi ou Dostoievski. Porém, é engraçado perceber quantas coisas eu aprendo sobre tudo, sobre cultura, política, ciência e vários outros temas apenas lendo livros que são considerados modinhas ou incultos. Várias vezes já fui questionada sobre diversos temas complexos ou diferentes que soube responder com perfeição e fui indagada sobre como sabia. E geralmente é porque de alguma forma, algum livro que eu li me ensinou sobre isso.

Por isso, vale sempre ressaltar que qualquer forma de leitura é válida, que ler é o melhor dos exercícios mentais, te acrescenta muito mais vocabulário, facilidade em se expressar e se comunicar, te abre portas para todos os lugares do mundo e que tudo é possível quando se está viajando em uma boa leitura.

E, voltando a falar de Mil dias em Veneza, recomendo esta obra para um público mais maduro, que irá entender melhor as situações que a autora viveu e suas dificuldades no amor. No mais, fica a dica de não confiar sempre em tudo que está escrito nas capas, abas e contra-capas dos livros!!!

Resenha em: http://mundodaleitura.wordpress.com/2011/07/07/marlena-di-blasi-mil-dias-em-veneza/

Dinho 16/07/2012

Comida e Amor
Por gostar de gastronômia, resolvi ler "Mil dias em Veneza", da jornalista que faz crítica gastronômica e chef Marlena de Blasi, também autora de Mil dias na Toscana.
A história passada em Veneza é verdadeira e autobiográfica. A autora vivia entre Estados Unidos e Itália e numa dessas viagens conhece um italiano, por quem se apaixona, larga tudo e vai viver com ele em Veneza.
Até ela se mudar para a casa dele tudo bem. Ele é um sujeito de hábitos arraigados, não quer mudar os móveis de lugar, não quer que ela cozinhe em casa, porque está acostumado a comer nos mesmos lugares, quer que ela cozinhe igual a mãe dele e as diferenças surgem.
À medida que eles superam essas diferenças o leitor é conduzido por uma narrativa as vezes comica entre duas pessoas de meia-idade com hábitos e manias, e mesmo com essas diferenças culturais podem criar uma relação maravilhosa.
O livro termina no casamento dos dois, e a procura de um novo lugar para morar. E é assim que ela escreve o segundo livro: "Mil Dias na Toscana". Se você leu o segundo livro, leia o primeiro para entender como essa história começou.
Assim como no segundo romance, no final do livro tem uma lista de receitas que a chef Marlena aprendeu durante a sua estadia na Itália
e divide com os leitores as receitas que estiveram presentes em alguns dos momentos mais importantes de sua vida.
De fácil leitura, você ira gostar principalmente se apreciar boa comida.

day 16/08/2012

amei!!
um livro diferente de todos que já li,uma leitura convidativa e cheia de detalhes.
A história de Marlena Blassi é cheia de romance e sonhos realizados.
Ela é uma mulher de meia idade que é chef de cozinha e escreve matérias sobre gastronomia dos países que visita,é divorciada e tem dois filhos adultos que não moram mais com ela.
Em uma das suas viagens a Veneza ,ela conhece de forma curiosa um estranho que não sabe ela que fará parte de sua vida para sempre.
Fernando o estranho dos olhos de pássaro morto,cor de mirtilho .
Ao se apaixonar pelo estranho,pois é assim que ela o chama,ela muda toda sua vida,vendendo sua bela e decorada casa nos EUA ,para ir morar em veneza em um apartamento decadente.
O que mais encanta no livro é magia de Veneza,seus canais,sua gente e principalmente sua comida.
As vezes a leitura lembra Comer ,rezar e amar,é tão encantadora quanto.
é um livro que não tem grandes emoções,é uma bela historia de amor de dois adultos de meia idade que resolvem seguir seus sonhos e arriscar.
O livro nos passa a mensagem que nunca é tarde para amar,ser feliz e recomeçar em todos os sentidos da vida.
no final do livro você encontra as receitas que ela fazia para Fernando. E um guia de lugares para visitar em veneza.

bibliotec.comunitaria 27/10/2012

Uma ótima viagem...
Uma linda viagem pela história de personagens reais e lugares encantadores. A maneira como os ambientes são escritos, a delicadeza e romantismo das palavras usadas fazem agente se imaginar no lugar dos personagens. Dá vontade de fazer as malas e correr pra Sereníssima em busca de recomeçar como faz a Marlena e seu estranho.
Lindo, lindo!
Recomendo a todos!!

