A Arte de Argumentar - Gerenciando Razão e Emoção

A Arte de Argumentar - Gerenciando Razão e Emoção Antônio Suárez Abreu

Resenhas - A Arte de Argumentar

LaAs175 21/01/2024

Livro bom
O livro é bacana, pois você entende a importância de argumentar para a sua vida cotidiana, outro ponto importante é que o autor destacou que argumentar não tem nada a ver com manipular pessoas, mas é atingir a um objetivo que será benéfico para as duas partes. Esses conceitos incorporados à sua vida já fazem uma diferença enorme, são conceitos bem construtivos.
Na minha visão o livro deixou a desejar no fato de trazer os exemplos empregados em poemas e outros tipos de texto. Poderia ter colocado exemplos práticos de argumentação, mas no geral gostei da leitura é um livro que abre as portas para você compreender conteúdos mais densos sobre o tema.

Luana 02/04/2023

Livro para a faculdade
É um livro bastante interessante com várias dicas para a argumentação, com uma linguagem fácil e acessível a todos. Contudo as vezes é cansativo pelo excesso de exemplo.

Angie 08/04/2012

Argumentar é necessário e fundamental
Adorei o livro!! Leitura de fácil compreensão e assimilação.Define que devemos sempre ter bons argumentos em nossos relacionamentos interpessoais,garantindo assim nosso sucesso em diversas áreas da vida.Recomendado!!

Rodrigo.Rosa 15/02/2022

Super interessante
O livro nos trás técnicas de argumentação, vários conhecimentos sobre algumas figuras de linguagem, é bem divertido de se ler

ThaynA258 29/12/2020

Mais que um livro de dicas
Geralmente livros com essa temática fixam mais nas dicas. Não que isso seja algo ruim, porque queremos dicas (e o livro trás dicas imperdíveis) Mas esse livro é uma junção de muitas coisas interessantes. É um livro que não só te ajuda a argumentar, como também te incentiva a ler clássicos, traz trechos de obras consagradas como exemplo, e ainda te ensina algumas coisas de português. Você começa a entender a importância de mudar a atitude em uma conversa, aprende que por trás da argumentação tem muita coisa envolvida e que podemos aprender várias delas para falar melhor e obter o resultado almejado. Conquistar pessoas.
Parece aleatório, mas tudo faz parte da arte de argumentar.
Gostei do livro desde o começo. É uma leitura boa e inspiradora, recomendo. São poucas páginas, da pra ler calmamente em poucos dias. Sensacional!

olga 09/05/2020

Livro muito legal para se construir uma ideia de como dialogar melhor e expressas ideias!

RenanDrudi 30/03/2018

É um livro curto e direto na maior parte do tempo, qualquer leitor que tenha um vocabulário bom e tenha um histórico um pouco extenso de discussões, vai compreender bastante do livro e até já ter bastante do que o livro já fala.
O livro vai te mostrar tipos de argumentação, o que é bom, porque você cria uma noção maior de como dissecar um argumento e se questionar sobre ele, e ele exemplifica cada tipo de argumento, então você não se sente em uma aula de português que é passado um conceito e não tem um exemplo, onde você acaba perdido.
Para alguém que quer começar a melhorar sua postura num debate, acho extremamente adequado, para quem já tem, é uma somatória.
O único ruim do livro é que perto do final, ele prolonga o livro DEMAIS. Eu tinha lido em uma avaliação em outro site que "o autor tinha explicado o que não devia", e realmente, ele estende um tipo de argumentação ao ponto de eu ter experienciado vontade de desistir por ser extremamente desnecessário e chato.

Jeronimo 28/11/2017

Ponderações sobre a leitura
Senti a necessidade de reler está obra, tanto que me prendeu a atenção. O livro relata diversos meios de argumentação, e no final questiona o leitor que se não lembrar de tudo, lembrar como fez no primeiro dia de auto escola, todo aqueles atos mecânicos ao fazer uma curva. Aprender a argumentar usando essas ferramentas diversas se dará numa forma mecânica e de acordo com a tese. Gostei do livro, linguagem simples e fui motivado a reler para internalizar esses conceitos novamente.

Karla.Colmanetti 04/08/2017

Muito rodeio
Não gostei do livro, senti que lia lia lia e não saia do lugar, não aprendi a argumentar com ele, é difícil, eu sei não é algo que se aprende do dia pra noite, no máximo esse livro pode me ajudar a identificar técnicas que talvez outras pessoas tentem usar contra mim para me convencer de algo, mas ensinar mesmo a argumentar esse livro não ensina não.
Jeronimo 28/11/2017minha estante
Interessante que mesmo não gostando, sentimos necessidade de aprender algumas técnicas.

Rodolfo Maia 21/01/2018minha estante
Tive a mesma impressão. Até passei algumas coisas. Leitura cansada acabei dando uma acelerada. Mas tem algumas coisas interessantes.

Judeu 28/05/2017

Um ótimo manual
Argumentar é vital para entrarmos em consenso em momento de divergências de opiniões. Ainda mais quando tais divergências impactam-nos tão fortemente como em decisões politicas, adoção de crenças (não necessariamente religiosas) e ideologias.

Vivemos na era da informação. As redes sociais se estabeleceram e aceleraram muito a velocidade de comunicação entre as pessoas. Com isso a necessidade de dialogar de forma coesa, clara e bem embasada não é só questão de boa cultura, mas de ter um bom relacionamento social com pessoas com ideologias e opiniões diversas.

O que é um argumento? Convencer e persuadir é a mesma coisa? Gerenciamento de razão e emoção. Isso tudo e muito mais nessa ótima obra.

Guilherme 07/03/2017

Muito bom. Mais bom, do que "muito'".
O livro tem um princípio super didático. Trabalha com uma linguagem super clara e de fácil entendimento e absorção do conteúdo. Com um conteúdo "direto ao ponto" sem rodeios. Porém tão direto, que não se aprofunda em quase nada do que é dito. É ótimo para buscar os primeiros conhecimentos sobre algumas técnicas argumentativas, mas é preciso se aprofundar por fora!
Um bom livro, leitura aconselhável. Porém, raso em alguns momentos.

Fabrizzio.DLuca 30/01/2017

Legal, mas o final..
O livro é bom, a abordagem do tema é direto ao ponto.. Tudo ia bem, até o final que fica um tédio.. Com explicações no que não devia ser explicado.
Jeronimo 28/11/2017minha estante
Todos os leitores tem seu foco nos comentários. Realmente fica difícil o final mas superamos pois queremos terminar a caminhada e aprender. Gostei do seu comentário.

William.Goldbach 01/08/2015

Muito bem exemplificado
A obra é de fácil leitura, muito bem estruturada. Apresenta muitos exemplos o que ajuda o leitor a compreender ainda melhor as ideias apresentadas. Leitura inicial recomenda pra quem quer aperfeiçoar sua capacidade de argumentação.

Ricardo 12/07/2012

RLJ
Excelente livro utilizado durante o meu primeiro semestre de RLJ para a faculdade de Direito da PUC-SP