A Arte de Argumentar - Gerenciando Razão e Emoção

A Arte de Argumentar - Gerenciando Razão e Emoção Antônio Suárez Abreu

Resenhas - A Arte de Argumentar

Eloi 24/09/2020

A bíblia da argumentação
Este é um livro que todo mundo tem que ler, afinal, argumentar é preciso.

A argumentação só existe porque existem pessoas, e, 90% dos nossos problemas seriam resolvidos se tivéssemos uma boa comunicação.

Este livro é a bíblia da argumentação, ele te ensina técnicas de argumentação em forma de ferramentas para nutri e empoderar o seu discurso.

Ele ensina você a convencer o outro a seguir sua ideia, seja este outro um indivíduo ou uma multidão.

Luiz.Felipe 29/12/2021

A presente obra traz a discussão dos elementos chave do processo de argumentação, utilizando a convenção e a persuasão como instrumentos importantes na capacidade de argumentar. Por conseguinte, a obra envolve o assunto relacionamento, como forma de compreender e interagir com o mundo do (s) interlocutor (es), pois, assim, se consegue, de forma efetiva, se alcançar o sucesso na habilidade de argumentar.

Rose 07/04/2020

Ele ensina varias técnicas de argumentação, e como não cair nas argumentações de outras pessoas.
Achei um livro direto e de fácil compreensão, porém, acho que o final poderia ter sido diferente, é como se o livro estivesse já finalizado e o autor quisesse acrescentar mais páginas, e assim acrescentou coisas que não acrescentou nada ao livro, apenas o prolongou.

Mari56_ 13/03/2023

Achei um livro bem interessante, algumas dessas coisas citadas nele com toda certeza vou aderir. Foi uma boa experiência.

Lala 21/07/2022

Queria ter lido esse livro no Ensino Médio.
Esse livro foi uma enorme surpresa, meu professor da faculdade recomendou a leitura para fazermos um resumo no final do período. Não estava nem um pouco empolgada pra começar a ler, mas poucas páginas depois eu estava vidrada.
A leitura é muito fluida e o estilo de escrita do autor facilita; ele utliza muitos exemplos e argumenta muito bem sobre cada um dos aspectos que ele coloca no livro.
Tenho certeza que esse livro teria me ajudado muito a compreender melhor o que é argumentação durante o Ensino Médio, sinto que se tivesse o lido antes teria sido fundamental nas minhas redações.
De toda forma, o livro é surpreendente e extremante necessários se quer aprender a expor ideias e se relacionar com as pessoas.

Alex Bega 14/04/2013

ARGUMENTE CONTRA SEU MEDO DE SER FELIZ
A ARTE DE ARGUMENTAR – ANTÔNIO SUÁRES ABREU
- PRESSÃO DA MASSA PÚBLICA INFLUENCIANDO SEU PENSAMENTO (DISCURSO DO SENSO COMUM)
- SABER INTEGRAR E GERENCIAR RELACIONAMENTOS (DE MODO CONSTRUTIVO E COOPERATIVO)
- MÍDIA MANIPULADORA DA SOCIEDADE
- TEXTOS, TREÇOS E CITAÇÕES HISTÓRICAS IDENTIFICANDO CONTEÚDO DO LIVRO.
- EXPLOSÃO DE RAIVA, AMEAÇAS E ACUSAÇÕES REVELAM FRAQUEZA.
- TENHA A PERGUNTA ANTES DA RESPOSTA EM DISCUSSÃO.
- CONTRARIAÇÕES ARGUMENTARIVAS (P. 50-64)
- BÍBLIA EXPOSTA AOS RIDÍCULOS E ABSURDOS (P. 52 E 53)
- CRENÇAS EM ARGUMENTOS FALSOS E CONTROLADORES DE PENSAMENTOS USADOS NO COTIDIANO SOCIAL (P.65-70)
- O QUE QUEREMOS DEVE FICAR EM SEGUNDO PLANO, PENSE NAS PESSOAS ANTES DE VOCÊ.
- EMOÇÕES PRIMÁRIAS (DISFÓRICAS: RAIVA, MEDO E TRISTEZA; EMOÇÕES EUFÓRICAS: ALEGRIA E AMOR)
- DIFERENÇA HIERÁRQUICA NOS VALORES QUE NOS COMPÕEM
- LUGARES DA ARGUMENTAÇÃO (QUANTIDADE, QUALIDADE, ORDEM, ESSÊNCIA, PESSOA E EXISTÊNCIA) (P85-102)
- GRAMÁTICA NO ARGUMENTO (P. 109-139)
- METÁFORAS NO ARGUMENTO (P. 115-128)
- ALÉM DO PROBLEMA, HÁ OUTROS ALÉM DESSE? (PERGUNTE SEMPRE)
- CONVENCER E PERSUADIR
- RELACIONAMENTOS SÃO A BASE DE TUDO.