Eliane 07/03/2013

Ai, o amor!!!!
História envolvente de uma mulher de meia idade que encontra o verdadeiro amor em uma de suas viagens a belíssima Veneza. A história é deliciosa.

Camila 18/03/2013

Resenha postada em: http://meulivrocorderosa.blogspot.com.br/

Mil Dias Em Veneza conta a história da respeitada chef e crítica de cozinha Marlena de Blasi, que deixa de lado toda sua vida nos EUA, para viver um romance em Veneza.
Lembro que vi em uma das resenhas do livro que trata-se de uma história de amor não com Fernando, o veneziano com olhos de mirtilo, como ela o chamava, mas uma história de amor com a cidade, com Veneza, e é o que ocorre de fato.
O romance não é bem desenvolvido, ele acabada sendo ofuscado pela cidade. Conhecemos esse pedacinho da Itália que parece até um país independente, com costumes próprios, com vida própria.
As descrições de Veneza são incríveis, fiquei ainda mais encantada com essa cidade que já é tão conhecida por sua belaza e pelo ar romântico. Ficou fácil perceber o motivo porque Marlena não resistiu a Veneza.
Em suas viagens à Itália, Marlena sempre evitou ir à Veneza, mas não por muito tempo, e depois de sua primeira visita ficou tão encantada que foi obrigada a retornar todos os anos.
Li uma resenha desse livro e fiquei louca para lê-lo, não resisti e acabei comprando o livro. A leitura foi um pouco cansativa já que o livro é muito descritivo. Os personagens, não sei se é pelo fato de serem pessoas reais, mas não nos conquistam. O Fernando, por exemplo, não é o tipo de cara que faria uma mulher deixar seus filhos, seus amigos, sua carreira, seu país e correr os riscos de viver com uma pessoa desconhecida ou "estranha" como ela às vezes o chamava, em uma cultura tão diferente e com um idioma que ela mal conseguia entender. Embora seja um bom homem, ele é extremamente inseguro em relação a tudo, muito me surpreendeu a atitude dele ao conhecer Marlena.
Caso você vá viajar para Veneza ou tenha vontade de conhecer a cidade, esse é um livro que recomendo. No final do livro tem um guia da cidade muito bom, além disso há algumas receitas de dar água na boca.
É uma leitura bem cansativa, mas vale a pena conhecer essa história. O livro tem uma continuação com Mil Dias na Toscana que também quero conferir.

Adriana 23/06/2013

Mil dias em Veneza de Marlena de Blasi
Este livro é muito fofo. Conta a historia uma mulher que simplesmente joga tudo para o alto ,para viver um grande amor . O amor a um homem e a uma cidade.
Não sei se teria a coragem dela, que tinha uma vida completamente estável, seus filhos (mesmo que adultos e independentes) sua casa , sua loja, seu carro e vender tudo para ir morar em Veneza uma cidade que só foi a passeio algumas vezes, com um homem que ela praticamente não conhece , com uma cultura e língua diferente da sua, mas que vai para os braços de um homem a quem ela é muito apaixonada e para a cidade que ama tanto quanto a sua.
Apesar de se tratar de um romance (lindo por sinal) , o livro não tem nada de meloso, acho que por se tratar de dois adultos completamente diferente de romances adolescente/juvenil. O livro tem momentos de romance , dificuldades ,superação e momentos cômicos e tudo muito bem dosado.
Marlena e Fernando são pessoas muito diferentes, que tem que aprender com a convivência a superar estes problemas, até mesmo o idioma entre eles é um problema, pois um entende muito pouco o idioma do outro. Ela é muito criativa , comunicativa amante de uma boa cozinha,ele vive em um mundo de extrema simplicidade , sem muitos objetivos a serem conquistados.

O que eles tem em comum?
O amor que sentem um pelo outro. Mas será que só o amor é capaz de superar todas as barreiras, as diferentes personalidades ,as dificuldades no idioma , enfim , todas as diferenças entre eles??????
No final da história tem ideias para novas aventuras,novos recomeços. Tem um livro chamado Mil Dias Em Toscana. Que é uma nova história , pois este livro tem um final.

Marlena é chef e crítica gastronômica, e o livro está sempre citando suas criações. E a parte que é muito legal também no livro, é que no final dele, há receitas citadas no livro. Em cada receita há a recordação de quando ela foi feita e sugestões de preparo.
Assim como também tem no final do livro um Guia Romântico de Veneza, com dicas de vários passeios.
Foi uma leitura muito prazerosa, realmente valeu a pena. Lembrando que o livro se trata de um relato sobre passagens da vida da autora , então tem momentos em que a historia fica meio lenta, mas a historia em si é bem legal.

Dani Vendramini 02/07/2013

Esperava mais...
O livro é o tipo de leitura cansativa. Leio super rápido, mas ele livro custou a ser terminado...
Eu li uns 5 livros no meio dele. A história é legal, mas acho que foi contada de uma forma muito sem sal nem açúcar.
Não indico.

Tai 30/09/2013

O livro é exatamente o que diz a sinopse.
Marlena era uma mulher acostumada a se virar, viveu momentos difíceis durante sua vida e se tornou uma mulher dura para sentimentos. Ao menos era o que ela mesma pensava antes de conhecer Fernando.

“Sempre quis me sentir em casa, sentir-me importante, amar e ser amada. Queria que a vida fosse romântica, simples e segura. Será que a vida alguma vez é assim? Alguém pode ter certeza disso?”

Fernando é um homem conformado, segue a vida que seu pai "deixou" para ele, sem muitas perspectivas de mudança. Ao menos era o que ele mesmo pensava antes de ver Marlena pela primeira vez. Na verdade, ele nem ao menos chegou a vê-la! Viu apenas metade de seu rosto - de perfil - e se apaixonou por ela naquele momento, mas não teve coragem de falar com ela.

Um ano depois, quando Marlena volta para visitar Veneza, os dois acabam almoçando no mesmo restaurante, cada um em uma mesa com um grupo de amigos. Fernando não sabe como chegar até ela, então simplesmente vai embora. Mas, em um impeto de coragem jamais experimentado anteriormente por ele, telefona para o restaurante e pede para o garçom passar o telefone para ela. Assim, marca um encontro. De primeira Marlena não aceita, mas com a insistência dele nos dias seguintes, os dois acabam saindo juntos e Marlena se apaixona por ele.

"Eu me apaixonei por você, não à primeira vista, porque só vi um pedaço do seu rosto. Para mim foi amor à meia vista. Foi o suficiente. E eu não ligo se você achar que eu sou louco.”

(continue lendo a resenha no link abaixo)

site: http://fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br/2013/09/resenha-mil-dias-em-veneza.html

Sarah 30/10/2013

Chatinho
A escrita é boa, admito e as reflexões de vida também, mas para alguém como eu, não deu certo a leitura desse livro. O achei chato, um tanto quanto crítico com os venezianos (e eu AMO a Itália, poxa!) e muito, muito monótono mesmo! Dou duas estrelas por conta da escrita, apenas.

Lunardi 12/11/2013

Mágico
Um livro encantador, com direito a receitas e um guia romântico turístico de Veneza. Marlena te faz sentir vontade de fazer as malas e embarcar imediatamente para lá.

É realmente uma história linda de amor à meia idade (Na qual não acredito ser muito verídica em alguns pontos, mas, tá valendo).

Para os apaixonados por cultura e gastronomia: Recomendo.

giosg 31/12/2013

amo!
simplesmente amo esse livro e mil dias na toscana, não me canso de le-los, leitura muito prazerosa e agradavel, historia real de marlena e fernando.. sempre folheio esses dois livros, adoro!

Natália 28/02/2014

Amei!
Minha resenha aqui, no meu blog: http://www.comamusicanoradio.blogspot.com.br/2014/02/mil-dias-em-veneza-resenha-do-livro.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6