carla.pegoli 14/09/2022

muito bom
além de me ajudar muito nas matérias da faculdade, aprofundou muito os assuntos que eu trabalhei em aula e especificamente uma matéria que eu amava em gramática e literatura. um bom livro pra quem cursa jornalismo, rádio tv etc

Lucas 11/12/2020

Uma introdução ao tema
O autor aborda os vários tipos de discursos, sempre procurando remeter a terminologias e eventos históricos, a fim de fazer o leitor refletir sobre como os discursos foram sendo moldados ao longo dos séculos, sobretudo em Grécia e em Roma. Há várias recomendações e esclarecimentos que são de maior importância.

João 22/12/2020

Oratória
Um ótimo livro para quem está afim de aprender a arte da argumentação.

Isaac Jose 20/02/2021

Argumentção verdadeira
Arte da argumentação, de vista muitos devem achar que o livro trata de como devemos agir para ter uma boa argumentação para vencer discursos ou debates com outras pessoas. Porém, mostra outro ponto de vista, o livro escrito por Antônio Suárez Abreu coloca que a argumentação serve para persuadir e convencer. Além disso, é saber dosar as ideias e emoções

O livro explica vários conceitos usados em vários tipos de argumentação - política, publicitária, entre outros. Arte da argumentação não mostra uma fórmula de como argumentar bem, mas sim conceitos aplicados de várias formas.

Não dei nota máxima porque senti falta de uma linguagem um pouco mais clara e de alguns conceitos que não ficaram muito bem explicados. De outro lado, a leitura é boa e dinâmica, além de, de conter muitas informações importantes para pessoas que buscam uma melhor comunicação em sua vida pessoal, amorosa, acadêmica e profissional.

Espero ter ajudado na minha ?crítica?. Uma boa leitura a todos.

Kayo Ricco 04/05/2023

Argumentar
Argumentar não é só falar, não é só simplesmente dizer algo bonito e "inteligente". Argumentar é um processo cheio de passos e figuras, de referências, de muitas e muitas coisas.

Argumentar é convencer, é persuadir, mas nunca manipular. Quando aprendemos a Argumentar e aprendemos o que é um argumento, não é só nosso repertório que muda, mas a nossa vida!

Ler esse livro não foi algo apenas para a faculdade, foi para a minha carreira. O Kayo de ontem não fala como o Kayo de hoje, isso porque o Kayo de hoje entendeu que antes ele só falava, e agora ele busca Argumentar

Mani Araujo 28/08/2022

Livro traz um apanhado de métodos para se utilizar na argumentação, é recomendada a leitura da obra principalmente para aqueles que querem reconhecer diferentes formas de argumentação, mas não muito para quem deseja ter um tutorial de como aplicá-las, pois cada tema é apresentado de uma forma acelerada, sem o devido esclarecimento que poderia ser necessário para aprender como aplicar a arte de argumentar.

Leticia_okane 07/06/2021

Manual compacto e sucinto que permeia a arte da argumentação de forma simples e prática. Ótima para consultar e repensar a forma de se expressar.

Suélio 10/11/2023

O livro é endereçado a todos aqueles que desejam melhorar seu relacionamento profissional, aumentando, criativamente, sua capacidade para o trabalho em equipe e para a resolução de conflitos. Extremamente útil para executivos, professores, psicólogos, advogados, administradores e pessoas de vendas, e para todos que desejam uma mudança positiva em seus relacionamentos pessoais.

LaAs175 21/01/2024

Livro bom
O livro é bacana, pois você entende a importância de argumentar para a sua vida cotidiana, outro ponto importante é que o autor destacou que argumentar não tem nada a ver com manipular pessoas, mas é atingir a um objetivo que será benéfico para as duas partes. Esses conceitos incorporados à sua vida já fazem uma diferença enorme, são conceitos bem construtivos.
Na minha visão o livro deixou a desejar no fato de trazer os exemplos empregados em poemas e outros tipos de texto. Poderia ter colocado exemplos práticos de argumentação, mas no geral gostei da leitura é um livro que abre as portas para você compreender conteúdos mais densos sobre o tema.